Qual comprar, Tenor ou Alto?

    Autor Mensagem
    rodrigo.bmts
    Veterano
    # out/07 · Editado por: rodrigo.bmts


    E ai pessoal, blz....
    Bem, minha namorada tá querendo tocar sax e está em dúvida entre Tenor e Alto...

    Essa, qual a principal caracteristica dos dois? Para quem nunca tocou nada, existe diferença na dificuldade entre eles?

    Qualquer luz é bem vinda!


    Abraços galera..

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    rodrigo.bmts

    "dúvida entre Tenor e Alto"
    O Tenor faz uma linha (voz) mais grave, enquanto que o Alto faz uma linha mais aguda (Contralto).
    "qual a principal caracteristica dos dois?"
    - Tenor: é destinado a fazer a linha do tenor numa peça musical, escrito na clave de Fá na 3ª ou 4ª linha, ou na clave de Dó na 4ª linha. É afinado em Sib.
    - Alto: é destinado a fazer a linha do contralto numa peça musical, escrito na clave de Sol, ou na clave de Dó 3ª linha. É afinado em Mib.
    diferença na dificuldade entre eles?
    Não, todo o instrumento tem dificuldades.
    Qualquer luz é bem vinda!
    Veja que tipo de som sua namorada quer fazer, se um mais grave ou um mais agudo. Eu, particularmente acho o Alto um coringa, pois pode fazer a linha soprano e a tenor sem muita alteração no som. Mas eu gosto do som do tenor.
    Dá uma olhada no site do profº Ivan Meyer que é usuário aqui do Fórum:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/171191/

    www.explicasax.com.br

    Abraço.

    rodrigo.bmts
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luiz_sjrp
    Valeu pelas dicas, acho q ela vai de Alto mesmo. Juntando suas dicas, como o restantante, parece que o Alto é o mais indicado pra quem tá començando.

    vou dar uma olhada nos links.

    Abração...

    Beakman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    se for tocar musicas mais animadas compra com tom mais alto e o tenor se for musicas mais calmas.

    é o que eu acho.


    mas eu sou guitarrista então se não quiser seguir meu conselho tudo bem :)

    é que pelo menos nas musicas do pink floyd o tenor só é usado em musicas bem calmas...


    abraço.

    Beakman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    PS.: O saxofonista da minha banda tem o de tom alto e é muito massa.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    rodrigo.bmts

    "parece que o Alto é o mais indicado pra quem tá començando."

    Isso não existe, ela pode começar com qualquer um, e mesmo que ela aprenda a tocar um só, com o tempo ela vai poder tocar todos, são todos iguais nas digitações.
    Abraços.

    Clapton_Page
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu particularmente prefiro o som do Tenor... n tem como esquecer das improvisações do Coltrane ou das do Stan Getz (principalmente em Samba de Uma Nota Só!)...

    mas um alto eh dahora tb... Cannonball Adderley e Charlie Parker faziam mágica com o instrumento...

    _Manuella_
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: _Manuella_
    · votar


    Eu já prefoiro o alto, pq eu toco esse e já toquei o tenor e o soprano. Os 3 tem o som perfeitos, mais acho (não sei por que) o alto mais delicado pra tocar e mais fácil de tirar o som.

    dakapo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Olá, pessoal! Sou novo por aqui.

    Gostaria muito da ajuda de vocês.
    A empresa que trabalho decidiu investir em saxofones para galera que está começando a aprender este instrumento.
    Para tanto desenvolvemos um pequeno questionário que não leva mais que 5 minutos para ser respondido. Queremos ver o que de fato é importante para quem está iniciando. Será que vocês podem responder este questionário?
    A empresa se chama DAKAPO - o início do grande músico, em breve a loja virtual estará no ar. Caso queiram conferir é só entrar no site http://www.dakapo.com.br

    LINK DO QUESTIONÁRIO
    https://qtrial.qualtrics.com/SE/?SID=SV_3WeOYoqFPF2YAVC

    Valew pela força!
    ABS

    Vagner de Carvalho

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual comprar, Tenor ou Alto?