Trilha Sonora - Em Busca da Justiça

Autor Mensagem
fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: fabiopavan8


Olá, eu voltei! Bem, estou compondo a trilha sonora para um RPG-retro independente, chamado Em Busca da Justiça, com previsão de lançamento para esse ano (2016). Acredito que não irei lucrar com a trilha, mas mesmo assim ajudará como treinamento prático e vai para o portifólio.
.
Ouça a trilha sonora: https://goo.gl/FcgyeG
Conheça a página: https://goo.gl/CBbwz2
.
Nessa trilha uso timbres de flauta, escaleta e piano, para dar um toque medieval.
.
ALGUMAS DÚVIDAS:
.
O que você está usando na produção da trilha?
R: Editor de partitura e o cérebro basicamente.
.
Qual editor de pratitura?
R: MuseScore 2.1.
.
Que formato de áudio você está usando?
R: Formato OGG.
.
A trilha sonora já está pronta?
R: Não, isso é apenas uma parte.
.
Então é isso, obrigado. Avaliem e comentem.

Jabijirous
Veterano
# jan/16
· votar


fabiopavan8

Tá na hora de começar a estudar programação. Isso não só vai te ajudar nos seus estudos como vai ajudar você financeiramente.

pianoid
Veterano
# jan/16
· votar


interessante o projeto de RPG

não sei se já ouviu falar, mas tem um retro RPG chamado Pier Solar que é cria de um brasileiro. Eu participava de um velho forum da Sega chamado Eidolon's Inn e tinha esse outro brasileiro lá, Túlio, e foi lá que ele deu partida à essa idéia de um RPG com os membros do forum, ainda no fim dos 90. Ele também era tecladista, não sei se fez tudo sozinho e aprendeu a programar, mas era pra ser um RPG para rodar num emulador de Megadrive... esse jogo hoje já saiu até pra PS4 :D

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


pianoid
Pier Solar é de um brasileiro? Conheço o jogo mas não sabia disso. Legal.

Evandro Meneses
Membro Novato
# jan/16
· votar


Nunca joguei nem esse jogo, nem outro qualquer... mas a minha opinião á música é que se "apertarmos" não sai sumo... mas secalhar as músicas dos jogos são mesmo assim... simples e monótonas... mas se me encomendassem algo assim (primeiro não sei se aceitaria pois não percebo muito desse tipo de música para jogos) faria algo mais complexo, com mais harmonias, fazer um acompanhamento... enfim... inovar... ;)

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16
· votar


Qual a opinião de vocês? Eu postei a trilha sonora aqui para obter feedback, e não pra falarem do Pier Solar.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


fabiopavan8

A sua música evoluiu passou de um estágio para outro melhor.
No entanto ainda tem que melhorar, principalmente na harmonia e também melhorar a mix e a master, o som tem que ficar mais sutil, mais leve não tão alto.
Dá para ter o som do instrumento mais alto mas sem prejudicar a dinâmica.
E no tipo de música que você esta fazendo a dinâmica e humanização do processo é fundamental, além é claro de bons instrumentos.
Sem isto não se chega a lugar nenhum.
Você deve ter abusado de compressores e limiters.
O som da flauta esta irritante.
Tem que melhorar o processo de humanização.
Analisando as ondas tá muito parecido com um tijolo tá tudo muito lá no alto.
Os solos parecem legais, mas falta acompanhamento.

01- Em busca da Justiça - Menu
O solo da flauta não é ruim, mas esta muito repetido e tá muito alta, tá faltando dinâmica.
A harmonia não esta completa, tem que revisar e fazer de novo, testar e incluir outros instrumentos.
Quais os instrumentos que você esta usando, do teclado ou de algum VST ou outro virtual?

03- Em Busca da Justiça - Between the The Trees
Não gostei da peça.
Além de que peca pela falta de dinâmica tanto no piano como na flauta.
Como o tema trata de um movimento entre a árvores, você poderia adicionar um efeito de vento entre as árvores bem de leve, mas variado no tempo.
E o tema da peça poderia ser mais sutil mais leve, com mais sentimentos.

