Notebook, qual a melhor opção? E placa de audio???

Autor Mensagem
SaintFerio
Veterano
# out/05


Agora que (acho que) vou de vez pros synths virtuais, estou a caça de um BOM notebook e de uma PLACA externa boa... Então gostaria de saber da galera que já usa, uma boa configuração e faixa de preço... Andei procurando uns aqui na faixa entre 3,5 e 4,5 mil... Meio caro, mas são tops... E as placas de notebook eu não conheço nenhuma...

Se alguém puder dar uma luz, eu agradeço! Valeu!

adantas
Veterano
# out/05
· votar


Tb sou novato. Estou na mesma situação. Como no momento quero apenas uma solução para sintese de som estou pensando em adquirir uma Audigy 2 ZS para notebook. Ela tem driver ASIO o q garante um bom desempenho se sua configuração for adequada para rodar o software q vc escolher. Agora parece q ela não tem o mesmo nível que placas especializadas quando o assunto é gravação.

adantas
Veterano
# out/05
· votar


No mercado livre vi um anuncio por R$ 329,00. Vc tb pode comprar na A1NETTRADING por um valor parecido.

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Eu tenho uma AUDIGY 2 ZS PLATINUM, no meu PC... Uso-a pra gravação, fica bom... Ela é boa sim, mas tem melhores, BEM melhores hj em dia... Paguei 800 ano passado no lançamento dela...

Mas ela não da pra ligar no Notebook por ser PCI hehe! Qual notebook vc tá pensando em pegar?!

V. Augusto
Veterano
# out/05
· votar


Olha, eu sou meio suspeito para falar de plataformas.

Notebooks para Áudio, Vídeo e afins, vá de Apple.
iBook se você não quiser desembolsar 10 mil reais num aparelhinho (No Brasil, porque fora daqui é muito mais barato) ou se estiver podendo, compre um Powerbook.

Use, se quiser, uma placa externa.



O PB G4 já vem pronto para estúdios, cara.

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Quanto deve tá valendo um desses??!!

adantas
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio

Há um modelo da Audigy 2 ZS para notebook. Visite esta pagina

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Eu não sei pq, mas não to muito querendo ir nas CREATIVE mais hehe quero outras opções... De repente uma com mais entradas de audio pra gravar simultâneo, baixo e guitarra por exemplo... Sei lá...

V. Augusto
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio
Caro. Muito caro.
O pessoal que usa ou gosta dos Macs e dos produtos Apple estão lançando uma campanha chamada "Eu amo a Apple mas a Apple não me ama", para ver se conseguem algum resultado. Tomara, né?

Ibook
Powerbook

O iBook, assim como o iMac, são produtos domésticos. O Powerbook é mais rápido que o iBook e possue entrada de áudio (no caso, os iBooks usam entrada de áudio por USB, e são caras). A placa de vídeo do Powerbook é melhor e a de vídeo também. Os atuais PB vêm com placas de vídeo que suportam o Image Core.


Vamos lá, você irá se assustar com os preços, mas a tabela é essa:

Powerbooks

PowerBook G4 (12.1" TFT/1.33GHz/512K L2/256MB/60GB/DVD-ROM/CD-RW Combo drive/Enet/56K/AirPort Extreme/Bluetooth) R$ 8.990,00

PowerBook G4 (12.1" TFT/1.33GHz/512K L2/256MB/60GB/DVD-R/CD-RW SuperDrive/Enet/56K/AirPort Extreme/Bluetooth) R$ 9.990,00

PowerBook G4 (15.2" TFT/1.33GHz/256MB/60GB/DVD-ROM/CD-RW Combo drive/Gig Enet/56K/Bluetooth/AirPort Extreme) R$ 11.990,00

PowerBook G4 (15.2" TFT/1.5GHz/512MB/80GB/DVD-R/CD-RW SuperDrive/Gig Enet/56K/Bluetooth/AirPort Extreme/Backlit Keyboard) R$ 14.990,00

