Iniciante precisa de ajuda!!!!!!!

    Autor Mensagem
    music_life
    Veterano
    # mai/06


    Pessoal, como eu já disse em alguns outros tópicos aki eu estou iniciando em home studio e estou com muitas duvidas ainda, quem puder me ajudar eu agradeço... mas a minha principal duvida agora é o seguinte, eu ainda toh comprando uma placa de som, acho que vou comprar uma audiophile 2456 ou audiophile usb, não sei ainda, mas vamos pegar como exemplo a 2456 que a maioria aki conhece... então, digamos que eu tenha uma 2456, ai pra mim gravar por exemplo violão e voz ao mesmo tempo, eu posso ligar direto na placa ou é necessariamente preciso ligar na mesa?
    outra dúvida, na hora de captar o som, digamos que eu use o sonar, ele vai separar os sons do mic e do violão em tracks diferentes no sonar ou ele vai gravar tudo em um só? e se separar, mesmo que eu use uma mesa ele vai separar? como eu ligo a placa na mesa? desculpe tantas perguntas, mas é que eu já gravava antes por brincadeira com o sonar mas com minha plaquinha on bord, agora estou tentando me profissionalizar um pouquinho e preciso saber como funciona...
    Me ajudem ai galera... Vlw...

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Vc precisa de uma mesa para dar uma pré-amplificada no sinal, a gravação fica bem melhor.

    No Sonar vc consegue gravar tudo separadamente...

    Se vc for gravar separado, tipo, grava primeiro só o violão e depois a voz é fácil... grava cada um em um track.

    Agora se vc for gravar os dois ao mesmo tempo mas quiser q saiam separados... tem q fazer uma gambiarrinha... rs Além de q, o microfone vai captar um pouco do violão.

    Pra ficar bom mesmo, vc precisaria de uma mesa, um bom microfone e monitores. Mesa compra da Behringer, microfone compra um XM8500 da Behringer. Monitores são mais caros, mas os da Behringer saem mais em conta.

    Se vc for usar somente 2 canais, acho que esta mesa da Behringer pode resolver seu problema:

    http://www.behringer.com/UB1002FX/index.cfm?lang=ENG

    Ela já possui efeitos na própria mesa. Caso vc não precise de efeitos, de uma olhada nessas:

    http://www.behringer.com/UB1002/index.cfm?lang=ENG

    É a mesma mesa, só que sem efeitos.

    http://www.behringer.com/UB1202/index.cfm?lang=ENG

    Essa tem 4 canais, sem efeitos.

    http://www.behringer.com/UB1202FX/index.cfm?lang=ENG

    Essa é a mesma, só que com efeitos.

    music_life
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mas como q faz essa gambiarrinha pra gravar ao mesmo tempo e sair em canais separados? eu tenho mesa e potencia já e queria talvez poder gravar os ensaios do meu grupo, é um grupo acústico portanto não vou usar mtos canais, mas eu queria saber se tem como fazer sair no sonar em canais separados... ajuda ae pessoal...

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Pra gravar "ao vivo" separado, a mesa deve possui direct outs, que são saídas de áudio independentes por canal. Sem isso, nada feito.

    Tem uma behringer UB2442 FX-PRO que estou comprando pro meu HomeStudio. Ela tem 10 canais e 8 direct outs. Com uma mesa dessa você grava em 8 canais simultâneos, mas tem que ter uma Placa de som Delta 1010LT da M-audio que possui entrada e saída pra 8 canais.

    Agora se vc quer gravar cada instrumento separadamente, ex.: primeiro grava o violão, depois baixo, depois percussão, depois vocal, vc só precisa gravar um track para cada instrumento no Sonar.

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Agora vc disse q queria gravar só violão e voz ao mesmo tempo... esse caso é diferente de gravar uma banda inteira... rs

    Pra gravar só a voz e o violão separados a Audiphile 2496 (que é a q vc quer comprar) ela tem 2 canais. Vc pode fazer a seguinte gambiarra:

    - Liga o mic no canal 1 da mesa.
    - Liga o violão no canal 2.

    - Vira o balanço do canal 1 pro L e do canal 2 pro R.
    - Na saída REC, utilize um cabo RCA stéreo e ligue na placa de áudio.
    - No sonar configure cana canal pra uma pista e pronto!

    Lembrando que o microfone vai captar um pouco o som do violão....

    music_life
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Ah tah blz... entendi o q dá pra fazer... é, na verdade eu sei que pra gravar ao vivo mais q dois canais eu precisaria de um mixer melhor e uma placa com mais canais disponiveis... mas por exemplo, no caso de eu comprar uma delta 1010 e uma mesa com direct outs disponiveis no sonar eu teria a opção pra configurar qual instrumento eu colocaria em qual canal?

