solução simples para gravaçao caseira simples! como funciona isso aki?

Autor Mensagem
leotecasi
Veterano
# fev/06


aih eu andei pesquisando aki pra fazer umas gravacoes caseiras assim simples e vi q tem muita gente que usa uma espécia de teclado , mas tipo que tem varias funcoes pra gravacoes , naum sao apenas teclados.....eu queria saber como eles funcionam realemnte e se os da behringer são bons!
ahh e uma placa de som boa também né...só isso!!
valeus...brigado desde já!

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


Cara, uma coisa que você vai ouvir muito com gravação: Depende do que você for gravar.

Você esta se referindo a um CONTROLADOR DE MIDI e se você vai gravar um som eletronico (ou que necessite qualquer tipo de synth, sampler, etc) ele é extremamente importante. Mas se você vai gravar um Rock, eu pessoalmente acho desnecessário.
Em relação à Behringer (não importa o produto) eu sempre digo a mesma coisa. Ela possui um bom Custo x Beneficio. Para projetos simples, eles resolvem, mas para algo profissional, um produto ou outro são realmente "legais".

Em relação a placa de som, depende (não disse?) do som que você vai gravar. Para escolher ela você primeiramente precisa decidir quanto canais vai usar. De qualquer maneira, recomendo a M-Audio 1010 LT. Você consegue no Paraguai por menos de U$200. Aqui se proucurar bem acha por uns R$850.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Yonas
brigado pela dica , realmente eu vou gravar musicas da minha banda de rock , quero alguma coisa com boa definicao mas com possibilidades de usar um efeito ou com programas ou com pedais mas coisas simples como flanger , ou eccho ou um poko de reverb para voz , e axo q realmente naum tem necessidade desse controlador midi !
axo q essa placa eh uma boa opcao mas eu axo q a m-audio audiofire tem um custo/ benefício melhor naum tem naum?
tipo mesmo com a audiofire eu preciso de uma mesa de som certo?
tipoo eu tenho um gdi21 que tem saida para midi , eu poderia usar com essa audiofire ou com uma mesa de som certo?

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


A diferença de qualidade entre essa placa com e a 1010 é mínima. Mas a 1010 tem 8 in/out. Assim podendo gravar em mais linhas que as outras M-Audio. Por exemplo para gravar bateria, é melhor usar mais canais para poder fazer uma mixagem mais legal. E para os efeitos você pode usar plugins (existem uns muito bons hoje!).
Em relação a mesa de som eu já não vejo tanta utilidade hoje em dia já que existem avançados programas de mixagem. Acho que compensa mais comprar um pre amp do que uma mesa.
Em relação ao gdi21, você pode usar em line de midi, mas para rock, eu acredito que sua melhor escolha seria microfonar o amplificador com bons microfones.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Yonas
bateria eu não gravo em casa mas seria uma boa opção , eu queria uma coisa bem simples e com som decente....po eu fiz uma gravacao microfonando um marshal e uma usando um v-amp2 e gostei muito da distorcao do v-amp no pc mesmo naum gostando dele ao vivo ..eu devo gostar mais do gdi21 ligado por midi ....tem razão , placa de som não serve pra muita coisa nesse caso!

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Eu andei escutando falar bem dessa placa ela tem a vantagem de ser usb, portátil mas com a desvantagem de menos canais , que atualmente não fazem muita diferença para mim ...
eu gostaria de saber em termos de qualidade , eh melhor ou pior que a delta 1010 ??

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


levando em conta que são o mesmo preço

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


leotecasi

Eu faço as minhas gravações usando a minha placa-de-som on-board.

Com relação a qualidade da placa-de-som eu analiso pela conversão que ela faz de analógico (som da guitarra) pra digital (som no computador). É lógico que tem placas no mercado que te oferecem uma infinidade de recursos, resta saber o preço destes recursos e se vale a pena utilizar deles numa gravação caseira. Você gasta uma fortuna na placa de som apenas pra gravar um som ou outro, que você sabe que é apenas uma demo ou uma forma de deixar registrada a sua idéia.

O número de canais é interessante no caso de gravar uma bateria, com um canal pra cada peça. Já uma guitarra pode usar um canal, e se aproveitar das trilhas virtuais que existem nos softwares de gravação.

Yonas
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
te garanto que preferiu a gravação do v-amp porque não teve recursos (microfone, placa de som, pre amp, posição do mic,etc) para gravar o marshall (considerando que é um marshall bom). É aquele esquema, pra fazer uma gravação boa com amplificador, de bateria, etc... vai bastante dinheiro, mas mesmo assim, com o conhecimento necessário, ainda prefiro microfonar que usar v amp, pod, etc.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


Yonas
tipo , mas nas minhas gravações caseiras eu usaria um meteoro space ,com uma shelter sx les paul std com captação seymour JB+59'
e não tenhu um microfone bom ! No máximo um le son de 70 reais!
eu axo que seria legal tipo usar uma distorcao boa ligada , tipo um gdi21 que axo q tem saida midi com um programa de modelagem de timbre virtual ! Esse programa que eu to falando é meio raro de axar mas eh muito bem , deixa com o timbre que eu quero , tipo posso escolher o timbre de uma gibson lp anos 50 ou algo do tipo , tem ateh alguns genéricos mas não são taum reais quanto esse!