04- Em busca da Justiça - Game Over
Gostei,

Mas falta peso, talvez incluir um baixo ou double bass ou cello.
E incluir também um pouco de reverb.

05- Em busca da Justiça - Factory Cave
Aqui também faz falta algum som de fundo que lembre uma caverna.
E toda a caverna tem as suas sutilezas, suas estalactides e seu ambiente sonoro.
E a flauta não necessita estar sozinha , pode usar alguns pads para criar a atmosfera.
Mas repito tem que ter mais sutileza, mais humanização.

06- Em busca da Justiça - That Hero
Se a ideia é buscar um som mais medieval a seleção dos instrumentos esta equivocada.
Não gostei, mas tem um certo fundinho que lembra a tentativa de deixar medieval, mas isto só vai acontecer usando outros instrumentos.
Bem dizer tudo o que foi dito nas outras músicas se aplica aqui.

No geral tem que buscar instrumentos musicais melhores.
Pode usar VSTs, até frees e demos.

Softwares:
Sei que não dá para comprar tudo o que de bom existe para este tipo de som que você quer produzir.
Mas dá para usar certos demos de instrumentos virtuais, que muito embora não sejam completos em todas as funcionalidades, vão te ajudar e até te inspirar.
- DAW
Começa com uma boa DAW - (Digital Audio Woskstation, que é uma estação de trabalho para produzir música, envolve vários softwares, mas dá para usar o teclado junto também, que pode servir como um controlador.
- Reaper não é free, mas tem um custo acessível, e funciona independente de registro, só na hora de abrir demora um pouco, mas é plenamente funcional;
- Mixcraft não é free, entretanto é muito bom é prático, tem uma boa engine e é bem objetivo e limpo.
Fazer o download da última versão do mixcraft é uma boa opção, pois você vai poder fazer download da bibilioteca de loops, que tem vários gigabytes.
E mesmo que você não compre o programa, ou não goste dele, a bibiloteca, mesmo depois do programa desinstalado fica plenamente funcional, basta tomar cuidado na hora de instalar e colocar numa pasta de fácil acesso.
E os loops são muito bons e úteis para os mais diversos estilos de músico.
E servem também para treinar como fazer mixagens e masterizações.
- Existem inúmeras outras opções, variando o custo.
- Já na área free não tem tantas opções assim, mas como são grátis alguns valem a pena instalar, como o LMMS, o Zinewave Podium e outros.
- Instrumentos virtuais
http://www.bestservice.de/en/era_ii_medieval_legends.html
Tem outros instrumentos virtuais produzidos pelo Eduardo Tarilonte, tem mais uns 4 ou 5 deste tipo, variando muito os instrumentos.
E instalando o Engine 2 que é programa que roda estes instrumentos, mesmo demo e com limitações, dá para ter um biblioteca razoável.
Tem um tópico aqui no fórum que postei já faz um bom tempo que ensina como instalar o Engine player e instalar diversas bibliotecas demos e free, o que por si só já ajuda em muito, sem ter que instalar o engine de novo.
E existem muitos sintetizadores e outros programas, como o Kontakt Player, que vem com uma razoável biblioteca free, e muito pode ser pego na internet.
E isto vai envolver uma constante pesquisa por novos instrumentos.
Um dos melhores sites, de instrumentos virtuais e programas em geral para o áudio é:
-KVR
http://www.kvraudio.com/

Samplers

Para adornar as suas músicas com efeitos sonoros de ambiente.
Tem de tudo aqui, basta pesquisar:
http://www.freesound.org/

Claro tudo vai depender também do seu computador, tem que existir um equilíbrio entre todos os componentes, sejam hardware, teclados, placas de som e mais, certos requisitos mínimos tem que ser atendidos.

Bem é isto boa sorte.

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


Evandro Meneses
escreveu
mas secalhar as músicas dos jogos são mesmo assim... simples e monótonas...

