Ajuda Mesa Alesis Firewire e Cubase SX3

    Autor Mensagem
    Passini
    Veterano
    # out/06


    Olá pessoal, sou novo aqui e tb sou novo no ramo de home studios. Comprei uma mesa Alesis Multimix 16 Firewire, liguei 12 microfones nela, o pc reconheceu a placa e tudo, mas não consegui gravar no Cubase SX3.

    Fiz os seguintes passos:

    Fui em Novo Projeto, depois fui em Projects -> Add -> Multi track e adicionei 12 canais mono.

    Depois fui em Device -> Device Setup e nas configurações VST Audiobay coloquei ASIO Multimix. Lá nos inputs o software reconheceu que tiham 12 microfones ligados.

    Depois fui em RECORD, mas o programa não gravou nada.

    Deve ser algo bem simples, mas não estou conseguindo, se alguém poder me ajudar ficarei muito grato.

    Obrigado, André.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Passini
    posso estar enganado, mas pela saída Firewire (ou USB, dependendo da versão da mesa) só é possível gravar em estereo, ou seja, a saída principal do mixer. Não dá pra gravar os 12 canais de mic separados, infelizmente.

    Quanto à configuração, infelizmente não posso dizer nada pq nunca testei uma. Talvez o manual ou o site da Alesis forneçam suporte adequado a você.

    Passini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Olá Eder.

    Essa mesa possui uma placa interna que separa os canais e os envia separadamente para o pc via Firewire. O modelo que usa USB é que envia stereo, tanto que o software reconheceu os 12 mics ligados nela, mas na hora de gravar o Cubase mostrou que estava gravando, porém não apareceu nenhum espectro e nem som.

    Esse aqui é o link para a mesa http://www.alesis.com/product.php?id=94

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Verifique se os canais não estão marcados como "Mute" ou se a Multimix esta configurada como dispositivo primario de gravação... Quando conseguir fazer gravações com ela posta ai pra gente ouvir, gostaria de ver se o resultado é satisfatorio pois pretendo adquirir uma desta futuramente... falow

    Passini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    I.Nosferatu "Mute" eu sei que não estava, agora como faço pra saber se ela estava configurada como dispositivo primario de gravação?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    No proprio cubase você seta as preferencias, da uma verificada ai...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Outra coisa, parece que é preciso ativar os canais no cubase em "->Devices->VST Inputs" antes de iniciar seu projeto... você deu uma olhada no manual dela?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Só por curiosidade, quanto você pagou nesse mixer e onde conseguiu achar pra comprar?

    Passini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu coloquei nos inputs ASIO Multimix -> Firewire. No manual, usa uma versão mais simples do Cubase e é um pouco diferente, mas eu acho que é assim mesmo ou não?

    Paguei R$3100,00 e comprei na loja Cromat de Campinas. www.cromat.com.br e a vantagem que achei dela é não precisar de comprar uma placa dedicada para o pc além tb dela gravar em 24 bits..

    Vou tentar olhar mais uma vez isso que vocês disseram.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    [b][/b]Passini

    Voce baixou os drivers atuais pra ver se uma atualização dos mesmos resolve o problema? Você tentou outro programa pra ver se não é incompatibilidade com a mesa ou coisa parecida?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pode crer, são muito boas essas vantagens que você descreveu, ainda mais uma que seria a portabilidade da mesma devido a conexão ser firewire e isso é uma otima vantagem, mas me parece que em 24 bits ela chega no maximo em 48khz não é?

    Passini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Vou baixar os drivers atualizados, isso ainda não tinha feito. Sim, o maximo em 24 bits é 48khz, isso é ruim?

    Outra vantagem que vi, é que como o estudio fica no andar de baixo da minha casa, posso levar o notebook e conectar na mesa, aí não preciso levar toda a parafernalha de pc, monitor e tudo mais para lá, e depois voltar com isso para dentro de casa.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Realmente, essa facilidade para poder conecta-la no note sem ter que ficar carregando o micro pra lá e pra ca é mesmo boa até se você decidir fazer gravações ao vivo.

    Sobre ela gravar no maximo em 48khz não é ruim não, a maioria das pessoas usam isso ai mesmo em suas gravações 24/48 e fica muito bom...

