como tocar a clave de fá no sax tenor em sí bemol

    Autor Mensagem
    sbravatti
    Veterano
    # jun/11


    COMO TOCAR NA CLAVE DE FÁ COM INSTRUMENTO EM SÍ BEMOL EM RELAÇAO CLAVE DE SOL
    gostaria que alguem me ajudasse, toco sax sopranino si bemol, na orquesytra ccb há 30 anos. toco há muito tempo somente a parte do soprano e contralto sempre na clave de sol. agora estou com um sax baixo em si bemol e não sei tocar clave de fá, quando aprendi foi-me ensinado da seguinte forma: toquei as lições do método na clave de sol, apertando as chaves do sax tenor em sí bemol, como se fosse instrumento em dó, ou seja, a primeira linha, na clave de sol, tocava mi, apertando os tres dedos da mão esquerda e dois da mão direta. quando passei para o hinário, foi exigido que deveria trasportar ou seja, eu deveria, na clave de sol, olhar a nota na primeira linha ( mí), e ve-la uma acima (fá), e no mesmo momento imaginar os tres dedos da mão esquerda apertados juntamente com os dois dedos da mão direita e soltando o dedo médio, tocando desta forma a nota fá, sentiu a dificuldade??? agora, temos um hinario trasportado em si bemol, ja impresso com uma nota acima, ou seja, toca-se o que está escrito. mas a dificuldade e na clave de fá, como tenho que fazer a trasposição, comparado com a clave de sol, quantas notas acima ou abaixo devo considerar, para tocar o sax baixo em sí bemol??? ex: segunda linha (sol = clave de sol), tres dedos da mão esquerda apertados, qual nota na clave de fá, quais dedos apertados??? deu para entender??? que devo fazer ????.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    sbravatti

    Primeiramente procure o seu encarregado ou instrutor.

    Não se transporta a leitura da clave! Você deve saber quais são as notas de acordo com a clave.

    Seu hinário já está transportado, não precisa fazer mais nada.

    Eu não conheço a digitação do sax, mas leia esses tópicos:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/204682/

    Ps.: A digitação dos sax são as mesmas em qualquer voz!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como tocar a clave de fá no sax tenor em sí bemol