【FIXO】 Os Super agudos do sax (Saiba mais a respeito )

Autor Mensagem
Prof Ivan Meyer
Veterano
# mar/05


OS SUPER AGUDOS DO SAX

Para se tocar no registro dos superagudos, é preciso conhecer e dominar as embocaduras do saxofone. Estas podem ser comparadas à de um trompete, que, na mesma posição de dedilhado, fazem várias notas com mudanças na embocadura.

Esse mecanismo é desconhecido pela maioria dos saxofonistas que tentam em vão tocar os superagudos lançando mão somente das posições, criando uma concepção errada de que, apertando ao máximo o lábio, conseguiremos atingir os agudos. Dessa forma, o que resulta são os apitos.

As posições dos agudos são pouco divulgadas e ajudam a frustrar o estudante, que então começa a atribuir a culpa por não dominar os superagudos às posições, à boquilha, à palheta, ao instrumento, namorada, cachorro, síndico, etc. Então ele espera que, com os anos de estudo, sua embocadura fique mais fiel. Mas os anos passam, o saxofone passa de pai para filho e nada de sair os superagudos.

De vez em quando sai um agudo, mas ele sempre falha na hora em que se precisa dele. Então, começa a achar que os superagudos é dom de alguns.

Os saxofonistas têm que conhecer e dominar as suas várias embocaduras que se diferenciam por :

Pressão dos lábios sob a palheta

Velocidade do ar

Espaço interno da boca

Posição da língua, que, dependendo do lugar onde se posicionar (mais para cima ou para baixo), mudará a emissão do harmônico e, conseqüentemente, a nota emitida.

Com a mesma posição de agudo, podemos fazer 4 ou 5 notas diferentes.

Antes de começar com os exercícios para dominar os agudos, é preciso ter consciência de alguns fatos :

o motor do saxofone é a boquilha, a estabilidade é a palheta e a aerodinâmica é o instrumento. Nós somos o condutor.

1ª parte - Boquilhas

A primeira coisa que um saxofonista fala a outro é: que boquilha você usa? Essa tal boquilha já é uma lenda. O que sabemos é que a mesma boquilha tem som diferente (timbre), dependendo de quem a toca.

Existem boquilhas que têm o som mais brilhante e outras com o som mais fosco (aveludado). Há boquilhas de metal ,massa, fechada, com a câmara aberta ou fechada, coloridas, enfim, uma variedade que nos deixa confusos. Estão inclusive inventando boquilhas com acessórios, é uma confusão só!

Agora, certeza mesmo é que cada pessoa tem uma arcada dentária e uma boca diferente, fazendo com que a mesma boquilha seja ótima para uns e ruim para outros.

Algumas boquilhas foram inventadas com o intuito de facilitar a emissão de agudos (harmônicos) e outras são mais apropriadas para os graves. O que você precisa, juntamente com seu professor, é encontrar uma boquilha bem equilibrada para o seu tipo de embocadura.

Em São Paulo, muitos conheceram o mestre Bove, que consertou por décadas os saxofones de diversos músicos. Uma das coisas interessantes que ele fazia era mexer nas boquilhas, colocando Durepox dentro para alterar a câmara interna. Conseguia assim mudar as características de som da boquilha (de grave/aveludado para um som mais brilhante), facilitando a emissão dos agudos e liberando o músico da mudança de boquilha. Atualmente, Aldo Bove Filho continua executando esta arte.

A boquilha é uma das peças mais importantes para a emissão dos agudos. Seus preços são muito variados.

Há boquilhas desenvolvidas para projetar harmônicos que, com certeza, são mais fáceis para a execução dos agudos. Isso não quer dizer que boquilhas que têm som mais aveludado ou grave não toquem nos agudos. Elas tocam, mas com o som mais apagado, sem brilho. Tem-se a impressão de soar menos nos agudos.

Procure uma boquilha que seja mais brilhante. Seu professor deverá conhecer várias com essas características.

2ª Parte - Palhetas

Palhetas. Gosto de todas, desde que possa prepará-las a meu gosto! (consulte a matéria técnica do Informativo Weril nº 120 - Regulagem De Palhetas).

Em uma caixa com 10 palhetas, é muito difícil encontrar duas iguais. Cada uma tem sua personalidade. Umas são boas para graves, outras para agudos, outras um horror.

O melhor é saber preparar suas palhetas para o seu jeito de tocar e não ter que se adaptar a cada palheta. Isso atrapalha, pois seu som não cria uma personalidade. Numa determinada semana está metálico, noutra dá apitos ou não tem som nos graves. Assim não dá pé!

