Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico

Autor Mensagem
boblau
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

quando eu ensaiava na sala da casa da minha mãe há 30 anos atrás, para resolver os problemas de som embolado, agudos demais, volume excessivo vazando, instalamos cortinas nas paredes. Não cortinas planas, aquelas de onda mesmo. Onde tinham janelas ou portas, duas cortinas, uma plana bem grossa (tipo um cobertor) por trás e uma de tecido grosso e bem ondulado na frente. Muitos tapetes no chão e os amplis e caixas de som em cima de alguma coisa (mesa, cadeira, banquinho). Para melhorar para o vocal, arrumei alguns biombos de tecido que dava para mover pela sala.

Além disso, coisas de sala - sofás e poltronas. Fazem muita diferença.

E mais uma coisa importante, nenhuma fonte de graves (alto falantes, bumbo da bateria) colocado perpendicular a qualquer parede, sempre "enviezado" .

Naquela época,este arranjo ficou bem melhor do ponto de vista da decoração da sala e funcionava muito bem, com um custo muito menor que um tratamento acústico.

Tinha mais uma regra: os amplis de cada um (baixo, guitarra, vocal e teclado) virados para a orelha de quem estava tocando. Isto reduz muito o volume de cada um.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

Passe a tocar na sala que quer isolar acusticamente. Novamente, só se trata uma sala, que tenha problemas.

nenhuma fonte de graves (alto falantes, bumbo da bateria) colocado perpendicular a qualquer parede, sempre "enviezado"

Aliás, se puder deixar os amps o mais longe possível de paredes, chão e teto melhor, vai evitar que som reflita nas paredes. Vale também considerar deixar amps de guitarra que são open back, mais ao centro e não nas bordas da sala.

Euclidessn
Veterano
# nov/17
· votar


Bom dia

Se puderem me dar uma dica de isolamento simples..
Moro num apto em que o quarto é projetado para fora, meio dificil de explicar mas ele só tem uma parede encostada em outro quarto, as outras são para fora. Só a porta mesmo q fica para o corredor.

Eu queria fazer um isolamento simples só para a porta. Não toco alto, só para estudo, música volume baixo e alguns barulhos dos meus games do computador.

Que tipo de isolamento eu poderia usar? Aquele isolamento com espuma com aspecto triangular ja ajudaria? Vi que existe porta especial com isolamento própria para apartamento, sem ser aquele aspecto de cofre como nos estudios, ms devem ser caras.

Alguma dica?

feboprojetos
Membro Novato
# nov/17
· votar


Baixa um aplicativo de celular que meça decibéis e faça uma medição para ter uma ideia de quanto precisa atenuar. Não são precisos, mas já servem para dar uma ideia.
Sem saber sua necessidade de atenuação, não tem como propor algum isolamento.

O ruído passa pelo teto e piso também. O fato de 3 paredes não terem contato com outros apartamentos não exclui a necessidade de isolar essas paredes também.

As espumas acústicas são usadas para tratamento acústico e não isolamento acústico. Embora a absorção das espumas diminua o nível de ruído dentro do seu quarto, mas não tem cabimento encher o quarto de espuma para esse motivo que você quer.

Eu tenho um curso de construção de estúdios que apresento desde soluções mais simples até as mais sofisticadas. Acho que te ajudaria.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Putz... Mas medir com app de celular é pior que bater na mãe...

O CERTO, é usar função de transferência. O CERTO, é usar um mic " FLAT "... Nada disso um celular faz, e eu não tenho um curso de construção de estúdios pra te dizer isso.

feboprojetos
Membro Novato
# nov/17
· votar


O método de transferência é um dos métodos de medição. A norma da ABNT propõe um método com um decibilímetro, mais simples, mas não necessariamente errado.

Está bem claro na minha resposta que o celular é para ter apenas uma ideia. Se por exemplo der uns 90dB e ele falar que quer só isolar a porta, você já inviabiliza e não faz o cara gastar a toa só para uma medição.

Não adianta nada ficar estudando e não ter noção da realidade.

O que adianta propor uma solução cara se o que ele quer é simples?
Justamente por entender que as pessoas tem necessidades e orçamentos diferentes eu procurei abordar soluções mais simples e menos eficientes até as mais caras e eficientes.

Quer falar mal do curso e nem sabe o conteúdo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ismah
O certo é ter um estúdio profissional e fazer tudo com os melhores equipamentos com os métodos mais adequados.
Pra quem mal pensa em se profissinalizar, um cel pra ter uma idéia faz sentido. Pô, o cara deve estar pensando em soluções baratas, o certo é fazer a análise com um Bruel&Kjaer 2237, 2238, etc... Se vc for alugar um equipo desse por 90 segundos é capaz de ficar mais caro do que o orçamento do cara só pra fazer a medição rsrsrsrs isso se encontrar um desse pra alugar!

Ismah
Veterano
# nov/17 · Editado por: Ismah
· votar


feboprojetos
acabaramosnicks

Eu me nego a fornecer uma ideia errônea, não é apontar um mundo ideal onde grana não é problema, é mostrar qual é o certo... A gambiarra fica por conta de quem fizer.

