Material para isolar completamente o som

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # mar/06


    Estou precisando de ajuda urgente: tenho uma banda e ensaiamos num quartinho simples (alvenaria, paredes de tijolo simples vazado rebocadas, telhado de amianto) que é forrado por dentro com carpetes no chao e caixas de maça na parede (ajudou bastante a reduzir o eco e melhorar um pouco o som)

    mas acontece que o vizinho ta quase batendo as botas e num ta podendo ouvir o mínimo barulho...

    o que é recomendado para isolar o som la dentro?


    uma espuma de uns 4cm, EVA (emborrachado), carpetes, enfim, nao podemos gastar mto, o quarto tem 20m²


    agradeço desde já.

    Renato Dell
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Caixa de ovo, daquelas de papel, que passa a kombi na rua vendendo... acho que nesses sacolões você encontre (mas com o ovo...)

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    conehc
    para o máximo de isolamento, a saída é contruir uma segunda parede. Se isso não for possível, EVA com Lã de Rocha (ou de vidro) vai dar conta do recado. Se possível compre bass-traps pra reduzir a ressonância de freqüências graves, que são as que mais vazam. E Não se esqueça de vedar muito bem as portas e janelas, que são os pontos mais críticos.

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    é facil falar que é só construir uma segunda parede, mas o cara vai ficar viajando sobre isso!! pq da segunda parede???? pra eu nao gastar tempo aqui vai um site com o basico!

    http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Jabijirous
    eu só expûs a situação. Bom isolamento não é barato e ponto final. Pq da segunda parede? Parece meio óbvio que se vc toca em um lugar aberto o vazamento do som é total, quando tem parede é menor, com 2 paredes não seria muito menor ainda? Mais básico: vc está ouvindo música em um cômodo com uma porta; se vc passa pra um lugar com 2 portas de distância, o volume não é menor?

    conehc
    repito: isolamento de qualidade não é barato. Caixa de ovo isola quase nada e serve mais pra reduzir reverberações e ajuntar visitantes indesejados.

    Aliás, quanto você pretende gastar? Pq pra algumas pessoas, R$5000 não é muito, mas é fora da minha realidade.

    DudBob
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Acho que algo que ajuda bastante, é o próprio volume que vocês tocam, tenta abafar a bateria, manerar no volume dos amps.. que sem dúvidas vai melhorar. Essa foi uma alternativa no meu caso, com um pouco de sacrifício, e deu resultado..

    A maioria coloca caixas de ovo nas paredes.. mas como foi dito, so ajudam na reverberação do som.. Pode até abafar um pouco, mas é mínimo. O mais indicado mesmo, são as tais lãs de vidro ou de rocha, mas sinceramente nao sei quanto custam.. e como voce nao quer gastar muito.

    Ae pessoal, pensando em gastos, quanto custaria para fazer um bom isolamento? Sala box in a box, com lã de vidro, e tudo que tem direito?

    conehc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    estava pensando em usar EVA, aquele material emborrachado.. com 5mm de expessura.... custa uns 9 reais o quilo... densidade de uns 200g/m³, mas tem q ver quanto fica tudo isso...

    a questao da bateria é uma boa...

    o que voces acham de uma camada de eva, embaixo caixas de ovo (pra dar espaço) e embaixo das caixas uma camada de espuma?

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    bicho eu sei muito bem pra que serve!! isso é materia de fisica!! mas so nao disse o pq, pra eu nao perder tempo escrevendo mandei o site!!

    acho que na hora de responder uma pergunda devemos responder por completo, ou entao mande um artigo que foi meu caso

    e questao de dinheiro nao importa, mostre pro cara as possiveis escolhas, dai ele faz o q ele quiser!!

    conehc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    O que acontece é o seguinte: dinheiro é o problema... ja li um monte de artigos sobre o assunto, sei q o melhor seria um box in a box, mas se for por isso construimos outro quarto do outro lado do terreno, visto que é so um vizinho q ta dando problema.

