Estalos durante a gravação

    Autor Mensagem
    184486
    Veterano
    # jan/07


    Gente, eu gravo voz no meu pc usando a placa onbord (Realtek) e mic de pc... mas depois que o pc voltou da upgrade (pois tinha queimado a placa mãe e o processador) ele esta estranho. Sempre usei Sound Forge 6 e nunca deu este tipo de problema.

    O problema é que tem estalos durante a gravação que estão me incomodando demais e não sei o que fazer...

    Meu computer é Pentium 4 2.66 Ghz, 30 Gb (21 Gb livres)... memoria 704 ( eu sei q tem um pente a mais e n tem efeito benéfico, mas sempre usei com ele e nunca deu problema). Meu Windows é xp pc1

    O que fazer para esses estalos sumirem?

    184486
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    gente é como se tivesse pequenos ecos, em algumas partes, q ficam atrasando a gravação.... vou postar uma parte de uma musica cantada...

    184486
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    http://www.megaupload.com/?d=JLMFRNVG

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    184486

    Putz, ouvi a tua gravação, e não é simplesmente clipping, né! Eu tinha problemas parecidos com esse quando usava uma "placa de som" onboard, anos atrás. O problema é o seguinte: muitas "placas de som" onboard não passam de um conversor A/D e não têm sequer DSP ou buffer de memória próprios. Ou seja, o processamento delas é feito pelo processador do computador mesmo. Como não há compromissos de tempo real, se o processador estiver com muito trabalho, você pode ter esses cortes esquisitos (jitter).

    Talvez você possa resolver isso se a sua placa de som tiver alguma configuração para o tamanho do buffer de memória que ela reserva para si. Se não houver essa configuração, tente gravar sem rodar nenhum outro programa, e com um programa leve. Se nem isso funcionar... aí eu não sei!

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    A minha placa de som onboard não dava estalos, mas a qualidade de gravação era muito ruim.
    Aí eu comprei uma Soundblaster Vibra 128 bits, por US$ 9.
    Valeu a pena!!

    184486
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Olha, o que mais me deixa intrigada é que antes da upgrade a placa onbord era da Realtek... a mesma marca que esta no computador agora.... e antes n tinha isso. Eu sei que é outra placa mãe e tal... mas eu queria entender... e queria q tivesse um jeito.

    Bog
    acho que minha placa n tem como configurar buffer... isso estaria no painel de controle, né? Tem outras configurações para placa, mas essa dai n...
    Quando eu gravo só uso o media player (play-back) e o sound forge para gravar a voz... só tirando o media player...mas eu já outras gravaçoes sem o media player que dava estalos...mas vou tentar...

    184486
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fiz uma gravação aqui sem o media player e os estalos continuaram firmes e fuertes!!!!!!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    Bom dia!!!

    184486
    Eu não sou o cara mais indicado pra opinar sobre gravação caseira, mas vou passar algo que li sobre "Audio Glitches".
    Estes estalos podem ocorrer por uma série de fatores e é muito complicado apontar um devido à grande variedade tanto de hardware quanto de software usados para gravação. A maioria dos problemas envolve falta de recursos de hardware (memória RAM, processador, velocidade do HD), falta de uma configuração e otimização do Sistema Operacional ou várias tarefas sendo executadas pelo processador ao mesmo tempo.
    Tente utilizar o processo de eliminação para que seja mais fácil chegar ao problema que está gerando estes estalos e verifique se o seu software disponibiliza algum "Help" que faça referência à otimização das configurações tanto do programa quanto do sistema operacional.
    Valeu!!!

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    184486

    È como o Penta Blues falou...

    Pode ser falta de harware. Primeiro que placas de som on board só tem conversores de A/D.

    Fica muito dificil e ruim conseguir uma gravação até boazinho. Conselho:
    Coloque uma placa de gravação mesmo, tem placas com duas entradas "boas" com preço razoavel.

    Abraço

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Raphael cox

    Opa opa, pelo contrário, placa de som onboard é APENAS um conversor A/D. Afinal, se não tivesse conversor, seria impossível gravar, hehehe... Como eu disse, o que elas não costumam ter é DSP e memória próprios.

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog

    Ok...foi mal....é isso mesmo...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    184486

    Me lembrei de algo que acontecia no meu PC antigo.
    Quando o Windows iniciava ele abria um monte de programinhas, anti virus, etc. o micro ficava lento e as minhas gravações de audio ficavam falhadas e com estalos.
    Eu tinha dar um <ctrl> <alt> <del>, e ir fechando um por um daqueles programas, menos o "Explorer" e o "Sound Forge" que era usado para gravação.
    Aí a gravação ficava perfeita.

    bya
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    tá, eu sou completamente zero em gravação/ computador/ programas, não manjo nada... mas, fui gravar o baixo do meu cdzinho que vai sair logo mais rolou isso... tipo uns estalos do nada... bom, não sei se eu entendi direito ou se estou falando uma coisa ultra óbvia que todo mundo sabe (provavelmente, afinal, eu não manjo nada dessa porra), mas me disseram que é um barato do comprimento de onda e tals, ou seja, antes de gravar vc tem que dar sua nota mais aguda e a mais grave p/ arrumar essa bagaça e não acontecer esses baratos estranhos...

    sei lá... tenta, né?

    184486
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Acho q o jeito será adquirir uma placa baratinha para colocar nesse pc... a placa on board quebrava um galhão... agora com esses cortes durante a gravação..... acho q n vai adiantar... antes eu usava ate mensseger ligado, um monte de coisa ao mesmo tempo e n interferia na gravação...

    Eu poderia levar a assistencia tecnica (esta na garantia ainda) e alegar defeito? Pq antes n tinha isso , depois q voltou de lá ( tem mais de 6 meses) q ficou assim....

    João_Luiz
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    184486
    Tenta aumentar o buffer da placa (aumente a latência) que eles devem desaparecer.

    184486
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    João_Luiz
    Onde eu mexo nisso?

    Kaká Barreto
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Kaká Barreto
    · votar


    Comprei uma Audiobox Presonus e estou gravando com o Cubase 5.1
    Meu PC é um Core 2 Duo 4GB de Ram e 150 de HD. O problema é que na gravação fica saindo uns estalos. Mesmo quando a pistas não está em gravação fica dando esses estalos que até nos led do Cubase "As luzinhas ficas dando aquelas descargas" e quando ponho pra gravar os estalos sai na gravação. Ja fiz de tudo mas não conseguir arrumar. Alguém pode me dá uma força por favor? Valeu Grato.
    meu e-mail: kakabarretto@gmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estalos durante a gravação