Gravação de audio no Adobe Audition 1.5

Autor Mensagem
xzone
Veterano
# set/07
· votar


Ola Fernado!

Mto obrigado pela dica!

Mas eu também gostaria de aprender da maneira que deixa com uma melhor qualidade...

Voce poderia descrever passo a passo por favor? Eu entendi o seu tutorial na 1a folha deste topico ate a parte mencionada no meu post acima.

Novamente, obrigado!

Aguardo.

Fernando.
Veterano
# set/07
· votar


TUTORIAL TIRAR VOZ DE MÚSICA.
Xzone, desculpa a demora, mas é que como se trata de um tutorial grande então tive que reservar um tempinho pra dedicar a ele.
Mas vamos lá. Desde o começo.

Existem vária formas de fazer esse processo de tirar a voz. Vou passar um processo diferente do que já está postado no tópico.
Eu particularmente acho que esse é o melhor processo. Fácil e dá um bom resultado.
Então vamos a ele.

1º Primeiro abra a música que vc queira tirar a voz na pista 1;

2º Bloqueie a música com o ícone "cadeado" (lock clip in time). Se esse ícone não estiver aparecendo no audition 2.0 basta ativar a caixa de ferramenta. Para isso basta clicar com o botão direito sobre qualquer ícone da barra de ferramentas e ativar todas as 8 caixas de ferramentas disponíveis.

3º Segurando o Ctrl clique na música com o botão direito e arraste para a pista de baixo para duplicar o arquivo.

4º Ainda no Multi-pistas vá em EFFECTS / FILCTERS / CENTER CHANNEL EXTRACTOR. Com isso abrirá no hack de efeitos o plugin "center channel extractor". Nesse plugin selecione a opção KARAOKE. Na parte de baixo onde está escrito FFT SIZE selecione o maior número que seu computador suportar, 16384 já está de bom tamanho. Em Orverlays deixe em 12. Em "FREQUENCY HANG" selecione "MALE VOICE (vós masculina) ou FEMALE VOICE (voz femenina). Isso fará com que o som fique mais bem processado e melhor. Congele esta pista clicando no ícone que fica no modo FX próximo ao mine máster de volume. O nome do ícone de congelar é "freezi track". Isso nos poupará processamento. Toda vez que se congela o programa nos pede para salvar os arquivos.

5º Agora emudeça a pista 1 que já trabalhamos. Voltaremos a trabalhar com ela daqui a pouco.

6º Selecione a pista 2 segurando e arrastando o cursor por toda música. Repare que ao selecionar de maneira correta em EFFECTS / MULTI-TRACK EFFECTS é liberado a opção "FREQUENCY BAND SPLITTER" então de um clique nele. No plugin que abre marque a opção 4 e de OK. Com isso a música será dividas em 4 faixas de freqüências.

7º Na Pista 3 certamente estará as freqüência graves. Agora emudeça a pista 2, deixando só as 4 pistas que estão divididas por freqüência. Ouça agora só a pista 3 onde deverão estar só os graves. Repita com essa pista o passo 4 acima.

8 º nas outras 3 pistas aplique o efeito VOCAL CUT do plugin "EFFECTS/AMPLITUDE/ CHANEL MIXER".

9 ° agora basta deixar tocar tudo junto com exceção da pista que contem a música original. E equalizar pista por pista a fim de aumentarmos os graves e agudos.

10º pra finalizar vamos deixar a parte onde não tem voz ou seja a parte instrumental original ou seja sem a aplicação de todos esses efeitos. Para isso vamos mixar as 4 pistas que antes aviamos dividido em freqüências diferentes para trabalharmos. Para isso clique encima das 4 pistas mantendo o Ctrl apertado para que possamos mantê-las selecionadas. Uma vez selecionadas basta clicar em cima de alguma delas com o botão direito ir em BOUNCE TO NEW TRACK / SELECT AUDIO CLIP. Repare que será criada uma nova pista com as 4 pistas mixadas.