Temos várias marcas, todas muito boas para serem reguladas como você gosta. Algumas palhetas se parecem com bambu, mas são de fibra. Seu som assemelha-se às de bambu. O interessante é que esta palheta dura até seis meses ou mais, mantendo-se estável sem envergar ou perder suas características sonoras. Você não perde tempo regulando palhetas e estuda mais, conhecendo melhor o seu som (elas também são bem diferentes entre si e podem ser reguladas. Utilize uma lixa d'água bem fina e umedecida para fazer os ajustes).

Saiba que as palhetas são de lua e também mudam com as marés. Existem palhetas que liberam mais harmonia que as outras. Com o tempo, ao emitir uma única nota rapidamente, você notará se ela é boa para agudos, graves ou bem equilibrada.

3ª Parte - Embocadura

Aqui mora o perigo. A embocadura é tudo no agudo. Comparo-a à construção de um prédio: quanto mais alto ele for, mais profunda deve ser sua base.

A embocadura para se tocar em 2 oitavas utilizada pela maioria dos saxofonistas não é a mesma para se tocar em 4 oitavas. Aquela que você usa para tocar com sucesso até hoje deve estar funcionado bem entre o Ré da primeira oitava e o Ré da terceira oitava. Agora, se você tem problemas fora desta região, significa que a sua embocadura está fora de lugar. Não diria errada, pois a embocadura que uso para tocar nos agudíssimos é a que você está usando, enquanto adoto uma outra para tocar nessa região mais grave.

Aí está o segredo! Para tocar nos superagudos, começo pelos graves. Quanto mais relaxados os graves, mais campo para os agudos, ou seja, quanto mais aberto o ângulo entre boquilha e palheta na região grave, maior será minha margem de extensão, pois, à medida que subo para os agudos o ângulo da boquilha se fecha. Se você começar com ela fechada, ao chegar nos agudos terá tal esmagamento da palheta com a boquilha que nenhum ar passará. O segredo é começar os graves o mais relaxado possível, quer dizer, com o ângulo entre a palheta e a boquilha o mais aberto possível. Você terá que descobrir que pode tocar a nota do meio tom abaixo soando um Si sem mexer na boquilha, somente relaxando o lábio inferior em relação à palheta, como se fosse uma batata quente na boca. Toque a nota Ré mantendo a relação de um tom entre o Dó, mas não esqueça que este Dó está com a afinação meio tom abaixo do normal. Isso foi feito com o relaxamento do lábio inferior. Se você tocar o Mi, ele também terá que manter a afinação relativa ao Dó, que, por sua vez, continua baixo.

Ao completar uma oitava fazendo a relação acima, e mantendo a afinação das notas entre elas, o Dó oitavado acima estará mais relaxado, com mais volume e brilho.

Em relação à boquilha e à palheta, o ângulo agora é maior. Então, você terá mais ângulo de boquilha para os agudíssimos. Da outra forma, você não teria mais ângulo entre palheta e boquilha.

4ª Parte - Afinação

Como resolver a afinação do sax em relação ao diapasão?

Após abaixar a afinação da posição de Dó no saxofone, fazendo soar um Si, você agora afina pela boquilha, abrindo ou fechando. É importante não mexer a boca. Com isso, você conseguirá tocar os graves com mais facilidade, pois sua boquilha está aberta na boca.

Antes você estava com a afinação do Dó alta em relação à afinação real do saxofone. Em vez de abaixar a afinação do sax com o relaxamento da embocadura, você afinava seu instrumento pelo todel, mas agora aprendeu que se pode afinar pela boca. Isto é, conseguindo o ângulo mais aberto da embocadura, você estará na posição correta para ir até os agudos, fechando relativamente sem o perigo de, ao chegar na região superaguda, não existir mais ângulo.

Só irá tocar os agudos quem conseguir tocar os supergraves, pois eles são a base para se alcançar o alto.

Tabela de posições dos super agudos no site [url=http://www.explicasax.com.br
]www.explicasax.com.br
[/url]

Prof.Ivan Meyer
[url=http://www.explicasax.com.br
]www.explicasax.com.br
[/url]
www.soprasax.com.br

Andre Carioni
Veterano
# mai/05
· votar


Não vejo a hora de chegar em casa e perturbar os vizinhos com o TUUUUUUUUU que eu amo tanto. hehehe.

Valeu mesmo essa dica toda sobre super agudos, principalmente a parte do "como se fosse uma batata quente na boca"...heheeh nao vou esquecer disso!

Ivan continua nessa ajuda aqui no cifraclub, que vc escreve muito bem.

