Estudando o sax seriamente ,veja o que se pode fazer em 05 anos !

    Autor Mensagem
    Prof Ivan Meyer
    Veterano
    # mar/05


    Amigos querem conhecer um programna de estudos para sax bem legal ?
    Este é usado pelo conservatório Sousa Lima em Sampa ,onde sou coordenador há mais de 20 anos da cadeira de sax .
    Elaborado pelo coordenador da área: Prof.Ivan Meyer

    Duração do curso : 5 anos divididos em 10 semestres

    I - Perfil do Curso

    Preparar nossos alunos para atuação profissional ou amadora dentro do vasto campo musical que atuam os saxofonistas seja qual for o estilo por ele optado . Para isso receberão conhecimentos práticos e teóricos necessários para cada etapa do aprendizado ,onde estarão incluídos as interpretações de cada estilo com seus matizes próprios através de transcrições de solos famosos e análise dos mesmos.

    A leitura ,improvisação e a musica em conjunto será o ponto forte do curso ,sendo que neste ultimo será estudado as inflexões tonais e articulações próprias de cada estilo musical quando se toca em "naipe". A prática de grupo será a tônica do curso de saxofone , para isso a escola oferece aos seus alunos mais 04 cursos complementares para o desenvolvimento musical como um todo ,não somente a parte técnica com o instrumento mas também a sua percepção musical receberá um tratamento especial para que em um trabalho conjunto com outros professores nossos alunos possam se desenvolver pôr igual em todas as áreas da percepção musical e assim conseguir uma maior interatividade com a música e seus mais diferentes aspectos.

    Sendo assim nossos alunos conseguem mais êxito na aprendizagem do instrumento e da linguagem musical necessária para que possam fazer música em conjunto e poder atuar amadoramente ou profissionalmente ao final do curso.

    O curso tem objetivos claros que serão conquistados no decorrer das etapas : Tocar, Improvisar, Ler e Escrever.

    II - Objetivos específicos:

    Domínio técnico : Através de métodos específicos e exercícios direcionados o aluno receberá toda a orientação quanto as rotinas de estudos de desenvolvimento e manutenção técnica ,onde a sinopse e a memória muscular começarão a fazer seu papel na coordenação motora e desenvolvimento da performance técnica do instrumentista sempre com o acompanhamento e supervisão do seu professor .
    Improvisação : A improvisação sempre se fez presente na música seja ela ERUDITA ou POPULAR sendo que na Erudita é chamada de cadencia ( momento onde a orquestra para em uma grande fermata e o solista tem seu momento pessoal para expor o tema com suas modulações e variações rítmicas , uma verdadeira improvisação e como todas muito bem estudadas ). Certas cadencias de concertos famosos são copiados até hoje pêlos executantes , já na musica popular seja ela o JAZZ ,ROCK,FUNK,MPB este momento é chamado de improvisação sendo assim o estudo da improvisação fará parte constante do curso desde os primeiros contatos com o instrumento ,onde o aluno terá o desenvolvimento da percepção auditiva e rítmica e aprenderá a identificar os tons e acordes do campo harmônico bem como a utilização das escalas e mecanismo para criação e desenvolvimento de um solo. Este estudo da improvisação é progressivo dentro de cada etapa do curso,serão usados métodos consagrados para o ensino da improvisação em conjunto com trabalho paralelo dos professores de prática de banda , Nossos alunos tem a oportunidade de usar e experimentar o que aprendem em sala de aula como também podem analisar o desenvolvimento dos seus colegas em outros instrumentos e reconhecer em seus improvisos o material no qual estão trabalhando e tomarem consciência de todo o mecanismo e elementos usados para a improvisação e que a improvisação é a parte mais erudita do saxofonista ,onde muitos se diferenciam e se destacam dos demais . Haja visto que terá situações onde não terá uma partitura para ler e mesmo assim poderá tocar com todos usando o que aprendeu na improvisação.
    Leitura e Escrita : Sendo a leitura e a escrita musical um dos elos mais forte da ligação , músicos instrumentista e grupo ,o aluno aprenderá toda a grafia musical usada atualmente e não só a tradicional bem como a moderna , com usos de métodos específicos para desenvolver a leitura e escrita . Nossos alunos recebem em paralelo um curso de percepção musical onde a leitura e a percepção rítmica é tratada a fundo e em coletividade ,para que possam sentir as dificuldades comum a todos os alunos nas várias etapas do curso, onde podem perceber seu progresso e dificuldades perante a turma .
    A leitura Rítmica ,o Solfejo e a Percepção Auditiva são tratados e acompanhados pôr profissionais qualificados nas áreas de Percepção Musical e Pratica de Bandas onde então o professor de instrumento poderá avançar especificamente com o aluno dentro das diversas situações onde a leitura e escrita são fundamentais para se fazer música . Pois todos nós sabemos que um analfabeto é aquele que não sabe ler nem escrever e ser um analfabeto musical é inaceitável neste curso . Nossos alunos através da Prática de Banda , duetos ,trios ,quartetos e quintetos formados com os alunos de saxofones e outros instrumentos da escola , colocarão em prática todos os rudimentos da leitura e escrita que são :