PowerBook G4 (17" TFT/1.5GHz/512MB/80GB/DVD-R/CDRW SuperDrive/Gig Enet/56K/Bluetooth/AirPort Extreme/Backlit Keyboard) R$ 16.990,00


iBooks

iBook (12.1"TFT/1.2GHz G4/256MB/30GB/CD-RW Combo drive/VGA-out/Enet/56K/APX) R$ 5.990,00

iBook (14.1"TFT/1.33GHz G4/256MB/60GB/CD-RW Combo drive/VGA-out/Enet/56K/APX) R$ 7.990,00

iBook (14.1"TFT/1.33GHz G4/256MB/60GB/CD-RW SuperDrive/VGA-out/Enet/56K/APX) R$ 8.990,00


Houve uma atualização atual. Os preços serão esses (agora todos terão 512mb, dependendo do lugar da compra). Fnac, por exemplo, cobra esse absurdo (claro, preço de tabela!)


Mas se você quiser, compre aqui, na Big Manzana. É do Paraguay e o preço está um pouco melhor.

Se estiver indo para o E.U.A, compre numa Apple Store que, com certeza, você pagará muito menos.

V. Augusto
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio
O PB G4, pronto pra estúdio, sai no mínimo 8 mil, o modelo básico.

Lembrando que eles não rodam Rwindows, afinal, um computador destes, merece um sistema operacional do mesmo nível. Eles usam o Tiger.

Mas não se preocupe com os programas incompatíveis, a Apple tem um software que já inclui alguns programas de gravação muito bons, no iLife. Se quiser gastar "bem" em um programa, a Apple tem o melhor "estúdio" digital do mundo, o Final Cut Pro (Final Cut - Site - Apple)

adantas
Veterano
# out/05
· votar


Eu não sei se o Final Cut é essa unanimidade toda. Principalmente quando vc pode rodar uma solução baseada em Avid que é multiplataforma e te permite tirar proveito dos constantes lançamentos de processadores mais poderosos. Para quem acredita em benchmarks vale a pena lembrar q o coitado do G5 nunca teve chance. Acho q ele não teve 30 dias de glória e foi superado pelo Athlon64 FX 55. Engraçado que a Apple resolveu migrar para X86 e ainda optou pela Intel q tem uma linha cara e com performance inferior. Vai lá entender...

Eu sei q a Apple conseguiu alguns trunfos com distribuição exclusiva de softwares com o Shake e o Logic Pro.

sarpa
Veterano
# out/05
· votar


Converse com o amigo guimarquesjr aqui do fórum, ele trabalha dessa forma.
Possui uma M-Audio Firewire 410. É uma das melhores relação custo/benefício do mercado. A união desta placa à um notebook resulta num studio móvel, sendo plataforma windows ou mac.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

V. Augusto
Veterano
# out/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


adantas
Cara, desculpa falar isso, mas acho necessário. Não quero discutir nada, só vou falar:

O G5 é muito bom sim. Ele não pode ser comparado a qualquer processador. Claro, a Apple está mudando para processadores Intel por causa do futuro da empresa. O Pentium M deixou S. Jobs de olho nos negócios da empresa, que há mais de cinco anos mantém esse projeto.
Cara, o Cell (grave este nome!) é baseado no PowerPC G5. Ou seja, um dos mais potentes processadores é baseado no G5. Playstation III usará ele.
Agora olha o escândalo do XBOX da Microsoft, que usou em um de seus quiosques dois, isso mesmo, D O I S PowerMacs G5. Isso é bom cara.

Não estou defendendo nem uma nem outra, mas é algo para se pensar bem.


E cara, os PPC (PowerPC) estão entrando em uma nova fase a própria IBM já avisou que a Apple se arrependerá profundamente. A Microsoft já está prevendo um contrato para usar os novos processador PPC da IBM.

E um outro fator que levou Jobs a escolher os processadores Intel é que eles consomem menos energia pelo desempenho que oferecem. Isso não parece nada, mas é muita coisa para quem cria computadores como o iMac G5 e os finíssimos iBooks e Powerbooks.