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Funciona assim:

    A mesa q te falei tem 10 canais, sendo que desses 10, 8 possuem direct outs.
    Do canal 1 ao canal 8 da mesa, o q vc ligar nelas, vc vai poder enviar separadamente pra placa. Vc não configura qualinstrumento enviar, e sim, qual canal enviar pra uma determinada entrada, independente do q se tenha ligado nele.

    Exemplo: Canal 1 -> Mic
    Canal 2 -> Violão
    Canal 3 -> Guitarra
    Canal 4 -> Baixo
    Canal 5 -> Teclado
    Canal 6 -> Percussão
    Canais 7 e 8 -> Back Vocal

    Aí vc liga um cabo P10>RCA, sendo que a ponta P10 vc liga no direct out de cada canal da mesa e a ponta RCA na entrada da Placa de som.

    Pronto! No Sonar vc configura as entradas das placas em cada Track e grava tudo junto em canais separados simultaneamente.

    É mais ou menos isso :) - Num sei te dizer exatamente os passos pq ainda estou comprando meus equipos...

    Abraço,

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: X-Treme Music
    · votar


    Agora que grupo é o seu? Tem quais instrumentos? Componentes? O q vc pretende fazer?

    music_life
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Poh kra, valew, me esclareceu mta coisa aki... eu tenho um grupinho acustico, a gte toca em barzinhos e jantares aki... na maioria das vezes fazemos dois violões, as vezes um de 12, teclado, percussão e três vozes... a gte toca de tudo, desde pop rock até mpb... eu queria poder gravar nossos ensaios mas cada coisa em um canal separado pra gte poder escutar o que cada um fez entende... tipo, ver quem está errando e no que pra poder melhorar, fica bem mais fácil assim... poh, mas fiquei interessado nessa mesa e nessa placa, seria perfeito pra mim... vc tem uma base de mais ou menos qto eu vou gastar se eu comprar essa mesa e essa placa?

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Uma Behringer UB2442 FX-PRO custa entre R$1.500 a R$2.000,00
    E a Delta 1010LT custa uns R$1.000,00

    Você gasta de 2.500 a 3.000 reais.

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mas com uns 5000 reais vc compra a mesa + placa + uns 3 microfones XM8500 da Behringer e um Monitor de Áudio da Behringer (esquecio modelo). Aí vcs podem gravar até um Cdzinho por conta propria... rs

    music_life
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Poh, não é tão grande o investimento mesmo, mas agora eu não posso então talvez eu compre uma 2496 pra começar e aprender a mexer mais nos programas, mas vou pensar seriamente em logo fazer um investimento desses...
    Alguem ai sabe como funciona os plugins vst? dá pra tocar ao vivo com eles? tipo, tocar (ou cantar) e ouvir os efeitos ao vivo?

    Gabu
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    aproveitando o topico,
    qnt ta custando uma Audiophile 2496?

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ae x-treme blz? achei bem interessante seus posts.. dá um ajudada ai pra mim por favor.

    possuo uma Audigy ZS2 7.1 24bit, 1 mic Behringer XM8500, 1 Amp. Fender 25W Frontman.
    Gostaria de somente gravar voz e violão ou guitarra, nada de MIDI e outras coisas. Porem acho q estou precisando de uma mesa de som = essa UB1002 da Behringer, pois qdo gravo a voz ela fica "meio distante".
    Vc acha q com a mesa eu conseguiria um resultado melhor?

    obs: pra gravar a guitarra estou microfonando com este mic mesmo, eu sei q não é pra instrumentos ele, mas é o q eu tenho agora, tem como da uma melhorada na gravação ou outra maneira? ligando a guitarra direto e usando o guitarrig2?

    Obrigado

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Gabu
    2496 - Na faixa de 500,00

    busterchair
    Com certeza a mesa ajuda porque ela vai préamplificar o sinal.
    Mas vou te dizer uma coisa: Depois qdo vc tiver uma graninha
    vende a Audigy e compra pelo menos uma Audiophile 2496.
    Porque o sinal baixo e com uma qualidade ruim também é
    proveniente da placa de som.
    Com relação ao XM8500, pelo que vi aqui no fórum ele pode ser utilizado pra microfonar amplis sim, e fica bom, acho que o q tá faltando é a mesa pra dar uma "ajudinha", mas o mais importante é trocar a placa de som pq aí vai ficar com uma qualidade superior.

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Programas como o GuitarRig ajudam pra caramba também.
    Mas é isso aí, vc tem que ver a posição onde se coloca o mic. Tem que ser na borda do falante e não no centro dele.

    Abraço.

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    essas placas , a 2496, e a 192 não possuem plugues P2 pelo visto, então como gravar com elas? eu gravo na minha audigy pelo Mic In P2 né, p10/p2. agora como gravar com elas?

    X-Treme Music
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Elas utilizam plug RCA.

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    hm melhor ne, ai naum tem perde de sinal

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante precisa de ajuda!!!!!!!