【FIXO】 Entendendo uma mesa de som

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# jun/06


Mesas de Som tin tin por tin tin :P

vejo que muita gente aqui nao sabe sobre mesa de som, nao se preocupe esse tópico é pra tirar todas as suas duvidas!!

vamos começar tendo o exemplo dessa mesa aqui

Behringer EURORACK UB1622FX-PRO
Topo
Vista e Fundo

Canal: no caso dessa mesa nós temos 12 canais, nao sei pq ta escrito 16, derrepente pode ser por causa do submaster que sao
stereo ou seja 4 entradas 12+4= 16 dããããã hehehehe

nessa mesa nós temos 4 canais mono e 4 stereo! se voce quer plugar 2 instrumentos por vez ligue um no canal 1 e o outro no canal 2
ou ligue no canal stereo um pro L e outro pro R

EQ: equalizadores semi paramétricos, nessa mesa nós temos agudos, medio agudo, medio grave e grave

AUX: significa auxiliar, serve para efeitos, essa mesa tem 2 aux, exemplo, voce tem um reverb e voce tem 2 guitarras 1 violao, voz e
baixo, voce so tem 2 aux e 1 reverb pois nao teve grana pra comprar uma porrada de reverb! :P nao se preocupe, aux serve pra isso,
voce "pendura" o reverb no auxiliar 1, nisso voce pode usar o mesmo reverb para todos os instrumentos, como?? é só mexer no auxliar
1 de cada instrumento!! o reverb nao esta plugado lá?? entao, imagina que voce quer chorus no violao e na guitarra limpa, "pendura"
o chorus no auxliar 2 e pronto!! simples né??

PAN: significa panorama imagina voce mixando uma bateria, voce vai querer escutar um prato no lado direito e o outro no esquerdo
a caixa um pouquinho pra direita... bom pra isso serve o pan, voce pode "jogar" o som para o L/R das caixas!!

Fader: ta vendo na foto essa "batada" ai?? isso é fader, onde voce aumenta e diminui o volume!! do lado temos umas opções veremos mais tarde!!

partindo pro outro lado da mesa vamos começar com os sub

Sub: submaster ou subgrupos, oq é afinal??? imagine que voce ta gravando o sua batera( imagina que voce ta gravando aquela banda de punk rock chata pra cacete) voce separou todas as peças em um canal diferente blz, ja deu um jeito no volume, ta tudo equilibrado entao joga pro submaster, mais pra que?? pq assim voce mexe no volume geral da batera!! po legal, e como faço pra jogar a batera pro submaster?? vamos voltar pro fader, lembra que eu falei das opções?? entao ali voce tem solo, sub e main. Solo é simples, voce vai solar aquela pista, só vai escutar ela, a de baixo é sub é onde voce vai jogar para o submaster, po mas e a de baixo??? CALMA é pra lá que nós vamos!!

MAIN: algumas placas vem como MASTER, MAIN MIX etc etc, é a saida principal para monitoração e mixagem!! ah legal, e eu posso jogar o submaster lá?? não só pode como deve!! PQ?? eu nao acabei de escrever que é para monitorar e mixar?? entao... e como eu jogo o sub pro master?? Ao enviar o som pro sub o sub ja joga pro master :P cada pergunta né??

Subindo um pouco agora nós temos o Led, do lado volume de control room/ phone Aux send, stereo Aux send return, os efeitos que ja vem com essa placa

preciso explicar?? agora fica mais facil descobrir o q é isso né??? o q?? ta com duvida no control room?? ta bom ta bom, vou explicar

Control Room, ou CTLR Room, sala de controle, é todo os som que entra na mesa, onde fica a sala de controle?? ali ó, tu ta mixando a musica na mesa e gostou da mixagem e quer gravar aquele som, a placa tem as saidas l/r do Control room, onde fica isso que eu nao to vendo?? é isso que a gente vai ver agora

vendo a parte de trás da mesa, voce tem main out put, pra que a behringer colocou o main com saida pra cabo cannon?? sei lá, tem gente que gosta!!