11º agora emudeça as 4 pistas que foram mixadas. Deverão ser ouvidas juntas só a pista que aplicamos do efeito de karaokê e a pista que mixamos. Agora podemos controlar o volume de ambas de tal forma que não cheguem no vermelho e que fique audível.

12º Agora pra finalizar com chave de ouro, em FX de ambas as 2 pistas vamos utilizar a opção SHOW / HIDE AUTOMATION LANES (o ícone dessa ferramenta é uma setinha branca que fica ao lado do "read". Para visualizá-la é preciso que a pista esteja mais larga. Agora clique nessa setinha. Abrirá uma pista de comandos. Onde aparece escrito volume, mude para "INSERT FX / POWER ON OFF. Essa linha que agora aparece é a linha que liga e desliga os efeitos. Então mãos a obra, na parte que for só instrumentos vc deve abaixar a linha completamente para desligar os efeitos.

13º Na pista que mixamos faça o mesmo processo acima que acabamos de ver no passo 12º. Porém ao invés de trocarmos, lá na setinha branca, de volume para "insert fx / power on off vamos deixar em volume mesmo. Com isso a linha que aparece na pista logo é a linha de volume. Então abaixe o volume das partes instrumentais.

Bom está um novo tutorial para tirar voz de música com maior qualidade.
Qualquer Dúvida é só perguntar.

xzone
Veterano
# set/07
· votar


Fernando,

Mto obrigado pelo tutorial!

Desculpe o incomodo, mas sera que poderia me explicar (sou um pouco leigo com musica) como fazer esta parte da melhor maneira: "equalizar pista por pista a fim de aumentarmos os graves e agudos."

Parei nesta parte. Se vc puder me ensinar, acho q dará para continuar blz.

Novamente, mto obrigado!

Fernando.
Veterano
# set/07
· votar


em effects/filters tem alguns plugins de equalização. Como a voz humana não alcança baixas frequencia e nem altas frequencias ou seja graves e agudos, podemos almentar levemente os graves e agudos ou não para obter um melhor som. Pois almentando os graves aumentaremos os intrumentos graves, como baixo, bunbo e tal... e quando aumentamos os agudos aumentamos tambem alguns instrumentos importantes. Porém depois desse processo todo pode ser que ao invesa de aumentar vc tenha que diminuir essas frequencias. Isso é muito relativo e exige um bom ouvido.

xzone
Veterano
# set/07
· votar


Fernando,

Ainda estou com algumas duvidas...

Vc possui msn?

Sera q poderia me passar? Se nao quiser coloca-lo no forum, me mande por mensagem privada pf...

Obrigado

Sir PH
Veterano
# out/07
· votar


Eae fernando, blz?
Bom ja citaram esse problema aqui, mas com ose passou algum tempo eu volto ao assunto.
To usando o AU 1.5 e depois de montar todos os audios em soundfonts eu parto para a gravação manual. O problema é que a maquina ta registrando a gravação de uma forma estranha. Dependendo do tamanho do take o final dele esta quase meio tempo à frente do tempo real do playback. Isso é alguma configaração de interação placa de som/ software?
Atraso no registro da gravação eu até entendo mas depois de uns 20 segundos de take desanda tudo e a parte ja gravada começa a tomar a frente do playback.
Se vc conseguiu solucionar isto no seu AU2.0, me passa como vc fez, por favor.
[]'s

Fernando.
Veterano
# nov/07
· votar


É um problema de latência. Para corrigir isso na verção 2.0 basta instalar o driver asio 2.7 e defini-lo como padrão no audition 2.0.
Esse procedimento deverá solucionar o problema.
Vale lembrar que esse atraso acontece devido a má qualidade de sua placa de som.

Digmatus Ferreira
Veterano
# jan/08
· votar


Humanizar bateras midi no audition. Já foi citado?

keko
Veterano
# jan/08
· votar


Ola fernado e no audition 2.0 voçe manja?

