Qual o custo para montar um Estudio de Ensaio?

Autor Mensagem
murilo_rr90
Veterano
# jun/06


gente...eu tenhu um banda, e estou querendo montar um estudio.(para ensaio)

alguem q tenha estudio ou sabia alguma coisa sobre o assunto...
pode me dizer qnto +- eu gsto para fazer um? e qual a melhor opção para o isolamento do estudio?

obrigado.


Neural Overload
Veterano
# jun/06
· votar


olha, não posso dar certeza do preço, mas fora os equipamentos que concerteza todos já tem, não fica tão caro, já que é para ensaios e não gravações..
Mas algumas coisas mais básicas tipo uma mesa de som, com pelo menos 10 canais deve dar pro gasto..
Quanto ao isolamento, aquele lance de caixa de ovo não é tão eficaz, tem um forro de espuma, muito bom, isola bastante, mas não sei qual marca (É aquela mesma espuma que isola aquela camara quando se vai fazer teste no fonoaudiologo).
Fora isso, um Ar-condiciona cairia bem, pq ter uma sala isolada com janela aberta é fd

murilo_rr90
Veterano
# jun/06
· votar


sobre u arcondicionado eh verdade...

agora to kerendo saber + sobre u acustico...o melhor custo beneficio i talz...

sobre o tamanho do local, o q vcs axam?

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


murilo_rr90

Tem um fórum mais especifico pra tirar suas dúvidas aqui no FCC:


http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/

snd
Veterano
# jun/06
· votar


O minimo para se ter algo legal, fora o equipamento individual dos musicos eh:

2 microfones ... 2x R$ 90,00 (behringher X8500 por exemplo)
2 pedestais p/ microfone 2x R$ 30,00 (qualquer um)
1 mesa de uns 6 canais 1x R$ 260,00 (tem uma O'neal que quebra esse galho)
1 Monitor ativo 1x R$ 400,00 (tem uns LL que saem por esse preço) o ideal seria 2

Se você for gastar com isolamento de verdade, vai uns mil reais. Tente usar de materiais alternativos para isolar. Um amigo meu tinha uma casa antiga de madeira que foi transformada em estudio. Para isolar ele construiu uma parede de madeira paralela e encheu de palha.

Se for possível faça uma reforma e calcule a potencia necessária na parte elétrica que o estúdio for montado. Os materiais usados em isolação costumam pegar fogo fácil, não vale arriscar né?

Talvez seja interessante comprar um, ou uns, suporte para partitura (provavelmente não vão usar para partitura, mas pra ficar lembrando a letra nos ensaios é bom).

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


murilo_rr90

Taí! Já te deram uma resposta bem precisa.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/06
· votar


O mais complicado é o isolamento acústico mesmo.
Nada pior do que gastar uma nota preta pra depois constatar que o isolamento não isola.
Tem que estudar muito bem o que vai fazer, antes de fazer.

albertoellobo
Veterano
# jun/06
· votar


Rachmaninoff

Porra... acustica é tudo! Eu fui num estúdio gravar vinhetas pra uma rádio daqui do RJ na semana passada, e a a acústica do mesmo era horrível. Até os latidos do cachorro, lá fora no quintal, sairam como BG na gravação. Tive que cancelar o serviço. Ainda bem que o dono lá da parada entendeu e me devolveu a grana.

rbpaiva
Veterano
# jun/06
· votar


Existem empresas especializadas em isolamento acústico, mas não é um serviço muito barato não!
O ideal é fazer com profisionais mesmo. O cara tira nota fiscal e tem que dar garantia, aí sim!

vc gasta um pouco mais, mas depois não vai chorar por defeito ou deficiencia no isolamento!

Abraços,

rbpaiva

van halen 15
Veterano
# jul/09
· votar


po cara se tu for fazer pra ensaio so vai prescisar de uns 4 microfones , cabos de boa qualidade , e amplificadores , ou varias caixas de som e uma mesa , quanto ao isolamento use espuma que ajuda bastante , mas se for pra gravaçao vai prescisar de tudo que eu falei mais :placa de som ,computador e so . pela isolaçao do som esquentar muito a sala use ventilador que fica mais barato.

Gabriel_Pinguin
Veterano
# out/10
· votar


To com quaze o msm problema do mano ai em cima...
quero montar 1 equip pra minha banda ensaiar,agent jah
tem os amplis pra cada instrumento só precisava ver as caixas
de som para as vozes.

dai eu tava vendo tipo: 1 mesa behringer Xenyx 1202fx
3 microfones behringer XM8500
e as caixas q eu ñ sei ainda quais... alguem tem
alguma dica ai na faixa de R$500?

abç

Thiago Yoshiki
Veterano
# out/10
· votar


Gabriel_Pinguin

Fones de ouvido pra geral escutar os vocais.

