charlie parker e aproximação cromárica

    Autor Mensagem
    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10


    Ola!

    Aprendi que o charlie parker desenvolveu sua aproximação cromatica estudando algum compositor de musica erudita. Mas não sei quem é. Alguém sabe?

    E outra. Também aprendi que o Debussy teve grande influencia sobre o jazz. Mas não sei a partir de quando. Sei que se fala muito do thelonius monk ter o debussy como uma forte influencia. Mas eu vejo o thelonius monk como uma idiosincracia no meio do jazz. Tenho a impressão que o ele fazia só ele fazia, e pouco foi acrescentado ao jazz como um todo. Não sei se me engano.

    espero que possam me ajudar com essas questões. Agradeço deis de ja qualquer resposta!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    rm_marcello

    Vou ser sincero, não entendi nada sobre o que você escreveu.

    Aprendi que o charlie parker desenvolveu sua aproximação cromatica estudando algum compositor de musica erudita. Mas não sei quem é. Alguém sabe?
    Já li algo, mas não lembro direito, mas talves seja o Pagannini (era erudito???), veja se confere, pois não tenho certeza e não foi a respeito do charlie parker.

    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: rm_marcello
    · votar


    O que exatamente eu não fui claro cara?

    Foi no uso de "aproximação cromatica"? Aproximação cromatica é uma tecnica de jazz que inalgura o jazz bebop. E se baseia em fazer uma melodia que percorre caminhos disonantes até as notas do acorde que serve de base bara a melodia que esta sendo improvisada. Foi isso que aprendi. Não sei se esta errado. Se esta errado é o nome que estou dando para a tecnica. Pq tenho certeza que ela existe e que é feita dessa maneira que escrevi.

    "Já li algo, mas não lembro direito, mas talves seja o Pagannini (era erudito???), veja se confere, pois não tenho certeza e não foi a respeito do charlie parker."

    E eu não entendi o que vc falou aqui cara.
    Estou falando de uma tecnica inventada pelo charlie parker. E, pelo que me foi ensinado por um amigo meu, ele desenvolveu essa tecnica estudando algum compositor de musica erudita. Não sei nada sobre o Pagannini, mas acho que, considerando a época que ele viveu, a tecnica é moderna demais, caotica demais, disonante demais.

    Não sei se estou dizendo bobagem. Mas acho que não.

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    rm_marcello

    É o hiper cromatismo wagneriano(de Richard Wagner). É a técnica que desenbocou no dodecafonismo e posteriormente serialismo de Arnold Schoenberg.

    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: rm_marcello
    · votar


    Porra cara tem certeza? O Wagner me parece tão distante do dodecafonismo. O wagner nem é do periodo moderno, e o dodecafonismo é pós moderno. Não?
    Eu tinha ouvido falar de Varese. E quando eu ouço varese tenho a impressão que ele tinha uma visão de musica muito distinta da do Charlie parker. Mesmo conciderando o abismo que existe entre o popular e o erudito. E ai pensei que talvez existice algo antes de varese mas não tão distante como o wagner.
    Mas não tenho certeza de absolutamente nada

    makumbator
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    rm_marcello

    O Wagner que iniciou o caminho para o dodecafonismo, justamente através do uso extensivo do cromatismo(pode perceber que as peças tardias dele são extremamente cromáticas e com grande uso de extensões dissonantes na harmonia). O Dodecafonismo é do incío do século XX(anos 20), portanto nem é tão novo assim. Esse período cromático de Wagner é do fim da obra dele(justamente o finalzinho do século XIX). Na verdade o hiper cromatismo é próximo ao dodecafonismo(e o serialismo é posterior a ele, sendo um desenvolvimento do primeiro).

    Varese também pode ter influência no Parker(mas não tenho certeza disso), No caso do Varese, ele gostava de inverter a idéia de dissonância e consonância. Restringindo os repousos e usando extensivamente o choque harmônico.

    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: rm_marcello
    · votar


    Foda cara.
    Sabe me indicar uma boa peça, ou musica, ou sei lah como me referir, do hiper cromatismo do wagner?

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    rm_marcello

    Bem, de hiper cromatismo do wagner tem várias, aqui dois exemplos:

    Tristão e Isolda(ópera) que além de hiper cromatismo, tem o que se chama de leitmotiv, que é uma espécie de "tema condutor" de um personagem em uma ópera. O Leitmotiv sofre variações e desenvolvimentos de acordo com a cena e a progressão "psicológica do personagem em questão, mas era aplicado também a objetos da cena e lugares importantes da estória da ópera. O Leitmotiv também influenciou o jazz

    Procure o prelúdio e Liebestod de Tristão e Isolda(vc já deve ter ouvido, volta e meia toca um trecho em algum filme)

    Procure também prelúdios de Lohengrin(outra ópera)

    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Legal cara
    Valeu mesmo!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    makumbator
    Liebestod de Tristão e Isolda

    Música bonitona! Não conhecia.
    ps: Eu não conheço Wagner, mas isto dai parece muito Liszt.




    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Quando vc diz que o varese inverte a ideia de dissonância e consonância, vc esta dizendo que ele usa consonancias para preparar as dissonâncias e usa as dissonâncias como se elas solucionassem as consonâncias? Fazendo assim o processo inverso do que normalmente é feito na musica tonal?

    makumbator
    Moderador
    # fev/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    rm_marcello

    Música bonitona! Não conhecia.
    ps: Eu não conheço Wagner, mas isto dai parece muito Liszt.


    É que tem liszt no meio também.

    Procure versões de orquestra da Tristão e Isolda(que é a formação original). Vc vai sacar essa coisa do hiper cromatismo melhor. Com orquestra essa música fica altamente dramática!!


    Quando vc diz que o varese inverte a ideia de dissonância e consonância, vc esta dizendo que ele usa consonancias para preparar as dissonâncias e usa as dissonâncias como se elas solucionassem as consonâncias? Fazendo assim o processo inverso do que normalmente é feito na musica tonal?

    Por aí. Consequentemente, muitas peças dele tem muito mais dissonância, e as consonâncias são poucas(ou seja, o contrário da maioria da música tonal). Chega a ser engraçado...hehehe

    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pô cara, aproveitando que vc me parece um camarada que realmente entende de musica e teoria:

    Sera que vc saberia me ajudar em um tópico que fiz e ninguém soube me ajudar?

    Esse aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227934/

    Porra se puder eu agradeço muito!

    PS: tem uma terceira pessoa na nossa conversa. O The Root Of All Evil, ele que falou sobre Liszt.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    rm_marcello

    Sobre a aproximação cromatica eu já havia lido em algum lugar, mas não lembro direito o assunto. E sou péssimo em teoria musical, imagina em "história musical"......

    Mas o professor "makumbator" já respondeu o que você queria.

    Beleza?


    makumbator

    Bom ve-lo de novo por aqui, andou sumido! Está (estava) tudo bem?

    Um grande abraço!

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Bom ve-lo de novo por aqui, andou sumido! Está (estava) tudo bem?

    Um grande abraço!


    Obrigado! Sim está(e estava) tudo bem...hehe, era falta de tempo mesmo! Mas eu não largo essa cachaça(FCC)não!!!

    rm_marcello

    Depois eu vou nesse outro tópico.

    rm_marcello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Luiz Almeida

    Já respondeu sim! É um professor mesmo!

    makumbator

    Valeu cara! Espero não estar te enchendo com mais esse pedido!

    luizclaudiosousa
    Veterano
    # jan/11
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a charlie parker e aproximação cromárica