Prof Ivan Meyer
Veterano
# mai/05
· votar


André se quiser saber mais acesse o www.explicasax.com.br e vá no forum ok

Tem muita coisas e artigos interessantes !
Abração
Ivan Meyer

Daniellen
Veterano
# set/05
· votar


Ivam Meyer por favor me responda uma coisa, eu tenho uma j.amaral de metal nº2 que tipo de musica ela pode ser tocada e qual a difrença entre as outras numerações? eu queria saber o site da j.amaral se alguém souber, me responda por favor.
dkmairink@hotmail.com

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


Prof Ivan Meyer

Cara, supertópico esse.

Merece um sticky (!)

PauloJr
Veterano
# set/05
· votar


Olá Ivan

Gostaria de saber como faço para poder tocar um som aveludado do meu Sax.Pois não gosto muito de som estridente.
Pois na verdade gostariade trocar de boquilha e comprar uma com som bem aveludado, qual vc me indicaria.

Al3xandr3
Veterano
# out/05
· votar


É o seguinte : Como faço para separar as notas mas sem "soquiar" para
deixa-las semi-ligadas?
Pois se tento o golpe de lingua tocando a palheta com a lingua o som fica muito seco e destacado e se tento apenas soprar eu mesmo emito um som tipo: U U U UU U UUU

netrix
Veterano
# jul/06
· votar


Oi galera eu sou novo aque e gostaria que vcs me ajudassem enviando para o meu e-mail jlvipshow2000@yahoo.com.br apostilas e métodos para sax alto.



Desde já agradeço a todos vcs e aguardo resposta!!!

nilver
Veterano
# jul/06
· votar


oi pessoal eu me chamo nilver e gostaria que vcs me mandasem alguma partituras pro meu e-mail por favor
e nilverlohan@hotmail.com

caksantoia
Veterano
# nov/06
· votar


Gostei muito da dica. Só que eu ainda estou aprendendo a tocar o sax e tenho muita duvida ainda aonde colocar os dedos para obter as notas. Ganhei um Sax alto Michael Ivan Meyer, e gostaria de saber a escala desse sax que possue diversos recursos, inclusive da clave de fa# e sib, que na verdade eu nem sei aonde é. Ivan =, se puder me dá a dica da digitação, desenha pra mim, para que eu possa ver cada chave o valor da nota, (todas as chaves que possue esse sax alto michael) obrigado! (e-mail: caksantoia@click21.com.br. socooooorrrrooooo !

Sashsiam_2
Veterano
# dez/06
· votar


As dicas de embocadura para o sax podem ser aplicadas ao clarinete?

Prof Ivan Meyer
Veterano
# abr/07
· votar


Amigos como Prof.de sax do Cifra Club do curso online estou indicando a todos para assistirem a este vídeo

Como tocar sax em 60 minutos de minha autoria e disponivel no youtube


http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60

Boa aula

Prof.Ivan Meyer
www.explicasax.com.br

Prof Ivan Meyer
Veterano
# abr/07
· votar


COMO TOCAR SAX EM 60 MINUTOS- AULA GRÁTIS NO YOUTUBE
I PARTE
http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60


A função desta aula é passar de forma clara e objetiva os primeiros fundamentos da técnEXPLICASAX - Escola Online de Sax - Prof.Ivan Meyer - Brasil

Divididas em partes aborda desde a abertura do estojo do instruemnto ,colocação da boquilha, palheta ,embocadura ,posisionamento das mãos ,execução de uma música , escala cromática e noções de leitura ,explicado por quem tem muita experiencia na didática do saxofone ,onde o Professor e Luthier Ivan Meyer fundador do maior site de sax do Brasil o www.explicasax.com.br formando saxofonistas para o Brasil e o Mundo .

Aleffh
Veterano
# mai/07
· votar


Será que alguém também poderia me enviar uma dessas apostilas de sax, que possua exercício e teoria?

E-mail: diniz_alessandra@yahoo.com.br

Soljp
Veterano
# jun/07 · Editado por: Soljp
· votar


Prof Ivan Meyer!
Show! Parabéns pelo tópico!

Prof Ivan Meyer
Veterano
# jul/07
· votar


Meus amigos , coloquei mais aulas nova no cifra club na sala de sax ok
Abração
Ivan Meyer

Andreson tenor
Veterano
# out/07
· votar


Legal esse topico.
Professor gostaria de saber, o que você acha do sax tenor arena?

Prof Ivan Meyer
Veterano
# out/07
· votar


Acho muito legal, um sax barato e que da conta do recado !

Andreson tenor
Veterano
# out/07
· votar


Prof Ivan
Minha boquilha é a original(a boquilha que veio no sax ja de fabrica) e
minha palheta é a vandoren 2 (v16) o que você acha devo mudar? elas combinam? é melhor a vandoren original?

