Fones de Ouvido para Home Studio

Autor Mensagem
Julian Tatsuo
Veterano
# fev/06


Uma dúvida que acredito ser relevante, quais modelos são os mais indicados para Home Studio (monitoração)?

Se não for pedir demais, gostaria de "entender" as diferenças entre eles e do que se trata alguns termos como a impedância do fone, assim como a sensibilidade (que se não me engano é apresentada por uma relação de db por hertz), estas coisas...

Agradeço desde já quem puder "ceder" um pouco de seu tempo para tentar responder.

Obrigado.

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/06
· votar


Julian Tatsuo
não entendo muito dos aspectos técnicos, mas vamos pra parte prática. Fones pra monitoração, de modo geral, precisam ter uma resposta agradável ao ouvido e suportar um volume razoáve, especialmente pro baterista. Evite fones com respostas excessivas de agudo e grave porque causam muita fadiga auditiva. Prefira os que oeferecem algum isolamento pra evitar vazamento especialmente na gravação de voz.
Quanto vc pretende gastar? Há opções de R$80 a R$800 (e mais). Como pau-pra-toda-obra eu indicaria o Koss Porta Pro. Nessa faixa de preço também tem os Behringer HPS-3000 e HPS-5000, AKG K-55. Se quiser gastar mais (uns R$500, o que particularmente acho um exagera pra um Homestudio), tem o Sony MDR7506, AKG K240, Boss RH-200, etc.
Vai do gosto pessoal e o bolso, claro.

Bruce Sinner
Veterano
# fev/06
· votar


Eu tenho um da Behringer que foi $100 pratas mas é ótimo e aguenta bem o baixo...o modelo é HPX2000 e vc deve conseguir achar a especificação dele na página do fabricante: http://www.behringer.com

Guitar Man 20
Veterano
# fev/06
· votar


eu tenho um de 50 pila aqui e é legalinho...

Julian Tatsuo
Veterano
# fev/06
· votar


Certo galera, valeu pelas indicações, já fui conferir alguns dos modelos citados e realmente possuem boas recomendações. No caso pensava em algo no máximo até uns R$300,00. Só me restaram mesmo as dúvidas da parte técnica agora!

Obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/06
· votar


Pelo que eu já li sobre essa parte técnica, posso dizer o seguinte:
- Sensibilidade: quanto maior for, maior será o volume. Seria a capacidade do fone de responder ao sinal elétrico
- Distorção: nem precisa dizer que quanto menor, melhor.
- Impedância: é a resistência apresentada pelo fone ao amplificador. Se não me engano, quanto maior a resistência de um fone, mais deles você pode ligar a um sistema de amplificação como um
Behringer Powerplay por exemplo.
- SNR (Signal to Noise Ratio): a quantidade de ruído produzido pelo circuito em relação ao sinal reproduzido (música/som).

Espero não ter errado. Se errei, alguém me corrija por favor.
Abraços.

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/06
· votar


Acho que inverti o negócio da resistência: quanto menor, mais fones vc pode ligar a um mesmo sistema. Mas não se preocupe tanto com isso se o caso for usar um amplificador. Geralmente eles têm capacidade em torno de 20.000 ohms.

Julian Tatsuo
Veterano
# fev/06
· votar


Eder Muchiutti
Valeu por todas as dicas!

mazza
Veterano
# mar/06
· votar


eu tenho um philips SBC HP 195 e acho bom, e custa por volta de R$50,00...

lula_molusco
Veterano
# mar/06
· votar


tô usando um da koss que eu comprei pra testar...é o KSC11 responde de 50hz até 20khz

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


mazza
eu uso o HP250 pra "usos gerais", mas ele não isola e acho a resposta de agudos e graves meio artificial. Prefiro o seu nesse quesito.

Renato Dell
Veterano
# mar/06
· votar


Procura uns da Philips...
Uns R$50-150, bem bons

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


Mals por ressucitar o topico galera, mas achei melhor postar uma duvida aqui do que criar um novo topico.

