Trompete de Dupla Afinação

    Autor Mensagem
    scopel
    Veterano
    # jul/09


    Gostaria de comprar um trompete de dupla afinação (Bb e C), mas não sei qual marca seria a melhor em termos de custo-benefício. Já toquei num Jupiter Dupla Afinação e constatei que em Bb ele semitona algumas notas e em C seminona outras (quer dizer: não sai nenhuma escala 100% afinada)!
    Se algum de vocês tiver tido alguma experiência com esse tipo de trompete, por favor, me ajude!
    Um abraço!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    Nunca toquei ou vi alguém que toque com esse tipo de trompete, só conhecia clarinetas e trombones de dupla afinação, no caso dos trombones acho que tem mais de duas afinações.

    Estranho a Jupiter não ter alcançado qualidade nesse tipo de instrumento.

    Certa vez eu vi um Weril bem antigo em Dó que tinha uma volta geral comprida que dava para fazer a afinação em Sib. Mas não sei se ele era afinadíssimo, o único contra é que era de ação de mola por baixo.

    Acho que seria interessante você ter os dois instrumentos ao invés de um só, ao menos se você encontrar um de dupla afinação de acordo com o que você quer.
    Ou tenta procurar por voltas (pompas) avulsas para usar num trompete que você já tenha.

    Boa sorte.

    scopel
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Oi, Luiz!
    Também já pensei se simplesmente substituindo a pompa de afinação não resolveria, mas acho que não deve ser simples assim. (Senão todo mundo compraria um trompete em Dó e uma pompa adicional mais longa para o Si bemol.) Acho que as voltas de cada um dos pistos deve ter que ser alterada também, mas é só um palpite...
    Quanto a ter dois trompetes, custaria o dobro (!) e eu teria que andar por aí com dois cases (!!).
    Mas obrigado por responder!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    Escolhe o que mais vai ter serventia pra ti no momento.

    Qual o motivo de você querer as duas afinações???

    Não seria mais jogo você pegar o Sib e transportar as partituras "naturais"?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ou tenta procurar por voltas (pompas) avulsas para usar num trompete que você já tenha.

    Agora que me caiu a ficha, tem que ser um trompete em Dó, para se usar as pompas do Sib.

    scopel
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: scopel
    · votar


    É isso aí, Luiz. Tem que ser um trompete em Dó, que tem a coluna de ar mais curta que o em Si bemol, para eu poder usar a pompa mais longa e mudar a afinação. Mas, será que é simples assim???
    Eu já tenho um cornet em Bb. Agora queria um trompete que me possibilitasse usar tanto partituras transportadas (quando eu usaria a finação em Bb), quanto as naturais (em que eu usaria a afinação em C).
    um monte de músicas que eu gosto que não têm as partituras transportadas. Assim, se eu tivesse um instrumento em C, era só ler e tocar. Por outro lado, eu preciso de um trompete em Bb, para tocar músicas cujas partituras sejam transportadas.
    A questão é: existe um trompete dupla afinação que preste?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    A questão é: existe um trompete dupla afinação que preste?
    Isso vai ser difícil de responder, mas se eu souber de algum aviso por aqui.

    Há um monte de músicas que eu gosto que não têm as partituras transportadas.
    Treine as transposições, sei que isso cansa e dá um nó na cabeça da gente.

    Se puder depois posta algum som do seu Cornet.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    Conversando com um músico (agorinha mesmo), ele me disse que o principal fator da afinação seria uma das voltas do maquinário dos pistões, mas não soube me dizer qual seria essa volta.
    Vou tentar mais opiniões, acabei me interessando pelo assunto.

    scopel
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Valeu, Luiz!
    Se eu descobrir o segredo da dupla afinação, vou postar aqui!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    Por enquanto descobri isso daqui:

    Trompete Berkley - Sib E Dó Berkeley:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97814944-trompete-berkley-sib-e -do-berkeley-prata-e-ouro-_JM

    Algumas coisas que eu não sabia:
    http://otrompetista.wordpress.com/2008/03/14/a-familia-de-trompetes/

    Esse anúncio é de 2007:
    http://www.quebarato.com.br/classificados/trompete-yamaha-ytr-241-com- dupla-afinacao__98066.html

    scopel
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: scopel
    · votar


    Oi, Luiz!

