Frequencia do chiado(ruído) do amp, como tirar ?

    Autor Mensagem
    denyszandonadi
    Veterano
    # jan/07


    Alguem sabe qual que é mais ou menos a frequencia daquele chiado que da no amp, tipo quando poe single, ou se tem algum programa pra descobrir essa mardita frequencia...ou como que tiro esse ruido no sonar...pq baixei uma vst q tira a frequencia que eu quiser da gravação, daí sabendo daria pra eu tirar esse ruído enjoado...

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara , vc pode usar um noise gate pra tirar esse chiado mas se vc n quiser poder usar o Adobe Audition pra tirar o ruido.

    Vc pode ir em view -> spectral view , e la vc vai conseguir ver e até deletar as frequencias q quiser.

    Junto com o adobe vem uma ferramenta chamada "noise reduction" ,vc seleciona uma parte do audio q tenha só o ruido q vc quer tirar e aperta alt+n pra ele detectar o ruido . Depois vc entra nessa ferramenta e configura (vai precisar de um tempo até aprender pra q serve cada configuraçao) , dai é so aplicar no som inteiro q ele só tira o ruido q vc tinha selecionado anteriormente.

    espero ter ajudado.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu posso estar errado, mas se tu cortar alguma frequência (para tirar o chiado) tu vai também cortar esta frequencia do timbre da guitarra, e o som dela pode ficar, como que faltando alguma coisa.
    Se eu fosse você, daria uma verificada no aterramento do amplificador.
    Nos aterramentos dos (captadores, botões, cavaletes, chaves, etc) da tua guitarra.
    Isso diminui consideravelmente o ruído de fundo, a ponto de tu poder tirá-lo com um noise gate.


    O barulho dos amplificadores geralmente é na mesma frequência da rede elétrica (60Hz), mas há também muitas harmônicas envolvidas. Basta tu ter em casa computador, lâmpadas fluorescentes, TVs com tubo de imagem, etc.

    denyszandonadi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis
    Hmm, valeu pela dica...intão vou usar o audacity, q tem essa função tb, e já tem aqui pra instalar....

    El_Cabong
    Como eu verifico o aterramento dos msms???
    vlw

    denyszandonadi
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: denyszandonadi
    · votar


    El_Cabong
    Ih, procurei na busca, mas nada explica direito como aterrar o amp, ficam falando de tomada de 3 pinos, mas só tem 2, e n quero nada de enfiar ferro no quintal, essas coisas...tem como aterrar ele tipo com ele msm?? tipo soldar um fio de um lugar em otro nele msm...tipo esquema de guita,,,

    denyszandonadi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    up \o/

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Desculpem pela pressa, mas não li o tópico todo.
    Esse "chiado" na maioria dos casos é chamado "hum", e é decorrente da rede elétrica. Você pode remover com um equalizador cortando freqüências abaixo de 60Hz (não vai alterar o timbre em nada), somente a freq. citada (que é uma idéia melhor) ou usar um plug-in como o Waves X-Hum que faz isso da melhor forma.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    denyszandonadi
    Se o teu amp. é com tomada de 2 pinos aí fica dificil.
    Até há um jeito de aterrar pelo neutro, ligando a carcaça do amp no fio neutro através de um capacitor de 10nF / 250V, mas isso é perigoso! Vá que um dia tu invertas a tomada e no neutro entre o fase.
    Não faça!!

    Aterrar as peças da guitarra sim. A minha guitarra veio da loja com tudo aterrado menos os captadores. Eu vou ter que abrí-la e soldar o fio "malha", na carcaça dos captadores.
    Para você verificar se as peças da guitarra estão aterradas faça o seguinte:
    - ligue a guitarra com volume alto, e toque nas cordas. se quando você toca nelas o ruído diminuí é porque o cavalete está aterrado.
    - faça o mesmo com os captadores (sem tocar nas cordas), chaves, porca que prende os potenciômetros, jack para o plugão.
    Se você tocar nestas partes metálicas e o ruído não diminuir (as vezes até aumenta) é porque esta parte precisa de aterramento.

    Há! Verifique também se as ligações internas da guitarra estão todas feitas com fio blindado. Uma vez eu abri uma e, para espanto, todas as ligações foram feitas com fio comum!! Terrivel!!

