Ajuda no home studio (escutem o áudio) - Masterização

    Autor Mensagem
    mauricio1822
    Membro Novato
    # jun/20


    Olá, sou novo aqui, mas sempre que preciso tirar algumas duvidas sempre encontro por aqui
    é o seguinte estou começando as gravações no meu home estúdio, super básico, uso uma interface uphoria um2 um condensador da beringher c1
    já lido a tempo com isso, mas estou me aprofundando nisso no momento e gostaria de dicas, de masterização e etc
    vou deixar aqui umas das minhas gravações cover, e gostaria que me ajudassem na questão de masterização, e etc porque no momento a voz parece que não encaixa ( sim por estar desafinado e etc) mas digo na questão que parece nao fazer parte da musica, tipo parece que foi colocada ali, gravada por cima e não que faz parte de um todo que é a ideia de toda musica , entende? por isso acho que peco na mixagem/masterização
    desde já obrigado
    aqui ta o link de um cover que eu tentei fazer, eu gravei os instrumentais e voz só peguei a bateria pronta e gravei em cima:

    https://soundcloud.com/mauricio-goetten/miss-you-blink-182-cover

    Uso reaper



    ------------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

    https://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    macaco veio
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Está empastelado.
    Na horizontal voce tem 180 graus (zero no meio e 90 na direita e 90 na esquerda) ouvindo em caixas de som, no fone de ouvido é mais ou menos um 240 graus (seria 360 se a cabeça não tivesse o pescoço).
    sempre jogue a caixa da bateria a pelo menos uns 15 graus fora do zero na direita porque é onde voce enxerga o som dela mesmo que o baterista coloque a caixa exatamente na direção do bumbo (este deve estar no zero).
    Coloque o baixo uns 5 ou 10 graus na esquerda pra não chocar direto em cima do bumbo.
    O bumbo e baixo seco, a caixa sendo aguda deve levar reverberação (dois canais, um com reverber curto na direita e reverber mais longo na esquerda com tempos diferentes),
    O reverber abre a profundidade para os lados, assim tem que ser todo em dois canais na maioria dos instrumentos mais agudos.
    Deve deixar o meio para voz (e o bumbo), A voz deve levar algum reverber em dois canais, tempos diferentes para expandir para os lados e eco para expandir para traz (a tonalidade do eco expandi pra cima com agudos, assim deve cortar os graves no eco). Mesmo que voce queira a voz na frente na cara do ouvinte ela deve levar um mínimo de reverber em dois canais e eco no meio.
    Os tan tans de bateria geralmente são seco (sem reverb pois jogam o som na frente da bateria) e a uns 40 graus, um na direita e outro na esquerda com o surdo a uns 70 graus (quando o baterista girar uma passagem de bateria se sentir isso no stereo.
    O segredo da reverberação é jogar em dois canais com tempos diferentes (com tempos iguais bate monofônico) e cortar os graves (grave não reverbera).
    A voz da sua gravação esta sem compressão, usar o compressor é outro ponto dificil.
    Sugiro usar o CoolEdit antigo para mixar, versão 1.8 ou 2. tem de graça por ai na internet. É o software mais simples que ja vi e facil de mexer e tem tudo.
    Esquece masterização, se a mixagem ficar ruim não tem como corrigir quase nada na masterização. Masterização é mais para adaptar aonde a musica será executada. Pra radio é uma, para CD e outra, para vinil é outra, fita é outra, etc e o ideal e uma só para tudo, mas as vezes tem prejudicar uma para conseguir encaixar para onde será tocada a outra. Espero ter ajudado.

    mauricio1822
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Espero ter ajudado.

    Com certeza me ajudou sim! Obrigado!
    Mas uma duvida não havia visto ainda falar em termos com'' graus''
    Desculpa sou leigo ainda no assunto quando é teoria,
    voce esta se referindo ao ''pan'' ou ao o que?
    Sobre a voz cara, fico pensando como nao pensei nisso antes kk compressor Óbvio! muito obrigado, me ajudou muito!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    mauricio1822
    Sobre a voz cara, fico pensando como nao pensei nisso antes kk compressor Óbvio! muito obrigado, me ajudou muito!

    Se tratando de voz, não tenha dó de meter a mão no compressor, pesado mesmo. Porém, tenha em mente que quando a gravação é boa e o cantor é excelente, as vezes nem precisa de compressor, como a gente está no mundo real, não tenha medo de comprimir que nem doido.
    E por falar em doido, alguns caras como o Lisciel não têm medo inclusive de meter um limiter na voz. Eu já tentei e não gosto, mas sei lá né...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    mauricio1822
    Mas uma duvida não havia visto ainda falar em termos com'' graus''

    voce esta se referindo ao ''pan'' ou ao o que?

    Sim, é do pan que ele tá falando. Veja:

    "Na horizontal voce tem 180 graus (zero no meio e 90 na direita e 90 na esquerda) ", ou seja, ele tá falando do pan.

