Como saber qual boquilha usar?

    Autor Mensagem
    Andreson tenor
    Veterano
    # out/07


    è galera vamos enriquecer esse forum de sax.

    Como saber qual boquilha usar acho que essa é a pergunta que todos fazem quando vão iniciar o aprendizado com sax, e gostaria de saber qual é a melhor palheta para um som classico e como saber se a boquilha e a palheta combinam?, para que o som fique o mais bonito possivel.

    Nil-som
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Boa Tarde Andreson tenor
    ------------------------------
    Sua pergunta é bem oportuna, porque já tive e tenho também esta dúvida...
    Conversando com um amigo meu (maestro) ele me disse:
    Quando você achar uma boquilha perfeita e uma palheta também perfeita,
    você vai achar que o sax está com problemas, e assim por diante...ou seja, a gente sempre quer mais perfeição...isso é comum nos músicos em geral.
    Já utilizei diversas combinações (boquilhaxpalheta), importadas, nacionais, pré-fabricadas, e por incrível que pareça estou usando agora uma Yamaha C5 e uma palheta "RICO", porém dei uma lixadinha na palheta (operação delicada)....Lí a respeito de preparar palhetas no
    Explicasax.com.br do Ivam....
    Mas cuidado, se passar do ponto ou lixar áreas erradas da palheta ela estará perdida, ou seja, muito "mole" para a boquilha.
    Dizer uma marca ou uma especificação de boquilha e palheta como fórmula final é impossível. Eu acho que o negócio é experimentar, quando conseguir percorrer toda a extensão do sax sem problemas, usar esta combinação pro resto da vida. A gente perde muito tempo tentando encontrar essa combinação, e esse tempo perdido poderiamos estudar mais técnicas de sopro. Hoje eu consigo executar bem toda a escala, porém no Mi e fa# (agudo) tenho alguns problemas, as vezes falha....
    Também agradeço quem puder dar uma explicação ou uma orientação para nós.....
    até mais.....
    Um abraço....

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Andreson tenor
    Nil-som

    Não existe uma regra para a escolha de uma boquilha, isso depende de muitos fatores, principalmente da anatomia da boca de cada indivíduo.
    Uma dica, não saiam por aí testando os instrumentos dos outros, no caso instrumentos de sopro, e nem deixem que outros testem o seu instrumento, isso é uma enorme e infantil falta de higiene. Se for testar tente fazer uma boa limpeza da boquilha e procure não utilizar a palheta.
    É preciso muita pesquisa e muita conversa com outros instrumentista para se chegar numa boa combinação de boquilha e palheta.
    No início do apendizado é comum o uso de uma palheta mais fina (1 1/2), e com o passar do tempo ir aumentando a numeração. Já notei que as mais finas são boas para sons graves, enquanto que as mais grossas são boas para sons agudos, não que elas sejam realmente boas, mas que se consegue atingir essas notas com mais facilidades.
    Eu nunca entendi o porque de se lixar uma palheta nova, não seria mais interessante comprar uma mais fina? Já vi lixarem uma palheta usada para tentar reaproveitar, mais isso por causa de falta de "verba".
    Abraço.

    Ps.: Não sou nenhum "expert" no assunto, mas procuro passar o que sei e aprendi para os outros, e eu "tento" tocar uma Clarineta, comecei com palheta 1 1/2 e cheguei até a 3 1/2, mas a melhor pra mim é a 2 ou a 2 1/2.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber qual boquilha usar?