..:: Melhores Programas para Gravação/Edição/Mixagem/Masterização ::..

Autor Mensagem
José Mário Zanini
Veterano
# mar/06


Aê Galega, a intenção é relacionar os melhores programas utilizados em Home-Studios Digitais colocando sua função, detalhes, pós e contras enfim, criar um ponto de referência para aqueles que precisam de um programa para uma tarefa expecífica e que não sabem por onde começar!!!

Segue um modelo pra ficar mais fácil:

Nome.:
Categoria.: (Ex. Gravador Multipista, Sequenciador, etc)
Função.: (Ex. Grava, edita, mixa, põe efeitos, etc)
Facilidade de Uso.: (nota de 1 à 10)
Pós.:
Contra.:
Nota Geral.: (nota de 1 à 10)

Vamos ajudar galera!!! Eu preciso e mto gente com certeza tb precisa!!!
Um abraço a todos!!!

José Mário Zanini
Veterano
# mar/06 · Editado por: José Mário Zanini
· votar


Bom aí vai mim colaboração, vou falar do q eu jah usei!!!

Nome.: Cool Edit Pro
Categoria.: Gravador Multipista, Editor, faz de tudo um pouco.
Função.: Grava, edita, mixa, adiciona efeitos, normaliza, etc.
Facilidade de Uso.: 8 (Fácil)
Pós.: Facilidade de Uso, aceita plug-ins do Soud Forge.
Contra.: Ñ achei.
Nota Geral.: O Progama é 10!


Usem esse modelo!

Nome.:
Categoria.:
Função.:
Facilidade de Uso.:
Pós.:
Contra.:
Nota Geral.:

Flw!!!

2R-Rafael
Veterano
# mar/06
· votar


boa ideia essa, eu como não conheço muitos programas ainda, prefiro não opnar :}

hehe

comentei pra da um up e o pessoal fala ai dos prgramas

JR_Guitar
Veterano
# mar/06
· votar


d+ esse topico

José Mário Zanini

tb axo q o cool edit eh d+, e facil de usar, pena q eh em ingles, mesmo em ingles nao tem problema nenhum

Jabijirous
Veterano
# mar/06
· votar


sinceramente???

isso é igual a mulher, tu vai sempre pegando até achar a perfeita

pega o sonar, cubase, cool edit, adobe audition, entre outros, e testa, ai tu ver qual que tu vai usar pro resto da tua vida

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Jabijirous
sem contar que é muuuito relativo.
Aí vai minha contribuição

Nome.: Cubase SX3
Categoria.: Gravador Multi-pista (audio e MIDI) / mixer / master (pouco)
Função.: grava e edita audio e MIDI, adiciona efeitos via plug-ins VST e DX.
Facilidade de Uso.: 8 - como todos, é só se acostumar
Pós.: extremamente profissional, permite fazer praticamente tudo com audio e MIDI, além do suporte a VST (que o Cool Edit não tem) e aplicação dos efeitos em tempo real
Contra.: pra quem não sabe nada, é um pouco difícil de se mexer
Nota Geral.: 10 - atende à todas as minhas necessidades e sobra.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Nome: Sony Sound Forge (a Sony comprou a Sonic Foundry, que criou o Sound Forge, e a partir daí a Sony começou a fazer merda e fuder os programas da Sonic Foundry).

Categoria: editor de áudio.

Função: equalização e masterização de áudio, inclusive de áudio de filmes; conversão entre formatos (mp3 para wav, por exemplo); extração de áudio de filmes.

Facilidade de uso: extremamente simples. Basicamente trabalha com seleção de trechos e aplicação de efeitos, no trecho selecionado ou no todo. É como mudar a fonte de 'Arial' pra 'Times New Roman' em uma frase no Word.

Prós: quantidade grande de efeitos (fazem praticamente de tudo), que são personalizáveis e expansíveis através de plugins, inclusive de outros fabricantes. É possível produzir um mp3 de todos os tipos possíveis e imagináveis: qualquer bitrate, sendo fixo ou variável, e com um encoding mais preciso ou não.

Contras: é pago, e muito caro. As novas versões (da 8.0 em diante) são absurdamente pesadas, porque trabalham em cima da plataforma .NET e da engine do SQL Server. A melhor versão foi a 7.0, e acho que continuará sendo.

Nota geral: dou um 9,0. Não leva 10 porque exige que, além de pagar pelo programa, se pague por alguns plugins, como o exportador de mp3 e de video MPEG.

Andre666
Veterano
# mar/06
· votar


eu acho que ajudava se quem postasse colocasse quantos mb tem a versao full de cada programa

Jabijirous
Veterano
# mar/06
· votar


nao tem nada de relativo

sonar e cubase fazem a mesma merda pra midi e audio, o q mudaé a aparencia e o nome, e como eu disse la em cima, é igual a mulher, o q diferencia é a aparencia, pois ambas tem peito bunda e xota!! e fazem a mesma coisa, fode!! cubase e sonar fazem a mesma coisa!!! nao tem nada de relativo nao!!

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Jabijirous
aí q vc se engana meu amigo. Apesar da função ser a mesma, os logartimos usados nos programas são diferentes e o suporte nativo a VSTs do Cubase contribui para uma melhor performance em relação ao Sonar em relação a esse tipo de plug-in. Parece loucura, mas com a programação diferente até mesmo a sonoridade entre programas muda (eu não percebi isso, mas há pessoas que alegam ser verdade).
Quando eu disse que é muito relativo, estava me referindo à utilização da palavra MELHOR ao se tratar de programas de tão alto nível. É relativo porque de modo geral o que mais conta é o gosto pessoal. É como monitor. Um conhecido diz preferir os Behringer Truth 2031A aos KRK V8, que custam 3 vezes mais.
Entendeu o que quis dizer? Desculpe-me se me expressei mal.

Continuem postando galera. A idéia do tópico é legal.

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Mais uma contribuição:


Nome.: Reason 3.0
Categoria.: Sequenciador MIDI
Função.: Criar loops, editar e gravar MIDI, sampler e sintetizador virtual. Ótimo para orquestrações e música eletrônica.
Facilidade de Uso.: 9. Bem intuitivo e trabalha com sistema de ligações internas como se fossem equipamentos reais. Muito legal
Pós.: Sintetizadores de boa qualidade e samplers, bem como os efeitos
Contras.: não é expansível com plug-ins (VST, DX, etc). Você é obrigado a usar os do próprio programa, que não são ruins, mas pouco flexíveis. Falta controle do tempo da música (Tempo Track).
Nota Geral.: 8. Pro que se propôe a fazer é excelente, exceto por esses contras, que na minha opinião são bem significativos.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Eder Muchiutti
Apesar da função ser a mesma, os logartimos usados nos programas são diferentes


Pelo amor de deus e satanás, não diga uma barbaridade dessas !!!

Logaritmo é uma operação matemática, inversa à exponenciação.
Algoritmo é uma seqüência de processos, como uma rotina de computador.

Nossa, quase tive um ataque cardíaco agora.

Michel Top
Veterano
# mar/06
· votar


GUITAR RIG 2.... SIMULADOR DE AMPS DE GUITARRA..... QUALIDADE ABSURDA E FACIL DE USAR...... VLW

Sparkle
Veterano
# mar/06
· votar


Nome.: Goldwave
Categoria.: Gravador, equalização, masterização, conversão, etc...
Função.: Grava, Mixa, Edita, coloca efeitos, converte, etc...
Facilidade de Uso.: 10
Pós.: Tudo
Contra.: Nada
Nota Geral.: 10

Jabijirous
Veterano
# mar/06
· votar


aheuaieuh cara, esse lançe de o som ficar melhor ou pior, pra mim isso é psicologico!! eu nao senti diferença nenhuma no sonar e no cubase, o som é mesmo!! o q vai mudar o som é tua placa de som!!! se tu tiver uma m-audio e usar nos dois o som vai ser o mesmo!! eu ainda acho isso psicologico :P como voce disse, voce nem percebeu, e eu tb nao!! :P

eu so fico no cubase pq o sonar 5 ta cheio de bug com instrumento virtuais!!

eu digo e repito, isso é igual a mulher :P toda mulher tem xota, peito, bunda e fode :P

2R-Rafael
Veterano
# mar/06
· votar


alguém sabe me dizer quantos megas tem o sonar???


ele é o mesmo que o cakewalk???

Jabijirous
Veterano
# mar/06
· votar


o sonar 5 tem 2 gigas eu acho!!

João_Luiz
Veterano
# mar/06
· votar


2R-Rafael
Compactado tem 2,36G.

2R-Rafael
Veterano
# mar/06
· votar


ahhh

e eu axando que tinha uns 100 megas...aiuhauha

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
uhauhauha... escrevi na empolgação e errei a palavra. Isso que dá estudar logaritmo demais. É algoritmo sim, foi mal (estudo mais matemática que programação.. rs)

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti
Isso que dá estudar logaritmo demais. É algoritmo sim, foi mal (estudo mais matemática que programação.. rs)

Estuda matemática e programação?
E sabe o que é um logaritmo?