Não é bem assim a produção de música para jogos sempre esteve em alta.
Tem verdadeiras obras primas neste setor.
O que você ouviu não entra em conta, pois não deve ter ouvido, e o exemplo deste tópico não esta pronto, e é um experimento de um novato.
É um excelente campo de trabalho para músicos, tem cada som que você nem imagina.

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Sim, sou novato na trilha sonora para games!
-
Obrigado pela avaliação, Adler.

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Não pretendo usar instrumentos virtuais ou uma DAW nessa trilha sonora.
-
Mas já estou estudando a DAW. Eu tenho um teclado MIDI e estou até gravando uma música, que eu escrevi através da partitura.
-
DAW: Reaper (trial infinito).
Controlador MIDI: Samson Graphite 25.
Editor de Partitura: MuseScore 2.1.

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


fabiopavan8
É isto aí.
Então você tem que ir montando aos poucos a sua própria biblioteca de VSTs free, sem pressa , mas buscando qualidade.
Estudos:
Envolve uma distribuição do tempo em várias áreas, todo o dia devemos:
01- Teoria musical em geral, priorizando neste momento a harmonia;
02- Softwares ler os manuais, a maioria das dúvidas é resolvida aqui;
03- Procurar tutoriais dos softwares, primeiro os feitos pela própria desenvolvedora e depois o geral no you tube;
04- Se inscrever nos fóruns especializados de cada software;
05-Ler bons livros sobre áudio e midi em geral;
06- Prática no teclado e no uso dos softwares;
07- Pesquisa e estudo sobre novas opções de softwares;
08- Manter o foco nos seus objetivos

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16
· votar


Dicas de onde encontrar livros sobre MIDI?

makumbator
Moderador
# jan/16
· votar


fabiopavan8
Dicas de onde encontrar livros sobre MIDI?

Amazon (mas são em geral livros em inglês)

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16
· votar


O problema não é ser em Inglês. Eu gostaria de encontrar em PDF, pois eu decido imprimir ou não, mas a maioria é paga.
(Procurando PDF gratuito né rapaz?)

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


fabiopavan8

http://www.maestrofabioprado.com.br/livro/livro.pdf

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


fabiopavan8
Qual a opinião de vocês? Eu postei a trilha sonora aqui para obter feedback, e não pra falarem do Pier Solar.
Haha, calma cara, só comentei porque acho Pier Solar bem legal e fiquei surpreso de ser brasileiro. Em todo caso, ouve a trilha do Pier Solar, afinal é uma história de sucesso na área que vocês estão procurando seguir. Pode ser uma inspiração.

Sobre as músicas: concordo com o que a maioria do pessoal falou: falta dinâmica (os instrumentos batem sempre no mesmo volume, sem partes mais quietas ou mais fortes); falta harmonizar melhor (a maioria das músicas é basicamente um instrumento "solando" e outro harmonizando de leve por baixo) e algumas escolhas de timbres estão estranhas.

Sobre não querer usar VST: o jogo vai ser feito no RPG Maker, né? Então vai ser meio retrô, e os timbres mais "soundblaster anos 80/90" podem combinar. Vale a pena conferir trilhas de jogos antigos com propostas similares e timbres semelhantes, como é o caso dos jogos de King's Quest, Legend of Kyrandia e por aí vai. Esta aqui, por exemplo, é uma trilha que eu acho ótima pro estilo:



E um pouco de "nitpicking": acho que algumas músicas deviam ser loops, em vez de terminar baixando o volume. Afinal, elas vão se repetir enquanto o jogador estiver na cena, né? E outra: se o jogo é brasileiro e aparentemente vai ser em português, por que os títulos das músicas estão em inglês?

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


fabiopavan8

O Lmms tem alguns instrumentos nativos do tipo que o BrotherCrow comentou.

E o sintetizador Reactor Free da Native Instruments, se não me falha a memória, tem instrumentos para estes tipos de joguinhos.

