TRATAMENTO acustico para gravacao de voz !! não é isolamento!

Autor Mensagem
leotecasi
Veterano
# abr/06


bom como jah postei aki estou fazendo o curso de homestudio e montando o meu , jah estaum encomendados os equipos q eu vou precisar e talz!!!
bom eu tava pensando em usar um condesador pra deixar uma "ambientacao" , um som bemmm mais legal , mas pra isso eu precisaria de uma acustica boa!
bom eu tenhu um quartinhu aki q posso usar mas to querendo saber o q eu posso usa pra revestir ele? tah querendo algo bemmm barato mesmo , pq a grana tah indo toda nos equipos....e tipo naum to nem um pouco preocupado em isolar . eu quero dar um "tratamento" som se eh q me ententem!
caixa de ovo , isopor , espuma , tudo isso adianta para TRATAMENTO do som?
obs: NAUM EH PARA ISOLAR!

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# abr/06
· votar


é pra isolar? se for nem rola barato.

leotecasi
Veterano
# abr/06
· votar


And the meek shall inherit the earth
=$ =$

nao eh pra isolar! eh pra tratar do som!

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# abr/06
· votar


leotecasi
ah, fala antes né ¬¬

leotecasi
Veterano
# abr/06
· votar


And the meek shall inherit the earth
tu eh mt babaca hein indie? huahyuahuahuuah

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/06
· votar


leotecasi
geralmente usa-se uma combinação de materiais aborvedores e refletores, só que o conhecimento pra usar isso não está ao alcance da maioria das pessoas. Não está ao meu alcance, com certeza. rs
Está com paciência e tempo pra ler? Isso aqui pode ajudar muito.

leotecasi
Veterano
# abr/06
· votar


Eder Muchiutti
vou dar uma lida sim ,mas o que eu queria saber eh se aquele material barato e ao alcance de todos como caixa de ovo e espuma jah dah uma melhorada ! tu sabe disso?

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/06
· votar


leotecasi
espuma de qualidade sim. Caixa de ovo eu nunca usaria.

leotecasi
Veterano
# abr/06
· votar


Eder Muchiutti
tipo eu naum tenhu dunheiro quase nenhum tah ligado? eu ia gravar aki sem nada....mas soh pra sl dar uma melhoradinha será que alguma coisa simples dava uma melhoradinha? naum algoooo mt fantastico mas tipo com materiais que naum gastasse mt dinheiro.....naum tem nada do tipo assim q eu possa ter em casa pra melhor um pokinhu que seja?

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/06
· votar


leotecasi
espuram pode ser barato. Tenta.

PagoderoSatanico
Veterano
# abr/06
· votar


Cara, eu aconselharia a todo mundo interessado em montar home studio que lesse os artigos desse site que o Eder Muchiutti citou. Eu vi um comentário lá uma vez que resume bem a história: alguém disse que todo material é acústico, o que interessa é saber no que ele afeta o som. Não existe um material mágico que "melhore" o som (e certamente se existisse não seria caixa de ovo). Vc precisa saber o que é que precisa. A sua sala tem uma ressonância em 500Hz que vc quer amenizar? Então o material a ser usado é um. Vc quer diminuir o tempo de reverberação? Então é outro material completamente diferente.

O foda é que se difundiu no Brasil essa maldita cultura da caixa de ovo, que neguinho usa com dois pressupostos absurdos: um é que esse material serve pra isolamento, sendo que o que isola é massa. Ou seja, pra isolar som com caixa de ovo, vc precisaria de uma quantidade ridícula de caixas.

O outro é que elas melhoram o som num sentido geral, o que não existe. Caixa de ovo funciona como absorvedor de uma faixa limitada de freqüências agudas, então se o objetivo não for esse (como muitas vezes não é), grudar caixa na parede não tem efeito nenhum, exceto no psicológico do dono do "estúdio". Sem falar que é feio pra caralho e tende a cheirar mal com o tempo. A própria espuma acústica, que é um produto sério e profissional, serve para o que ela serve: absorver numa determinada faixa de freqüência. Se o objetivo não for esse, vc pode acabar gastando uma fortuna com Sonex e não ouvir diferença alguma no som do seu estúdio.

has4
Veterano
# abr/06 · Editado por: has4
· votar


ops, tô nessa fase! O assunto tb me interessa. Já visitei o excelente 'audiolist' onde há muita matéria maravihosa que diferencia bem os dois assuntos, diversos entre si: TRATAMENTO ACÚSTICO e ISOLAMENTO ACÚSTICO. Diversos os assuntos pois, o primeiro lida diretamente com as freqüências, enquanto o segundo, lida diretamente com a barulheira (estas são minhas palavra de leigo, hein! bem chulas sobre a tal difereneça).