    Seguindo a mesma lógica, pense que 90 graus à esquerda seria o pan 100% L, se fosse 50% é a mesma coisa que 45° à esquerda.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    macaco veio
    sempre jogue a caixa da bateria a pelo menos uns 15 graus fora do zero na direita porque é onde voce enxerga o som dela mesmo que o baterista coloque a caixa exatamente na direção do bumbo (este deve estar no zero).

    Sempre pensei assim, panear as partes da bateria conforme minha visão de expectador/ouvinte. No entanto, vejo muita gente colocar caixa no centro e dizer que TEM que ser assim. Na real, mixagem é uma arte e não existem muitas regras inquebráveis.

    Valeu pela ótima aula.

    mauricio1822
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Bom me ajudou bastante!
    Andei dando uma garimpada nos outros tópicos relacionados sobre e me ''clareou a ideia '' tal da mixagem é uma treta mesmo kkk
    Eu vou começar a produzir uma musica autoral minha, e em breve posto aqui pra rolar aquele feedback. Na real depois dessas dicas e ler um monte, não vejo a hora de estar de folga pra poder gravar kkk

    Obrigado pela ajuda galera, e qualquer outra dica é bem vinda

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Apesar e eu ter escrito coisas antes, ainda não tinha escutado sua amostra.
    Eu vou dar uns toques novamente, depois de ter ouvido.

    Primeiro de tudo, achei estranho que o timbre da bateria muda em alguns pontos da música. Vc disse que pegou ela pronta, então ou ela veio assim e eu não entendo o porquê, ou vc fez isso e eu também não entendo o porquê. Pra mim simplesmente não fez sentido isso.

    Segundo ponto. Não gostei do baixo. Tá parecendo timbre de estudo, bastante médio, pouco grave, pouco agudo.

    Terceiro ponto. Acho que sei por que a voz soa tão "outra gravação" em relação ao resto. Tipo de timbre da captação e ambiência.
    Veja, o baixo tem um tipo de som, a guitarra tem outro, a bateria tem outro, cada um tem uma ambiência diferente, e a voz não tem nenhuma.

    Geralmente vc faz a captação já pensando na mix e master, e tudo segue um padrão estético coeso. Um timbre tem a ver com o outro. A sua gravação são um monte de faixas perdidas, que conversam pouco entre sí.

    Mas bem, tá no caminho. Bem vindo a esse universo que nunca se têm as respostas. Se quiser, eu topo colaborar com alguma gravação aí.

    mauricio1822
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Mas bem, tá no caminho. Bem vindo a esse universo que nunca se têm as respostas. Se quiser, eu topo colaborar com alguma gravação aí.

    Fala brother então, essas dicas aqui e muita pesquisa já me deram uma outra visão, e foi assim que decidi gravar uma musica minha mesmo.
    esta aqui a musica:

    https://soundcloud.com/mauricio-goetten/a-vida-nao-e-em-vao-mauricio-c -goetten

    gravei as linhas de guita, baixo e mixei a bateria, e por fim a voz, no fone que uso com ''monitor'' ficou legal, com peso e tal, porem em outros lugares ou sem fone no celular, carro e tv, ficou parece soando muito médio como vc disse, sem peso, tudo soa como muito agudo parece entende?
    mass confesso que da primeira que postei aqui pra essa, eu mesmo já '' ouvi'' e senti uma diferença enorme na maneira como fiz e como ficou,.
    ai nao é produto final lógico, ainda quero mixar e equalizar melhor a voz e tentar dar esse peso que esta faltando, aceito dicas!!
    e obrigado pelas dicas de todos aqui, foram muito úteis

    Filippo14
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    mauricio1822

    Começando do violão. Eu dobraria ou gravaria ele mais em estereo, de repente usando dois mics, figura 8, gerando algum estereo artifical, sei lá, o violão ficou meio xoxo.

    Um ponto que você tem que pensar é em clip gain e automações de todos os tipos. A voz muitas vezes fica alta demais e outras baixas demais. Ao invés de tentar resolver na compressão (que não vai resolver). Deixa o fader sambar cara, de tudo que seja.

    Nao senti que falta peso efetivamente, talvez subir um pouco o bumbo. O que eu achei alto pra caramba é o hi hat. Ele ta meio "chato" timbre dele ta bem "crispy" e ele fica batendo toda a hora, se pa que eu atenuaria ali.

    Para dar peso no geral, faça compressão paralela da batera e da voz, vai gerar um peso legal.

    Outra dica é tentar comprimir aos poucos. Ao invés de socar compressão em um plugin, vai aos poucos, usa 2-3 compressores, pode dar certo.

    Saturação sempre é algo que pode ajudar para deixar os sons mais claros. Senti isso, principalmente na voz.