Gabriel_Pinguin
Veterano
# out/10
· votar


Thiago Yoshiki

rsrsrsrsrs, até q ñ é má idéia mas prefiro ensaia do modo
classico msm cara.
Mas agora me pinto outra duvida, oq é melhor? caixas acusticas
ou esse monitor ativo q o manu ai em cima falo?

abç

Dob
Veterano
# out/10
· votar


Gostaria de saber se para ensaiar é realmente necessária uma mesa e se sim, ela pode ficar no mesmo ambiente que os equipamentos, ou seja, sem aquela salinha de som (acho que chamam de aquário)?

lbgarcia
Veterano
# out/10
· votar


Gabriel_Pinguin

Mas agora me pinto outra duvida, oq é melhor? caixas acusticas
ou esse monitor ativo q o manu ai em cima falo?


se você usar caixas acústicas passivas, vai precisar de um amplificador.
na minha sala de ensaio, uso caixas ativas. acho bem prático, pq é tudo numa coisa só.

Dob

Gostaria de saber se para ensaiar é realmente necessária uma mesa

dependendo do número de microfones, vc pode ligar direto na caixa ativa. geralmente elas tem entrada pra um microfone.

ela pode ficar no mesmo ambiente que os equipamentos?

pode sim. se vc não tem aspirações de usar seu estúdio pra ganhar dinheiro com ensaios e gravações, não vejo problema. eu tenho uma salinha q uso pra minha banda e a mesa fica no mesmo ambiente dos instrumentos.

Gabriel_Pinguin,Dob

tem umas fotos e a descrição dos equipamentos que uso na minha

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/239799/

valeu!!

Dob
Veterano
# out/10
· votar


Obrigado lbgarcia, vou perguntar mais uma coisa:
_ Em um estúdio de 2x4, quantas pessoas você acha que cabem?
- Você acha que cabe um batera e mais 4 pessoas (e equipamentos, óbvio - amplificadores, estante de mic etc.)?
ABRAÇOS

Iversonfr
Veterano
# out/10
· votar


Dob

Creio que caiba sussegado isso aí que voce quer.

Bom, vou dar minha opinião:
- Mesa behringer necessariamente com FX
- Microfones Superlux
- 2 caixas passivas 150 a 200w 3 vias com falante oversound ou snake.
- 1 potencia

Caixas passivas voce consegue algum técnico que construa por aí na sua cidade, uma potencia mais ou menos, tem de diversas marcas, ficará numa faixa de 1000 a 1200 reais uma simples... e as caixas creio que na faixa de 350 a 450 reais uma montada, baseando-se no valor que gastei nas minhas. abs!

Gabriel_Pinguin
Veterano
# out/10
· votar


lbgarcia meu querido,

vlw pela ajuda, mas era caixas acustica ativa q eu ia usar msm,
minha duvida era se esse monitor ativo era tão bom qto e se tinha
um custo/beneficio melhor... mas mto obrigado msm assim.

abç

Dob
Veterano
# out/10
· votar


lbgarcia,
você respondeu que a mesa pode estar no mesmo ambiente, vou complementar a pergunta, no mesmo ambiente para GRAVAR caseiramente, posso colocar tudo no mesmo ambiente.
Você grava com sua banda? Se, sim, também tudo no mesmo ambiente?
Obrigado

lbgarcia
Veterano
# out/10
· votar


Gabriel_Pinguin

acho q eu não respondi direito porque não entendi em que sentido vc quis dizer monitor ativo. Porque, tem aqueles monitores de referência, que o pessoal usa pra monitorar mixagem, gravação e tal, e q não serve pra ensaio. E tem o monitor no sentido de retorno pros músicos, pra uso ao vivo, ensaio e tal. É desse último que eu tenho e falei.

Dob

Você acha que cabe um batera e mais 4 pessoas (e equipamentos, óbvio - amplificadores, estante de mic etc.)?