Axo que vou pegar essa delta 1010 que me parece a com mais custo/beneficio e usar mais programas para deixa o som que eu quero!

em abril entro em um curso de gravação caseira de um cara que entende de tudo do assunto, ele deu aula pros caras do detonautas , o nome dele é SERGIO IZECKSON não sei se mt gente conhece , mas o curso dele é Home estudo!

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
Se vc não vai, de modo algum gravar uma batera na sua casa, compre a Audiophile 2496. Os conversores são os mesmos da Delta 1010 Lt. Com a diferença de preço compre um bom preamp valvulado que vai ajudar muito no seu som, especialmente se for gravar vocais (aí o preamp precisa ter phantom power caso o microfone seja condensador, ou um phantom power separado), baixo e guitarra (tanto microfonada quanto em linha).
Quando à saída MIDI do GDI, cuidado. Não confunda as coisas: MIDI é dado, não som. Mesmo programas (ou VSTs - plug-ins) como o Amplitube, Guitar Rig, etc, precisam de sinais sonoros para funcionar, e não informações MIDI.
Se quiser microfonar guitarra, coisa que eu particularmente prefiro, compre um microfone legal, na faixa de R$250 a R$350. O pau-pra-toda-obra é o Shure SM57, padrão internacional pra microfonação de amps de guitarra.
Uma idéia excelente mas que demanda tempo e trabalho é saber combinar timbres gravados em linha, utilizando "pedaleiras virtuais" com timbre microfonado.

Se vc puder, faça o curso de homestudio antes de comprar qualquer equipamento.

Abraços.

Jabijirous
Veterano
# fev/06
· votar


pega a 10 10 LT ela é melhor que a 24/96, primeiro tem +4dB de ganho, isso faz com que o ruido fiquei mais baixo!!! a 24/96 nao tem esse ganho, sem falar dos estalos que ela faz de vez enquando!!!

agora se tu nao quer ter isso tudo de canal pegaa MIA MIDI ela tem um DSP da motorola, ou seja, na hora do vamos ver o cpu é pouco usado

www.homestudio.com.br sobre informaçoes de audio e sobre o curso!!

catoledow
Veterano
# fev/06 · Editado por: catoledow
· votar


Jabijirous
a 24/96 nao tem esse ganho, sem falar dos estalos que ela faz de vez enquando!!!

Opa, pera lá! A 24/96 eh uma excelente placa e NAO da nenhum tipo de estalo. Se vc ja viu algum tipo de estalo com ela é pq seu pc nao é bom suficiente pra aguentar o programa (sonar, nuendo, etc).

leotecasi
um gdi21 que axo q tem saida midi com um programa de modelagem de timbre virtual ! Esse programa que eu to falando é meio raro de axar mas eh muito bem , deixa com o timbre que eu quero , tipo posso escolher o timbre de uma gibson lp anos 50 ou algo do tipo , tem ateh alguns genéricos mas não são taum reais quanto esse!

Voce ta falando do GDI21? O azulzinho, copia do GT2? Ele nao tem saida midi. Ele possui uma saida balanceada, nao confunda! A saida balanceada dele serve pra conectar a um dispositivo com entrada balanceada, como uma placa de som (q as citadas aqui nao possuem) ou mesa de som/pre amp. Ao conectar a uma entrada balanceada, os ruidos diminuem, devido a presença do terra no cabo utilizado entre eles (nao se esqueça q é necessario utilizar um cabo apropriado pra isso).

Talvez vc esteja confundindo com o V-amp pro. Esse sim possui uma saida midi pra conectar ao pc e utilizar um programa pra editar os presets..

abraços

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


catoledow
Jabijirous
Eder Muchiutti
mas ha diferencas muito grandes entre a qualidade da 2496, a delta 1010 lt, e a audiophire ??

tipo eu não to com muita grana agora axo q pra mim se naum tivesse muita perda de ganho ia ser interessante a 2496 apesar de ter poucos canais são os que vou usar !
mas tipo se eu quisesse ligar a guitarra direto sem ligar em mesa de som , como eu ligo na placa ? uso um simples cabo conversor p10 com saida que encaixa na placa ???

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


e tipo eu queria saber uma dica de preamp barato e de bom custo/beneficio?
e pra que que serveria exatamente o preamp?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


issoaki serve pra deixa a distorcao ou o timbre que eu quero?

catoledow
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
mas tipo se eu quisesse ligar a guitarra direto sem ligar em mesa de som , como eu ligo na placa

Precisa de um direct box pra casar as impedâncias (guitarra - placa), e ai sim um cabo com os plugs corretos. Na mesa vale a mesma coisa, direct box pra casar as impedancias (guitarra - mesa).

Nao, acho q essas placas nao possuem diferenças nos seus conversores. Acho q muda apenas nas delta 44 e 66... e delta 1010 (1010 e nao a 1010lt) que são "mais profissionais".

