Wave Hammer - Sound Forge

    Autor Mensagem
    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06


    Olá, pessoal.

    Alguém aqui pode passar sua experiência com essa interessante ferramenta para masterização do SF?

    Fiz algumas experiências e gostei do resultado, principalmente usando o preset "default" selecionando a opção "Auto Gain Compensate".

    O meu receio é de comprimir demais a música, e gostaria de saber da experiência de vocês.

    Um abraço!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu uso bastante pra masterização, mas não sempre.
    Geralmente eu não uso a configuração default.
    Sempre mexo nos parâmetros, principalmente no ratio.

    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rachmaninoff
    Certo, é a "taxa" de compressão.
    Você tem usado em que taxa? 1,5, 2,5...?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    João_Luiz
    pra que exatamente? Depende muito da música, do estilo. Isso vai muito do seu gosto pessoal. Quanto mais chapada vc quiser que a música fique, maior deverá ser a taxa de compressão.
    Tente usar o plug-in PSP Vintage Warmer como compressor da master. Acho animal.

    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Obrigado pela dica. Vou tentar achá-lo e experimentar.

    Na verdade são músicas de Rock Instrumental.

    Ao gravar as pistas no Sonar e equilibrá-las, sinto que o volume global fica abaixo do permitido.

    No início comecei a fazer a normalização padrão do SF, mas achei que o som ficava chapado; já com uso do Wave Hammer isso não ocorreu e o resultado ficou mais natural.

    Outra questão é como equalizar: a minha tendência é equalizar já na masterização o conjunto todo, mas sei que se deve manter o mais FLAT possível e deixa a equalização ao gosto de quem escuta... O que você acha?

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    cara, pegue o pacote da waves, utilize o compressor deles, equalização é a melhor até agora pra mim e use o PAZ analyzer pra ver as frequencias

    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: João_Luiz
    · votar


    editei...

    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Jabijirous
    Consegui achar o site da Waves.
    Vou dar uma olhada.
    Obrigado pelas dicas!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    João_Luiz
    cuidado com isso de deixar pra equalizar na master. Tente deixar o som mais próximo do ideal na própria mix e mexa só o suficiente na master.
    No pacote da Waves há plug-ins extremamente úteis pro que vc quer. O L2 é um deles. SE NECESSÁRIO, equalize usando o Q10 pra fazer ajustes bem finos. Outra idéia ótima pra deixar o som "maior" é um compressor multi-banda, onde vc vai comprimir apenas alguns alcances de freq. específicos. Um Harmonic Exciter e um Stereo Imager podem ajudar também.
    Nada disso que eu falei é obrigatório, ok?! Pode ser que vc chegue no final da mix a apenas precise maximizar na master.

    Abraços.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    João_Luiz
    Você tem usado em que taxa? 1,5, 2,5...?

    Como o Eder Muchiutti falou, depende do audio.

    Esse é o PSP Vintage Warmer?
    http://www.pspaudioware.com/plugins/vintage.html

    E que "pacote da Waves" é esse?

    João_Luiz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Rachmaninoff
    Ok, gostei das dicas.
    O ideal da equalização é escutar por monitores ativos - mas não os tenho, porém uso um sistema de som de qualidade razoável que me permite algum parâmetro crítico (até mesmo por comparação por músicas gravadas em CDs).
    Existe um padrão para equalizar uma música, baseada na análise do espectro??

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    pá de ouro pra mim!! \o/

    se uma trilha de bateria tiver clipando, eu posso usar o wave hammer,e o preset Drum??

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up up up up

    zélo cardoso
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    trashit hc, com minha pouca experiencia eu as vezes uso o Wave Hammer para começar a pre-masterização (mas existem outras ferramentas melhores para isso, claro que mais complexas de usar), mas já vi trabalhos pre-masterizados somente com ele, e ficaram bons, mas depende da Compressão e Equalização na Mixagem, um amigo usa o Wave Hammer assim: Desabilita o Compressor e vai aumentando o Maximizer até o ponto desejado, tente aí!
    Te aconselho, por exemplo num track de Batera clipando usar um Limiter (L2)na última estancia de inserts, coloque ele em -0,5 que não vai passar disso! Experimente !!!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    grande zélo cardoso.

    um amigo usa o Wave Hammer assim: Desabilita o Compressor e vai aumentando o Maximizer até o ponto desejado, tente aí!
    vou tentar pra ver.

    Te aconselho, por exemplo num track de Batera clipando usar um Limiter (L2)na última estancia de inserts, coloque ele em -0,5 que não vai passar disso! Experimente !!!
    posso usar o cakewalk FX limiter??

    abç.

    zélo cardoso
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc, não posso te afirmar 100% que sim pois eu não uso esse plugin, mas se é um "limitador de picos", com certeza!
    Um abraço, Zélo Cardoso

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    zélo cardoso

    quer dizer que se eu usar um limiter, não vai alterar nada no som original da trilha de bateria?

    na última estancia de inserts,
    eu não entendi direito essa parte.

    abç.

    zélo cardoso
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc, eu não uso o Sonar, mas acrdito que tem como em outros programas vários "slots" em cada trilha para voce colocar VSTs (Eq,Compressores, etc e tal) e o legal é voce usar o Limiter no último slot (estãncia) do track!
    Eu uso e não ouço diferença no som original da Batera!
    Zélo Cardoso

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    zélo cardoso

    muito obrigado pelas dicas!!!!

    vc sempre me ajudando!!

    abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wave Hammer - Sound Forge