A respeito de fones com Grave reforçado... eu ouvi dizer que eles sao bons para ouvir heavy metal eletronica e tals mas gostaria de saber se eles sao realmente uteis na hora da gravação de guitarra.

Estava prestes a comprar este fone:
http://www.ebay.com/itm/JVC-Victor-HA-XS10X-Stereo-Headphones-Extreme- Deep-HAXS10X-GENUINE-/231146375604?pt=US_Headphones&hash=item35d165c9b 4

Porem li um review dizendo que pelo fato dele ser um com graves reforçado as outras frequencias como medio e agudo (que sao de extrema importancia para meus objetivos) nao sao tao audiveis quantos os baixos e ate mesmo tem vezes que tem dificuldade para escutar.

Se alguem puder me indicar algum outro fone ou opinar sobre esse mesmo que eu falei agradeço muito

O meu valor maximo a pagar é 150 R$

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend

Para gravar, pode escolher o fone cujo som mais lhe agrade. Com esse valor aí, um ponto de partida (se quiser um fone leve com bom som, que pode ser usado deste um celular, um tablet, notebook, desktop, até aparelho de som normal) poderia ser o Koss Porta Pro (se procurar bem, dá pra achar perto desse valor - mas muito cuidado com as falsificações!).

Esse aí que você colocou eu não conheço, mas cuidado! O preço final já está próximo do seu limite de grana. E ainda vai ter frete e, muito provavelmente, impostos a colocar em cima disso...

Mas, para mixar, depois, o ideal é usar um fone sem nada de muito "reforçado", nem graves, nem médios, nem agudos.

Jabijirous
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend

Esse fone parece desconfortável. Um bom fone ele tem que ser confortável, caso contrário, tu não vai aguentar ficar nem meia hora com o fone no ouvido.

Para gravação eu aconselho o fone fechado, mas como é guitarra, pode ser um semi aberto ou aberto.

Teu orçamento está um pouco baixo, boa sorte na procura.

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


Muito obrigado.

Mas na compra deste fone. Terei problemas com som ou algo do tipo pelo fato dele ser Reforçado no Grave??

Se puderem me passar algumas sugestões de preço um pouco acima do meu orçamento nao tem importancia nao.É ate bom pois eu vou avaliando outros produtos

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend
Terei problemas com som ou algo do tipo pelo fato dele ser Reforçado no Grave??

Se você gosta do som, não tem problema nenhum, com relação à gravação. O problema, como eu disse lá em cima, é usar um fone com reforço de graves para mixar (etapa posterior à gravação).

Como teu limite não é muito grande, eu investiria num fone que servisse para as duas coisas (caso você tenha como objetivo fazer a mixagem das gravações).

Agora, se o objetivo é só gravar a guitarra, mais nada... Qualquer fone que seja do seu agrado tá bacana...

Lelo Mig
Membro
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Chris.Hend

Entenda uma coisa....

Monitores, sejam caixas ou fones, são referências.

Usar algo que reforce os graves é a mesma coisa que usar um sub woofer como monitor.

É ruim? é errado? Não!.....depende do gosto pessoal. Se focar em música eletrônica, por exemplo, pode ser até interessante.

Agora, para mixagens gerais, uma gama maior de estilos, é desaconselhável. Entende?

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


JJJ

Pretendo nao so gravar guitarra como trabalhar com instrumentos virtuais e etc (basicamente fazer minhas proprias musicas intende)

Escuto gente falando de Akg,Philips,Sony, etc mas gostaria de saber algum modelo que supre essas necessidades

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


Lelo Mig

Sim entendo.

Maycão
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend

Cara, acho que pra esse uso que você pretende, um AKG 414p se sairia bem. Ele tem boas respostas de graves e agudos e médios bem balanceados. Não isola totalmente o som, mas dá pra monitorar de boa.

Custa em média R$ 150,00. Fiquei em dúvida entre ele e o porta pro, mas gostei mais do AKG.

Fica aí a dica.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555986723-k414p-fone-headphone- akg-k-414-p-k414-p-k-414p-_JM

JJJ
Veterano
# mai/14
· votar


Maycão

Deve ser uma boa opção também, mas nunca usei para garantir.