Conhece a Pixar? É do Jobs. (só para acrescentar)


E tem mais um monte de rolos que eu não vou ficar escrevendo aqui cara, não vale a pena discutir isso.


Compara o Windows XP com o Tiger. Agora olha para os recursos do Vista e olha os do Tiger. Tudo o que tem no Vista, tem no Tiger. Cópia? Não sei, nunca vi o Vista de perto mas conheço o poder do Tiger.


Até 2008 a Apple utilizará os processadores IBM.



Algo muito grande está para acontecer...

Quanto ao FinalCut, é muito bom sim cara. Por sinal, o melhor.
Mas a sua opinião é diferente, eu respeito.

Eu posso estar errado...

V. Augusto
Veterano
# out/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


O quiosque é aquele que apresentou um "beta" do novo XBOX.

No Google você vai achar as fotos...

* que texto confuso!

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


É, to tentando falar com o GUIMARQUESRJ no MSN mas ele não me respondeu aindo heuheuhe!

Eu não vou gastar mais que 5 mil num Notebook, não posso... Então o limite é 5 mil...

guismarquesrj
Veterano
# out/05
· votar


Opa! Voltei gente!

Ontem me ligaram do estúdio e precisei ir pra lá fazer re-gravar duas faixas que ficaram com uns probleminhas! rsrs Aí cheguei tarde pra variar.

Então,

Notebook eu já falei, a melhor opção para quem vai utilizar em shows e performances ao vivo, é o Ibook G4 1.33ghz com tela de 12.1". Lembrando que eu me refiro aos modelos novos, que vem de fábrica com 512DDR333 e 60GB de HD. Os antigos não é tão garantido por causa dos míseros 256MB de ram.

Placa externa, se você quiser uma boa relação, vá de M-Audio Audiophile. Se a situação financeira te der um pouco mais de liberdade, pegue a M-Audio Firewire 410 ou até mesmo a Firewire 1814. Com essas últimas duas, já dá para fazer gravação totalmente profissional em casa. Já que a primeira são 4 entradas e a segunda já são mais de 10 e tem entrada ADAT e etc.

Se você mandar trazer dos EUA o notebook, sai menos de R$3500,00, já que lá ele custa U$999,00. Logicamente é bom alguem trazer para você, pq é arriscado parar na receita e você ao invés de pagar U$1000,00, pagar U$2000,00. Daí tem que ver se compensaria para você mesmo com os riscos de importação.

Mais seguro pedir pra um tio que vai pros EUA no fim do ano, né não?! rsrs

Abraços,

GuiS

V. Augusto
Veterano
# out/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


Notebook eu já falei, a melhor opção para quem vai utilizar em shows e performances ao vivo, é o Ibook G4 1.33ghz com tela de 12.1". Lembrando que eu me refiro aos modelos novos, que vem de fábrica com 512DDR333 e 60GB de HD. Os antigos não é tão garantido por causa dos míseros 256MB de ram.

Alguém que pensa como eu!

O iBook com 512 tah 3800.


O G4, para mim, tem que ser sempre com mais 800Mhz (no caso o usado). Ainda há Powerbooks Al. G4 1Ghz a venda por uns 8 mil (o de 15 inch).

Um pouco antigo, mas é Powerbook.

kseven
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio
É este setup q vc quer?
http://www.geocities.com/engesoft3/xnote_psr3000.jpg

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


kseven
O teclado não hehe! O Notebook me pareceu interessante, que config é???

Vinícius Augusto Castello
guismarquesrj
Vi esses modelos aqui no Mercado Livre, o que acham deles?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-33458812-Ibook-G4-12--133Ghz--5 12MB--40Gb--Combo-DVD-ROMCD-RW-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-33059677--_JM

Os dois são idênticos... O que vcs me falam destes? Ah uma coisa, eles tem algum programa tipo OFFICE né? Pq vou precisar de programas desse tipo, EXCEL, WORD... Deve ter com certeza...