    Divisão rítmica e pulsação;
    Dinâmicas naturais e forçadas;
    Articulações e inflexões tonais;
    Equilíbrio de vozes em naipe;
    Reconhecimento de estilo com execução rítmica diferenciada do convencional e com o uso das articulações específicas de cada estilo musical;
    Grafia musical ocidental e cifragem americana;
    Desta forma preparamos nossos alunos para que possam ingressar em qualquer formação coletiva instrumental.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DISTRIBUÍDOS EM 10 SEMESTRES
    1º SEMESTRE
    Nesta primeira etapa do estudo o desenvolvimento da percepção musical tem maior peso aliado com :
    Embocadura e sonoridade do instrumento ( Explicasax vol.1 )
    Posicionamento das mãos ,dedos , altura da correia ( Explicasax vol.1 )
    Localização das notas no instrumentos .( Explicasax vol. 1 )
    Execução de músicas conhecidas sem uso da leitura tradicional , fazendo valer o método pôr Números do Prof. Ivan Meyer já utilizado há mais de 20 anos com sucesso no ensino para iniciantes do saxofone onde permite que o aluno em sua 1 aula possa tocar algumas músicas conhecidas e assim colocar sua percepção auditiva e rítmica para trabalhar e desenvolver a coordenação motora ao mesmo tempo estas musicas tem exercícios e passagens técnicas propositais para o desenvolvimento técnico no instrumento.
    - Escala cromática (Estudo Técnicos para Improvisação do Prof.Ivan Meyer ) Paginas 138 a 143 ( sem articulações )
    - Exercícios para balanceamento e alinhamento dos Dedos. Páginas 56 a 59 ( Estudos técnicos para Improvisação Prof.Ivan Meyer )

    ( sem articulações )

    - Apresentação e estudo das 03 articulações Basicas ( - > ^ ) usando a escala cromática para a prática ( Explicasax vol.1 ) pagina 36
    - Escala de Re Menor Blues e improvisação em Summertime ( Explicasax vol.1 ) Pagina 85

    Repertório: Esta fase tem o objetivo de treinar passagens específicas e mudanças de registro , sonoridade e afinação , Serão musicas conhecidas do aluno ,onde não é cobrado a leitura rítmica e sim a analise , interpretação, swing e afinação ,onde o ouvido terá seu papel importante logo no início do aprendizado ,sem o perigo de deixa-lo "adormecido" pois será o ouvido a ferramenta principal que julgará se as notas e o ritmo estão corretos da música em questão interpretada pôr ele tendo assim uma maior relação com o som e a qualidade do mesmo. Durante esta primeira fase o Aluno fará aulas de instrumento em paralelo as aulas complementares oferecidas pela escola onde já começam a explicar sobre grafia musical e a leitura de partituras sem o uso do instrumento fazendo valer o canto ( solfejo ) onde aluno sem o uso do instrumento começara a falar ( cantar ) ler e escrever ( solfejo e ditado rítmico ) e a alfabetização musical tem início .Assim o interesse em ler a partitura partirá do próprio aluno com conhecimentos adquiridos nas aulas de percepção musical e a transição de tocar de ouvido para tocar lendo acontecerá naturalmente e pôr interesse do mesmo.