Vejo que o que o amigo pretende mesmo é que à partir de não estar preocupado com o 'barulho', por exemplo, de uma bateria que afetará o externo do estúdio (quem tá fora ouvirá e dane-se os vizinhos) , ele está antes de tudo preocupado apenas e mesmo é em TRATAR o 'quatinhu'.

Bom, pelo que li "caixa-de-ovos" = 'baratas' (insetos) e que o ideal mesmo são realmente as 'espumas', sejam 'sonex' da empresa alemã illbruck (caro demais, corra disso!), ou de outras fabricantes (preços mais acessíveis conforme as densidades D23 D...), mas nunca use a marca 'ovex' (ovo) rs.

Agora, 'baratinhu' (igual o substantivo 'quartinhu') não tem não, vais ter que gastar $$ mesmo, se quiser que funcione algo!

ENFIM, li e reli o assunto lá no audilist e outros... digitei e redigitei o assunto aqui, e ainda acho que não contribui 'porra nenhuma' PARA o colega, pq o assunto é 'complexo' e cheio de 'lero-lero', enfim, é para quem entende bem mesmo do assunto, ESPECIALISTA que vai lá no quartinho, vê o que vai estar dentro do quartinho, leva um medidor de freqüências, calcula e recalcula e diz o que precisará e deve ser feito para TRATAR a acústica do local e vc sai comprando e fazendo tudo que o kara falar... (isso é pra quem está buscando algo de verdade TRATADO), agora, como eu e possivelmente o amigo que não temos $ para pagar um ESPECIALISTA e comprar tudo o que ele disser que é preciso, o que entendi nos vários textos lidos e relidos é que a gente só deve se preocupar é em "NÃO MATAR O SOM DA SALA" (o que quer dizer: tirar muito grave e tirar muito agudo, e depois o que tiver gravado ficar uma merda!). Agora, pra quem não tá buscando muitas 'frescuras', como eu e acredito que tal qual o amigo do tópico, o negócio é 'TACAR ESPUMA NA PAREDE' e ver no que vai dar, se ficar ruim, vai tirando um pouco de espuma... é... o único jeito é esse mesmo, né?! Medidor eu não tenho e se tenho não entendo!

ENTÃO, eu busco também o mesmo que o colega aqui! Com uma diferença, eu quero também 'ISOLAR', mas lá, dizem os especialista que só com uma parede maciça (quanto mais dura e grossa, mais isolado o local do som de uma batera, p.e., que não perturbará os fdp dos vizinhos). O que eu quero aqui, com as minhas várias dúvidas, que também talvez ajude o respeitável dono deste tópico, é que respondam a seguinte pergunta:

HÁ COMO 'ISOLAR' USANDO MATERIAIS PARA 'TRATAMENTO', ou melhor, sem ter que fazer mais uma parede de alvenaria tipo 'BOX IN A BOX' no quartinho?

Hurtrix
Veterano
# abr/07
· votar


Nos meus parcos conhecimentos e pelas leituras que fiz, digo que não há orçamento pequeno para ISOLAR uma sala, nem mesmo usando materiais para tratamento como perguntou o colega has4. Na pior das hipóteses, como citou o nosso colega Pagodero, você precisaria colocar tanta caixa de ovo no seu quarto que não caberia mais nada nele... rsrsrs

Vamos partir do simples princípio da fisica de que o som precisa de um meio para se propagar, logo, mesmo que você encha sua sala de bass traps (tratamento), as frequencias baixas que estão se propagando pelo meio físico (paredes, piso), vão vazar se tudo o que você tem no seu quartinho são as velhas paredes construidas com tijolos e alvenaria.

ISOLAR é LACRAR e pra impedir que o som saia é preciso MASSA, como já foi dito 2.000.000.000.000 de vezes. Não é algo que se possa debater, a não ser que tenhamos aqui um físico com uma nova proposta revolucionária para conter a propagação sonora num pequeno espaço fisico.

Para ISOLAR, além do MATERIAL adequado, você vai precisar da técnica, que envolve "saber como construir" o isolamento com esse "material apropriado".

Pra se ter idéia da complexidade do tema, primeiro você deve definir o que vai gravar no studio, medir o nível em db do que se produz dentro do quarto, ir pra fora dele e medir nas seis posições (4 laterais, teto/laje e piso/laje) o nível de vazamento em db. Depois disso é que você começa a selecionar o tipo de material e a obra a ser realizada para conter a pressão sonora em cada uma das seis posições.

