6 meses para aprender instrumento de sopro, é possível?

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # dez/18 · Editado por: Koisa


    Olá veteranos (hoje em dia todo mundo aqui é veterano)

    Nesse ano comecei a estudar para concurso policial. E o que isso tem a ver com música? Pois bem, as polícias militares e exército tem a carreira de policial músico, já trabalhei como voluntário na PM de SP e sei das peculiaridades do militarismo. Parando com a enrolação, está rolando as inscrições para o cargo da PM MG de Soldado Músico, atualmente estou desempregado e seria uma boa, além do salário acho a carreira gratificante e ainda teria a oportunidade de aprender outros instrumentos. Acontece que tem prova prática e eu não sei tocar nenhum instrumento que está listado no edital; sei tocar violão, comecei a aprender a tocar guitarra, mas estou parado há um tempo com a música. Sei que consigo passar nas outras provas, mas o meu problema é a prova prática.
    Comprei uma flauta doce mês passado e consegui zerar o jogo Flute Master (hehe), mas não sei se é digno de chegar no dia da prova com uma flauta doce. Além do mais, é necessário tocar 2 instrumentos. Minha dúvida é, dos instrumentos abaixo, quais são os mais fáceis? É possível aprender a tocar nesse período?
    Eu teria que comprar o instrumento, portanto a opinião de vocês é muito importante e pode até decidir o rumo da minha vida. Também não sei ler partituras, comecei a estudar teclado ano passado, sei como funciona mas não consigo bater os olhos e ler uma partitura, mas tenho o tempo livre para estudar(desempregado). Vou deixar as regras da prova prática aqui, peço desculpas pela pressa, mas as inscrições são até hoje.

    1. Flauta/Flautim: J. S. BACH. Sonata em Mi bemol Maior.
    2. Clarinete: ROSE. Estudo nº 2 do método 32 studies para Clarinete.
    3. Saxofone: MULE, Marcel. 48 études d’aprés Ferling. Estudo nº 1. Ed. Alphonse Leduc.
    4. Trompa: FRANZ STRAUSS. Noturno.
    5. Trompete: J. HAYDN. 2º movimento do concerto para trompete em Mi bemol maior e orquestra (Obs.
    poderá ser executada com o trompete afinado em SIB com a devida transposição da peça musical).
    6. Trombone de vara: FERDINAND David. 1º movimento do concertino para trombone e orquestra op. 4;
    7. Bombardino/Euphonium: JAMES Curnow. Rapsódia para Euphonium.
    8. Tuba/Contrabaixo de sopro: ART Dedrick. A Touch of Tuba.
    9. Bateria Americana: RICK Latham. Advanced Funk Studies, Solo #10 pagina 48 e 49 do método

    Pra quem tiver interesse de se inscrever: http://www.sistemas2pm.mg.gov.br/inscricao/inscricao.asp

    sallqantay
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    eu iria de bateria, nunca me adaptei a instrumento de sopro pela exigência na respiração

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Koisa

    Concordo em partes com nosso amigo sallqantay, só que essa peça do Rick Latham, para quem não toca razoavelmente bem bateria é difícl. A vantagem é que não precisa comprar uma batera; faz um esquema numa escola de música ou studio e "aluga" por período, já que com certeza, não irá ter de levar o instrumento no dia da prova.

    Flauta e Saxofone, além de terem o posicionamento das notas em região similar, são instrumentos que conseguiria emprestado, ou no mínimo alugar, sem ter que comprar. Os demais são mais difíceis de conseguir e mesmo de tocar... Os instrumento de pisto para quem não tem prática alguma, esquece! No Trompete e na Trompa em seis meses você não toca nem "cai cai balão".

    Se você tiver boa coordenação motora e alguma afinidade com bateria, 6 meses estudando direto com auxilio de um professor de bateria, acho que dá prá fazer essa peça redondinha. O mesmo diria para o Sax, este estudo número 1 de Ferling é lento.

    Mas, invista num professor prá te ajudar...