    Obrigado pelos links! A partir do anúncio do Mercadolivre, busquei no Google e achei isso aqui:

    http://gosuperdvd.stores.yahoo.net/berkeley-new-bb-and-c-trumpet.html

    Repare que, além das pompas de afinação, tem três voltas extras, uma para cada pisto, de comprimentos diferentes das que estão no trumpete. Provavelmente quando se muda de Bb para C, é necessário mudar as três pompas também, para manter correta a afinação.

    Um abraço!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    Vai pegar esse do mercado livre?? Acho que o prazo dele está vencendo.

    Olha o valor lá fora: US$299,00 (X2 = R$598,00) em oferta, preço normal custaria US$499,00 (X2 = R$998,00).

    Just put in the C tuning slide and you are ready for orchestra performance or church work. Change the tuning slide again and the horn becomes a standard Bb trumpet and you’re ready for concert band, marching band and jazz band.

    It appears to be an extra large bore design: I don't have suitable calipers, but comparison of 2nd slide crooks with my Large-bore Stomvi C trumpet suggests that this trumpet is more than 0.464. Can this be true? Either way, it plays great and is nicely in tune through all registers.


    A segunda parte eu não entendi (tradução).

    Muito lindo esse trompete, gosto do contraste do Laqueado com o niquelado.

    Os vídeos vou postar por aqui para assisti-los depois.

    Depois você "nos" conta o que decidiu.

    Outra coisa, toca em igreja?

    Boa sorte.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel

    Essa é a parte que interessa:


    http://www.youtube.com/watch?v=MQrQwcrV4FQ&feature=player_embedded

    Notas:
    -Tocando com o bocal meio que de lado, e não no centro dos lábios, esteticamente feio.
    -O cara tá usando saia???? De onde será que ele é?

    scopel
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: scopel
    · votar


    Oi, Luiz!

    Não vou comprar o do Mercadolivre, não.
    Primeiro por que não tenho dinheiro agora (quero saber se existe um dupla afinação de boa qualidade e qual o preço para comprar quando eu tiver a grana).
    Segundo porque Berkeley é chinês e, pelo preço, deve ser meia-boca. Aliás, não tem nenhuma marca consagrada que fabrique um dupla afinação. A própria Jupiter não o faz mais e isso me faz crer que é porque o troço não funciona mesmo...

    Se você gosta desse visual do latão polido com detalhes prateados:

    http://www.taylortrumpets.com/frameset.html

    É um fabricante inglês que faz umas jóias (que têm preço de jóias também).

    Na parte que você não entendeu, o cara diz que o calibre da tubulação do Berkeley parece ser extra-larga e que, embora o sujeito não tenha um medidor do calibre, parece-lhe que é de 0.464 polegadas. Ele chegou a esta conclusão comparando a pompa do segundo pisto do Berkeley com a do Stomvi em Dó que ele possui. E que, de qualquer maneira, o Berkeley toca bem e é afinado em todos os registros.

    Eu também toco com o bocal meio de lado (à equerda). É feio, mas embocadura não é a gente que escolhe. Depende dos lábios e da arcada dentária que se tem, fazer o quê?

    Eu não toco nem em igreja nem em nenhum outro lugar (eh, eh) ! É que eu estou bem no comecinho do aprendizado.

    Um abração!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    scopel


    "Berkeley é chinês "
    Veja como é a "máfia" Xing Ling, eu pensei que era americano, agora que eu percebi que é Berkeley, e não Berkcley.

    "o Berkeley toca bem e é afinado em todos os registros."
    Obrigado pela tradução, essa parte eu tinha entendido, mas não consegui encaixar no resto.

    "Eu também toco com o bocal meio de lado (à equerda). É feio, mas embocadura não é a gente que escolhe. Depende dos lábios e da arcada dentária que se tem, fazer o quê? "
    Hahahahaha, foi mal, mas tenta centralizar o bocal, você ainda está no começo, quem sabe um outro modelo de bocal se encaixe melhor na sua embocadura.

    Dá uma pesquisada nessas lojas, e se você conhecer mais alguma, por favor acrescente a nossa lista:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/209671/

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trompete de Dupla Afinação