    O reverb da voz eu achei meio banheiro demais. Faria alguma coisa com sidechain (sumiria na hora que o cantor está cantando e aparece quando ele para de cantar). Talvez um delay com um reverb molhando os atrasos fique legal.

    Abs,

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    é, o material em si não tá ruim, mas a mixagem...
    escutando aqui nos monitores, tá uma tábua de flat. nada pra L ou R, parece que tá com compressão geral não em cada instrumento, nada separado em pan.
    a voz também, tá escondida na mix.
    como resolver? não sei, rs. eu também apanho bastante na mixagem até hoje, mas sei que no fim das contas ou tá legal ou não, rs. Receio que você tenha aplicado os filtros na mix inteira. Separe os efeitos direcionados a cada canal e vai montando a mix.
    bateria é o maior dos problemas pra captação e engenharia de som, principalmente em home studio. O povo resolve isso programando a bateria no EZ drummer.
    eis os pitacos, rs.
    keep working

    amplexos

    T.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Cara, já melhorou bastante. Parabéns pelo progresso.

    Começando do violão. Eu dobraria ou gravaria ele mais em estereo, de repente usando dois mics, figura 8, gerando algum estereo artifical, sei lá, o violão ficou meio xoxo.

    Violão em estereo fica mais daora mesmo. Dependendo do contexto, se quiser que ele preencha menos é melhor que o estero dele seja menos aberto, mas geralmente com estereo bem aberto fica mai daora.
    Aqui em casa eu gravo com dois mics, mas tem plugins bem aceitáveis que "geram" o efeito estereo pra vc.

    Porém, não escutei nenhum violão na música! Apenas a guitarra que hora está distorcida, hora está limpa.
    Realmente, normalmente guitarras também funcionam bem dobradas, mas isto não é regra. Senti bastante influência de CBJR na música, e eles mesmos gravaram várias faixas sem dobrar a guita, ou dobrando a partir de uma faixa só.
    Quer dizer, vc copia e cola a mesma track, faz o pan 100%L e 100%R, e pra cada track vc faz uma firulinha diferente, seja com EQ, seja com chorus, sei lá... se vc tiver gravado em linha, melhor ainda, pq dá pra simular falantes/amps diferentes nas duas tracks, fica bom.


    O defeito dessa gravina, na minha visão, é um que tinha na outra:
    a ambiência é muito diferente entre os elementos. Desta vez isso é bem menos óbvio e marcante, mas ainda está lá. Vou conectar este ponto a outro lá na frente. *
    A voz tem um tipo de reverb, a bateria tem outro, guita e baixo têm algo diferente também.
    A bateria tem muito som de sala, isso não é necessariamente bom ou ruim, mas como tem bem mais sala que todos os outros elementos, dá essa diferença aí...

    A bateria eu mal consigo escutar um dos crashes, está sutil demais, o barato tem que ser loco, uma porrada mesmo, ainda mais num som deste tipo! Talvez o que traga ele mais à frente não seja necessariamente mais volume, mas EQ ou até distorção. Se vc gravou a bateria real microfonando, experimente mudar a posição dos mics.

    O chimbal não achei que soa MAL, mas tem algo meio fora, não sei dizer o quê.

    O bumbo eu achei que tá soando muito bem nas Edifier aqui, mas sabendo que ele é praticamente só grave e nada mais, provavelmente ele vai SUMIR em muitos sistemas. É interessante que ele tenha mais informação em outras frequências.

    O baixo desta vez tá no ponto. Bão. Quer dizer, eu particularmente gosto do baixo NA CARA mesmo, mas geralmente o que se espera é desse jeito que vc fez, tá bom assim.

    A guitarra eu gostei, mas talvez fique melhor dobrada.

    *
    Um comentário que tem a ver com o asterisco lá de cima.
    A mix, de maneira geral, soa um pouco desequilibrada.
    Todos os elementos têm mais informação no médio-grave, e somente a voz tem bastante coisa acima disso. Essa diferença não me soou bem. Talvez seja até mesmo o caso de tirar agudo e médio-alto da voz pra casar com o resto da mix e depois trazer de volta esse som, só que da mix toda, talvez fazendo EQ e/ou compressão paralela na master pra trazer de volta o agudo da mix toda.


    Falando um pouco da música...
    A influência de CBJR é obvia. Eu gostei do som, é cativante e agitado sem ser eufórico, bem bacana. Ela contém um punhado de clichês grande o suficiente pra ser de fácil digestão mas não tão grande a ponto de ser chata; depois de certo ponto ela se torna previsível, mas não chega a ser repetitiva. Simplesmente não tenho nada a acrescentar, e isso é algo que simplesmente nunca aconteceu com nenhuma composição dos meus amigos que eu pego pra "avaliar".


    Só pra deixar claro, não sou nenhum tipo de especialista em porra nenhuma tá? Existe aí uma boa possibilidade de eu ter falado besteira em vários pontos, leve isso em consideração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda no home studio (escutem o áudio) - Masterização