Arquivos MIDI de bateria. O pesadelo?

Autor Mensagem
nFall
Veterano
# fev/07


Ae galera, ha uma grande diferença quando gravamos uma bateria usando um controlador MIDI e quando abrimos um arquivo MIDI a partir de um sampler. No controlador o som tem muito mais swing e no arquivo e muito mais mecanico. Gostaria de saber se há como deixar um arquivo de bateria feito por exemplo no GuitarPro com mais cara de uma bateria tocada por uma pessoa e tirar um pouco a ideia de máquina tocando.

Utilizar soundfonts apenas para substituir as peças por sons reais fica na mesma. Ja utilizei o Battery 1 e 2 da Native Instruments e tambem nao obtive bons resultados, talvez por falta de saber configurar. Estou tentando conseguir o Ezdrummer pois ja vi ótimas gravações com ele.

Ajudem eu ae =]

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


o ezdrummer faiz isso sozinho \o\

nFall
Veterano
# fev/07
· votar


To curioso pra ver o "humanize" dele

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


nFall

eh dahorinha, mais num controlador fika melhor.. hehehe

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


O que seria esse "humanize"?

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

ele num dexa akele som "retao" saka?
tem vez q a caixa bate mais forte, mais fraca e assim vai..
tipo uma bateria real ^^

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


laerguitar
Ah, sim, é que não estava associando o nome à pessoa. Quando exporto o MIDI no Cubase e aplico-o, ele automaticamente já deixa uma certa dinâmica, né? O bom dele é que é extremamente fácil de usar e é leve. Estou baixando o EZX Vintage Rock. Vamos ver o que ele tem de mais. xD

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
eh kra.. na primera telinha, onde aparece a batera, tem escrito ali em baixo humanize.. ai c seleciona ela e vai fika humanizado. ashuheausuaehahu

fala i depois c eh dahora o Vintage veio!? ^^
soh tenho o DFH, e o Latin Percusion \o\

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


laerguitar
O DFH tem mais recursos (mais tons, pratos, etc.)?

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

ahh, tem bastante prato sim viu. rsrs
tem 3 tons e 2 surdos (axo q eh surdo ashuahsu)
soh o bumbo dele q eu axo meio "chocho" mais nd q uma equalizada num resolva :P
a caixa dele eu curtu dimais. hehe
c numk viu a foto dele naun? rsrsrs

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
laerguitar

Já que o negócio é EZDrummer:

Quanto ao Vintage Rock: eu achei os timbres muito bacanas. É uma bateria mais simples que o kit original, mas com opções muito boas, com uma caixa com timbre mais grave e a opção de tocar com brushes, em vez das baquetas normais.

Quanto ao DFH (o do EZDrummer): é uma bateria bem grande, com um monte de pratos e ton-tons. Particularmente, achei o timbre da caixa muito fraco, agudo demais. Mas os pratos me soaram bem melhores que os do kit original.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


laerguitar
Não vi. Na verdade já deixei ele aqui "na fila" pra baixar. Vou deixar também a Percussão Latina, pra ficar completo. xD

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

vlw kra!!!
ele tem a caixa mais grave intaun nem vo baxa. ashaeuhauhs
curtu caixa aguda =P
axo q brushe eu num vo usa, intaun nem compensa eu baxa. rsrs
vlw ai brother \o\

fã de mp3

vo arruma uma foto dele aki.. perai ^^

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

v ai a bagaça. rsrs

http://www.toontrack.com/ezx.asp

do lado, embaixo das demos la tem uma foto dele. ^^
num eh akela batera q ta na caixa do baguiu naun viu. ahsuhaeu

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


laerguitar

Baixa sim, você tem outras opções. Mas é óbvio, como o próprio nome diz, é para som vintage, antigo. É um kit bom para jazz, blues, rock & roll das antigas e coisas do tipo. E você sempre pode misturar as peças dos kits (ex: pratos do DFH com o chimbal do vintage e o bumbo do Pop/Rock).

Mais opções é sempre uma boa idéia.

laerguitar
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

vo ouvi umas demo dele e vejo. rsrs
eh q meu pc ta no osso ja. rsrs
tenho q faze uma limpa nele aki, ai talvez eu baixo sim \o\
quero v os tons dele. rsrs
o do DFH eu num gosto muuito naun. rsrs
vlw brohter!!!

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/07
· votar


nFall
esse negócio de humanizar o MIDI é uma ótima questão, e os "humanizes" que eu conheço não fazem todo o serviço. Eles até variam bem a dinâmica, mas o tmepo fica extremamente quadrado. Nenhum batera toca as notas com 100% de perfeição em dentro dos tempos. O lance é você escrever ou editar da melhor forma possível, de modo a agradar seus ouvidos.

Pra mim é a parte mais difícil da música.

nFall
Veterano
# fev/07
· votar


Eder Muchiutti
Exatamente, a bateria é o esqueleto da musica.

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/07
· votar


nFall
estou com ótimos resultados usando o BFD + XFL (expansão), melhores do que com o DFH Superior. A função "humanize" dele é bem interessante e funciona bem legal.
Mas como eu disse antes, quem vai fazer a batera soar real ou não é quem está escrevendo o MIDI.

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07 · Editado por: Jeff Loomis
· votar


nFall

o ezdrummer faiz isso sozinho

em partes , mas se vc pegar o ezdrummer acho q vai se satisfazer.

o legal dele é q ele simula o som da esteira da caixa vibrando quando vc toca nos toms ou no bumbo , coisa q acontece na real e nenhuma SF vai te dar.