Bom, eu acho que caber até cabe, e se ficar um pouco apertado, uma solução pode ser usar as caixas de voz suspensas, presas na parede com algum suporte apropriado.

para GRAVAR caseiramente

se você estiver tocando, não vejo mal algum. até porque, se a mesa for ficar em outro ambiente, você vai ter q entrar e sair toda hora caso queira conferir alguma coisa. com a mesa perto, fica mais fácil pra vc. eu pretendo, em breve, começar a gravar de forma caseira aqui também e não to pensando em mudar nada na estrutura do estúdio, como construir uma técnica ou coisa parecida.
Mas espera a resposta de alguém mais experiente. Em matéria de gravação, sou bem iniciante.

Abraços pra vocês.

Dob
Veterano
# out/10
· votar


lbgarcia,
para terminar, ví as fotos do seu HS, por acaso ficou muito bacana, gostaria de saber quais as medidas dele, largura x comprimento.
Mais uma vez, muito obrigado.

lbgarcia
Veterano
# out/10
· votar


Dob

cara, ele tem aproximadamente 7m x 3,5m x 2,3m. tudo bem aproximado. nao lembro certinho agora. qualquer coisa, pode perguntar mais. abraços

Dob
Veterano
# out/10
· votar


Alguém sabe alguma coisa sobre a troca de ar para estúdios, tendo em vista que o ambiente fica totalmente fechado, como é feita a troca de ar? Existe algum equipamento para isto?

lbgarcia
Veterano
# out/10
· votar


Dob

Ar condicionado do tipo split.

Dob
Veterano
# out/10
· votar


Do pouco que sei, o ar-condicionado tipo spit não faz troca de ar.
Já me disseram que é necessário outro tipo de equipamento, não sei qual.

Dob

Ar condicionado do tipo split.


Iversonfr
Veterano
# out/10
· votar


Dob

Trocar o ar seria um exaustor, não? Outra opção mais barata é um ventilador na porta virado pra dentro por algumas horas... hahahah abs!

Mukera
Veterano
# out/10
· votar


vou aproveitar o tópico e fazer algumas perguntas hehe

é jogo botar carpet no chão do estudio de ensaio ?
posso botar placas de madeira ou panos na parede para ajudar a abafar o som ?
qual é uma distância aceitável para se ter um quarto de ensaio que fica próxima a casa de um vizinho ?

não vou poder botar ar condicionado por enquatno então vou ter que ensaiar com janelas e portas fechadas que não isolam o som =/ e um ventilador pra tentar quebrar o galho

kiki
Moderador
# out/10
· votar


Mukera
pois é, nem sempre a gente consegue respostas, as vezes demora... só na guitarra mesmo é rapido.

vamos lá, vou tentar ajudar:

é jogo botar carpet no chão do estudio de ensaio ?
depende, o importante é o conjunto de todas as paredes, piso e teto.

e jogo pra que? qual sua questão?
tem duas coisas, uma é isolar, a outra é tratar. isolar é não deixar vazar som pra fora, nem entrar som de fora.
tratar é deixar o som bom pra quem ta tocando se ouvir.
tem topicos explicando isso.

posso botar placas de madeira ou panos na parede para ajudar a abafar o som ?
"abafar" no caso é isolar, né? tipo matar o som pra não vazar pra fora.
não adianta. o melhor é fechar portas e janelas, e vedar (com borracha, feltro, sei lá).

e depende da massa da parede. quanto mais sólida for a parede, mais isola. mas o mais importante são os vãos (portas e janelas).

qual é uma distância aceitável para se ter um quarto de ensaio que fica próxima a casa de um vizinho ?

depende mais das janelas e portas do que da distancia. a distancia reduz muito pouco o som.

é um problema grande se for geminado (colado, com a mesma parede dividindo) pois o som é transmitido pelo contato.

não vou poder botar ar condicionado por enquatno então vou ter que ensaiar com janelas e portas fechadas que não isolam o som =/ e um ventilador pra tentar quebrar o galho

voce pode fazer uns quadros que isolem a janela. tipo uma "tampa" de encaixar, com borda de borracha ou feltro. acho que alguem do forum ja fez isso, nao lembro.

tambem da pra fazer uns ajustes na porta, tipo botar feltro na borda pra reduzir as frestas.

Mukera
Veterano
# fev/11
· votar


Opa, valeu pela ajuda
tinha esquecido desse post e só vi a resposta agora

EvertonDh
Membro Novato
# dez/17
· votar


Existem empresas especializadas em isolamento acústico, mas não é um serviço muito barato não!
O ideal é fazer com profisionais mesmo. O cara tira nota fiscal e tem que dar garantia, aí sim!

vc gasta um pouco mais, mas depois não vai chorar por defeito ou deficiencia no isolamento!

Abraços,

rbpaiva

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o custo para montar um Estudio de Ensaio?