O preamp tem a simples funçao de te dar volume no sinal. Mas alem disso, ele vai timbrar o teu sinal. Se for um pre valvulado, melhor. Tem uns pres da behringer de um canal mesmo q dizem ser bons, mas nunca os testei.

issoaki serve pra deixa a distorcao ou o timbre que eu quero?
Nunca ouvi dizer... sinceramente, acho que vale mais investir em uma placa de som (24/96 sairia mto bem no seu caso), prezinho valvulado e microfone SM 57. custaria uns mil reais no total, mas acho dificil fazer algo semi-profissional com menos que isso.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


direct box
??? naum sei o q eh isso :P

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


e afinal pra q q serve akela saida midi ou sl o q eh do gdi21?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


e delta 1010 (1010 e nao a 1010lt)
mas a que eu tava falando lah em cima eh a 1010 lt!!

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


e esse curso home studio eh bom;??? conceituado?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


ouvi falr q essa aki tem preamp e phantom power!
http://www.music123.com/Mackie-SPIKE-i120712.music

catoledow
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
Direct box serve pra casar as impedancias. A da guitarra eh altissima, enquanto as de microfone sao baixas. A mesa de som espera uma impedancia baixa (microfones), por isso é necessario seu uso. Assim vc nao corre o risco de queimar o pre da mesa e ainda acaba com estalos e ruidos.

A saida do GDI21 eu ja disse.. nao é midi, eh balanceada. Ela serve pra diminuir ruidos numa gravação que possua equipamentos com entradas balanceadas e cabos com terra.

A maioria das mesas possui phantom power e TODAS possuem preamp. Agora, o que conta mesmo é a qualidade dos pres das mesas. Se fosse vc, compraria um preamp valvulado separado ao inves de uma mesa de som.

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
o GDI tem umsa saída P10 convencional e um XLR se não me engano. Essa segunda é balanceada. Não vai ser útil se vc for gravar na Audiophile. O balanceamento não faz grande diferença quando os cabos são pequenos e acredito que vc não vai gravar com o GDI a 10 metros do computador né?! rs

Uma dica de preamp barato (talvez o mais) é o Behringer MIC-100. Ele é valvulado, então dá uma colorida no seu som também.

leotecasi
Veterano
# fev/06 · Editado por: leotecasi
· votar


com essa placa de som(2496) + o preamp da behringer eu inda precisaria de uma mesa de som e do direct box certo?

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


tipo eu precisaria da placa m-audio 2496 (200 reais) + o preamp da behriger (80 reias) + mesa de som da behringer de 4 canas (120 reias) + direct box da behringer (70 reias) + shure sm57 (200 reais) = 670 reais
levando em conta q eu vou comprar tudo nos eua!

eh tudo isso que eu preciso?? ou com o preamp naum tem necessidade da mesa nem do direct box?
existem bons programas para distorcao de guitarra e modelagem de timbre no pc , mas mesmo assim fika melhor microfonar o amplifador?
eu fiko pensando que por ter a chance de algum som ao redor interferir pode "estragar" o som !
e tipo uma guitarra ligada direto no pc naum tem esse problema!

catoledow
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
NAO!!

Com um preamp como o MIC-100 vc nao precisa de direct box e nem de mesa de som (supondo que vc irá gravar apenas 1 canal por vez).

Vc pode ate usar pra gravar a guitarra em linha (direto no pc) pra nao pegar interferencias externas, mas nao fica tao bom qto microfonar.

leotecasi
Veterano
# fev/06
· votar


por exemplo....se eu quiser gravar com as dist e timbres do v-amp2,dizem q ele eh preamp e pedaleira...eu precisaria msm assim do MIC-100?
e tpi ql a função verdadeira do mic 100, alem de me dar volume no sinal ele timbra a voz e a guitarra e o baixo?(logico q não100% mas dah uma melhorada neh?
e qual a diferenca deu usar um pre valvulado e u naum valvulado?ele vai dar menos volume no sinal?

Jabijirous
Veterano
# fev/06
· votar


éhaueiauha pc nao é bom???

bicho pentium 4 3.4 com 4Gb de ram é pc fraco????


voce que nao percebe, mais ela da uns estalos sim!!!

a diferença é da 1010 lt é o ganho!! mas as placas da m-audio sao fracas no quesito DSP, praticamente te deixa na mão e deixa tua cpu fazendo todo o trabalho!!!

cara o curso Homestudio aqui do Rj é bom sim!!! pode fazer!!

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/06
· votar


leotecasi
a diferença dos pramps valvulados e solid state (não-valvulados) é basicamente o timbre. E cada preamp tem um som diferente também, por isso existem MIC100 de R$150 e Avalon de R$9000 e até mais.
O "calor" que as válvulas dão no timbre é quase sempre bem vindo, especialmente quando se trata de guitarra e baixo.
Outra coisa é que não convém vc ligar seu microfone no V-Amp... melhor o preamp mesmo.. rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a solução simples para gravaçao caseira simples! como funciona isso aki?