Saxofone Yamaha yts 62 II - yts 875 ex - Selmer Paris

    Autor Mensagem
    blonski
    Veterano
    # dez/09


    Bom dia,

    Estou pesquisando para comprar meu primeiro e definitivo Saxofone Tenor, e me decidi pelo Yamaha YTS 62 II ou quem sabe, oxalá, um YTS 875 EX. Alguém aqui toca, ou já tocou com estes sax e poderia dar o seu parecer ? Eu toco violino a muitos anos, sem ler partitura, sou auto didata, meus violinos em mesmo os fiz. E estou sendo seduzido para o lado metálico da "Força". Sonho antigo, quando criança queria ter participado da fanfarra do Colégio Bom Jesus em Curitiba, para tocar saxofone, mas a farda, etc..., era muito cara... Hoje com 40, acho que já está mais do que na hora de colocar o plano antigo em ação. Tem um pessoal no exterior que comenta sobre o YTS 62 e o YTS 62 II, uns preferem o modelo antigo... Tenho ouvido exigente, o timbre, e a qualidade sonora é fundamental. Gosto do timbre de voz aveludada que tem a Joss Stone em "Tell Me What Were Gonna Do Now" e a Ivete Sangalo em "Iluminia". Eu quero colocar as duas dentro do som aveludado do meu saxofone !
    E quanto aos saxofones deplacados, dourados, laqueado preto ou prateados nestes modelos da Yamaha, o que me dizem ?
    E os Saxofones da Selmer Paris, qual Saxofone Tenor estaria no mesmo patamar, ou mais próximo do Yamaha YTS 62 II ? Que poderia fazer uma comparação, se possível.

    http://www.youtube.com/watch?v=joiDo5JVcOM

    http://www.youtube.com/watch?v=9isOmiPVclI

    Obrigado !

    nichendrix
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    blonski

    Cara, respondendo sua pergunta.

    Vozes femininas no Sax tenor não rola. O nome do sax dá também o timbre dele se comparado com a voz humana, os timbres de vozes femininas (contralto e soprano), são representados pelos sax Alto (ou Contralto) e Soprano.

    Quanto aos modelos citados. Eu nunca toquei nos novos YTS-62II, mas toquei muito tempo com o antigo (meu professor tinha 3 saxes da linha 62, o tenor YTS-62, soprano YSS-62 e o alto YAS-62). Eu pude comparar muito eles com os Selmer da série Super Action 80 e até alguns Mark series dos anos 70, e embora os Yamaha se sejam ótimos de tocar, tenham a afinação perfeita, e sejam muito confortáveis, eu ainda acho os Selmer com um som mais true, embora a tocabilidade seja diferente em relação ao Yamaha que é mais ergonomico.

    Pelo menos é a impressão que tive na época, o Yamaha se dava melhor em relação à tocabilidade e afinação, mas o Selmer era melhor em timbre. Não sei como está hoje.

    Eu acho injustiça comparar os Yamaha 62 com os Selmer Paris, porque são instrumentos em níveis completamente diferentes, o Tenor mais barato da linha Selmer Paris, o série 36 sai por 6200 dolares com mais de 36% de desconco na Music123, o YTS-62II custa 2900 com 31% de desconto.

    Ou seja, mesmo com quase 40% de desconto um Selmer série 36 é mais que o dobro do preço dos Yamaha 62, e mesmo o YTS-875EX, não passa de 4200 dolares, e acredite, esses 2000 dolares de diferença não é só o preço da marca não.

    Eu conheço os série 800 da Yamaha só de nome, quem eu conheço que já tocou, diz que é tão bom quanto os Super Action 80 II, embora não seja raro achar esses Saxofones, rebate por até 1000 dolares a mais que os YTS-875EX.

