Qual o custo para montar um Estudio de Ensaio?

Autor Mensagem
EvertonDh
Membro Novato
# dez/17
· votar


Você conhece alguma empresa qui faz esse tipo de serviço!

francisco2004
Veterano
# dez/17
· votar


Um amigo com quem toco numa banda comprou uma bateria eletrônica, dessas grandes, com simulação de todas as peças. Pegou usada de barbada, pagou uns 1500. Tem uma interface de áudio com 4 canais e era isso. Querendo usar um ampli de guitarra, dá para microfonar, mas a grande vantagem é poder deixar num volume baixo não assuste os vizinhos. Esse meu amigo está em vias de inaugurar o estúdio digital dele... quando rolar o ensaio, aviso sobre o resultado... mas a ideia é ligar um amplificador de headphones de quatro saídas na saída de headphones da interface, ligar o baixo direto na interface e a guitarra ainda não sei o que vou fazer... talvez usar o meu Dr. Drive + uma simulação de cabinet do guitar rig. Os vocais dá para meter um condensador perto de quem canta... acho que vai ficar bacana a parada... no youtube já tem gente fazendo isso.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/19
· votar


Pessoal, atualizando, alguém imagina (mais ou menos) o valor atual de todo o isolamento e tratamento acústico de uma sala de 5X5/6X6, exclusivamente para ensaios, principalmente para bandas de rock? No melhor esquema "bom, bonito e barato"?

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/19 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Felipe Stathopoulos
Amigo depende dos materiais que for usar
Mas vai sair no mínimo uns 20 k, daí pra mais, pesquisando preços, orçando em vários lugares etc
Eu falo por que tenho uma sala mais ou menos desse tamanho isolada, gastei uns 12 k no forro acústico (camadas de gesso e lã de vidro), 3k na porta (PVC + vidro insulado), os painéis de madeira com lã de vidro e isso que a parede da sala já era dupla com lã de vidro no meio, fora piso e etc

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/19
· votar


Depende de quanta isolação vc precisa.

Se vc tem uma sala vaga e quiser só fazer um box in a box básico, pode tacar uma borracha no piso, em cima pallets, depois OSB e um carpete. Paredes de drywall (é barato) e lã de rocha (barato tb), no teto faz o mesmo esquema de drywall + lã de rocha, e deixa um espaço de ar entre a parede de fora pro drywall. Depois tem as portas. Gasta-se aqui tipo uns 5k; se teus vizinhos não forem um cú, não tiverem quarto ou sala com parede colada, e vc tiver bom senso em relação a horários e volumes, isso deveria ser suficiente.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


Valeu galera, mas na verdade não é home studio, estou pensando num estúdio de ensaios e pré-produções com pelo menos 2 salas completamente isoladas e com algum tratamento acústico. Quero montar um negócio no estilo "bom, bonito e barato", além de modular (pois montarei em imóvel alugado), fácil de desmontar e levar embora, se necessário.

Não preciso de nada "chiquérrimo" e tenho tempo/ajuda pra meter a mão na massa e fazer a maior parte das coisas "na unha", sem precisar contratar gente pra fazer a maior parte (exceto o projeto, lógico, mas para isso já tenho quem faz).

Por isso que queria uma estimativa de preços de alguém que já tenha feito algo assim...

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos
amigo, eu recomendo de verdade que procure um profissional (arquiteto ou engenheiro acustico) pra acompanhar o trabalho, converse com ele, indique seu orçamento maximo, ele será capaz de te guiar nesse projeto, eu fiz isso e nao me arrependo nem um pouco, o profissional que me atendeu inclusive me passou alguns tutoriais pra confecção dos paineis, pra eu mesmo fazer o que fosse possivel, me passou lojas que vendiam os materiais por um preço bom, e claro, alterou o projeto quando eu não conseguia pagar pelo material escolhido

vou ser sincero contigo, pra um resultado legal, o custo eleva um pouco, principalmente quando se trata do forro acustico e dos vidros/portas, alguns materiais são modulares, paineis, porta acustica, o requadro fixo, porém outros como gesso infelizmente são feitos pra usar uma vez só
eu fiz um estudio com 40 metros quadrados, gastei em torno de 40k pra fazer tudo, portas, forro, paineis, piso
e como eu disse no meu primeiro post aqui, o lugar já tinha paredes duplas e algumas coisas que me facilitaram o processo
se voce já tem o lugar, chame um arquiteto ou engenheiro acustico pra conhecer o lugar e ele vai cantar a bola pra voce, não sai um absurdo pagar um profissional desses e o resultado final vale muito a pena, se quiser posso te passar meus contatos pra te mandar fotos do processo de construção do meu estudio

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/19
· votar


The Man Who Sold The World

Boa bro, se puder me mandar umas fotos de como vc fez ajudaria muito!

Meu e-mail é brasil.vader@gmail.com

Valeu!

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos
Opa amigo, desculpa a demora, vou mandar hoje sem falta
Abraços

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/19
· votar


Felipe Stathopoulos
amigo, boa noite, as fotos do processo de construção do meu estudio estão no seu e-mail, precisando é só chamar

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/19
· votar


The Man Who Sold The World

Valeu bro, cara, ficou muito show seu projeto!

Abç

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/19 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Felipe Stathopoulos
Opa amigo, fico grato e feliz que tenha gostado, precisando é só chamar, valeu!!

Edit: detalhe que foram adicionados basstraps nos cantos da sala do fundo e ainda está pra chegar um painel difusor na parede preta

jasto
Veterano
# mai/20
· votar


undefined

jasto
Veterano
# mai/20
· votar


Também gostaria de abrir um estúdio de ensaio, mas não tenho experiência, a minha dúvida é como operar um estúdio de ensaio, alguém poderia me "ensinar" como operar?

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


jasto
O que vc quer dizer com "operar"?
É um negócio, que se opera conforme se aprende numa faculdade de administração. Você pode, por exemplo, procurar o Sebrae.

Já te adianto que geralmente, do ponto de vista financeiro, é um investimento de merda. Quem tá te dizendo isso é alguém que adora música, está investindo em um "estúdio" há algum tempo, e estuda "adm" (na verdade gestão de produção, mas é quase a mema coisa).

Não me leve a mal, a pergunta foi genérica então te dei uma resposta genérica. Se quiser saber alguma coisa mais específica tipo, como tem que ser o espaço, tipos de equipos, acústica, etc... pergunta aí que nois responde. Ou use a busca, eu tenho certeza que já lí todas essas informações aqui no forum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o custo para montar um Estudio de Ensaio?