Flauta doce, duas dúvidas

Autor Mensagem
som
Veterano
# mai/07 · Editado por: som


Duas dúvidas:

Como se faz o fá sustenido da primeira oitava na flauta doce sopranino?

Junto com a flauta doce alto e com a flauta doce tenor veio um “creme para flauta”, um pequeno pote, do tamanho de uma moeda, com tampa laranja e corpo transparente. Para que serve?

Obrigado _o/

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


aqui tem uma tabela meio complicada mas dá pra entender
http://www.wfg.woodwind.org/recorder/rec_bas_1.html

como a sopranino começa com fá então vale o nome da nota depois da barra C / "F"

o fa# é igual o Do# na flauta soprano- se tem dois furos no final da flauta usa só um, se tem um usa meio

---------------------------------

“creme para flauta”,
Para que serve?

no chutometro eu acho que é pra lubrificar as areas de encaixe da flauta

Edicarlos
Veterano
# jun/07
· votar


Olá, vocês sabem se dentro desse site tem algo mais direcionado para os flautistas?

som
Veterano
# jul/07 · Editado por: som
· votar


fernando tecladista

acertou os dois.

O furo extremo da sopranino mais barata é inteiro e não duplo, tentava fazer o fá# e não conseguia, pois tapava o furo verticalmente, como se houvesse os dois buracos, eis o erro. Consegui tirar o fá# depois que passei a tapar o furo horizontalmente, um terço dele aproximadamente.

Quanto ao "cream flute", depois reparei numa etiqueta na parte inferior:

“Apply a thin coat of cream on joints and spread evenly”

Mas nunca o usei, montei as flautas quando vieram e estão assim desde então. Só toco em casa, não preciso transportá-las. Será que há algum mal em não usar o creme ou não desmontá-las ocasionalmente?

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som

posso usar teu tópico pra tirar umas dúvidas???



é que eu quero aprender a tocar flauta doce e queria saber o que siginficam uns termos antes de comprar uma...tipo barroca, contralto, soprano, germanica...
e quais marcas ou tipos procurar!!! pra começar mesmo...
ah...e do q são as q nao são de plastico??? de madeira???

som
Veterano
# jul/07 · Editado por: som
· votar


Certeza

Barroca e germânica referem-se à digitação.

Sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo à afinação. A sopranino, a mais aguda, começa em fá; a soprano em dó; a contralto em fá; a tenor em dó; a baixo, mais grave, em fá. Há flautas ainda mais agudas e mais graves, estas cinco, porém, são as mais comuns.

O modelo mais popular é a soprano germânica de resina, custa menos de trinta reais, da YAMAHA (YRS-23/24). Não conheço outras marcas.

A digitação barroca tem mais prestígio que a germânica, de toda forma, quem toca uma barroca toca uma germânica, mas não o contrário. Uma diferença nos fás.

As que tenho são os modelos mais simples e baratos da YAMAHA, barrocas: sopranino, soprano, contralto e tenor. Não percebo nenhum empedimento técnico no estudo. As notas saem todas, atualmente estou tentando fazer soar melhor o terceiro dó, nem sempre sai direito, sobretudo em passagens rápidas.

A respeito da superioridade das flautas de madeira, não sei muito. Devem ter um som mais bonito. Não entendo disso e creio que não seja impedimento ao estudo e aprimoramento ter uma flauta de plástico das mais simples.

Uma tabela da digitação e tessitura de cada modelo, acompanha as flautas da YAMAHA:

http://img480.imageshack.us/my.php?image=untitled1rr7.jpg

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som

Pô, cara...tirou todas a minhas dúvidas! Brigadão!
Quase todas na verdade. Fui hoje ver preços de flauta numa lojinha aqui perto de casa, só pra ter uma idéia. Tinha uma da Yamaha por 29 reais e uma da Hering por 15. Não acho muito caro o investimento na Yamaha, desde que eu realmente me empenhe.

Compensa comprar essa da Hering ou melhor ir de Yamaha de uma vez?