As técnicas envolvem a construção de paredes duplas, triplas e não é só colar uma na outra (lembre que o som se propaga no meio fisico também = vibrações).

Para quem quer fazer realmente um bom ISOLAMENTO, é necessário, conhecimento, planejamento e grana.

Sugiro uma cuidadosa lida nos links da Audiolist enviados pelo Eder.

Se o assunto é TRATAMENTO, existem milhares de sites na Internet com projetos DIY. Basta googlear por DIY + ACOUSTIC TREATMENT ou DIY + ACOUSTIC PANEL.

http://www.johnlsayers.com/phpBB2/viewtopic.php?t=7814
http://www.johnlsayers.com/phpBB2/viewforum.php?f=3&sid=62f746853d0e0c d54af4cca8d1d06d04
http://www.tweakheadz.com/acoustic_room_treatment.htm
http://www.geocities.com/jonrisch/a.htm
http://www.ethanwiner.com/acoustics.html
http://www.ethanwiner.com/basstrap.html
http://www.cloneensemble.com/basstraps.htm
http://www.ecoustics.com/Home/Accessories/Acoustic_Room_Treatments/Aco ustic_Room_Treatment_Articles/
http://www.realtraps.com/articles.htm
http://www.diynetwork.com/diy/shows_dhtr/episode/0,2046,DIY_19141_4246 6,00.html

Artigo interessante sobre como construir um "Vocal Booth"...

http://www.soundonsound.com/sos/mar06/articles/studiosos.htm

Quem quiser importar... rsrsrs

http://www.readyacoustics.com/index.php?go=products.chameleon-acoustic -frame

w.lopes
Veterano
# abr/07
· votar


Hurtrix
blz cara? me ajudou muito suas ideias! eu estou montando meu homestudio e estou comesando a fazer a sala acustica! só não sei se vou precisar de isolar muito , pq onde eu moro ja é um lugar isolado! rs !
é q não tenho vizinhos perto. entende? então queria uma ideia sua de tratamento! o carpete e algumas espumas resouvem? enquanto ao isolamento , se eu stiver errado me da um toque! vlw ! um abraço e aguardo respostas!!!

Hurtrix
Veterano
# abr/07
· votar


w.lopes,

Bem vindo!

Cara, começa dizendo o que você pretende gravar, quais as dimensões da sala (LxCxA), se vai ter divisão de técnica e aquário ou vai ser um "puxadinho" com tudo dentro, se tem monitores de referência e quais são, ár condicionado split ou janeleiro...

De antemão, há de se analisar outro aspecto sobre seu home: segurança. Você disse que mora num lugar isolado. Isso significa que é um lugar perigoso? Em caso positivo, pense se está disposto a correr o risco de chamar muita atenção. Pense nos equipamentos caros, que custaram seu suado dinheirinho... Se tudo isso importar, considere também fazer o isolamento.

Quanto ao tratamento, como o Eder e o Pagodero, tratamento não é só ir sapecando SONEX em tudo que é parede. Além de gastar muito, você não vai saber se atingiu o objetivo porque, simplesmente, não foram definidos os objetivos!

Veja, cada sala tem um nível de ressonância de acordo com suas dimensões e material existente em cada um dos seus 6 lados (paredes, teto e piso). Você primeiro tem que medir ou calcular o nível de ressonância/reverberação que quer amenizar para então decidir pelo carpete, espuma nas paredes, basstraps nos cantos, paredes falsas (compensado com material absorvente em cima).

Para medir com precisão, você precisa de monitores flat para emitir os ruídos de calibração (pink noises), um microfone de referencia (Behringer ECM8000), um analisador de espectro e muita paciência pra ficar girando na sala. Em ambientes menores, usualmente se utilizam cálculos matemáticos que dão uma idéia sobre as "tendências de uma frequencia" numa sala, conforme o material nela aplicado.

Na página da A&T (www.musitec.com.br/downloads) existe uma planilha feita pelo MESTRE Solon, chamada MODOS 6.0 que vai te gerar um mapa dessas ressonâncias. Com base nela você pode iniciar um pequeno projeto de tratamento acustico.

Bem, aguardo suas respostas para continuar te ajudar.

w.lopes
Veterano
# abr/07
· votar


blz! as medidas são: 2,54 , 2,40 e a altura 2,60! o lugar não é perigoso não! então acho q não vou me importar muito com o tratamento , até pq não estou podendo gastar muito pois o dindim ta indo tudo em equipamento! e eu pretendo gravar só batera e voz na sala! o q vc acha q devo fazer? vlw pela atenção mano! no aguardo!!!

w.lopes
Veterano
# abr/07
· votar


á! minha referencia é o samson resolv 40a! enquanto ao ar ainda não sei!!!! vlw

w.lopes
Veterano
# mai/07
· votar


Hurtrix
o q vc acha???