Sub out, sao os outs do submaster, ué mais pra que???? podemos mandar um som pra uma pista de audio no sequencer usando o out do sub, aquele exemplo da bateria, ja deixou a bateria "equilibrada", manda pro sub e grava a bateria toda em 1 canal.

Olha ai o nosso Crtl room out, ai do lado tem o insert, bom, pensa comigo insert, INsert, pra que serve?? geralmente eu uso compressor ou um equalizador!!

TAPE: ja ia me esquecer disso, bom, eu nunca usei e nunca vou usar, ué mais pq?? fugindo do assunto, leiam sempre o manual do produto, seja qual for!

olha o q o manual diz do tape!

"as tomadas cd/tape intput destinam-se a ligaçao de um gravador de 2 pistas(ex. gravador DAT). Para além disso, tem ainda a sua disposição uma entrada Line stereo a qual pode também ser ligado o sinal de saida de um segundo EURORACK ou do ULTRALINK MX882 da behringer(ver no site o q é isso) se ligar o tape input a um amplificador HiFi com selector da fonte, poderá facilmente monitorar fontes adicionais"

Tape Out put: " estas ligações estao cabladas??? (nao tendi) paralelamente ao MAIN OUT e disponibilizam a soma estereofonica na forma assimétrica. Ligue aqui as entradas do seu aparelho de gravação."

nao sou perito em mesas, apenas li, ja fiz curso a muito tempo entao se eu tiver errado em algumas coisas por favor o tópico tb é seu :)
Alguma Dúvida???
fala ae que se eu souber eu respondo!
PEÇO AOS MODERADORES QUE FAÇAM STICKY DESSE TOPICO

brunocesar00
Veterano
# jun/06
· votar


legal o tópico cara...de cara eu ja tenho uma pergunta...essa mesa http://www.gangmusic.com.br/fr_detalhe.asp?id=4023 é legal pra usar em gravações?? minha placa é audiophile 2496 ,portanto o maximo q vou usar vai ser duas entradas...valeuuu parabens pelo topico

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


olha pelo preço essa mesa é meio duvidosa!!

olha essa aqui da behringer tem menos dois canais dessa que eu coloquei ae http://disconildo.com.br/lojanova/product_info.php?cPath=59_83_84&prod ucts_id=164

e ta barato, agora me diz uma coisa, se voce leu o texto que eu coloquei, voce pode falar sobre essa mesa que voce postou, qual a diferença dela pra essa da behringer

valeu

brunocesar00
Veterano
# jun/06
· votar


tem varias diferenças claro...mais eu nao tenho pretensoes de usar canais simultaneamente por enquanto...eu até estou pensando em comprar um pré-amp que eu vi valvulado da behringer...que é bem barato..o que vcs acham??

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


pré amp realmente eu nao sei, espero que alguem contribua com esse topico falando de pré!!!

ODM
Veterano
# jun/06
· votar


olá...
meuito legal seu topico..
não entendi muito bem a respeito dos subs..
daria pra vc detalhar um pouco mais?

no Mercado Livre, a Mesa de som Behringer UB1622fx tah 699,00
e a Mesa de Som Behringer Ub1222Fx tah o mesmo praço..

ah muita diferença entre as duas? alem do equalizador?
qual vc recomendaria?

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


não entendi muito bem a respeito dos subs..
daria pra vc detalhar um pouco mais?

me diz exatamente o q voce nao entendeu???

zl3d
Veterano
# jun/06
· votar


ae jabijirous mto bacana o topico, e essa mesa q vc escolheu eh justamente a que eu tenho :P
o q vc recomendaria pra gravar uma banda ?
bom, o jeito que eu fiz ateh hj foi gravar primeiro a bateria, dpois instrumento por instrumento, pq tudo de 1 soh vez, acho que soh com 2 dessas neh ? rs
flw !

ogner
Veterano
# jun/06
· votar


Entao tenho essa duvida!! Quero gravar a banda toda de uma vez, com uma mesa dessa e uma placa com 2 entradas, por exemplo, e um software tipo sonar 4, consigo gravar a banda toda em canais diferentes??
Vai passar pela mesa, aí sai de onde pra ir pra placa...A placa tem só 2 entradas.
Saindo de 1 out master, sei lá, da mesa e depois indo pra placa, eu consigo depois separar no computador?? Ou a placa tem que ter varias entradas tipo a 1010 LT???
Ein? Oi?