    Eu sei que o material nao tem densidade, que nao adianta muito, mas assim, o que voces acham de eu revestir as paredes de papelao, colar as caixas de ovo por cima, e em cima das caixas de ovo colocar uma camada de espuma de uns 4cm (+ ou -) ou entao encher de colchoes e carpetes as paredes? tambem jogaria um feutro em cima da bateria pra reduzir o volume e poder abaixar os amplis. o que eu quero é somente reduzir o barulho que vai pra fora...

    nada de tratamento acustico, nao to muito interessado em gravar nada dentro desse quarto nem ter um som perfeito... so poder ensaiar sem incomodar o vizinho que ta "morre nao morre"...

    maggie
    Veterana
    # mar/06
    · votar


    conehc
    estava pensando em usar EVA, aquele material emborrachado.. com 5mm de expessura.... custa uns 9 reais o quilo... densidade de uns 200g/m³, mas tem q ver quanto fica tudo isso...

    É o melhor, o pessoal aqui do fórum andou testando caixa de ovo e parece que tem o inconveniente da sujeira, além de não isolar bem.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    conehc
    o EVA é uma boa, mas vc terá que fazer os cálculos de quanto vai sair, pra ver se cabe no seu orçamento. A densidade dele é só 200g/m³? tem certeza?

    Yonas
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Bom, primeiro:
    Esqueça essa papo de caixa de ovo! Só vai servir pra atrair aranhas e todo tipo de inseto, risco de pegar fogo, mal cheiro, falta de higiene e uma leve absorção acústica (note que obsorção é diferente de isolamento acústico e não tem nada haver com evitar que o som vaze da sala".
    Agora, o que realmente isola o som é materia. Quanto mais matéria maior o isolamento, por isso são usados materias de alta densidade em estúdio. A melhor opção no seu caso seria construir mais 4 parades de alvenária dentro desta sala. Como se fosse uma caixa dentro de outra caixa (técnica chamada de "box in a box"). Ficando da seguinte forma: Parede externa de alvenária > espaço livre de mais ou menos 7cm (se puder usar lã de vidro ou lã de rocha nesse espaço é melhor) > parede interna. Isso só tem tratamento para isolação.
    EVA é um tratamento legal, mas não substituiria uma parede de alvenária. E EVA é bastante caro porque você vai precisar de bastante.
    Você deve se preocupar também com transferencia de vibrações. Principalmente da caixa de contra baixo e bumbo da bateria. Evite deixa-los em contato direto com o chão. Neste caso, você precisa usar EVA ou algum outro tipo do borracha. Você pode fazer um tipo de palco bem simples para bateria e para as caixas acústicas isolando-as do chão usando tiras de borracha.
    É importante você também se preocupar com o seu teto, vaza bastante som por lá. A tratamento mais barato neste caso (já que você tem telhado de amianto) é fazer uma camada de lã de rocha abaixo do telhado (faça algum tipo de proteção na lã para evitar vazamento de agua que vá prejudicar seu material), abaixo disso você pode encher de carpetes (pode usar bastante) e aí fazer uma camada de forro usando compensando de uns 18mm.
    Evite que qualquer parte nova interna, entre em contato direto com as camadas externas usando algum tipo de borracha (pode ser EVA) para evitar a propagação do som.
    Isolamento acústico é algo caro, não tem jeito. Já cansei de ver gente que fez uns servicinhos safados pra econimizar na grana e não adiantou em nada e teve que arrancar tudo e fazer um tratamento novo.

    Boa sorte!

    conehc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    no nosso caso, as caixas de som ficam em cima de mesas, desde uns 50cm ate quase encostar no teto. O chão já é todo coberto com carpetes, pq o piso é de ceramica e reverbra muito. nas paredes, as caixas de maça ajudam so no som interno, pra diminuir ainda mais a reverbreção.

    andei olhando preços de espumas, e tem uma que é 10 reais o metro quadrado, ela tem 2cm de expessura e densidade 20... daria pra gastar um certo dinheiro e conseguir algum resultado com placas de compensado formando uma caixa dentro do quarto e colando essa espuma por dentro?

