Não sou músico, sou letrista

    Autor Mensagem
    Claudio Silva
    Membro Novato
    # fev/18


    Eu não sou músico, não toco nenhum instrumento.
    Também não sei cantar, minha voz é horrorosa, não tenho ritmo e sou muito desafinado.
    Mas mesmo assim, apesar da minha total falta de talento para a música, escrevi algumas letras de música há alguns anos atrás.
    Como não conheço nenhum artista e nem ninguém ligado à música, não consegui mostrar meu trabalho pra ninguém. Por isso, eu desisti e parei de escrever.
    Mas agora, recentemente, mostrei uma de minhas músicas num grupo de amigos de WhatsApp. Todos gostaram.
    Disseram que minha música era bonita e que parecia sim uma música de verdade.
    Então é isso, agora estou entrando em sites dedicados a música para mostrar minhas letras.
    Minha intenção é que alguém goste delas o bastante para querer transformar em música de verdade, com harmonia, arranjo e tudo mais.
    Minhas Letras já nascem com melodia, mas como não sou músico, não sei se caberiam numa harmonia e arranjo.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Vou marcar aqui para ver em casa...

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Claudio Silva

    Tem mercado pro seu trabalho. Não é um mercado fácil, nem muito ético, mas existe.

    Se aceitar, aconselho o seguinte:

    1- Você precisa de um parceiro músico. Que toque, arranje e cante. De preferência um tecladista ou violonista. Não precisa ser um "baita cantor", mas alguém afinado, agradável e com alguns recursos.

    2- Trabalho arranjado e definido, grave uma meia duzia de canções, tenha um portfolio em audio. Pode ser gravação caseira, mas de boa qualidade. É esperado que seu parceiro músico saiba fazer isso.

    3- Registre suas composições.

    4- Faça uma lista de artistas, de estilos que tenham a ver com suas composições... (Não adianta procurar uma banda de Metal para vender uma canção sobre pescaria no riacho, ou um sertanejo com uma canção sobre a esquizofrênica que mata criancinhas). Definido o publico alvo, corra atrás. Tente contato, encha o saco, faça um CD, Pen Drive, Arquivos de audio com suas canções cair na mão das pessoas certas. (Muitas vezes não é o artista que escolhe as canções e sim o produtor)... Vai ter que pesquisar muito nesta etapa... É a mais trabalhosa.

    5- Se conseguir fazer uma canção chegar na mão de um famoso e ele gostar, a princípio, tente tudo para que ele grave, nem que seja de graça. Uma composição gravada por um famoso abre muitas portas.

    Boa sorte!

    Obs: Quando colher os frutos, "vai dividir/repassar um percentual (pré acertado) com seu parceiro músico?"

    Sim! É o justo.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: xmarhunterx
    · votar


    Coloque as palavras "bundinha", "balada" e "vodka" e tenta vender pra um sertanejo. Sua voz parece com a do Amado Batista, se ele conseguiu ser cantor porquê você não pode ser?
    Sinceramente eu não sei se vender suas músicas pra um cantor famoso seria uma boa ideia, por alguns motivos:
    1-Vai ter que lidar com empresário parasita do sujeito, que vai querer levar a melhor nas suas costas.
    2-Se for cantor famoso com certeza tem compositor próprio (talvez vários)
    3-Você não vai ganhar muito com isso, hoje em dia são os shows que dão o maior lucro.

    Meu conselho? Componha para nichos como MPB ou outro gênero regional, que pagam menos, mas tem um mercado fiel, e são mais fáceis de entrar em contato. Ou então aprenda a tocar um intrumento (é legal bagarai) e monta uma banda!

    Cacildis
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Interessante.

    tito lemos
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Claudio Silva

    Cara, frases como "vou te prender, te sequestrar, violentar" não seriam muito bem recebidas nos dias de hoje, por mais metafóricas e/ou hiperbólicas que sejam. Hoje em dia o pessoal anda muito sensível... Feministas fanáticas te ameaçariam de morte...

    Claudio Silva
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Vou marcar aqui para ver em casa...
    Valeu, irmão, depois me diz o que achou.

    Se aceitar, aconselho o seguinte:
    Agradeço por todos os seus conceslhos, achei todos muito razoáveis.

    Coloque as palavras "bundinha", "balada" e "vodka"
    Eu tenho pensado muito nisso. Tenho facilidade para esacrever.
    Sendo assim, porque não escrever sobre o que está fazendo sucesso?
    Que se foda a poesia, eu quero é dinheiro ... kkk

    Interessante
    Vou tomar isso como um elogio, obrigado!

    Cara, frases como "vou te prender, te sequestrar, violentar"
    Acho até que você tem razão, mas essa música aí já foi, não vou mais mudar.
    Valeu!

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Mas falando sério, quanto que um desses compositores de forró e sertanejo ganham? Já vi casos de quem ganha 50 mil e de quem não ganha nada.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18
    · votar


    xmarhunterx

    "quanto que um desses compositores de forró e sertanejo ganham?"

    Cara, não tem "regra"... É como tudo em nossa sociedade de consumo, como tudo no mercado.

    Tem gente que fica milionário fazendo salgadinhos um monte não irá ganhar pra pagar os gastos.

    É igual...

    Muito trabalho, muito foco, muita perseverança, muitos contatos, muito tino comercial, muita lábia, estar no lugar certo na hora certa, comer os viados certos, e muita, muita sorte.

    ... E mesmo com tudo isso um monte se fode.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Lelo Mig
    Cara, tu tem uma cara de empresário, já trabalhou no ramo?

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18
    · votar


    xmarhunterx

    Posso dizer que já ganhei muito mais dinheiro do que sonhei um dia e já fiquei mais pobre do que o seu pior pesadelo.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Mas que profundo. Até parece Paulo Coelho.kkkk

    Claudio Silva
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Lelo Mig
    Cara, tu tem uma cara de empresário, já trabalhou no ramo?


    Quem, eu?
    Já fui empresário sim, mas de outro ramo, informática

    Claudio Silva
    Membro Novato
    # fev/18
    · votar


    Mas que profundo. Até parece Paulo Coelho.kkkk

    O que é profundo, a música ou alguma outra coisa que falaram aí?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Não sou músico, sou letrista