V. Augusto
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio
Seguinte, segue aquele esquema que eu falei. Se você estiver comprando o iBook mesmo, até o G4 1Ghz dá conta do recado.
O problema é que eles não tem entradas de áudio, ou seja, você terá que comprar uma placa de áudio compatível ou uma entrada de áudio por USB.


Quando ao Office, ele existe para Mac sim. E é muito melhor que a versão para S.O.s da Microsoft.

Parece que o Excel não é incluído no Mac Office, mas a própria Apple disponibiliza um programa idêntico.

Se quiser uma solução muito boa, use o OpenOffice, é de graça. Só baixar e se divertir.

É um Office cuspido e escarrado. Só um pouco mais limitado.

SaintFerio
Veterano
# out/05 · Editado por: SaintFerio
· votar


Vinícius Augusto Castello
Já tive o Open Office no Linux...

Sim, eu sei que vou ter que comprar uma placa externa... Assim como tenho no meu PC hj... Uma Audigy 2 ZS Platinum, que tem o LIVE DRIVE... Vou ver os preços, vc sabe de algum site que tenha placas boas?

O sistema operacional do iBook é o TIGER né? Funciona tudo que o Windows roda? Ou é que nem LINUX que dificilmente funciona as mesmas coisas??? Tipo, os descompacatodres, WinRar, programas de downloads como e-Mule e outros...

Tudo bem, vcs vão falar pra mim não instalar isso hehe eu sei! Mas vou instalar, eu jogo no meu PC, eu faço tudo nele... E não me da problema... Se der pau no palco eu arco com as consequências... OK?! huehuehe!

Ah o iBook sendo 1,33GHZ equivale a que? Pentium 4 3.0GHZ?

guismarquesrj
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio

Já falei com você.

Não adianta fazer equivalências. A arquitetura é diferente, um é RISC e o outro é CISC. Cada um tem suas particularidades. A que mais atende à programação visual e sonora é o processador da Appel, no caso o G4.

O sistema operacional você pode colocar qualquer um da MAC, mas o mais novo e um dos melhores sistemas operacionais do mundo é o Tiger. Até porque o Windows XP não é considerado Sistema Operacional, e sim um projeto gráfico de processamento em segundo plano. É uma espécie de "GUI" por cima da base do DOS.

Quanto a programas, não sei. Seria interessante você ir ao Google e procurar o site dos programas que lhe são de interesse para então verificar se há versões para sistemas MAC.

Notebook, qualquer que seja, deve ter no mínimo 512MB de memória ram de preferência DDR333 ou superior. Pois para usar samples em tempo real, é extremamente necessário a quantidade de memória.

Independente de você arcar ou não com as consequências, se o seu set-up dá problemas durante um show, você vai ficar numa situação bastante complicada. Os membros da sua banda não vão ficar felizes. Mas isso é com cada um. Prefiro ter um set-up totalmente dedicado e profissional para o meu uso. Trabalho com música, vou fazer disso minha vida, então a preocupação é maior.

Abraços,

GuiS

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


guismarquesrj
Heheh valeu! Vou pesquisar!

Eu vou sempre levar música por diversão... Talvez quem sabe um dia por profissão... Quem sabe... Mas hj é por diversão...

Eder Muchiutti
Veterano
# out/05
· votar


Pessoal, uma coisa me chamou bastante a atenção nesses iBook: O HD. 40Gb e 4200rpm?? É bem pouco tendo em vista q normalmente usa-se HDs de 7200 (como o meu) e tem SATA de 10000 e SCSI de 15k. Isso não reduziria drasticamente a performance, tendo em vista que o computador será utilizado para carregar samples? A Taxa de transferência não ficaria muito afetada?

Abraços!