    V O L T A
    2º SEMESTRE
    Nesta Segunda etapa do curso o aluno já recebeu sua iniciação musical , já tem um som definido é capaz de tocar várias músicas e identificar as notas no pentagramas e no instrumentos alem de já ter o conceito básico das articulações .
    Começaremos então os seguintes estudos :
    Escalas Maiores ( Estudos técnico para improvisação do Prof.Ivan Meyer ) Páginas 1,2,3,4 com diferentes articulações
    Escalas maiores ,Pentatônicas e escala de blues (Explicasax vol.1 ) Páginas 88,89,90( Raízes da Improvisação ) que serão usadas com o vol.24 ( Major and Menor ) de Jammey Aebersould para estudar as escalas maiores com exercícios de improvisação valendo do CD que acompanha este volume 24, onde o aluno terá um play back para cada TOM com um piano acústico , contrabaixo acústico e bateria acústica ,deste modo o CD serve como metronomo e diapasão( afinação destemperada ) , Tendo o CD como fonte de inspiração e referencia para estudar a improvisação em cada um dos tons maiores usando somente ; Escalas Maiores, Pentatonicas e pentablues como estão no livro ( Estudos Técnicos para improvisação ) nas paginas ( 63 a 68 / 71,72 / 79 a 82 ) nesta fase do aprendizado a criatividade é exigida e incentivada .

    O repertório a ser tocada nesta fase ainda é livre , onde é estimulado pelo professor a tocar musicas conhecidas mas de difícil execução.
    - Duetos Nesta segunda etapa onde o aluno já adquiriu uma técnica e sonoridade que o permite tocar relaxado começaremos então o trabalho de leitura rítmica de material desconhecido ao seu ouvido ,para isso usaremos os duetos das paginas 161 a 180 ( Estudos técnicos para improvisação ) os quais foram escritos com a finalidade de passar a afinação das quintas justas que estão contidas no exercícios trazendo o saxofonista para o uso da afinação destemperada e do uso dos harmônicos pares de acordo com a tonalidade.



    V O L T A
    3º SEMESTRE
    Nesta etapa o Aluno segue avançando e estudando o material já visto nas 02 etapas anteriores e acrescenta em sua rotina de estudos estes estudos a b

    Prof Ivan Meyer
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Continuando...

    3º SEMESTRE
    Nesta etapa o Aluno segue avançando e estudando o material já visto nas 02 etapas anteriores e acrescenta em sua rotina de estudos estes estudos a baixo .
    Explicação sobre cifragem americana e estudos relacionados.
    - Campo harmônico das escalas maiores ( tríades )

    ( Estudos técnicos para improvisação pags 5,6 )
    - Campo harmônico das escalas maiores ( Acordes com 7 e 9 )

    ( Estudos Técnicos para Improvisação pags 7,8,9 )
    - Ciclo das quartas ( triades , aproximação cromáticas ,Sétima maior e nona , dominantes )

    ( Estudos técnicos para improvisação pags 10,11,12,13 )
    - Estudos das artículações através dos métodos de lennie Niehaus começando com o

    "Basic Jazz conception for saxofones vol.1 "
    - Estudos rítmicos do pozzoli ( 1 séria até Quinta série ) usando escalas maiores e pôr graus conjuntos para tocar os exercícios rítimicos.

    Nesta etapa o Repertório de apresentação é obrigatório. Sendo escolhidos entre :

    Duetos de Greg Yasinitsky ( a escolher )
    Bye Bye Blackbird, Fly by Night, A foggy day, The man I love, But not for me, Good to go, Big sky, What is this thing called love, Crazy eights, Groovin hight

    Chorinhos ( a escolher )
    Carinhoso, Somente, Tico tico no fubá, Brasileirinho, Descendo a serra etc

    MPB ( a escolher )
    Ton jobim, Chico boarque, Caetano, Djavam, Ivan Lins etc



    V O L T A
    4º SEMESTRE
    Nesta etapa o aluno já tem um domínio técnico das escalas Maiores e arpejos do campo Harmônico onde praticou com o vol.24 do Jammey Aebersould alem de desenvolver a leitura e articulações com os duetos de Lennie Niehaus .
    Nesta fase damos início ao volume de numero 21 de Jamey Aebersold ( Gettin it Together ) onde começaremos o estudos das cifras empregando as escalas e arpejos maiores na improvisação nos exercícios do numero 1 ao 10 deste volume .

    Começaremos o Estudo e análise do blues simples e alterado ( sua estrutura e re harmonização ) e a improvisação do blues seguindo as cifras e alterações das mesmas.

    Nesta etapa o Aluno alem de continuar estudando tudo o que já viu em etapas anteriores alem do que os exercícios anteriores tem uma evolução que adentram pôr todas as etapas acompanhando o músico que nunca vai parar de estudar as escalas, arpejos ,leitura ,articulações ,repertório etc... A função do curso é mostrar os caminhos a serem seguidos , pôr isso não voltarei a falar sobre exercícios com escalas maiores ou cromatísmos pois já está sub entendido que estes estudos são progressivos e existem nos próprios métodos até aqui utilizados e existe vasto material a respeito em outros métodos e que poderão ser usados para desenvolver estes elementos e que serão orientados pelo seu professor e uma vida é pouca para estudar tudo sobre cada um dos assuntos até aqui apresentados os caminhos são mostrados e cabe a cada um avançar o máximo que puder .

    Repertório Obrigatório ( a escolher )

    Ornithology ( Charlie Parker Omnibook )
    Donna lee ( Charlie Parker )
    KIM no.1 ( Charlie Parker )
    Nows the Time ( Charlie Parker )
    Duetos Lennie Niehaus



    V O L T A
    5º SEMESTRE
    Nesta etapa o Aluno começara um trabalho de quinteto de saxofones onde aprenderá na pratica todos os matizes necessário para se formar um bom naipe , estudará os Quintetos de Lennie Niehaus ( saxomania etc...) com aulas não mais individuais mas em grupo onde os alunos juntamente com o professor articulam e esperimentam juntos todas as dinamicas naturais , inflexões tonais e articulações segundo o rítmo escrito .
    Estudos das Escalas menores e campo harmônico menor ( Estudo Técnicos para improvisação de Ivan Meyer pags 83 a 94 )

    Começará os estudos dos volume 16 de Lennie Niehaus ( Turnarounds Cycles & IIm,V7,I ) com a leitura linear da cifras bem como a união das frases e escalas nos exercícios propostos.Tendo o playback para praticar estes estudos onde as 04 primeiras etapas são fundamentais para que a V etapa do curso que é a improvisação pelas cifras e não mais pelo tom como foi na II fase de nossos estudos onde o tom prevalecia e era a única referencia para seus improvisos..

    Repertório Obrigado :

    - Voo livre 11 com emprego de articulações jazzistas ( Estudos Técnicos para Improvisação pag.154 )

    Apresentação do quinteto com o repertório trabalhado em sala de aula.

    Tema de livre escolha dentro dos standars de jazz com improvisação do aluno .



    V O L T A
    6º SEMESTRE
    Estudo dos solos de Charlie Parker e Coltranne analise harmônica e articulações usadas .
    Transcrições de solos a serem definidos pelo professor

    Estudos e analises de II,V,I com Play Back do Jamey Aebersould vol. 16

    Estudos dos 5 tipos de arpejos básicos dentro do circulo de quartas bem como suas escalas ( Maiores , Menores ,Dominantes , diminutos e meio diminutos )

    Repertório obrigatório :

    Execução do tema com improviso escrito sobre All the things you are
    Execução do tema Stella by Star light com improvisação não escrita e sem acompanhamento tendo somente as cifras como referencia.



    V O L T A
    7º SEMESTRE
    Começaremos a estudar o método "Intervalic Improvisation" By Walt Weishopf intitulado The modern sound ,Alem de seguir estudando tudo o que foi visto até agora com rotinas alternadas , estudaremos alguns dos estudos técnicos mais famosos do Klosê sendo eles :
    04 Estudos técnicos da II parte do Klosê ( Edição em espanhol pela ricordi ) a escolher dentre os exercícios abaixos e com articulação jazzista embora não esteja escrito e nem será escrito.

    10 da pagina 116
    13 da pagina 120
    14 da pagina 122
    15 da pagina 124
    18 da pagina 127
    20 da pagina 130
    21 da pagina 132
    22 da pagina 134
    26 da pagina 142
    27 da pagina 144
    28 da pagina 146
    34 da pagina 156
    35 da pagina 158
    Repertório Obrigado :

    Um dos estudos acima do Klosê ( a escolher )
    Execução do tema e improvisação de Bridge Over The River Blues baseado na harmonia do standar "locomotion" de John Coltrane , paginas 104 e 105 do livro sobre intervalic improvisation by walt Weiskopf.



    V O L T A
    8º SEMESTRE
    Nesta etapa o aluno já está estudando improvisação e harmonia nos cursos paralelos da escola , alem de uma grande bagagem de estudos e conhecimentos que necessitam uma manutenção , alem dos compromissos que eles já assumem em bandas da escola e praticas de grupo ,a aula é voltada mais para improvisação e desenvolvimento da leitura com formações que vão de duetos a quintetos .
    Nesta fase damos início ao estudo do difícil volume 68 do Jamey Aebersould "Giant Steps " onde o tema passa pêlos 12 tons em cada faixa do Cd onde a cada "chorus" toda a harmonia sobe meio tom não dando chance ao seu ouvido para acostumar com o tom e tendo que usar o intelecto para decidir sobre as notas seguindo as cifras escritas e todos os conhecimentos acumulados até aqui então ( o caboclo fica até tonto na sala de aula ) .

    Escolheremos um dos temas a baixo para trabalharmos a improvisação consciente seguindo as cifras e tendo o Play Back para a prática. :

    Confirmation
    Stella By Starlight
    Its You Or No One
    All The Things You Are
    This I Dig
    Giant Steps



    V O L T A
    9º SEMESTRE
    Já com um grande dómínio técnico e harmônico com o instrumentos começaremos a estudar as regiões extremas do instrumentos com exercícios de harmônicos superiores onde começamos uma verdadeira lapidação no som quanto ao vibrato , afinação , timbres e na técnica com exercícios dirigidos para as dificuldades em particular de cada um , neste caso o professor durante estes 4 anos pode observar as facilidades e dificuldades de cada aluno
    Após uma analise em conjunto com outros professores do aluno ele é encaminhado para seguintes áreas para que sua dificuldade seja sanada pôr um profissional da área .

    Deficiência rítmica : Dificuldades em manter o rítmo com acelerandos e retardandos ou mesmo leitura presentado dificuldades na divisão rítmica , o aluno fará aulas de bateria ou percussão no lugar das aulas de sax com o acompanhamento de um Professor especializado .

    Deficiência com a Afinação : Neste caso o Aluno fará aulas de canto individual e coletiva tendo a voz como instrumento e percepção da afinação.

    Deficiência com harmonia : Se neste período todo o saxofonista ainda não toca nenhum instrumento de harmonia ( piano ou violão ) então é chegada a hora de estudar um deles para melhor percepção dos acordes onde professores especializados darão ao estudante as noções básicas para o mesmo.

    Caso o Aluno não tenha nenhuma deficiência citadas acima ele passará direto para a ultima fase do curso onde deverá apresentar um recital solo com duração mínima de trinta minutos de repertório tendo um ano para preparar seu recital de formatura com total apoio da escola e professores nesta fase é apresentado ao saxofonistas os "instrumentinos" Clarinete e flauta transversal onde o aluno poderá dar início ao estudos do mesmo como um complemento em suas performances .



    V O L T A
    10º SEMESTRE
    Tendo chegado nesta fase começaremos a preparar seu recital de formatura com repertório obrigado sendo :
    Um movimento do concerto em la menor de J.S.Bach original para violino com trancrição para sax de Ivan Meyer com acompanhamento em Play Back.
    Um tema de Charlie Parker ou Coltranne com o solo original feito pôr eles na forma : Tema ( solo de charlie parker ou coltranne executado pelo formando ) Tema ( Solo feito na hora pelo formando onde não poderá estar escrito ) tema para final com cadência e com acompanhamento da banda ao vivo
    Um chorinho de Pichinguinha a escolher acompanhado pôr pandeiro e violão
    Apresentação de um tema tocado com quinteto de saxofones de Lennie Niehaus com destaque para o formando.( I sax Alto ou 1 sax Tenor )
    Composição própria com improvisação acompanhado de banda ao vivo.
    A escola dará toda apoio ao formando quanto aos músicos para acompanha-lo no recital assim como seus professores.

    A escola em conjunto com os professores o ajudará o aluno a ingressar no mercado de trabalho se ele assim o desejar , como também prepará-lo para exame de bolsa oferecidos e reali

    Prof Ivan Meyer
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Continuando.. e fim
    realizados no Brasil através da Berkle e Conservatório Souza Lima.



    Ao final do curso o Aluno terá então conhecido e desenvolvido vários métodos de estudos onde sua “musicalidade” poderá seguir seu caminho, pois saberá como percorre-los e terá sua escola como companheira em todas as situações em que precisar.

    Prof.Ivan Meyer
    www.explicasax.com.br
    www.soprasax.com.br

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Prof Ivan Meyer
    Professor, o senhor poderia me passar o conteúdo programático para a graduação em piano erudito?

    Prof Ivan Meyer
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Basta entrar no site do consetvatório Sousa lima ok
    Abração
    Ivan Meyer

    Murylllo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara deve ser muitom legal estudar num conservatório....

    Gostei muito deste programa, parabéns mestre Ivan!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudando o sax seriamente ,veja o que se pode fazer em 05 anos !