Pistões Lentos (trompete)

    Autor Mensagem
    gabalp
    Membro Novato
    # jul/13


    Bom dia, pessoal!
    Sou novo no fórum e iniciante no trompete.

    Comprei um Eagle novo, já tem alguns meses. Noto que os pistões estão lentos, "preguiçosos" demais. Eu costumo passar o óleo que veio com instrumento, mas apenas uma vez por mês, mais ou menos.

    Como fazer para ter uma resposta mais rápida dos pistões? Geralmente, os três começam assim, lentos. Mas com o tempo de uso, o segundo e o terceiro começam a ficar mais rápidos, mas o primeiro continua "preguiçoso".

    Obrigado pela ajuda!

    gabalp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Será que teria algo a ver com o frio? Eu moro em região serrana...

    De quanto em quanto tempo é recomendado usar o óleo nos pistões?


    Agradeço a ajuda.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gabalp

    Pode ser que a tampa inferior de cada pistão esteja com excesso de saliva ou sujeira. Faça uma limpeza.

    gabalp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Obrigado Luiz Almeida.

    Acho que era mesmo falta de lubrificação. Você sempre lubrifica os pistões antes e até mesmo durante as seções de estudo? Ou será que o óleo que estou usando (o que veio com o instrumento da Eagle) é que é de má qualidade? Sinto que quando uso o óleo, os pistões ficam mais ágeis, mas logo vão perdendo a rapidez, principalmente o terceiro. Aliás, este começa a dar umas "travadinhas" chatas... Será que isso é da qualidade do trompete (que eu sei que não é lá grandes coisas)?

    Obrigado.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gabalp

    Faz muito tempo que parei de tocar trompete.
    Não exagere no óleo. Fique atento a tampa inferior de cada válvula (pistão).
    Quando for passar óleo, limpe os pistões e a câmara. Cuidado para não inverter a ordem dos pistões. Cuidado porque os pistões são frágeis, se cair no chão quebram.

    gabalp
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: gabalp
    · votar


    Luiz Almeida

    Porque parou de tocar trompete? Você tocou por quanto tempo?

    Como devo limpar os pistões e a câmara?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gabalp

    Parei por necessidade. Foi bom enquanto durou! Toquei clarineta e tentei aprender flauta. Agora estou com um sax soprano, mas está com um conhecido para tentar resolver um problema nas notas mais graves.

    Para limpar os pistões e as câmaras, utilize um pano seco e limpo. Tem umas escovas próprias, mas eu achava melhor usar um pano (flanela).

    gabalp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Ah, entendi... Po, sax é maneiro também.

    Valeu a dica, acho que meus pistões já estão precisando mesmo de uma limpeza.

    Estou com outra dúvida. Talvez seja melhor eu criar um tópico específico... É o seguinte:

    Porque chamamos de Dó o que na verdade é um Si bemol no trompete? E de Ré o que é Dó? E assim por diante... Ontem toquei com um amigo fazendo uma base no violão e me enrolei bastante com isso, porque a escala de Dó Maior não dava certo na harmonia em Dó que ele estava fazendo.

    Sempre que eu for tocar em conjunto lendo uma partitura eu vou ter que transportar o tom? Obrigado.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    gabalp

    Seu trompete é afinado em Sib. Toda vez que você "digitar" um dó no trompete, o som emitido será o de um Sib. A nota que você digitar será sempre um tom acima da que é emitida.

    Leia sobre transposição!

    gabalp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Caraca, que negócio doido! Vai entender...

    Blz, vou procurar ler sobre isso. Obrigado.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pistões Lentos (trompete)