Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico

      Autor Mensagem
      boblau
      Veterano
      # 06/out/16 08:05
      · votar


      acabaramosnicks

      quando eu ensaiava na sala da casa da minha mãe há 30 anos atrás, para resolver os problemas de som embolado, agudos demais, volume excessivo vazando, instalamos cortinas nas paredes. Não cortinas planas, aquelas de onda mesmo. Onde tinham janelas ou portas, duas cortinas, uma plana bem grossa (tipo um cobertor) por trás e uma de tecido grosso e bem ondulado na frente. Muitos tapetes no chão e os amplis e caixas de som em cima de alguma coisa (mesa, cadeira, banquinho). Para melhorar para o vocal, arrumei alguns biombos de tecido que dava para mover pela sala.

      Além disso, coisas de sala - sofás e poltronas. Fazem muita diferença.

      E mais uma coisa importante, nenhuma fonte de graves (alto falantes, bumbo da bateria) colocado perpendicular a qualquer parede, sempre "enviezado" .

      Naquela época,este arranjo ficou bem melhor do ponto de vista da decoração da sala e funcionava muito bem, com um custo muito menor que um tratamento acústico.

      Tinha mais uma regra: os amplis de cada um (baixo, guitarra, vocal e teclado) virados para a orelha de quem estava tocando. Isto reduz muito o volume de cada um.

      Ismah
      Veterano
      # 06/out/16 23:18
      · votar


      acabaramosnicks

      Passe a tocar na sala que quer isolar acusticamente. Novamente, só se trata uma sala, que tenha problemas.

      nenhuma fonte de graves (alto falantes, bumbo da bateria) colocado perpendicular a qualquer parede, sempre "enviezado"

      Aliás, se puder deixar os amps o mais longe possível de paredes, chão e teto melhor, vai evitar que som reflita nas paredes. Vale também considerar deixar amps de guitarra que são open back, mais ao centro e não nas bordas da sala.

      Euclidessn
      Veterano
      # 07/nov/17 05:10
      · votar


      Bom dia

      Se puderem me dar uma dica de isolamento simples..
      Moro num apto em que o quarto é projetado para fora, meio dificil de explicar mas ele só tem uma parede encostada em outro quarto, as outras são para fora. Só a porta mesmo q fica para o corredor.

      Eu queria fazer um isolamento simples só para a porta. Não toco alto, só para estudo, música volume baixo e alguns barulhos dos meus games do computador.

      Que tipo de isolamento eu poderia usar? Aquele isolamento com espuma com aspecto triangular ja ajudaria? Vi que existe porta especial com isolamento própria para apartamento, sem ser aquele aspecto de cofre como nos estudios, ms devem ser caras.

      Alguma dica?

      feboprojetos
      Membro Novato
      # 09/nov/17 16:56
      · votar


      Baixa um aplicativo de celular que meça decibéis e faça uma medição para ter uma ideia de quanto precisa atenuar. Não são precisos, mas já servem para dar uma ideia.
      Sem saber sua necessidade de atenuação, não tem como propor algum isolamento.

      O ruído passa pelo teto e piso também. O fato de 3 paredes não terem contato com outros apartamentos não exclui a necessidade de isolar essas paredes também.

      As espumas acústicas são usadas para tratamento acústico e não isolamento acústico. Embora a absorção das espumas diminua o nível de ruído dentro do seu quarto, mas não tem cabimento encher o quarto de espuma para esse motivo que você quer.

      Eu tenho um curso de construção de estúdios que apresento desde soluções mais simples até as mais sofisticadas. Acho que te ajudaria.

      Ismah
      Veterano
      # 10/nov/17 14:10
      · votar


      Putz... Mas medir com app de celular é pior que bater na mãe...

      O CERTO, é usar função de transferência. O CERTO, é usar um mic " FLAT "... Nada disso um celular faz, e eu não tenho um curso de construção de estúdios pra te dizer isso.

      feboprojetos
      Membro Novato
      # 10/nov/17 15:40
      · votar


      O método de transferência é um dos métodos de medição. A norma da ABNT propõe um método com um decibilímetro, mais simples, mas não necessariamente errado.

      Está bem claro na minha resposta que o celular é para ter apenas uma ideia. Se por exemplo der uns 90dB e ele falar que quer só isolar a porta, você já inviabiliza e não faz o cara gastar a toa só para uma medição.

      Não adianta nada ficar estudando e não ter noção da realidade.

      O que adianta propor uma solução cara se o que ele quer é simples?
      Justamente por entender que as pessoas tem necessidades e orçamentos diferentes eu procurei abordar soluções mais simples e menos eficientes até as mais caras e eficientes.

      Quer falar mal do curso e nem sabe o conteúdo.

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 10/nov/17 15:45
      · votar


      Ismah
      O certo é ter um estúdio profissional e fazer tudo com os melhores equipamentos com os métodos mais adequados.
      Pra quem mal pensa em se profissinalizar, um cel pra ter uma idéia faz sentido. Pô, o cara deve estar pensando em soluções baratas, o certo é fazer a análise com um Bruel&Kjaer 2237, 2238, etc... Se vc for alugar um equipo desse por 90 segundos é capaz de ficar mais caro do que o orçamento do cara só pra fazer a medição rsrsrsrs isso se encontrar um desse pra alugar!

      Ismah
      Veterano
      # 10/nov/17 16:17 · Editado por: Ismah
      · votar


      feboprojetos
      acabaramosnicks

      Eu me nego a fornecer uma ideia errônea, não é apontar um mundo ideal onde grana não é problema, é mostrar qual é o certo... A gambiarra fica por conta de quem fizer.

      Nas vezes que eu testei... 6 celulares, e 6 resultados MUITO diferentes.

      feboprojetos
      Membro Novato
      # 10/nov/17 16:44
      · votar


      A ABNT diz que é certo usar um decibelímetro, então todas os profissionais que participaram do desenvolvimento da norma estão errados?

      Certo é atender a necessidade das pessoas, se baseando nas normas técnicas e se responsabilizando pelo resultado.

      Não existe gambiarra em usar um celular para ter uma ideia de valores.
      Se quer o valor preciso, seria muito mais próximo da realidade deste caso usar um decibelímetro, método permitido, preciso e mais barato.

      Não é porque existe trena a laser que a trena comum deixou de ser usada nas obras. Não raramente precisamos estimar distâncias apenas visualmente e isso não é errado, é apenas apropriado para determinadas situações.

      Existe a estimativa e a medição precisa. O celular serve para estimar valores e no caso pode ser o mais apropriado.

      Ismah
      Veterano
      # 10/nov/17 16:59
      · votar


      Não citei a ABNT, isso foi por tua conta.
      E apesar de concordar que nem sempre se pode ter soluções ideais, não concordo colocar elas como uma solução. O cara faz isso uma vez, então que faça uma vez direito, e não tenha problemas...

      feboprojetos
      Membro Novato
      # 10/nov/17 17:21
      · votar


      O ideal no caso é estimar um valor e propor alguma solução para ver se cabe no orçamento e não fazer um medição ultra precisa e cara.

      A ABNT propõe um método diferente do que você considera certo, então eles estariam errados também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico

      303.739 tópicos 7.860.035 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital