Saxofone. Qual o grau de dificuldade?

    Autor Mensagem
    Rato
    Veterano
    # jun/08


    muito foda?

    tocam desde pequeno?

    como foi sua evolução?


    bom final de seman

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Rato

    Saxofone. Qual o grau de dificuldade?
    Igual a de qualquer outro instrumento, vai depender da dedicação.

    muito foda?
    Não, é mais fácil do que a Clarineta.

    tocam desde pequeno?
    Bom eu não toco Sax, sou "tocador" de Clarineta.

    como foi sua evolução?
    ???? Dá para aprender rápido.

    bom final de seman
    Bom começo de semana.

    _Manuella_
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    muito foda?

    tocam desde pequeno?

    como foi sua evolução?



    Sax não é difícil, não mesmo, pra mim é um instrumento muito fácil. + como cada um tem um dom, pra vc pode ser mais fácil ou mais difícil que pra mim.
    Eu toco sax desde o final de 2000. Nunca tive aula de sax, + tocava piano antes (oq é beeeeeem mais difícil).
    Particularmente, sax é o instrumento mais fácil que eu toquei até hj. como nosso amigo ai de cima falou, clarineta é mais difícil um pouquinho que sax.
    Cada instrumento tem sua particularidade, sua dificuldade.... logo, só depende de vc...

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Saxofone. Qual o grau de dificuldade?

    mais ou menos 6

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ch4p0L1N

    5.5 na escala Richter....

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    Rato

    Minha opinião pessoal é de que, todo aprendizado tem suas fases, todas vencíveis com a dedicação, entusiasmo e técnica.

    Olha, eu diria que SAXOFONE, por ser um instrumento MELÓDICO (NÃO HAMÔNICO como PIANO, VIOLÃO, etc), seria de certa forma mais fácil, contudo, por ser da família dos instrumentos de SOPRO, com uso de embocadura, tem como fases no aprendizado algumas situações específicas, por exemplo, o famoso sopro de 'pato' no início do aprendizado, que é uma fase que se você não se desanimar com o péssimo som que inicialmente tirará, com a persistente prática o som melhorará sim, e será esta etapa vencida. Num modo gorsseiro, eu compararia tal fase do aprendizado àquela fase que enfrentamos nos intrumentos de cordas (violão, guitarra, etc) e que equivaleria à pestana e ao posicionamento dos dedos nas cordas, onde, inicialmente o som sai ruim e aparecem alguns calos, mas com a prática, tudo melhora e muito, pois como disse, é uma fase normal no aprendizado.

    Tem também a postura para suportar o instrumento junto ao corpo para trabalhar a embocadura e o movimento das mãos... bem como, a fase de acostumar-se com as posições dos dedos nas teclas, e com a escala do instrumento, trabalhando mãos esquerda e direita, especialmente com os dedos INDICADORES e MÍNIMOS, de ambas as mãos, para atingir e executar os sons através das teclas mais complexas de serem alcançadas.

    ENFIM, sem esforço, dedicação e estudo, não se supera fase alguma nesta área de aprendizado musical, daí, é só praticar, procurando sempre buscar as corretas informações, direta e pessoalmente com quem já executa de fato o instrumento, para que o seu aprendizado inicial não surja e evolua com os vícios que serão difíceis de serem abandonados no futuro.

    Executar um instrumento já pensando se é fácil ou não, não é interessante, pois barreiras existirão. Eu não compararia este ou aquele instrumento, através de graus de dificuldades, pois como já disseram, todos têm as suas peculiaridades. É óbvio que você curtirá mais um do que outro, e isto, você deve procurar descobrir logo! Como? Encarando-o, mas sempre lembrando: SEM DEDICAÇÃO, não se aprende nada!


    Pra ser sincero, eu estudo SAX tem um bom tempinho, e posso lhe dizer que poderia eu ter a ele me dedicado mais... diria que, não sou um iniciante, tampouco um expert, mas ainda ralo e muito, e tenho ainda muito (mas muito mesmo) o que aprender! Detesto meu sopro, até hoje, e o acho horrível, sempre achando que os dos outros é melhor! Penso que iniciei com muitos vícios que, hoje, não são fáceis de serem tirados!

    PESSOALÍSSIMA CONDIÇÃO:
    Olha, eu aporveito ainda para lhe dizer que, eu faço barulhos em alguns instrumentos (corda, tecla, sopro), mas deveria ter me dedicado exclusivamente a apenas um instrumento musical, e dado a ele a minha total dedicação, assim, não seria um músico 'MEIA BOCA', que, faz algumas besteiras em alguns instrumentos, mas que não os domina como muitos que se dedicaram exclusivamente a apenas um. ENFIM, brother, AGARRAR o mundo INTEIRO não é POSSÍVEL! FAÇA a sua ESCOLHA neste imenso UNIVERSO, e vá em frente!

    BOA SORTE, man!

    *EDITADOS: Para tentar corrigir meu Português, e, para dar um conselho a você, irmão:

    VOCÊ PODE ATÉ ABANDONAR O APRENDIZADO DE ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL, MAS JAMAIS ABANDONE A MÚSICA! ELA É ALIMENTO PARA A ALMA!

    has4
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: has4
    · votar


    embocadura

    super agudos no sax e suas posições

    Saitu
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    dificil como todos os outros, oras...

    jacare_sax
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O saxofone é um instrumento muito "fácil" de ser mal tocado.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    PESSOALÍSSIMA CONDIÇÃO:
    Olha, eu aporveito ainda para lhe dizer que, eu faço barulhos em alguns instrumentos (corda, tecla, sopro), mas deveria ter me dedicado exclusivamente a apenas um instrumento musical, e dado a ele a minha total dedicação, assim, não seria um músico 'MEIA BOCA', que, faz algumas besteiras em alguns instrumentos, mas que não os domina como muitos que se dedicaram exclusivamente a apenas um. ENFIM, brother, AGARRAR o mundo INTEIRO não é POSSÍVEL! FAÇA a sua ESCOLHA neste imenso UNIVERSO, e vá em frente!


    Pois é, foco é importante pra qualquer coisa que se faz na vida =-\


    O saxofone é um instrumento muito "fácil" de ser mal tocado.


    Isso ocorre com tudo nesse mundo. Sempre tem neguinho que abre a boca pra dizer "isso é muito fáaaacil!!!". Na verdade, a maioria das pessoas que diz isso é pq nem entende direito do quue o assunto se trata :P

    has4
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eutoco_frauta


    Verdade, rsrsrs nem pandeiro ou chocalho é tão fácil como muitos imaginam que seja!

    andrevha
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: andrevha
    · votar


    [i][/i]Qual o grau de dificuldade?
    O saxofone não é um instrumento difícil... a escala (DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI), é muito simples.

    tocam desde pequeno?
    Sim, toco desde pequeno, com grande experiência sempre tocando em yamaha, e nunca deixando de estudar cada vez mais, por isso me sinto apto a te responder.

    como foi sua evolução?
    Muito rápida, pois realmente era o instrumento que eu queria tocor que eu toco com prazer.

    Pedro1
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Não percebo nada de música, mas gostava de aprender a tocar concertina ou saxofone. Será que me podem ajudar a dizer para quem nunca teve música, qual o mais fácil, ou mais rapidado de aprendizagem?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saxofone. Qual o grau de dificuldade?