Nas vezes que eu testei... 6 celulares, e 6 resultados MUITO diferentes.

feboprojetos
Membro Novato
# nov/17
· votar


A ABNT diz que é certo usar um decibelímetro, então todas os profissionais que participaram do desenvolvimento da norma estão errados?

Certo é atender a necessidade das pessoas, se baseando nas normas técnicas e se responsabilizando pelo resultado.

Não existe gambiarra em usar um celular para ter uma ideia de valores.
Se quer o valor preciso, seria muito mais próximo da realidade deste caso usar um decibelímetro, método permitido, preciso e mais barato.

Não é porque existe trena a laser que a trena comum deixou de ser usada nas obras. Não raramente precisamos estimar distâncias apenas visualmente e isso não é errado, é apenas apropriado para determinadas situações.

Existe a estimativa e a medição precisa. O celular serve para estimar valores e no caso pode ser o mais apropriado.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Não citei a ABNT, isso foi por tua conta.
E apesar de concordar que nem sempre se pode ter soluções ideais, não concordo colocar elas como uma solução. O cara faz isso uma vez, então que faça uma vez direito, e não tenha problemas...

feboprojetos
Membro Novato
# nov/17
· votar


O ideal no caso é estimar um valor e propor alguma solução para ver se cabe no orçamento e não fazer um medição ultra precisa e cara.

A ABNT propõe um método diferente do que você considera certo, então eles estariam errados também.

Marcola7
Membro Novato
# fev/19
· votar


Queria fazer um isolamento nas paredes e teto sendo que teto será de forró de PVC mas vou colocar lá de rocha por dentro o isolamento seria para voz alta queria saber se funcionaria mas não terá instrumentos ligados

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Não é assim. Se precisa medir muita coisa para ter alguma certeza. O caminho é esse , mas não tem como afirmar que só isso bastará.

The Man Who Sold The World
Veterano
# fev/19
· votar


Marcola7
minha recomendação é que contrate um profissional pra gerenciar a sua obra/reforma
ele vai saber isolar exatamente o que voce precisa, assim voce pode até acabar economizando

Ismah
Veterano
# fev/19
· votar


Temos alguns probleminha$... Uma obra do tipo, tange um investimento que geralmente as pessoas não querem gastar...

Dany226
Membro Novato
# jan/21
· votar


Olá,
Se quiser saber mais, consulte este site : https://www.pytaudio.com/pt-pt/https://www.pytaudio.com/pt-pt/

IcaroP
Membro Novato
# fev/21
· votar


Fala pessoal, sou responsável pela empresa SONUS e estou aqui para informar que boa parte de seus problemas acústicos poderão ser resolvidos a partir de agora.
Você já usou algum tipo de escudo acústico em suas gravações?
Nosso escudo acústico SONUS é sem sombra de dúvidas a melhor solução acústica para suas captações, saiba tudo o que ele pode fazer para você e suas gravações, onde você estiver.
SONUS é um escudo acústico único no mercado, produzido pela Nemesis Audiodifusores uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado de áudio e acústica, aliando tecnologias inovadoras e profissionais de excelência, sendo a primeira empresa brasileira a ter soluções completas para os mais variados ambientes, quando o assunto é tratamento acústico.
Com todo o know how armazenado durante todos esses anos e sempre com a proposta de oferecer o maior número de soluções de áudio e acústica, a NEMESIS Audiodifusores inovou novamente no Brasil e criou o escudo acústico SONUS, um produto versátil e revolucionário para todos os tipos de gravações e ambientes.
Conheça mais sobre o SONUS através de nosso Instragram @escudoacustico e adquira o escudo acústico acessando o nosso site www.escudoacustico.com.br

Se você ficou interessado e tem dúvidas, fique a vontade e entre em contato pelo DM do insta, estou sempre disponível para ajudá-los!

AleHeus
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: AleHeus
· votar


Boa tarde pessoal!

Tenho um quarto em casa de aproximadamente 5m² e um teto de 3m que pretendo transformar em meu home-studio.

Meu caso em específico é muito mais importante o isolamento acústico para que então eu possa se quer pensar num possível tratamento acústico, que até o momento eu não vi muita necessidade, estou gostando até agora do som que a sala está proporcionando.

O problema é: Fica próximo a um aeroporto e eventualmente sobe um som de turbina de avião (aproximadamente uns 50~60 dB) que pega nos microfones e detona qualquer gravação, sendo necessário refaze-las torcendo para não passar mais nenhum avião.

Estive pesquisando a respeito de isolamento acústico e agora acabei caindo de paraquedas aqui e achei interessante trazer esta questão para cá.

O quarto possui apenas uma parede que dá para o lado de dentro da casa, todas as demais dão para o lado de fora. Vou considerar que a parede que dá na parte interna da casa tem X de espessura enquanto as demais possuem 2X de espessura, o que é interessante visto que quanto mais massa, mais isolamento.

Estou pensando em manter essas paredes do jeito que estão e adicionar um drywall na frente delas como segunda parede forradas com lã de rocha.

O piso é de taco de madeira. Pensei em colocar uma borracha por cima dos tacos (não tenho certeza do material ainda) e colocar piso laminado em cima da borracha (sem contato com as paredes).

Vocês acreditam que com essas medidas seja possível eliminar, ou ao menos reduzir o ruído exterior de turbinas para um valor insignificante?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico