Problemas - Microfone

    Autor Mensagem
    gpeddino
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: gpeddino


    Há bastante tempo eu uso o Adobe Audition/Cool Edit Pro pra fazer gravações próprias com aqueles microfones de mesa mesmo. Só que há um mês mais ou menos, aconteceu alguma coisa e toda vez que tento gravar, os níveis não passam de -50dB. Aí quando eu tento aumentar o volume fica aquele chiado horrível. Chequei todos os controles de volume no computador, estão todos no máximo. Já tentei mais de um microfone e nada. Será o problema é a placa de som (SoundBlaster Live)?

    Agradeço qualquer ajuda, esse negócio já tá me deixando louco.

    rickyudi
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    antes de ligar no pc, vc liga na mesa???
    sua mesa tem controle de ganho???
    já tentou mudar a impedância do mic????

    Julian Tatsuo
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Primeiramente, é bom checar se o booster de captação de microfone está ligado (configuração avançado do microfone no mixer do Windows). Se sim, confira a guia Propriedades e veja também o nível do microfone para gravação... confira se ele está selecionado, já que mesmo saindo som pode ser que ele não esteja selecionado e esteja apenas "vazando som" para o canal do microfone. Tenha certeza de que está utilizando a entrada para microfone e não para "entrada de áudio" (line in) se for está a opção desejada mesmo.

    gpeddino
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Só pra ter certeza, a entrada de microfone é aquela ao lado da saída de som, que vai para as caixas acústicas? Se sim, então está tudo certo, e o problema persiste.

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tu tem que usar um mixer ou um pré amplificador de microfone entre o microf. e a placa de som para aumentar o sinal. A maioria das placas de som não tem boa sensibilidade para o pequeno sinal de um microfone.
    Neste caso tu liga o mic no pré-amp e o pré-amp no line-in da placa de som.

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Julian Tatsuo
    é bom checar se o booster de captação de microfone está ligado (configuração avançado do microfone no mixer do Windows).

    Este recurso não funciona bem, pois ele aumenta o sinal do microfone juntamente com o ruído. Isto só funcionaria se fosse aplicado antes do processamento do sinal (logo após o mic-in).

    gpeddino
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tu tem que usar um mixer ou um pré amplificador de microfone entre o microf. e a placa de som para aumentar o sinal. A maioria das placas de som não tem boa sensibilidade para o pequeno sinal de um microfone.
    Neste caso tu liga o mic no pré-amp e o pré-amp no line-in da placa de som.


    Certo, mas

    gpeddino
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tu tem que usar um mixer ou um pré amplificador de microfone entre o microf. e a placa de som para aumentar o sinal. A maioria das placas de som não tem boa sensibilidade para o pequeno sinal de um microfone.
    Neste caso tu liga o mic no pré-amp e o pré-amp no line-in da placa de som.


    Certo, mas o que pode ter causado esse problema? Até um mês atrás qualquer microfone funcionava perfeitamente, com um som muito alto. Agora eu tenho que gritar pra chegar ao -40dB. Alguma idéia?

    Demolisher
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    gpeddino
    Qual microfone vc usa e qual a configuração que vc utiliza?

    gpeddino
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Demolisher
    Uso um de mesa mesmo, que veio com o computador (minhas gravações sempre foram bem amadoras, mas ele sempre funcionou muito bem). Não tenho nem pre-amp. Pensei em comprar um microfone bom (um Shure talvez) mas e se o problema for da placa de som?

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    E aí galera?
    Eu to com algumas duvidas aqui. Então, há poucos dias eu comprei um cabo pro meu microfone, e um adaptador P10/P2 (não tenho grana pra Pre-Amp ainda). Eu fui testar como ficaria o som dele no P.C., só que o som estava muito baixo (com todos os niveis de entrada do microfone no TALO), e quando eu aumentava o volume de saída eu notava um ruído agudo. Como eu poderia resolver o problema de volume? Quanto ao ruído, um High/Low Pass Filter solucionaria? Se sim, qual usar? O som estava em Stereo, porém saía só de um lado. Tem como jogar o panning pra ambos os lados sem mudar pra Mono?
    PS: Meu microfone é um SKP Pro Audio Dinâmico (não lembro o nome exato do modelo).
    Ajuda aí por favor, galera.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    E aí galera?
    Eu to com algumas duvidas aqui. Então, há poucos dias eu comprei um cabo pro meu microfone, e um adaptador P10/P2 (não tenho grana pra Pre-Amp ainda). Eu fui testar como ficaria o som dele no P.C., só que o som estava muito baixo (com todos os niveis de entrada do microfone no TALO), e quando eu aumentava o volume de saída eu notava um ruído agudo. Como eu poderia resolver o problema de volume? Quanto ao ruído, um High/Low Pass Filter solucionaria? Se sim, qual usar? O som estava em Stereo, porém saía só de um lado. Tem como jogar o panning pra ambos os lados sem mudar pra Mono?
    PS: Meu microfone é um SKP Pro Audio Dinâmico (não lembro o nome exato do modelo).
    Ajuda aí por favor, galera.


    Amigo, o pré é pra isso, dar ganho no mic, sem ele, vc pode empurrar oq anto for de volume, que só vai ouvir ruido.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    NINO_D.BOB
    Valeu. Mas tem como pelo menos diminuir o ruido?

    makumbator
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Você pode remediar um pouco usando um plugin de redução de ruído. Mas obviamente haverá alguma degradação no sinal, principalmente se você for muito agressivo na retirada e o ruído for muito forte. A melhor forma de usar um redutor de ruído é através da assinatura de ruído.

    Eu explico o processo aqui (tendo como base o X-noise da Waves e o Noise Reduction da Sony, mas o procedimento é praticamente o mesmo em qualquer plugin com o recurso de assinatura de ruído, só mudam os nomes das funções):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/189159/#5259262

    Mas o ideal mesmo é ter um sinal naturalmente mais limpo e com bom nível já na gravação, mas para isso você precisaria de equipamentos melhores.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    makumbator
    NINO_D.BOB
    Valeu o help aí, galera.
    para isso você precisaria de equipamentos melhores.
    No momento tenho que ficar com esse equipamento mesmo. Quem sabe no futuro eu não melhoro meu set?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Cara a melhor forma de retirar o ruido de uma gravação, é na hora da gravação, depois vc consegue diminuir, mas perde frequencias. Microfone sem pré não rola.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas - Microfone