O que são entradas balanceadas ou desbalanceadas?

    Autor Mensagem
    Darkk
    Veterano
    # mai/06


    Estava pesquisando a Audiophile USB, e ela tem 2 entradas "desbalanceadas". O que isto quer dizer? Será que é possível utilizar estas entradas como canais stereo?
    Valeu!

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    entrada desbalanceada é a que aceita plug P10, os "normais" de guitarra e baixo.

    Darkk
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    balanceada seria plug stereo, ou menores que p10?

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Darkk

    não, os plugs podem ser stéreos sendo p10 ou pwp, que é aquele mais usado em microfone, mesas com entradas balanceadas costumam vir também com mais duas entradas p10 para conexão de cabos de instrumento ou mics sem cabo balanceado.

    p10 = guitas, baixos
    pwp = mics

    mas também dá pra plugar guitas com pwp e mics com p10, sendo que o cabo pwp é mais usado para microfones, pois a voz sai melhor com esse tipo de cabo, que também elimina chiados.

    leotecasi
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    um microfone tem uma captacao muito baixa ...isso faria com q os cabos adicionassem muitoooo ruido jah q o som captador era muito fraco .....entaum pra evitar isso usa-se se o balanceamento!!!

    O balanceamento consite em usar uma segunda via de áudio no proprio cabo , mas com polaridade ('fase') invertida. OS circuitos - nas duas extremidades - são desenvolvidos de modo a preservar o som captado pelo microfone e elimar o ruido gerado pelo cabo!

    Instrumentos eletricos e eltronicos como o baixo eo teclado podem ser conectados diretamente "em linha" , por terem o sinal bem masi forte , naum presiam ser taum aplificados quanto os do microfne!


    OU SEJA CABOS BALANEADOS (XLR ou banana stereo e blah) DIMINUEM O RUIDO CONSIDERAVELMENTE!

    Darkk
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Darkk
    · votar


    Blz!
    Com essas informações, procurei na net e achei alguma coisa que pode ajudar a alguém mais que tenha essa mesma dúvida...

    http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/balanceamento_s inais.htm

    Valeu a força pessoal!

    leotecasi
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Darkk
    bommm,....bom site
    dah uma olhada em www.homestudio.com.br q lah tem artigos bons sobre isso e sobre tudo em geral de homestudios!

    tecon
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Olá, trabalho com uma mesa ciclotron 12c que tem em cada canal duas entradas para p10, só q uma de cada entrada e Line, pra q serve?

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    tecon

    qual o modelo dá mesa

    eu tenho uma ciclotron que tem 2 entradas de p-10 uma pra mic e outra line (teclado, cd, pedaleira de guitarra...)

    liliane.coimbra
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Esta entrada line desta mesa dotecon, seria uma entrada balanceada?

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Provavelmente não. Apesar disso, já vi um modelo Staner fuleiro aberto e vi que as entradas pra mic eram balanceadas, mesmo sendo P10, banana, 1/4", como vc conhecer...

    Nanilo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Entradas p10 também podem ser balanceadas.
    Mas aí você precisa comprar um cabo p10 balanceado (ou estéreo como alguns chamam por aí).
    Todo cabo XLR já é balanceado.

    E entrada de mic p10? Não se usa p10 pra entrada de mic (pelo menos em áudio profissional).

    Dá uma olhada direito. Pode ser que seja uma entrada de mic XLR, uma entrada de mic p10 e uma entrada insert p10. Acho mais provável.
    Se tiver como mandar o modelo da mesa eu posso dar uma olhada na net.

    Nanilo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Sobre o balanceamento, eu tinha explicado isso pro meu amigo esses dias, vou colar o texto que eu mandei pra ele. Tá meio mal escrito, mas é mais ou menos assim que a coisa funciona:

    O cabo balanceado, tem três fios condutores. Dois de sinal, um de terra.
    No sistema balanceado, um dos fios condutores vai carregar o sinal positivo e o outro vai carregar o mesmo sinal negativo. Aí quando chegar no aparelho, um dos sinais serão invertidos, e aí você tem dois sinais positivos ou dois sinais negativos. Como você lembra, sinais iguais somam, então você tem um aumento de som na hora que chega lá no equipamento.

    Mas o grande negócio do cabo é que qualquer ruído que entre no caminho do MICROFONE ATÉ O EQUIPAMENTO, ou seja, que entre no cabo por causa da corrente elétrica e alguns outros fatores, vai ser eliminado.

    O ruído vai entrar igual para dos dois fios de sinal (o positivo e o negativo), só que ele não vai ser invertido, pq a inversão aconteceu lá no microfone, então cê vai ter dois ruídos iguais, tipo, dois ruídos positivos.
    Na hora que chega no equipamento, um dos ruídos vai ser invertido, pq um dos fio inverte a polaridade.
    Como inverteu a polaridade, você vai ter um ruído positivo e outro ruído negativo, na hora que somar isso, já era.
    Sem ruído.

    Ou então, esse mesmo cabo, pode ser um cabo estéreo, que leva os dois sinais (L e R) de um equipamento para o outro. Só que ele não vai fazer o balanceamento, só vai ser estéreo.
    Ou é estéreo, ou é balanceado.