    Enfim, se vc tiver toda essa grana, o ideal seria testar.

    blonski
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nichendrix muito obrigado pela resposta, ajudou bastante. A cada dia estou mais propenso para o lado do YTS 62 II, quanto ao acabamento, atualmente está aparecendo um frisinho branco em todas as soldas, o que contrasta um pouco para quem olha bem de perto no saxofone dourado. Segundo a Yamaha, ela mudou a solda por ser mais acústica, talvez seja por isto do tal friso branco da solda. E dentro do saxofone olhando pela parte mais larga, aparece a solda de junção, dá a impressão que poderiam ter polido mais a fundo, para sumir com a solda aparente internamente. O som eu gostei, pedi para um saxofonista tirar um som pianíssimo, e saiu um bom timbre, dos graves até os agudos bem estável. Os botões não são de madrepérola, são sintéticos.
    Mas é um belo saxofone, com um bom som, melodioso, agradável, o preço é salgado, mas para ouvido exigente, parece difícil sair desta faixa de preço. O tudel, atualmente é G1. Quanto as vozes dos clipes, não necessariamente a voz, mas um timbre, algo que lembre o tom mais grave delas, por exemplo na maioria dos finais de frases da Ivete, quando ela usa as notas vocais mais graves. Difícil de explicar, é mais ou menos este tom que eu gosto, daí o por que do Saxofone Tenor.

    nichendrix
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    blonski

    Sim o YAS-62 é um puta saxofone, mas seria realmente temeroso comparar ele com um saxofone 2 a 3x mais caro, é uma diferença de preço e qualidade gritante demais pra comprarar. Mas são instrumentos da mais alta qualidade e dificilmente vc precisará de outro a menos que vá realmente ser profissional.

    Quanto ao timbre, a Ivete Sangalo e a Joss Stone são Contraltos, eu ainda acho que o som que você procura é o de um sax alto, que como elas é capaz de tirar notas agudas mas também notas bem graves se necessário.

    O lance de muita gente achar som de tenor assim, é que a maioria dos saxofonistas, gosta de tocar no agudos dos tenores (aliás de todo sax por sinal), então fica aquela voz mais aguda levemente feminina, mas os registros médios e graves dele (a maioria), estão mais pra Pavarotti ou Caubi Peixoto do que pra Ivete Sangalo e Joss Stone.

    blonski
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Esta loja que você falou, é confiável ? O imposto de instrumentos musicais também é de 60 %, ou tem algum incentivo para os músicos profissionais ? Pavarotti tudo bem, em Ave Maria, Caubi, nem pensar. He, he, he...

    http://www.youtube.com/watch?v=2uYrmYXsujI

    nichendrix
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    blonski

    Cara, ela é um dos braços virtuais do grupo Guitar Center, é de confiança, até pq é o maior grupo de varejo de instrumentos do mundo, via de regra tem os menores preços, se pegar promoção tem algumas que chega a 60% de desconto (embora seja raro passar dos 40%), mas só vende pra USA e Canadá.

    Eles em média vendem 30% abaixo da tabela do fabricante, e literalmente ditam os preços nos USA, pois tem mais de 300 lojas e as 3 maiores lojas virtuais do país (Music123, musiciansfriends, guitarcenter.com). Enfim, se não confiar neles, não tem pra mais ninguém. Quem chega perto deles e muitas vezes compete em preço é a Sam's Ash, que é a segunda maios.

    O imposto de importação é 60% e que eu saiba não existe incentivo pra musico profissional, embora exista toda uma conversa sobre isso, de que quem tem carteira da OMB poderia ser dispensado, mas eu particularmente nunca vi isso acontecer, e agora que existem ações no STF a fim de desregulamentar a profissão, deve estar mais complicado.

    Agora se seu amigo vai trazer como bagagem pessoal dele e declarar é 50% apenas, se não declarar mas for pego, é 100% de imposto e multa.

    Bom, um sax tenor dá a voz dos dois, já que são dois tenores hehehehhehe. Usei o Cauby pq foi o unico popular nacional que lembrei de cara, tem o Renato Russo que fica entre baritono e tenor, tem o Freddie Mercury que é tenor mas é estrangeiro, tem até o Sinatra... hehehehe

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Hoje é um dia muito feliz, realizei o sonho de infância, eu queria ter tocado saxofone na fanfarra do colégio, mas não deu, farda cara, etc... Mas nunca é tarde e hoje no fim de tarde eu comprei meu saxofone Yamaha YTS 62 novo, nunca tinha tocado um saxofone na vida, depois de um tempo, consegui tocar umas musiquinhas, saiu até um trecho do Carinhoso do Pixinguinha. A vontade de tocar é tanta, que eu almocei e só fui comer agora 13 horas depois. Hoje eu durmo nas nuvens...

    nichendrix
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    Parabéns, o 62 é um ótimo saxofone e muito bonito também e é muito ergonomico, uma maravilha de conforto pra tocar.