Outra coisa legal é q ele te permite regular o volume dos mics q ficam em cima da batera , q dão o efeito stereo e ambiencia , e adicionado a isso vc tbm pode por reverb .

uma coisa q n gostei é a falta de efeitos como eq , compressor , limiter entre outros e o reverb só tem ajuste de volume. Tá certo q o limiter e o compressor até podem ser adicionados depois da mixagem da batera , mas o eq geralmente n , e sem contar q da de customizar o timbre da batera apenas com eq bem regulado pra cada parte da batera...

quem vai fazer a batera soar real ou não é quem está escrevendo o MIDI. 2

eu consigo ótimos efeitos até com soundfonts , mas eu uso um kit q eu mesmo montei pra metal , e dependendo do estilo da musica uso o ezdrummer...

nFall
Veterano
# fev/07
· votar


Alguma dica de como "tratar" o arquivo midi depois de escreve-lo?

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


eu acho o seguinte!! a gente não toca no tempo certo isso é fato!! e a gente raramente toca coma mesma intensidade quando a gente repete nota!!!

entao eu acho que o midi alem de "dar um jeito" no "músico" voce tem que mexer nos velocites!! ai vai parecer nego tocando de verdade!!

http://rapidshare.com/files/16059558/Jabijirous_Perrnambucana.mp3.html

essa demo eu fiz hj!! usei o bfd e o broomstick a guitarra infelizmente sou eu quem esta tocando :P

preste atenção na batera, são pequenas coisa que fazem a grande diferença!!! o baixo tem horas que lembra midi, tentei arrumar um de verdade pra tocar mas nao consegui :( entao midi foi a soluçao!!!

Jeff Loomis
Veterano
# fev/07
· votar


nFall

voce tem que mexer nos velocites!! ai vai parecer nego tocando de verdade!! 2

é a coisa mais facil de se fazer...

Jabijirous

eu tbm uso broomstick bass...

Música de Preto
Veterano
# set/07
· votar


Existe um programa (Cakewalk Proaudio 9), que tem um efeito MIDI chamado velocity. Nele é possível estabelcer umá faixa para o velocity - podendo ser usado como compressor. No entanto, a função mais legal é a random velocity, que resulta numa variação "real" da intensidade das notas.

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


Oi pessoal,

primeiramente gostaria de dizer q num entendo NADA de midi.

seguinte: comprei um stúdio BR-600 da BOSS a pouco tempo e realmente estou supreso com a praticidade, versatilidade e qualidade do msm. tô gravando bastante coisa e já consegui fazer vários arranjos e padrões de baterias com kits diferentes, só q o troço dá um trabalho do cão (pra sair mais natural), é definitivamente a parte mais difícil da gravação da música. no manual do estúdio diz q é possível importar arquivos midi como padrões de bateria. pensei: se for possível isolar o som apenas da bateria de determinada música e passar para o estúdio, seria ótimo e me pouparia um trabalho do cão.
tô falando besteira ou isso é possível?

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA

Cara... Só tem 2 "pequenos" problemas na tua idéia:

1. Não é possível isolar o som de um único instrumento numa música. OK, em determinadas circunstâncias, bem específicas, é possível, mesmo que existam perdas. Mas no geral, tirar um instrumento de uma faixa já mixada é mais ou menos como fazer um bolo e depois querer isolar um ovo inteiro (eheheh, analogia que alguém já fez no fórum).

2. Mesmo que vc consiga isolar o som de uma bateria, converter um arquivo que contém números inteiros descrevendo formas de onda (i.e. um wav) para um arquivo MIDI não é uma tarefa trivial, e os programas que se aventuram em tentar fazer isso não têm um resultado muito satisfatório.

Você pode editar a MIDI em algum outro programa e depois mandar para o aparelho. Escrever um padrão de bateria é muito, mas MUITO mais simples do que tentar fazer o que vc descreveu.

ABATANGERINA
Veterano
# jan/08
· votar


Bog
ok. entendi. eu pensei q no formado midi os instrumentos já vinham "isolados", como q em tracks distintos.

em relação ao ponto 2, eu pensei q fosse possível baixar arquivos na internet JÁ em formato midi. de qq forma, valeu msm pelo esclarecimento.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


ABATANGERINA
na verdade, em formato midi eles já estão isolados sim.

isso tudo que o nosso amigo Bog explicou - muito corretamente - vale pra arquivo de som (mp3, wav, etc). é que do jeito que voce perguntou não ficou muito claro o que voce pretendia.

é possivel sim isolar uma faixa de midi. depende um pouco do jeito que o midi foi criado, mas abrindo em determinados programas é possivel separar as faixas. eu sei que em programas de partitura como o finale, encore, etc. é possivel.
e acho que assim voce talvez consiga importar pro seu aparelho.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


ABATANGERINA

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH ops! Desculpa, pensei que vc estava falando em tirar a bateria de uma mp3, por exemplo.

Vc pode sim baixar versões MIDI na internet e isolar a bateria, é bem fácil. Só fique atento para o fato de que essas MIDI não são "oficiais", são feitas por fãs, e a qualidade pode variar muito. ;)

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


ABATANGERINA
Bog
Desculpa, pensei que vc estava falando em tirar a bateria de uma mp3, por exemplo.
não disse?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Arquivos MIDI de bateria. O pesadelo?