zl3d
Veterano
# jun/06
· votar


tem que ter varias entradas... senao vc nao consegue separar em pistas

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


o q vc recomendaria pra gravar uma banda ?
bom, o jeito que eu fiz ateh hj foi gravar primeiro a bateria, dpois instrumento por instrumento, pq tudo de 1 soh vez, acho que soh com 2 dessas neh


é o melhor jeito e creio que é o q todo mundo faz, no caso de uma bateria o cara separa cada track uma peça da bateria!! mas nao adianta querer gravar bateria com 7 peças usando uma placa com 2 saidas, tem que ter uma placa com varias saidas, pra isso existe a 10 10 lt hehehe


Quero gravar a banda toda de uma vez, com uma mesa dessa e uma placa com 2 entradas, por exemplo, e um software tipo sonar 4, consigo gravar a banda toda em canais diferentes??

nao, a bateria infelizmente vai ter ser gravada tudo junto!! pq voce so tem 2 canais!! aconselho a comprar a 10 10 lt ai sim da pra gravar bonito, mas eu aconselho a usar uma mesa maior que essa, uma com 4 subs acho que ja ta bom!!

http://www.behringer.com/UB2442FX/index.cfm?lang=ENG essa ta linda!!

ai sim voce consegue gravar todo mundo e essa tem direct out a que eu falei nao tinha, mais uma vez eu peço que leiem o manual do produto, olha o diz la

"as saidas diretas do ub2442.. (1 por cada canal de entrada mono) sao especialmente adequadas para efeitos de gravação caso pretenda gravar em simultaneo varias pistas...) o manual ja responteu tua pergunta :P

ogner
Veterano
# jun/06
· votar


Jabijirous, Joia rapaz. Só mais uma coisa entao.

Para cada canal da mesa tenho que ter uma saida que vai entrar numa ëntrada da placa. É isso? Simples assim?

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


é. tudo tem in e out, no caso da mesa que eu dei como exemplo ela nao tem direct ou mas tem subout, ou seja, joga no sub que ta lindo!! nessa que eu passei que tem direct out é mais facil, pois cada entrada da mesa de sua saida! ou seja se voce tem uma bateria de 7 peças separadas em cada track ai é só chegar no sonar e endereçar cada peça pra cada track de audio, e apertar o rec e seja feliz heauheiauh

ogner
Veterano
# jun/06
· votar


O rapaz...Maravilha entao! Só falta ganhar na Lotofacil!!!!

Valeu, brigadão!!!!

ODM
Veterano
# jun/06
· votar


Jabijirous
Eder Muchiutti

mas qual das duas?

no Mercado Livre, a Mesa de som Behringer UB1622fx tah 699,00
e a Mesa de Som Behringer Ub1222Fx tah o mesmo praço..


phantom oq é isso?

Jabijirous

me diz exatamente o q voce nao entendeu???
ta tudo equilibrado entao joga pro submaster, mais pra que?
daria pra detalhar mais isso?

o que que o sub faz? seria uma guia de retorno pro musico?

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


phantom oq é isso?

isso é pra mic condenser

o retorno ja é outro esquema!!

http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art003.htm

olha ae, to indo durmir ve se tu entende agora, senao eu escrevo depois :P

ODM
Veterano
# jun/06
· votar


Oq, vou dar uma olhadinha!!

Jabijirous
Eder Muchiutti


Tah!!
mas qual das duas?

no Mercado Livre, a Mesa de som Behringer UB1622fx tah 699,00
e a Mesa de Som Behringer Ub1222Fx tah o mesmo praço..

El_Cabong
Veterano
# jun/06
· votar


Uma dúvida !
Por exemplo nesta mesa Behringer, com 4 canais mono e 4 stereo. Se for microfonar uma bateria, pode-se ligar os microfones, por exemplo dos 2 tons, num canal stereo da mesa, um tom do lado esquerdo e o outro no lado direito? Ou estes canais stereo não servem para microfones (não tem pré) ?