Prof Ivan Meyer
Veterano
# out/07
· votar


Oi Andreson, eu acho que a Vandorem Java 2 ou V16 muito melhores para quem quer um som mais pop no sax ok
A boquilha original do sax é apara aprender a tocar ok ~MAS NÃO É UMA BOQUILHA DEFINITIVA pois e fraquinha para os agúdos etc...ela é muito fechada ok Depois seu professor vai te orientar qual boquilha usar ok Qualquer coisa me da um toque e te ajudo com isso .
Abração
Ivan Meyer

Andreson tenor
Veterano
# out/07
· votar


Olá prof Ivan muito obrigado pelo toque, então qual palheta você me indicaria para ter um som mais bonito e classico, e também gostaria de saber qual boquilha você acha boa para usar.
abraço!!!!
Andreson

Andreson tenor
Veterano
# out/07 · Editado por: Andreson tenor
· votar


desde ja agradeço pala a ajuda.

Prof Ivan Meyer
Veterano
# out/07
· votar


Andreson, eu uso há mais de 15 anos uma palheta de nome FIBRACEL use uma fibracel soft e vai ficar muito feliz com o resultado ok
Abração
Ivan Meyer

Andreson tenor
Veterano
# out/07
· votar


Professor você acha que a boquilha vandoren combinaria com essa palheta, eu tenho uma e tambem é fibracell soft, nº 2.
Ou qual boquilha ficaria bom no meu sax pois ele é francês.

Andreson tenor
Veterano
# out/07
· votar


Ok.
Tenho essa palheta fibracell soft Nº2 e gostei muito dela, é boa e duravel,
mas prof. qual boquilha você acha que combinaria com essa palheta e com o sax (ele é françês).
pois ainda estou com a boquilha de fabrica e estou estudando bastante e quero evoluir nessa parte e gostaria de saber qual seria melhor,
para que saia um som bonito e clássico.
grato
abraço

Andreson

Prof Ivan Meyer
Veterano
# out/07
· votar


Andreson, sinceram,ente a boquilha de alumínio espacila que eu fabrico ,entre no www.clubedoscompositores.com.br/ivanmeyer e da uma escutada ok
Essa boquilha você encontra na www.soprasax.com.br

Abração
iVAN mEYER

Prof Ivan Meyer
Veterano
# jul/08
· votar


Escute o som das boquilhas Ivan Meyer aquí :
http://palcomp3.com/ivanmeyer_explicasax


Abaixo você tem algumas de nossas vídeo aulas disponíveis na Escola Online de Sax do Explicasax.
Video Aula Online - COMO TOCAR SAX EM 60 MINUTOS

1º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60
2º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=50A33kB6GOs
3º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=nrsYYg_y0xM
4º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=zt_SQiZ4GM8
5º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=bEz6mZ3dg4c
6º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=KLFe-tbGN8Y
7º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=w21OeTFqo88

Video Aula Online - SOM ROUCO e VIBRATOS

1º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=HL1vVKAZpRQ
2º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=nrIbZrq1lJY
3º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=_A9ktOXT4Jo
4º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=dPcdVdy-QTE
5º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=VnAZTDFVlLc
6º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=146qKYJ74pQ
7º Parte
http://www.youtube.com/watch?v=KIXv0xZJbyI


Video Aula online - Articulações - Avançados

1º parte
http://www.youtube.com/watch?v=WUcqneo-0lY
2º parte
http://www.youtube.com/watch?v=-D7x9BFoASA
3º parte
http://www.youtube.com/watch?v=ACUzrWFGGRI
4º parte
http://www.youtube.com/watch?v=Aso8oQUZg8A
5º parte
http://www.youtube.com/watch?v=s-9p3WLAPtY
6º parte
http://www.youtube.com/watch?v=eS3KBkzNRTA
Vídeo aula sobre regulagem de saxofone (aprenda como tirar vazamentos do seu sax e faça você mesmo a regulagem )
http://www.youtube.com/watch?v=zsXFXlOFugo
I parte -Embocadura
Conheça o ponto certo da embocadura no sax para que suas notas fiquem afinadas em toda a extensão do instrumento .
http://br.youtube.com/watch?v=PcWVhK6Ir1o


II Parte -Afinação

Nesta aula explico sobre a EMBOCADURA x AFINAÇÃO a relação entre a tensão na embocadura e sua influencia na afinação do sax como um todo !

http://br.youtube.com/watch?v=0f2a-32HFe4


Arquivos em Pdf usados na Video Aula esta disponível para
Download dentro da Escola Online de Sax.