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jul/07
· votar


foi mal ressucitar o tópico, mas talvez alguém possa me ajudar...

a questão é o seguinte, ninguém (nem os vizinhos) estão aguentando mais o "barulho" que eu faço o dia inteiro! tem um quartinho no fundo de casa, e até meu pai já deu idéia de eu estudar música pra lá..

---------------------------

o que seria melhor eu colocar nesse quartinho para dar uma "abafada"* no som?!

*meu objetivo é não incomodar mais os outros e eu me sentir mais a vontade pra cantar e tocar na altura necessária! =P uhahua
valew, abraço!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# ago/07
· votar


ME AJUDEM!!

*meu objetivo é não incomodar mais os outros e eu me sentir mais a vontade pra cantar e tocar na altura necessária!


só completando..
acho que se precisar de uns 100, 200 conto até da pra gastar com isso!
Obrigado

Probe
Veterano
# ago/07
· votar


100, 200 reais?

Bem, materiais DENSOS são os mais indicados pra isolar o som, i.e. blocos de concreto, lã de vidro... Mas, como esses materiais são caros e exigem alguém especializado para a instalação, pode-se optar por outros materiais pesados, como uma cortina, tapetes... Também seria legal que as paredes não fossem paralelas pra evitar a propagação do som...

Agora, se você for encher o quarto de cortina e tapete, não esqueçe de levar uma essência de erva doce, porque o teu quartinho vai virar uma sauna...

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Pessoal, to com um problema.

To precisando dar uma matada no quarto e, principalmente, anular o ruído que o computador faz. Não posso simplesmente tampá-lo, senão ele ferve. Pensei em colocar uma cortina separando dois lados pra colocar o microfone, além de umas espumas perfiladas (casca de ovo) em 3 lados.

Minha dúvida é, ou são, há alguma manha pra diminuir o vazamento do computador no mic (condensador)? E colocar as espumas na parede atrás das caixas de som é melhor ou pior pra definir mais o som do que na frente (atrás de quem ouve)?

Abraço.

Joao_black
Veterano
# ago/07
· votar


Olá pessoal!
É importante lembrar que, quando se fala em isolamento acustico, estamos nos referindo tanto do vazamento do som do meio interno para o externo (incomodo a vizinhos) como também do meio externo para o interno. Digo isso porque nosso colega (w.lopes) falou que não tem vizinho por perto, portanto, não precisava isolar muito. Mas é bom verificar as possiveis fontes externas de ruido.

Joao

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Boa tarde, povo.
Aqui em casa não tenho muito problema com vizinhos, posso fazer bastante barulho. Porém, o cômodo onde costumo tocar não tem tratamento nenhum. Tem apenas um sofá, um gaveteiro de madeira, e duas prateleiras. No chão é piso frio, nas paredes é piso frio até 1,4m depois alvenaria normal só com pintura. Joguei um tapete pesado que pega boa parte da sala.
Apesar de alta, a sala é grande e não exatamente quadrada, a acústica não é horrível, mas é bem ruim primeiro pela falta de coisas aleatórias na sala, depois pela quantidade de piso frio que tem no lugar.

No futuro pretendo fazer um espaço menor com drywall pra ficar mais fácil de gravar minhas paradas e ficar mais fácil de tratar tudo com espuma, enfim, fazer tudo bonitinho. Mas no momento não dá. Pensei em fazer um "quebra galho": usar um pouco dessa tonelada de caixas de papelão que descartam aqui na minha empresa e espalhar um pouco de papelão pelas paredes, o que acham? O material das caixinhas de ovo é basicamente papelão também, acho que daria mais ou menos o mesmo efeito. Será que dá pelo menos uma melhorada?
Outra idéia que tive é jogar um lençol por cima do amp na hora de microfonar ele pra gravar, vcs acham que vai ajudar? Pretendo fazer o teste do lençol ainda essa semana.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Mais um adendo:
Vizinho a esta sala que estou usando tem um quarto menor, da mesma altura, porém é tudo de alvenaria, as paredes todas, teto e chão. A acústica lá é simplesmente terrível. É agudo pra todo lado, som embolado, todos ficando surdo sem entender nada do que está acontecendo. O bom do quartinho é que ele é tão isolado de todo o resto que dá pra tocar alto inclusive depois das 22h, e o tamanho não é nem grande demais pra ser mais caro e difícil de tratar, nem pequeno demais pra não caber nada, na verdade cabe tudo o que eu preciso lá dentro, umas 5 pessoas com bateria, computador, amps, mics, etc... Será que vira eu "migrar" pra esse quartinho, já então com papelão das caixas de papelão nas paredes e o tapete no chão (que vai pegar praticamente o quarto todo) ? Será que fica melhor? Porque sem tratamento nenhum, este quarto é simplesmente inviável de se tocar ou gravar.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Só cuidado... Isolamento é uma coisa, tratamento é outra... Isolamento, é com massa que se resolve, não tem jeito, tratamento com espuma já dá pra começar, mas claro que os "pinos" dependem de que frequência tu quer mandar.