    Agora o preço dela é meio salgado hein, ainda não tinha visto o valor dela nas lojas, só na internet, em alguns sites ela custa menos que U$ 500, por isso achei que ia estar em R$2000 no maximo levando-se em conta todas as taxas e etc... vou dar uma pesquisada aqui em sampa quando estiver no centro da cidade

    Passini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    É verdade, vc tem razão, mas como pesei na balança em querer uma mesa razoavel pra começar e tinha a questão das placas de som no pc, aí resolvi pagar o preço. E olha que foi dificil viu, pq o fornecedor que é a HABRO no Brasil, demorou muito pra entregar e tinha muita gente querendo.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/06
    · votar


    É que também se trata de um lançamento + ou - recente e é logico que o mercado vai tirar todo proveito possivel da situação... vou dar uma pesquisada por aqui no preço mais só vou comprar na hora que o preço estiver razoável... quando conseguir gravar coloca ai pra gente ouvir a qualidade dela falow

    Passini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ok, pode deixar e muito obrigado pela ajuda até agora! Hoje a noite vou ter um tempinho pra mexer nela de novo e aí posto algum coisa se tiver algum sucesso.

    Passini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ontem a noite fui mexer mais um pouco pra ver se conseguia algum sucesso, mas não consegui. Fiz um print screen na tela, vejam as figuras e vejam se tem alguma cosia de errado.

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/CubaseConfiguracao1. jpg

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/CubaseConfiguracao2. jpg

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/CubaseConfiguracao3. jpg

    http://i5.photobucket.com/albums/y184/passinianre/CubaseConfiguracao4. jpg

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Passini

    Olhei as fotos e acredito que esteja correta a configuração, agora antes de tentar gravar cada canal separado, tente primeiro os MAIN_IN L e R, pra se certificar que ela esta enviando sinal para o seu micro...

    Nã sei se vc fez isso ainda mais quando vc vai gravar uma faixa de audio você precisa definir o canal do qual a faixa vai receber o audio, isso é feito por ex na faixa "audio01" em in voce coloca o in 1 da multimix e assim por diante... os canais MAIN_IN L e R são os INs 13 e 14 respectivamente no seu caso. Você já tentou isso?

    Outra coisa, como voce disse que conectou 12 microfones anteriormente a essa mesa eu te pergunto se ela tem opção de selecionar as entradas LINE IN da 5 à 12 para trabalhar com a baixa impedancia dos microfones no caso, não seria necessário antes um preamp, já que nas 4 primeiras ela ja os possui internamente?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Justamente! Falta vc configurar cada canal adicionado para que o IN esteja com algum canal da Firewire. O OUT vc seleciona a via do sinal dos monitores, ou seja, se eles stão ligados na saída Main Out do mixer, é pra lá q vc vai mandar. Ou pra algum bus, canal de efeitos, etc, dependendo da necessidade.

    Passini
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    I.Nosferatu e Eder Muchiutti, era isso mesmo, fiz a configuração de cada microfone em seu respectivo canal e funcionou certinho! Obrigado mesmo.

    I.Nosferatu, quanto a baixa impedância dos microfones não sei responder, oque faço hoje é ligar os 8 primeiros mirofones nas entradas XLR da mesa e o restante nas entradas P10 restantes.

    Assim que tiver uma música gravada posto aqui pra vcs darem a opinião.

    Abraços e muito obrigado!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Passini
    que bom q vc conseguiu resolver seu problema. Boas gravações!

    Alastico
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Realmente..vc fez tudocertinho... o que faltou foi soh configurar os 12 audio tracks abertos...cada um com um canal deentrada diferente..(ins diferente)...
    Qualquer Duvida de cubase...soh perguntar..se quiser me adicionar no msn
    alastico@hotmail.com

    Passini
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Realmente..vc fez tudocertinho... o que faltou foi soh configurar os 12 audio tracks abertos...cada um com um canal deentrada diferente..(ins diferente)...
    Qualquer Duvida de cubase...soh perguntar..se quiser me adicionar no msn
    alastico@hotmail.com


    Valeu Alastico!

    Te adicionei pra trocar umas ideias no Cubase, pois sou bem cru nesse ramo.

    rodrigo lemos
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    e ai pessoal....
    to pensando em comprar a multimix 16 firewire gostaria de saber os pros e contras dela ...
    e outra ja tenho uma interfeca de audio de 2 canais e midis onde ligo tudo nela os controladores fones monitores e vou gravando pista por pista a minha duvia é c eu posso usar a mixer somente como mixer mesmo so mandando o 16 canais pra o cubase e continuando a usar a placa q ja possuo com a mesmas ligaçoes e tal...
    valeu grande abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Mesa Alesis Firewire e Cubase SX3