Tipo, todo mundo que eu conheço que toca tem Yamaha. Só não comprei hoje porque tinha essa da Hering daí fiquei na dúvida, porque sei que essa marca é famosa em termos de gaita, mas flauta nem sabia que existia.

som
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza

Recomendo a Yamaha.

Se for comprar gaita, recomendo uma Honner.

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som

Valeu, carinha! Vai ser a Yamaha mesmo!

som
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza

parabéns o/

bom estudo

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som

Valeu, bróder!
Comprei lá a Yamaha. Mas to me batendo um pouco nas notas mais agudas. Como que eu sei o tanto que eu tenho que tapar o furo de trás (que feio isso) nas notas mais agudas? E nas notas mais agudas tem que soprar mais forte mesmo ou eu que to fazendo alguma coisa errada? Valeu!

som
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza

O termo usual é meio furo ou terço de furo, mas na prática é deixar um quinto do espaço, um vão muito fino, quase nada.

Soprar mais forte não é recomendável, tente melhorar a digitação, diminuir o vão da oitava, verificar se está tapando bem todos os orifícios.

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som
na prática é deixar um quinto do espaço

ultima pergunta...um quinto aberto? isso?

Valeu!

som
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza

sim, 1/5 aberto - 4/5 fechado

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som

Putz...agora sim...ultima duvida...hehe! Eu babo um monte tocando! Como que eu faço pra limpar a flauta por dentro???

som
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza

Um sopro forte livra o som do aspecto abafado.

Não se trata de babar, sim da condensação, mas se estiver realmente babando, cuspindo etc, deve haver algo errado.

Certeza
Veterano
# jul/07
· votar


som

Valeu!

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


som

Você deve ocasionalmente limpar a flauta com um espigão e um pano (espigaão é aquela vareta que parece uma agulha gigante pois tem um orifício numa das pontas). Não só garante um som melhor (pois um sopro forte não garante; aliás, este sopro é feito quando você está entre uma música e outra e não quer limpar a flauta, ou porque não quer mesmo ou porque está se apresentando, mas aí você também tem de tapar o apito com o dedo), como é bem mais higiênico, pois bactérias podem se desenvolver na sua saliva que ficou na flauta e depois voc/~e pode ficar gravemente doente por causa disso.

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


Certeza

Use um pano amarrado na ponta de um espigão. Mais detalhes no post anterior.

som
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal

boa dica!

doravante hei de praticá-la

obrigado _o/

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


som

Não por isso...

som
Veterano
# jul/07
· votar


Pardal

para limpeza, tem de ser pano ou serve papel toalha, papel de boca?

Pardal
Veterano
# jul/07
· votar


som

Melhor pano, porque você não precisa jogar fora e poluir a natureza...

Além do mais, pano absorve mais que papel.

som
Veterano
# ago/07
· votar


Pardal

Tem razão, bem pensado.

saudações o/

geremias
Veterano
# mai/08
· votar


alguem teria partituras evangelicas para flauta doce soprano, sopranino e contralto?

pedrobrito
Veterano
# set/08
· votar


som

O primeiro F da minha flauta doce barroca sempre sai um pouquinho desafinada em relação ao resto das notas dessa oitava... será que é falha minha? Tento corrigir mas nunca sair certinho...

RafixMusic
Veterano
# set/08
· votar


Quanto a limpesa das flautas, é bom que use um pano pouco úmido?
Nesse site vende, flautas de madeira, eu perguntei quanto custava, e varejo fica na faixa por R$200 uma contralto. Mas se fosse atacado faria por R$150 pow.
Pow, o som da de madeira deve ser muito lindo.

RafixMusic
Veterano
# set/08
· votar


http://www.am2flautas.com.br/port/portug.htm
Ae o site.

eutoco_frauta
Veterano
# out/08
· votar


pedrobrito

talvez os dedos não estejam tapando totalmente os buracos. Tente 'afinar' a flauta ajustando a parte inferior para que você possa facilmente colocar o dedo mindinho sobre o ultimo buraco.

eutoco_frauta
Veterano
# out/08
· votar


RafixMusic

Uma boa flauta de madeira pode até ser melhor do que uma boa flauta de plastico. Tome cuidado para não comprar gato por lebre x-D.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flauta doce, duas dúvidas