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    nichendrix
    Obrigado, realmente surpreendeu mais que o esperado, a sonoridade é muito agradável, o acabamento de 1ª, estojo idem, tenho que aprender agora sobre os cuidados que se deve ter após tocar..., dicas ?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    Parabéns, seja muito feliz.....

    Compre aquelas escovas para guardar dentro do instrumento.

    Abraços.

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Luiz Almeida
    Obrigado. Que escovas ?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    http://www.rainhamusical.com.br/loja01/sessoes.asp?item=23&Categoria=5 6

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-115467995-escova-secadora-p-sax -altotenor-e-soprano-_JM

    Essa eu não conhecia:
    http://www.submarino.com.br/produto/32/1024179/escova+com+toalha+para+ limpeza+de+saxofone+-+jupiter

    nichendrix
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Luiz Almeida
    Essa eu não conhecia:
    http://www.submarino.com.br/produto/32/1024179/escova+com+toalha+para+ limpeza+de+saxofone+-+jupiter


    A ultima vez que vi uma dessas eu tinha 12 anos de idade (eu to com quase 30). não é uma escova, mas uma flanela presa a um barbante que tem um pequeno peso na ponta, vc mete o pelo pela cavidade onde encaixa o tudel, e vira o saxofone de cabeça para baixo e puxa o pesinho preso ao barbante, assim a flanela passa por dentro limpando o sax e enchugando a baba.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    nichendrix

    Obrigado pela explicação.

    blonski
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Valeu, vou procurar esta que parece uma escova...

    blonski
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Comprei esta tipo escova, comprei também um pedaço de malha que não solta fio, olhei umas flanelas, fralda de bebê, mas achei melhor a malha de algodão, peguei uma bolinha de mouse, e furei, não é tarefa fácil, o meio é de ferro, então passei um cordão por dentro, e serve para secar o sax antes de colocar a escova secadora. A vantagem da bolinha de mouse, é que tem um bom peso e não arrancha o sax por dentro, rolando fácil para a outra ponta, embora passe bem justo num pino interno na parte mais fina do Sax. Fiz também um outro menor para o tudel e boquilha

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    Tá ficando engenhoso!

    Mas só a escova não bastaria???

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Existem controvérsias, tem músico que coloca a escova direto no Sax todo babado, molhado, o cheiro fica horrororível. Se deixar a escova dentro do sax, continua úmida a escova, embora tenha sugado a umidade do sax. Até que chegue em casa e tire a escova para secar ou lavar.
    E tem outros músicos, que dizem que não pode colocar a escova direto dentro do sax molhado, por causa do que expliquei, então parece que passar o pano antes, para tirar a babação, e colocar a escova dentro do sax já praticamente seco, vai tirar o restinho de umidade que houver. Idem tudel e boquilha, pois, se guardado molhado escorre a baba para dentro do estojo, e o cheiro, éka...
    Na loja mesmo, um disse uma coisa contrária ao outro, exatamente neste ponto, ambos convictos de suas opiniões.
    Eu tenho guardado os panos praticamente secos, dentro de uma sacola plástica, chego em casa e coloco no varal pra secar. Devo lavar semanalmente, ou antes se o nariz reclamar.

    nichendrix
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    Eu taco as escovas com baba e tudo, e meu sax nunca fedeu hehehehehehe

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Na Clarineta sempre fedia, tem que lavar as escovas.

    nichendrix
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sim, lavar as escovas tem, mas o sax mesmo não dava cheiro não.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Talves porque o sax seja de metal e a clarineta é de ABS/plástico ou em alguns raros casos Ébano (madeira).

    A boquilha é que ficava uma tristeza, limpava com alcool.

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tenho um Zaphon, que é de ABS, e o cheiro ficava azedo, a boquilha faz parte do corpo do instrumento, por isto lavo depois de usar. Idem com a palheta, já no Saxofone, por enquanto nada de cheiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saxofone Yamaha yts 62 II - yts 875 ex - Selmer Paris