Eder Muchiutti
Veterano
# out/05
· votar


(ah, e se for usar pra jogo esse placa de video, se for como a Radeon 9550 que eu conheço, num é grande coisa... num chega nem perto da 9600 e fica atrás da 9200 - a nomenclatura engana pra caramba!)

guismarquesrj
Veterano
# out/05
· votar


Pessoal, uma coisa me chamou bastante a atenção nesses iBook: O HD. 40Gb e 4200rpm?? É bem pouco tendo em vista q normalmente usa-se HDs de 7200 (como o meu) e tem SATA de 10000 e SCSI de 15k. Isso não reduziria drasticamente a performance, tendo em vista que o computador será utilizado para carregar samples? A Taxa de transferência não ficaria muito afetada?

Outro motivo para se ter no mínimo 512mb de memória ram. Quando você dá o load no sample ele já joga as bases na memória. Quanto mais estiver disponível, menos você usa o disco, que é bem mais lento.

Para notebooks é bem difícil achar HD's mais velozes, pois têm que ser bem finos e compactos sem superaquecer, o que é comum em HD's de 7200rpm. Nos Raptor da WD (10.000rpm) mais ainda. E nos SCSI então.

Abraços,

GuiS

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Hj eu táva quase negociando a venda do meu PC... Agora to desanimando... Vou acabar ficando do jeito que estou mesmo... Notebook é caro, complicado... Heheh pensei que o pessoal ia me animar, mas nas conversas, só me desanimei... Então nem sei se vou acabar comprando mesmo...

Eder Muchiutti
Veterano
# out/05
· votar


SaintFerio
Resumindo: pra vc ter um bom notebook + boa placa de som, vai gastar pelo menos R$4000. Um controlador legal custa mais R$2000. É bastante grana...

Abraço!

PagoderoSatanico
Veterano
# out/05
· votar


Hj eu táva quase negociando a venda do meu PC... Agora to desanimando... Vou acabar ficando do jeito que estou mesmo... Notebook é caro, complicado... Heheh pensei que o pessoal ia me animar, mas nas conversas, só me desanimei... Então nem sei se vou acabar comprando mesmo...

Bom, cara, sinto muito te desanimar mais ainda, mas notebook é um negócio que exige mais pesquisa do que escolher uma mina pra casar. Eu comprei e tô muito satisfeito com um L3D da Asus (PC, rodando Win XP), depois de mais de um ano pesquisando, olhando em site de fabricante, conversando com gente que já tinha, olhando quase diariamente na seção de notebooks do Mercado Livre, comparando, consultando sites de fabricantes de interfaces de áudio, blablabla. É uma área que realmente não dá pra vc simplesmente entrar num fórum da Internet e perguntar "qual notebook eu compro".

E, sem querer criar polêmica, mas isso precisa ser dito: acima de qualquer coisa, essa história de "tem de ser Mac" é uma que vc tem de se informar e decidir POR VC MESMO se é verdadeira ou não. Perguntando pros usuários, todo usuário de Mac vai dizer que sim e todo usuário de PC vai dizer que não, todos com argumentos bastante convincentes. O ideal seria que vc tivesse acesso e pudesse testar notebooks de várias marcas e modelos, o que nem sempre é viável. Então leia MUITO, e mantenha o senso crítico sempre em alerta.

SaintFerio
Veterano
# out/05
· votar


Eder Muchiutti
Já tinha feito essa conta, com 2000 do meu PC mais uns 1700 do meu QS6 eu pago meu Notebook e ainda fico com o SP76 pra controlador, mas vou acabar comprando um UF7 depois...

PagoderoSatanico
To vendo mesmo que isso me confunde, mas é legal ter a opinião da galera... Eu provavelmente vou acabar pegando um Notebook comum, com Windows, precisarei dele pra trabalhar tb... E pra me divertir... Todo mundo fala que é errado, sei disso, mas meu PC mesmo tenho ele há um ano esse novo e jogo emulador, baixo filme, toda noite o HD quase enche de tanta coisa que pego na net, nunca tive dor de cabeça, e quando tiver, formato e pronto hehe! Mas é complicado! De qualquer forma, valeu aí! Ps.: Adorei seu nick hauhauha!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notebook, qual a melhor opção? E placa de audio???