stereo ou mono?

    Autor Mensagem
    GOATRIDER
    Veterano
    # abr/06


    ae galera vou começar a gravar umas musicas aqui com um amigo e queria saber: eu devo gravar cada faixa stereo ou mono?
    sao 2 guitarras, baixo, vocal, e batera. gravo tipo uma guitarra mono left, outra mono right, baixo mono left e vocal mono right algo assim? ou gravo tudo em stereo?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GOATRIDER
    grave em estereo de qualquer maneira. Se não me engano se vc gravar em MONO, pelo menos no Cubase, não dá pra mexer facilmente no PAN, o que será necessário quando trabalhando com 2 guitarras (dentre outras coisas).

    Outra coisa. Sobre esse negócio de PAN (o left/right), a minha dica é que vc ouça algum CD bem produzido em fones de ouvido e atente bem pra essa questão. De modo geral vc ouvirá baixo e vocal no centro, guitarras ou no centro ou uma pra cada lado sendo mais de uma. Batera vai do gosto da pessoa, e eu uso da seguinte forma: caixa e bumbo no centro, tons da esquerda pra direita (agudo pro grave, até o surdo), e pratos em estereo tmb.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    posso estar errado, mas no Sonar a unica diferença q existe em se gravar um track em mono ou em estereo é q alguns plugins rodam em mono e outros em estereo..

    de resto, o som não muda, e o panning funciona perfeitamente.
    só dá difereça é se vc gravar sinais diferentes nos canais esquerdo e direito no mesmo track, com 2 mics por exemplo.
    aí fica complicado, melhor fazer em tracks separados, obviamente...

    GOATRIDER
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    valeuzao pessoal! a minha placa tem entrada left e right se eu gravar com o sonar em mono vai sair so do lado que eu gravei? tipo se eu ligar a guitarra no left quando gravar vai sair so do lado esquerdo?

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    GOATRIDER

    a minha placa tem entrada left e right se eu gravar com o sonar em mono vai sair so do lado que eu gravei?

    nao.
    sai dos dois lados.
    o q determina em q lado sairá o track já gravado é o controle de PAN.

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    bom se vai gravar guitarra grave em mono, o efeito stereo voce pode fazer jogando uma guitarra prum lado e outra pro outro!! baixo mono, primeiro que nao sao instrumentos stereos ja começa por ai!! entao num grupo voce grava em mono!!

    mestreyohda
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    qual o correto para gravar 1 guitarra, baixo, voz, bateria?
    mono ou stereo ?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    mestreyohda
    guitarra, baixo e voz em mono. Bateria, se possível, em 8 canais e depois transforma em estéreo. Se não der, grave pelo menos em estereo pra dar um efeito mais legal.

    Esqueçam aquele negócio do PAN que eu havia dito no segundo post. Meu Cubase tava meio doido... num dia não funcionou, no outro funcionou. rs

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    como eu seleciono pra gravar mono ou stereo?
    obs
    tenho o cool edit

    brunocesar00
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Dexa eu ve se eu entendi...guitarra e baixo tem q ser gravado em mono?e qual canal eu escolho left ou right?? faz diferença??
    e os teclados.....eu pensei q tudo era stereo

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    nao faz diferença qual entrada da placa (left ou right) vc escolhe não
    contanto q grave em mono, e com o pan da mesa setado no 0.
    ;-)

    brunocesar00
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Michael Vlcek
    blz cara...nao sbia essa nao.....qual o problema de gravr em estereo?

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    nenhum.
    mas nao tem vantagem alguma para o mono, nesses casos
    ;-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a stereo ou mono?