Alguns Vídeokes da Sala de repertório na Escola Online
Basta assistir o vídeo e tocar junto com o vídeo.
As partituras dos vídeos estão disponíveis em PDF para dowloads na Escola Online

http://br.youtube.com/watch?v=hnRhIS_k-XQ
AS TIME GOES BY Karaokê para sax (Improviso escrito com articulações marcadas )

http://br.youtube.com/watch?v=ko1g6rleqbY
SUMMERTIME –Karaokê para sax (Improviso nível médio com colcheias )

Alguns Exercícios da Sala de Ciclos na Escola Online
Os exercícios abaixo com as Escalas Maiores é uma forma mais prazerosa de estudar e também de desenvolver o sua leitura por cifras dentro da improvisação.
http://br.youtube.com/watch?v=5mS_fbWL8b0
Ciclo 01 (Acordes maiores )
http://br.youtube.com/watch?v=jslsHGgnDx0
Ciclo 02 (Acordes Maiores )
http://br.youtube.com/watch?v=1OcNHYv1JoE
Ciclo 03 (Acordes Maiores )
http://br.youtube.com/watch?v=fAo-DGIT1fc
Ciclo 04 ( Acordes Maiores )
http://br.youtube.com/watch?v=JMJTnqh74uc
Ciclo 05 (Acordes Maiores)

Reportagem para os Alunos da Escola Online -
A VIDA DE UM SAXOFONISTA EM SÃO PAULO.
http://www.youtube.com/watch?v=YqGBHJP4lqs


Os e-books Explicasax somados são 320 páginas com muitos exercícios e informação e estão disponíveis para dowloads dentro da Escola Online.
Algumas páginas de exercícios para sax de nossos E-books
http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/62-o_ligado_articulado. pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/36-hoo_to_too_as_3_arti culacoes_magicas.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/66-estudando_as_articul acoes_jazzisticas.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/73-estudando_as_articul acoes_jazzisticas.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/38-articulacao_diferent e.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/037-jazzisticos_1.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/047-jazzisticos_8.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/098-voo_livre_01.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/168-desenvolvimento_da_ leitura_afinacao_e_articulacoes.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/150-quebra_dedo_cabeca_ e_sax.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/017-caminhando_pelas_ci fras.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/108-bi_tonalidades.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/193-desenroscador_de_de dos.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/194-verifique_sua_afina cao.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/57-pulo_do_gato.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/88-as_raizes_da_improvi sacao.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/25-como_acertar_o_ponto _da_embocadura.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/012-ciclo_das_quartas.p df

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/057-alinhamento_e_balan ceamento_dos_dedos.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/059-peixe_frito.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/005-campo_harmonico_mai or.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/112-arpejos_diminutos.p df

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/181-estudando_os_harmon icos.pdf

carlos_weber1
Veterano
# abr/09
· votar


Prof Ivan Meyer
Caro Professor... não toco saxofone, nem nenhum outro instrumento de sopro...mas pela curiosidade sempre tive vontade de aprender...e por acaso achei esse tópico criado pelo senhor, achei realmente muito interessante, e me chamaram atenção alguns links nesta pagina, que me levaram a conhecer um pouco mais do vosso trabalho, principalmente no palcomp3 aqui do cifraclub, e, sinceramente, digo que é muito bom saber que existem pessoas de tão alta inspiração aqui no Brasil, fiquei muito admirado com o conteúdo e com as musicas expostas, e tentarei me espelhar no seu exemplo e buscar estudar a musica e suas maneiras de excução em diversos instrumentos, com muita sinceridade, ofereço os parabéns e a admiração de mais um novo aluno a partir desse momento...
abraço.

Sidiney
Veterano
# mai/09
· votar


Professor .... tambem nao toco sax mais estou estudando para tocar estou na liçao 80 do Bona e me disseram para comprar um sax que esta na hora de começar o método. Vou tocar na igreja
e comprar um sax mais ou menos bom , poderia me indicar algum?
me disseram que os sax chineses eagle, michael nao prestão isso é verdade?
eu vi um sax que me enterresou; Sax alto mib Selmer Prelude AS700 esse é bom? e tem tambem o Weril spctra lll qual dois dois é melhor? desde ja fico agradeçido. e parabens pelo seu trabalho e se comprar um desses sax as palhetas que o senhor vende fica bom nesses sax?

precioso
Veterano
# jul/09
· votar


play back e partitura para sax alto em arquivo pdf de musicas diversas baixei no emule muito bom... O Ivan deve lembrar de mim comprei meu precioso com ele show de bola. Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os Super agudos do sax (Saiba mais a respeito )