De qq forma, vale a mesma ressalva que fiz para o Porta Pro: cuidado com as falsificações!

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


Maycão

Eu dei uma fuçada na internet e achei o AKG K77 (Que tenho ouvido falar mtooo bem aqui no FCC) e encontrei ele com um preço bem bacana... vc n acha que esse pode ser uma opção melhor???
Nao em questao de preço, mas sim de qualidade, por que nao me importaria em pagar 20 R$ a mais se o fone que voce me indicou for melhor que este

http://www.famasom.com.br/loja/produto.php?loja=304884&IdProd=1177&par ceiro=8670&utm_source=shopmania&utm_medium=cpc&utm_campaign=direct_lin k#formaPagto

Iversonfr
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend

Esse K77 está barato mesmo. Até o K99 que eu tenho está barato neste site que voce mostrou, tendo em vista que ele custa em torno de U$75 no Ebay em preço normal e ele está R$170,00 nesse site, chegando a ser mais barato que nos EUA. Isso é muito raro, eu particularmente desconfiaria, mas pode ser apenas uma queima de estoque mesmo.

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


Iversonfr

Eu tambem desconfiei amigo, por isso fiz uma P... busca sobre o site e vi que muitas pessoas falam bem dele,olhei sua reputação inclusive no Buscapé (que dizia que ela um bom site)

Iversonfr
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend

Manda bala então! melhor que isso não fica se for verdade.

Não conheço o K77. Tenho um K44 e um K99. Existe uma diferença real de som entre eles, o K99 é sim melhor. Partindo desse pressuposto, se voce conseguir pegar o K99 ao invés do K77 acho uma boa, mas pode ficar tranquilo que até o K44 é muito bom! Boa sorte!

Chris.Hend
Membro Novato
# mai/14
· votar


Iversonfr

Obrigado pela atençao... Voce tirou minha duvida rs

Maycão
Veterano
# mai/14
· votar


Chris.Hend

Ambos possuem qualidade equiparáveis. As maiores diferenças (que não são tão grandes assim) são que o K77 isola mais o som, e o k414p tem uma gama maior de frequências ressaltadas.

AKG K414p --> Resposta de Frequência: 12 Hz a 28.000 kHz

AKG K77 --> Resposta de freqüência: 18 Hz até 20 kHz.

Se esse detalhe não for importante para você, vá de K77. Qualquer um dos dois você estará bem servido :)

inExperienced
Veterano
# mai/14
· votar


Quais os parâmetros observar na compra de um fone?
Ohm, dB, freqüência, impedância...

O que cada parâmetro diz?

Maycão
Veterano
# mai/14 · Editado por: Maycão
· votar


Na verdade Ohm é unidade de medida para a impedância, que funciona como um resistor. E dB (decibéis) é a medida do volume que ele pode alcançar falando mais simplesmente.

Resumindo:

Sensibilidade: Mede o volume que o fone pode chegar (a partir de 85 dB sua audição é possível acarretar problemas auditivos).


Impedância: Pode-se dizer que é a resistência oferecida à fonte sonora. Em termos práticos, Alta impedância é destinada geralmente para fontes sonoras de grandes potências como, por exemplo, mesas de som. Quando se liga fones de alta impedância em aparelhos de baixa potência como computadores, a tendência é que o som fique baixo, pois o fone ''está esperando picos de sinal maiores'', toscamente falando. Para usos caseiros como escutar mp3 player, vídeos no celular, etc., recomenda-se fones de baixa impedância por ''resistirem'' menos o sinal que chega.

Resposta de frequência: É a gama e frequência que pode ser reproduzida pelo fone. Por exemplo, o AKG k414p tem a resposta de frequência entre 12 Hz a 28.000 kHz, ou seja, a frequência mais grave reproduzida é de 12 vibrações por segundo e a mais aguda é de 28 mil vibrações por segundo (embora o ouvido humano só ouça até 20 KHz).

É isso, bem resumidamente.

São esses parâmetros que eu olho antes de comprar. Porém o melhor é testar o fone, mesmo muitas lojas não permitindo hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fones de Ouvido para Home Studio