    Simonhead
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Lelo Mig
    ... invista num professor prá te ajudar...

    Boa!!

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Koisa
    Depende muito como você vai utilizar esses 6 meses. Vai ter que estudar para a prova escrita também? Trabalhar? Comer? Dormir? Se fosse só a bateria, já iria achar bem difícil, mas realizável, desde que haja muito empenho.

    O solo é esse? Ali no comentário é você ou será que é um concorrente?



    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Pergunto a quem conhece instrumentos de sopro, as técnicas do clarinete e do saxofone não são similares? (ruim deve ser comprar um saxofone e um clarinete).

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    entamoeba

    "Pergunto a quem conhece instrumentos de sopro, as técnicas do clarinete e do saxofone não são similares?"

    Não toco nem parabéns à você, mas toquei com um saxofonista/flautista/escambal muitos anos na minha banda, então sei que:

    A embocadura do clarinete e do sax é um pouco diferente, a posição dos dedos é a mesma mas a equivalência das notas, não lembro direito, mas acho que muda após a primeira oitava (ou seja, caboclo tem que lembrar que, por exemplo, Sol em um instrumento é Ré no outro e assim por diante).

    Comprar para fazer concurso, esquece.... são instrumentos caros.... mas é possível alugar ou mesmo emprestar.

    makumbator
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    Koisa

    Sinceramente, acho difícil sua situação. Conheço vários militares músicos (exército, marinha e PM, no Rio em Juiz de Fora, BH e em Vitória) e os concursos são bem disputados. Quem é aprovado nas provas geralmente toca muito bem. As instituições não querem gente que toca mais ou menos e não tem boa leitura a primeira vista, pois após a aprovação a pessoa integra uma orquestra, faz apresentações, ensaios, etc. o aprovado tem que ser mais músico que militar (no fundo é basicamente um músico de farda).

    Não vejo como você aprender em 6 meses se forma a estar habituado e pronto pra tocar um instrumento que nunca experimentou. Quem disputa esses concursos são músicos de orquestras jovens, gente que está saindo de faculdade de música, jovens demitidos de orquestras profissionais, etc

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18
    · votar


    makumbator

    "acho difícil sua situação", "Quem é aprovado nas provas geralmente toca muito bem"

    Assino embaixo!

    Não quis desestimula-lo, por isso forcei tanto nos meus posts com o "não comprar o instrumento".... e que dependendo da facilidade com determinado instrumento, em 6 meses, era possível "tocar a peça redondinha"... o que convenhamos, não costuma ser o suficiente numa bancada de concurso, já que o padrão é do "quase perfeito ao impecável".

    Koisa
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    entamoeba

    Algum concorrente hahahha.

    makumbator

    Os caras exigem muito, tem que ter ensino superior, idade máxima, teste físico, conhecimento direito.

    makumbator
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    Koisa
    Os caras exigem muito, tem que ter ensino superior, idade máxima, teste físico, conhecimento direito.

    Então, mas tem um monte de gente que toca bem e tem tudo isso. Tem que saber tocar, eles não querem alguém que engane como músico só pra virar PM por vias "tortas". Eles não querem um "PM que arranhe um instrumento", querem antes de tudo um músico que também se torne um militar (que saiba tocar o instrumento escolhido em alto nível, tenha leitura a primeira vista, saiba o funcionamento de uma orquestra, se integre bem na vida militar, etc...).

    Tenho um amigo (com quem toquei muitos anos em orquestra) e se tornou PM músico em Belo Horizonte. Se quiser eu posso perguntar pra ele como está a situação dos concursos lá. Mas já adianto que se procurarem músicos do nível desse meu amigo é preciso ter leitura a primeira vista em alto nível, ser realmente bom no instrumento (tocar os concertos e sonatas padrão pra ele), vivência de orquestra, conhecimento teórico de música, etc...


    Não seria melhor você estudar para o concurso normal de PM, uma vez que você sonha mesmo é em ser um policial "regular"?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 6 meses para aprender instrumento de sopro, é possível?