Então considere-se perdoado :)

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
já estudei programação há algum tempo e atualmente só a matemática mesmo. rs

Jabijirous
Veterano
# mar/06
· votar


mas ae tu baixa o sonar 5 na hora instalar tu tira aquele bando de instrumento virtual ruim dele ai ele fica pequeno, tipo 400 megas

jOe_RaMoNe
Veterano
# mar/06 · Editado por: jOe_RaMoNe
· votar


O que me dizem do Sound Forge 6.0?
É oque eu uso,
uso ele pra tudo, gravação, masterização principalmente, uso também pra mixagem, converção de tipo de arquivos, axo ele muito bom.


Nome.: Sonic Foundry, Sound Forge 6.0

Categoria.: Masterização, mas existem junto com ele várias ferramentas para adição de efeitos, mixagem, normalização, gravação de cd's...

Função.: Muito bom principalmente no quesito masterização

Facilidade de Uso.: 8

Pós.: É uma mão na roda quando se quer "mexer" em qualquer arquivo de áudio, o preview dele que tem em todos os plug-ins facilita muito o seu uso, suporta arquivos de ate 64 bits e 194000 mhz, axo que é isso.

Contra.: Quando você instala o programa mesmo na versão full você só pode salver 20 vezes em mp3, mas é so reinstala o programa q vc tem de volta esses "créditos". Principalmente no começo é um tanto complicado de se usar, mas com o tempo voce pega o geito e quando você ve tu ja sabendo usa a maioria dos plug-ins. É isso, não axo que ele tenha muitas "más qualidades".

Nota Geral.: 9.5




Se não desvirtuarem o tópico, STICK!

ZeeG
Veterano
# mar/06
· votar


Pro tools > aLL

has4
Veterano
# abr/06
· votar


opa.... isso aeee

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


jOe_RaMoNe

muito melhor q o Sound Forge é o Steinberg Wave Lab
permite q vc faça alterações não-destrutivas no áudio, como se fossem plugins, e aí vc vai fazendo a masterização de uma forma muito mais eficiente...

abraços

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


muito melhor q o Sound Forge é o Steinberg Wave Lab
permite q vc faça alterações não-destrutivas no áudio, como se fossem plugins, e aí vc vai fazendo a masterização de uma forma muito mais eficiente...



olha quando a gente fala de um programa a gente tem que conhecer o outro e isso eu to falando no minimo, o sound forge faz a mesma merda que o wave lab!! so que o wave lab da pra por 8 plug ins de uma so vez em real time, o sound forge nao!! o sound forge é destrutivo e nao destrutivo tb!! é só apertar CTRL+Z hehehehehehe ai o arquivo volta ao normal, mas eu prefiro o wave lab!!

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


conheço o soundforge tb, cara
usei ele por muitos anos
mas desde q conheci o wavelab...
nem se compara, cara..

aqueles analisadores de frequencia, de espectro, de pan, ele tem muito mais ferramentas, é infinitamente superior ao soundforge.
e qto ao CTRL + Z, nem dá pra comentar isso, né?!
nada a ver com plugins rodando em tempo real, eheh

Slash_Wylde
Veterano
# abr/06
· votar


Aí Vai o meu:

Nome.:
Native Instruments Guitar Rig 2

Categoria.:
Simulador de efeitos em tempo real.

Função.:
Transforma o simples sinal da sua guitarra (apenas a guitarra no pc sem pedal , caixa etc) em vários tipos de efeitos e amplificação, funciona como uma pedaleira "virtual" onde você tem "n" possibilidades de mudança de timbre e efeitos.

Facilidade de Uso.:
10! muito fácil mexer com esse software pois ele permite que você monte seu set adicionando amplificadores, efeitos tipo wah wah e muitas outras coisas.

Pós.: Simplismente Excelente. Afinador, gravador, Noise reduction ,inúmeras possibilidades de criação de timbres, dificilmente você não chegará num timbre que o satisfaça e muito.

Contra.:
-Preço. Extremamente caro esse produto. Porém você encontra facilmente na rede.
-Ocorre uma pequena chiadeira (em placas menos potentes) que pode ser "maquiada" com a função Noise reduction.

Nota Geral.: 10 Excelente.

Obs. eu uso e comprovo!
Minha placa de som é onboard e tenho 256Mb de memória e roda sem problemas.!
R E C O M E N D A D O! =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ..:: Melhores Programas para Gravação/Edição/Mixagem/Masterização ::..