    Aqui é um cabo P10 balanceado:
    http://www.music-center.com.br/gif/conexoes1b.jpg
    Perceba que ele tem duas faixas pretas. São isolantes, para separar os sinais. Aí na cabebecinha dele tem o sinal positino, na parte um pouco mais abaixo tem o sinal negativo e a outra parte grandona é o terra.

    Aqui é um cabo P10 desbalanceado:
    http://www.musicware.com.br/santoangelo/p10ml.jpg
    Perceba que ele só tem uma faixa preta. Só isolante, que divide o sinal (já que esse cabo só envia um único sinal) do terra.

    O cabo XLR é igual o P10 balanceado, a diferença é que o sinal entra por cada um daqueles pinos. São 3 pinos. Um com o sinal positivo, outro com o sinal negativo e outro com o terra.
    http://www.music-center.com.br/gif/conexoes5.jpg

    Por isso na hora de comprar um cabo XLR - P10, veja sempre se o lado do P10 é balanceado, se não, não adiantou nada você ter comprado um cabo XLR já que na hora que chegar no P10 ele só comporta 1 sinal e o terra.

    Bom, acho que falei demais, mas espero que tenha dado pra entender a explicação. Tá meio tosca, mas qualquer coisa, perguntaí.

    The_loRD
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Claudio Natureza
    mas também dá pra plugar guitas com pwp e mics com p10, sendo que o cabo pwp é mais usado para microfones, pois a voz sai melhor com esse tipo de cabo, que também elimina chiados.


    Dá pra ligar guitarras, baixos, etc com esse cabo pwp?? como??

    Esse cabo pwp é aquele de 3 pinos de mic, certo?? Meu ex professor de guitarra sempre dizia q não dava pra ligar guitarra, baixo etc em cabo de 3 pinos pq ele teria q ter 3 pinos na entrada e na saída, e como o cabo de guitarra não tem 3 pinos na entrada então não ia ter vantagem nenhuma...

    Isso é o q ele falava, mas se vc souber como liga eu fico interessado em saber cara.

    abraço

    Nanilo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A saída da guitarra e baixo é desbalanceada, ligar com um cabo desses você só vai estar gastando um cabo balanceado a toa. Mas dá.
    Uma ponta vai ser XLR (ou pwp, como vocês chamam) e a outra p10, mas não adiantaria nada.
    E normalmente canal de entrada de instrumento é p10 (aí já entra uns lances de impedância e tal), então, acho que não existe motivo pra essa ligação.

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A explicação do Nanilo está bem completa, mas, só complementando:

    O cabo "balanceado" nada tem de "balanceado". O cicuitos envolvidos na troca de sinais e o sinal em si é que são balanceados. Para isso precisam de um cabo com 2 vias de sinal e uma de blindagem.

    Funciona mais ou menos da seguinte forma: O equipamento que envia o sinal envia duas cópias exatas dele, uma positiva, outra negativa.

    O equipamento que recebe o sinal o processa da seguinte forma: 1 - soma os sinais positivo e negativo.2 - o resultado é o ruído pois ele não teve inversão de fase.3 - o ruído então é subtraído do sinal original e o que sobra é o sinal limpo.

    Portanto o cabo "balanceado" não amplifica nada nem "faz a voz soar melhor" o aparelho que possui entrada balanceada é que faz um pré-processamento do sinal com intuito de eliminar ruídos.

    Assim, cabos que trabalham com baixos níveis de sinais, ou que têm grande extensão (+ de 3 metros) terão grande vantagem se forem balanceados.

    PORÉM, o pré-processamento do sinal só é perfeito em teoria. No mundo real o sinal enviado nunca é perfeitamente simétrico, o que causa uma leve distorção quando o circuito balanceador atua.

    Os conectores podem ser cannon(XLR) ou P10 "stereo"(XRS).

    A maioria dos circuitos de balanceamento são capazes de trabalhar também com sinais não balanceados, mas isso não é regra, leia o manual do equipamento.

    Um sinal balanceado pode ser ligado em uma entrada não balanceada sem problemas utilizando apenas a via de sinal positivo. Logicamente, não haverá redução de ruídos.

    Joaomadeira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    A saída da guitarra e baixo é desbalanceada, ligar com um cabo desses você só vai estar gastando um cabo balanceado a toa. Mas dá.
    Uma ponta vai ser XLR (ou pwp, como vocês chamam) e a outra p10, mas não adiantaria nada.
    E normalmente canal de entrada de instrumento é p10 (aí já entra uns lances de impedância e tal), então, acho que não existe motivo pra essa ligação.


    Não estará gastando cabo à toa se comprar um Direct Box (DI). Aí conecta-se a guitarra ou o baixo na DI por cabo P10-P10 desbalanceado mesmo, e da DI para a mesa de som por cabos balanceados XLR-P10 ou XLR-XLR (neste último caso, se a mesa tiver entrada XLR).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que são entradas balanceadas ou desbalanceadas?