Labio Inferior do saxofonista

    Autor Mensagem
    VMSA
    Veterano
    # fev/10


    Comecei a tocar sax à 5dias e estou a ganhar uma ferida no interior do labio inferior. É normal? é que me dói e nao aguento muito tempo a tocar.

    blonski
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Sim, é normal, pois está mordendo o lábio inferior, por ainda não ter força na musculatura da boca, embora errado, não tem muito como escapar disto nas primeiras vezes. Eu mesmo, fiz a mesma coisa, até perceber que não tem que morder o lábio inferior, e sim fazer umas covinhas ao lado do nariz, com a força do lábios e não com a força da mandíbula inferior mordendo o lábio. Uma solução que usei temporariamente, foi usar uma daquelas plaquinhas que o dentista faz de silicone, para clareamento dental, usava a de baixo encaixado na mandíbula inferior, agüentava tocar mais tempo, de 4 a 5 horas por dia, todo santo dia. Depois usei um pedacinho de pelica ( couro muito fino, cortado para proteger o lábio inferior, do serrilhado dos dentes inferiores. Saxofonista de baile de carnaval usa isto quando tem que tocar muitas horas. Atualmente tenho tocado umas 3 a 4 horas, sem nada, só no lábio, pois a musculatura da boca está um pouco mais forte do que estava bem no início. Digamos que se tocar por umas 4 horas dia por 3 semanas inteiras, como eu, pode ser exagero, mais eu particularmente desenvolvi muito do ponto de onde parti a poucas semanas. Hoje eu toco Love Me Tender, Biquini de Bolinha, Ave Maria e claro, A Pantera Cor de Rosa, todas de partitura, com pouquíssimos erros. Ainda não estou articulando, mas isto é coisa para os próximos capítulos. Tem outras diversas músicas que toco de ouvido, mas não tenho certeza se estão corretas. Outro ponto importante é a força da palheta, 2.5 é dura demais para o início, tenta uma 1,5. Há, tem um ponto "fundamental" que é a altura da correia, ela deve estar ajustada para que a boquilha esteja na altura dos dentes superiores ! ! !

    VMSA
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    eu estou tocando com uma palheta de 2.5... vou entao comprar uma de 1.5... quais eram as musicas que tu tocavas no inicio?? é que eu nao tenho nenhuma partitura...queria arranjar partituras de musicas assim para iniciantes, que nao exige grandes notas...

    blonski
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Bom da palheta, tem a Vandoren Java Red 1,5 http://www.dotstore.com.br/plander/Produtos/SR27.jpg que é a minha preferida, tem também a plasticover 2 que está bem perto, o som da Vandoren Java é bastante agradável, mas veja bem, o que é agradável para meu ouvido pode não ser para o seu. Mas a 2,5 que está usando com certeza é pedir demais de quem está começando. Aqui: http://www.clubedosax.com.br/ vai conseguir também bastante informação, inclusive partituras. Boa Sorte !

    VMSA
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    O meu sax é alto....

    Diz me alguns exemplos de musicas que tocas te no inicio....

    Se tiveres partituras podes enviar me?

    blonski
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Então, as que eu toquei desde o início, foram as que citei acima. Love Me Tender foi a primeira de partitura.

    VMSA
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    blonski será que me podes passar aqui as notas do bikini das bolinhas e da pantera cor de rosa da mesma forma como fizes te do love me tender???

    Abraço

    blonski
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Está lá, atendendo a pedidos : http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/226416/ , para não virar bagunça, coloque cada pergunta no post certo, assim facilita para as outras pessoas, quando forem usar a pesquisa.

    Fenixx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    E NORMAL POREM NAO MUITO VC DEVE RELAXAR MAIS A MUSCULATURA USE PALHETAS 1 E VAI AUMENTANDO CONFORME VC ESTIVER MAIS APTO A OUTRAS PALHETAS E FUNDAMENTAL INICAR A EMBOCADURA SEM DOBRAR O LABIO SUPERIOR COM OS DENTES NA BOQUILHA ASSIM VC GANHA MAIS FIRMEZA E NAO FORÇA AS OUTRA REGIOES UM ABRAÇO.....

    ctocamila
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Sou nova no forum. Toco sax soprano há pouco mais de um ano e tenho problemas com o lábio inferior, só que na parte externa. A parte abaixo do meu lábio inferior fica sempre descascando e machucada quando toco por mais do que uma hora. Isso acontece com mais alguém? Conheço algumas pessoas que tocam e não acontece com nenhuma delas. Obrigada!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Labio Inferior do saxofonista