    DudBob
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Conehc

    Kra, tem um estúdio em minha cidade que fez um isolamento +- da forma que voce disse. Compensados, com uma espuma (8 cm a 10 cm) e mais aquelas placas de madeira com furos, nesta ordem, no caso o compensado fica encostado na parede. Isola legal o som, mas os graves ainda escapam, talvez se colocar bass traps, resolva o problema. Um bom isolamento vai depender da grana que voce pode investir.. nao tem jeito.
    Flw!

    conehc
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    humm pra vcs terem uma ideia de como está o lugar, olhem essas fostos:

    http://bandacone.v10.com.br/fotos/ensaio/images/leandro_batera.jpg
    http://bandacone.v10.com.br/fotos/diversas/images/os_batera.jpg


    ta meio velha mas as coisas continuam mais ou menos como estao ai...

    Pra mais fotos, entrem em www.bandacone.v10.com.br vao na sessão de fotos e olhem as fotos de ensaios ok?

    Demolisher
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Salve Papito!
    Nós tivemos um debate sobre isso no meu tópico Home Studio: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/80873/p1

    Vou postar aqui as respostas que demos:

    Demolisher
    Veterano # Enviado: 1/abr/05 12:25
    Quote

    BandaEnergia

    Primeiramente vamos definir as coisas, hehehehehe...
    Você quer realizar um ISOLAMENTO ACÚSTICO ou um TRATAMENTO ACÚSTICO?

    No Isolamento acústico, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Não se iluda: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos.
    Uns ou outros podem ser úteis no REVESTIMENTO, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária, isso porque, uma parede fina se comporta como uma membrana, vibrando e fazendo vibrar o ar do lado de fora.

    Para o tratamento acústico, utilizamos o Revestimento. Uma vez isolado o ambiente, tentamos evitar reflexões excessivas. O som deve ser natural, ao mesmo tempo suficientemente vivo e sem excesso de reflexões.

    O que deve ser feito é alternar materiais absorventes e reflexivos numa proporção que garanta o sucesso de nossos objetivos. Das quatro paredes, mantenha uma reflexiva e revista as outras três com materiais absorventes. A parede reflexiva é sempre a frontal (junto aos monitores) ou a traseira. A outra e as laterais podem ser revestidas de lã de vidro coberta por carpete ou tecido. Em casos mais simples, pode ser só um carpete bem fofo, ou até espuma.

    Se optar pela lã de vidro tome muito cuidado, pois ela causa forte coceira e pode cegar. Antes de fixar as placas de lã de vidro numa parede, monte um xadrez com ripas de madeira e aparafuse-o à parede. As placas da lã serão encaixadas entre as ripas para melhor fixação à parede. Depois de cobrir a parede com uma ou duas camadas de lã, cubra-a com tecido ou carpete.

    Quanto ao teto e ao chão, um dos dois deverá ser reflexivo e o outro absorvente. Se usar carpete no chão, deixe o teto reflexivo (usando alvenaria, madeira, fórmica). Se o piso for de material reflexivo (duro), cubra o teto com um material absorvente.

    Evite deixar ângulos retos nos cantos da sala, quebrando-os com madeira ou outro material. Ângulos e paredes paralelas causam diversas reflexões indesejáveis.

    E a propósito, esqueça as caixas de ovos, não dão um bom resultado e acabam por se tornar lar de hóspedes indesejáveis, como baratas e outros insetos...

    Yonas
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    O ideal seria algo com mais densidade. Uns 38kg/m³ mais ou menos é o ideal. e 20mm de espessura é pouco, tem que ser 50mm no mínimo. Ou então com uma densidade bem alta (uns 70kg/m³) nessa espessura que você achou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Material para isolar completamente o som