Caixa de ovo adianta para armazenar fetos de aves. Na parede ele dá uma leve melhorada com reflexões, matar alguma coisa de agudos, além de ser absurdamente anti-higiênico.

Se o papelão é disponível, vale a tentativa, mesmo que não dê em nada. Acho que uma ideia legal seria usar ele transversalmente...

Assim http://www.pecpac.co.uk/uploads/media/42/172.jpg
Poderia cortar blocos (sugiro uso de serra tico-tico) aleatórios e empilhar. Qualquer coisa que transpasse as folhas já iria dar firmeza pra segurar...

Ou algo assim, mas com tiras em espiral http://cdn.homedit.com/wp-content/uploads/2015/06/Cardboard-store-LA-w all-unit.jpg

Todo modo, caímos de novo na parte higiênica... Papel é coisa que insetos em geral adoram! Quando ver, tem ninho de gambá na tua sala...

Faça primeiro uma parede ou duas, e teste. Normalmente isso já resolve. E opte por fazer as que está atrás de ti...

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


Como eu disse, não tenho problemas com vizinhos, não preciso isolar.
Vou tentar o papelão, vamos ver no que dá. Vc acha que vai juntar bicho nesses espacinhos minúsculos do papelão? Normalmente a caixa de ovo dá problema pq os bichos ficam tipo entre ela e a parede, que tem um espaço razoável, acho que no meio do papelão não cabe nada... ou estou sendo ingênuo?

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Se tu me explicar como que um besouro de 1" entrou no meu computador eu tento responder tua pergunta... rsrs

Brincadeiras a parte, o papelão é oco, sempre tem uma frestinha... Barata e traça são relativamente pequenos, se expremem em cada frestinha. Fungos então, são o vento que trás...
Não digo não faça, mas é algo que vai dar manutenção. Como o custo de material é zero, acho que pode virar um bom passatempo pro domingo a tarde. rsrs

francisco2004
Veterano
# jul/17
· votar


No aliexpress tem várias marcas desses "isoladores" para microfone condensador:
https://pt.aliexpress.com/item/Neewer-Lightweight-and-Portable-Isolati on-Microphone-Shield-with-Gooseneck-Can-be-Used-on-Vocals-Drums-Guitar /32788650445.html

Não sei por que é tão caro, mas acredito que faça um efeito bacana de isolamento da voz. Posicionar o microfone próximo (e na mesma altura) de um sofá deve surtir um efeito parecido, tem que testar. Só tem que cantar sentado no chão, talvez...

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


francisco2004
Já gravei vocal dentro do guarda roupa e em baixo de edredom pesado, funciona bem. O problema é quando vai microfonar o amp da guita, fica mais complicado. Fora que mesmo quando eu for tocar normal, sem pensar em gravação, não dá pra abrir o volume além da metade que zoa tudo o som por causa da acústica (100w valvulado 2x12). Esse negócio aí que vc postou é tipo pra quando vc grava vocal com condensador, com o intuito de não perder a ambiência mas ainda assim não pegar as reflexões do lado oposto da voz. Essas soluções baratas (gratuitas) que eu citei funcionam bem, mas a gravação fica sem ambiência nenhuma.

Se tu me explicar como que um besouro de 1" entrou no meu computador eu tento responder tua pergunta... rsrs

Rapaz, quando eu era pequeno tinha um gameboy com um inseto bem pequenininho dentro da tela. Não faz sentido ele ter chegado lá, e não veio "de fábrica". Eis o mistério da fé. kkkk

Acho que fungo não vai dar aqui porque eu sempre deixo desumidificador, sílica, etc... já barata e, principalmente, traças, pode dar problema mesmo. Bom, hoje vou começar o experimento, vou levar embora as primeiras caixas de papelão, veremos no que vai dar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TRATAMENTO acustico para gravacao de voz !! não é isolamento!