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong

    olha , pode me ajudar numa coisa?

    o meu amp (warm music 208gt) tem uns parafusos q ficam expostos (os q seguram a alça e outros q ficam em cima tbm) , quando eu encosto neles o ruido diminui .

    Esse amp tem 3 pinos mas eu ja toquei com ele numa tomada q ta aterrada , nao com aquelas barras na terra , mas com o fio neutro no negativo ou alguma coisa assim .

    Esse ruido q eu falei é do amp pois mesmo sem nada ligado nele ja da um ruidinho bem baixinho , e isso é independente do volume .
    O reverb desse amp tbm da um ruidinho mais agudo q aumenta quando aumenta o reverb.

    se puder me dizer alguma coisa q eu posso fazer pra arrumar isso vlw.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeff Loomis

    Não é bom ligar o terra direto no neutro. Tu podes levar choque, porque neutro as vezes fica eletrificado com o desequilíbrio de fases, etc.
    Liga o neutro no terra com um capacitor de 10nF / 250V. Foi assim que eu aterrei o meu PC, só que eu coloquei um aviso bem grande na tomada para não inverter!!

    Normalmente o amp faz ruído sem nada ligado.
    Quando se conecta a guitarra. microfone, etc. aí o circuito fecha com a impedância do que foi conectado, e o ruído para ou diminui.
    Se não diminui aí pode ser algum problema de fábrica.
    Leva na assistência técnica, se tiver na garantia.

    Um fato interessante.
    Quando a guitarra está selecionada para 1 captador só, o ruído tende a ser maior do que em outras posições da chave para 2 ou 3 captadores. A guitarra geralmente os associa em paralelo, baixando a impedância.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong

    nao querendo ser chato mas vc pode ver se consegue me ajudar nesse topico aqui?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/153751/

    denyszandonadi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong
    E tipo, qdo ligo o wah, da um ruido mtoooooooo maior!! é um fat boy daqueles cromados...alguma sugestão pra esse ruido?? Ele pega até radio, qdo ligo, se eu prestar atenção, ouço a radio no AMP...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    denyszandonadi
    E tipo, qdo ligo o wah, da um ruido mtoooooooo maior!! é um fat boy daqueles cromados...alguma sugestão pra esse ruido?? Ele pega até radio, qdo ligo, se eu prestar atenção, ouço a radio no AMP...

    Pode ser alguma ligação dentro do pedal com fio não blindado, ou carcaça não aterrada. Se não for defeito do pedal pode também ser defeito de cabo ou solda mal feita.

    Uma vez eu fui tocar num lugar perto de uma antena de uma FM. Putz!!
    Se o cabo (mesmo blindado) não fosse de boa qualidade pegava a rádio.

    manco67
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    to entrando no busão andando e sem querer ser chato acho que tem umas coisas a serem ditas q até agora ninguem falou........

    existe perigo de vida real qdo se fala em aterramento e circuitos elétricos, por favor não façam nada sem um eletricista ter feito ou mesmo recomendado...essas coisas não são brincadeira e o aterramento envolve o sistema inteiro descarregando toda energia em um local longe de todos outros terminais......CUIDADO!!!!!!!!!

    manco67
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    e respondendo a pergunta inicial do tópico.....

    o ruído, seja qual for sua origem, contém um grupo de frequencias, não uma isolada, e se assemelha mto com o ruído branco, q são todas frequencias tocadas juntas.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    manco67
    mas o ruído que ele se refere pode ser o ground loop, ou hum. Se for, é um ruído proveniente de rede elétrica em 60 Hz (e conseqüentemente seus harmônicos), mas não um ruído altamente complexo como o braco, rosa, etc.

    denyszandonadi
    você usou o Waves X-Hum? resolveu?

    manco67
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pode ser sim! Obrigado pela dica.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Olha , passa por um analizador de espectro q vc vai saber em qual frequencia q ta dando ruido .


    Se tiver num grupo de frequencia vai ser complicado , dai vc vai ter q usar o nise gate ou fazer aquele negócio q eu falei com o noise reduction.

    denyszandonadi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Não =/ Procurei na net e não achei =/ nem no emule =( tem como vc me arrumar ele cara???
    valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frequencia do chiado(ruído) do amp, como tirar ?