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


Se for microfonar uma bateria, pode-se ligar os microfones, por exemplo dos 2 tons, num canal stereo da mesa, um tom do lado esquerdo e o outro no lado direito?

depende do mic que voce for usar!! se for condensador nao vai funcionar pq voce vai ter que usar o phanton power!!

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


El_Cabong
pode-se ligar os microfones, por exemplo dos 2 tons, num canal stereo da mesa, um tom do lado esquerdo e o outro no lado direito?

se isso for ao vivo, talvez o resultado não seja interessante, você tera no PA uma bateria de no minimo 6 metros de comprimento cada tom sairá somente em uma das torres do PA pelo pan você só ira controlar o volume de cada lado, ao aumentar um você automaticamente abaixa o outro

o interessante é usar estes canais para teclado cd player ou até alguma pedaleira com saida estereo,

ODM
Veterano
# jun/06
· votar


Jabijirous
Eder Muchiutti

Tah!!
mas qual das duas?

no Mercado Livre, a Mesa de som Behringer UB1622fx tah 699,00
e a Mesa de Som Behringer Ub1222Fx tah o mesmo praço..

ODM
Veterano
# jun/06
· votar


Eder Muchiutti
Ta.. digamos que seja uma Behringer BCA2000..

Na verdade nem sei qual a marca da minha placa de audio, deve ser uma M-Audio Delta 66..

Mas isso ajuda muito na gravação?

Tah!!
mas qual das duas?

no Mercado Livre, a Mesa de som Behringer UB1622fx tah 699,00
e a Mesa de Som Behringer Ub1222Fx tah o mesmo praço..

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


cara a diferença entre as duas

a 1222Fx

http://www.behringer.com//UB1222FX-PRO/UB1222FX_back.jpg foto de trás
http://www.behringer.com//UB1222FX-PRO/UB1222FX_top.jpg foto de cima da mesa

a 1622fx

http://www.behringer.com//UB1622FX/UB-1622-FX_rv.jpg tras

http://www.behringer.com//UB1622FX/UB-1622-FXtop.jpg frente

agora me responde, QUAL A DIFERENÇA DAS DUAS???

tu tem uma cola ali em cima bem discreta :P

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


eu fico com a 1622.

(2)

brunocesar00
Veterano
# jun/06
· votar


ae moçada eu queria sabe se por exemplo eu vá usar somente um canal por vez...ja que intrumentos como bateria, teclados e etc...serao sequenciados.....se compensa eu comprar um pré valvulado e usa-lo sem uma mesa...e queria saber o q é uma entrada phantom (sei la se é assim que escreve...vi alguem falando sobre e queria saber oq é)
eu ja procurei e nao achei aqui as respostas..mais se ja foram respondidas e eue nao vi por favor ponham o linck...valeuuu

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


phantom nada mais nada menos que +48v na bunda do mic!!!!

mas só serve pra mic a condensador!! os dinamicos tipo sm57 nao precisa!! os mic condensador precisa de uma alimentação e o phantom é pra isso!!

ae moçada eu queria sabe se por exemplo eu vá usar somente um canal por vez...ja que intrumentos como bateria, teclados e etc...serao sequenciados

o pré é melhor, mas depende de quanto voce vai gastar, se for acima dos 4 mil eu aconselho e pegar uma mesa digital!! a behringer tem uma que é a custo beneficio!!

brunocesar00
Veterano
# jun/06
· votar


pensei nesse pré aki cara..é baratinhho...http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=173841
q vcs acham aee?

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/06
· votar


brunocesar00
pode ser. Não é grande coisa mas é legal.

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/06
· votar


Deixe-me ser mais claro quanto ao post anterior. O MIC100 é um dos prés mais baratos que existe, portanto não dá pra se esperar a qualidade de um Avalon, Neve, Focusrite de US$3000.

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


bom, se ele quer so pra mic e nao tem dinheiro, pega esse mesmo

agora se tiver uns 5 mil reais no bolso pega essa mesa http://www.behringer.com/DDX3216/index.cfm?lang=ENG

ja trabalhei num home com essa, porra, que diferença!! mesa digital é outra parada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Entendendo uma mesa de som