Fernando.
Veterano
# jan/08
· votar


existem programas melhores do que o audition para trabalhar com midi. Como cubase, FL Studio 7... Por isso nem trabalho midi nele. Mas ele quebra um galho. Isso claro na versão 3.
Quando criei esse tópico existia o audition 1.5. Atualmente trabalho com a versão 2.0. Mas ja existe a versão 3.0 disponivel para download no site da adobe.

Estarei lançando em breve VIDEO AULA PASSO-A-PASSO ADOBE AUDITION 3. Todos os segredos e macetes sobre MIXAGEM, PRÉ-MASTERIZAÇÃO no auditioin, Masterização (para masterização usaremos outro programa que faz tudo automáticamente, basta vc pegar uma música profissional como exemplo e ele deixa a sua música igual...). Afinação precisa (aprenderemos isso no audition 3 como quebra galho, mas na realidade usaremos um outro programa que faz isso com precisão e perfeição, separando a voz por notas...
Entre tantas outras coisas que serão abordadas no curso. Ao contrário do curso do audition existente no mercado hoje, que ensina o que os plugins fazem mas, não ensina como usa-los na prática, e nem ensina masterizar, mixar e etc. O novo CURSO AUDITION 3 ja tem lema "O segredo revelado".
Aguardem!!! Vcs irão se surpreender...

carloslpjunior30
Veterano
# fev/08
· votar


Olá Fernando, parabéns pelas dicas do Au, são as mais completas que eu já achei. Utilizo o Au 1.5, já vi a interface do 2 e do 3, mas por enquanto continuo com o 1.5, quem sabe eu atualizo dia desses... Minha grande questão é quanto a audição dos efeitos em tempo real. Deixa eu esmiuçar: plugo meu violão folk ou a guitarra numa Mesa Behringer, saindo dela (REC OUT) vou para a placa de áudio do PC ou do notebook (LINE IN). Escuto o som pelo fone até aí tudo beleza. É possível ouvir-me em tempo real com algum ou alguns efeitos do AdAu 1.5?? Isso me serviria pra tocar com o notebook utilizando o Au como um gerenciador de efeitos saindo para um PA. E aí?? Isso é possível???? Abraços!

Fernando.
Veterano
# mar/08
· votar


Carlos, o audition não faz isso em tempo real, pois da um atraso incoveniente.
Recomendo esse programinha que simula uma pedaleira real. http://baixaki.ig.com.br/download/Guitar-R-A-.htm

Fernando.
Veterano
# mar/08
· votar


GRAVAR VÁRIAS PISTAS AO MESMO TEMPO

Para vc que quer economizar e não tem dinheiro para comprar uma placa de som profissional com suporte de várias entradas mas, que mesmo assim quer gravar vários áudios separados, porém simultâneos eu tenho uma boa dica.

Ao em vez de gastar milhares com uma placa profissional vc pode gastar com 3 placas soundblaster. Com isso vc poderá gravar até 8 canais distintos simultaneamente. Sendo 2 da placa On board + 2 de cada placa OFF board.

DICA: É importante que se tenha o Driver Asio All 2.8 instalado e abilitado para evitar atrasos na gravação do áudio. Se possível use o Windows Vista pois este permite que vc grave usando o driver asio all 2.8 na resolução máxima de sua placa de áudio, no meu caso que é uma plaquinho on board 96000 HZ. Pois no Windows XP independente se sua placa de áudio ele só suporta 48000 HZ se usar o driver asio.

Fernando.
Veterano
# mar/08
· votar


Pra quem quer entender tudo sobre placa de audio onboard, qual a melhor e tal... basta acessar esse site que tem um exelente tutorial.
Pra vc ter ideia existem atualmente placa de audio onboard que suporta gravar em 192000 hz com um nivel de ruido e chiado em torno de 110, o que é exelente. Recomendo.

O site é esse http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1453

maggie
Veterana
# abr/08
· votar


Fernando.
wriopomba
Srs. favor entrar em contato com a moderação através da Central de Ajuda.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Gravação de audio no Adobe Audition 1.5