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Sampler? Eu tenho o Konatkt Player 5, bibliotecas que tenho:
==
- Abbey Road 60s
: apenas bateria.
- Kontakt Elements Selection R2: instrumentais orquestrais, vintage, synth, banda e alguns outros.

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


fabionpavan8

Eu usei mal a palavra sampler, na verdade queria dizer loops.

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: fabiopavan8
· votar


fabionpavan8?
Tá certo isso?

Flipe J.
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: Flipe J.
· votar


A galera ta pegando leve mas eu não vou.

O que escuto apenas são sopas de notas que não passam sentimento algum.

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


fabionpavan8

Tá certo isso?

O que você tentou expressar?

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Mais sobre midi, não tanto na questão técnica, mas sim na aplicação prática.

Segue um link de um compositor que esta fazendo sucesso só com o uso de instrumentos virtuais.
Ele usa mais a frase "soar realisticamente", mas na verdade ele humaniza os seus arquivos midi.
Ela usa boas técnicas de humanizar e dá excelentes dicas
Tem muito material bom aqui, mas é num nível avançado, e requer muito estudo e análise das obras dele, mas vale a pena com o conhecimento que se ganha.
Vale a pena fuçar e observar todos os artigos até os mais antigos.

http://www.midi-orchestration.net/

Jabijirous
Veterano
# jan/16
· votar


Adler3x3

Conheço esse cidadão. Mas ainda falta pro sequenciamento dele estar perfeito.

A galera do VI control fez um playlist no soundcloud só com composições feitas com instrumento virtual.

https://soundcloud.com/frederickruss/sets/fantastic-midi-mockups-vi

Aconselho ouvir as músicas do Thomas Bergersen, o cara é fera.

10 minutos de música só com instrumento virtual

https://soundcloud.com/frederickruss/thomas-j-bergersen-thats-a-wrap?i n=frederickruss/sets/fantastic-midi-mockups-vi

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


Flipe J.
O que escuto apenas são sopas de notas que não passam sentimento algum.
Até concordo um pouco com você mas estou dando um desconto porque o menino tem 12 anos e também porque essa não é a versão definitiva.

Adler3x3
fabionpavan8

Tá certo isso?

O que você tentou expressar?

Acho que ele está reclamando porque você digitou o nome dele errado (sobrou um N no meio).

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Brothercrow
Huum, entendi.

fabiopavan8
Tá errado mesmo.
Desculpe mas em vez de copiar e colar tentei digitar o nick name.
E antes de postar estava lendo sobre a biblioteca do Albion, e sei lá o "n" final ficou na minha cabeça e escrevi fabion
rss...

fabiopavan8
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Adler3x3

Como o tema trata de um movimento entre a árvores, você poderia adicionar um efeito de vento entre as árvores bem de leve, mas variado no tempo.

O desenvolvedor está procurando por sound designer, mas não achamos ainda. E eu não tenho conhecimento na área de áudio em si, mas já estou estudando a parte da mixagem, então, por enquanto posso baixar alguns efeitos sonoro de vento e adicionar na música.

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


fabiopavan8
Bem como já foi dito o site de loops free tem de tudo.
Acredito que dá para ambientar um jogo, mas tem que pesquisar, tem gravações muito boas, mas tem algumas gravações que estão com o volume muito alto, algumas tem até clip.
Assim tem que ir escolhendo para cada parte do game.
Depois tem que fazer um tratamento de áudio num editor para deixar os vários loops com um certa ambiência parecida, e aí vai ter que aplicar alguns plugins.
Que podem ser do próprio Audacity que também é free, depois exporta o arquivo para o Reaper, e no reaper depois coloca um efeito para música incidental
E como são efeitos incidentais, que ocorrem conforme os eventos do game, tem que ser sutis, então tem que deixar todas as partes com um volume compatível com a ação do game, claro algumas partes ficam mais altas, outras mais baixas.
Mas no geral neste tipo de loop não precisa de volume de alto, precisa de presença, que é outra coisa, e aqui tem trabalhar na automação das tracks.
A própria gravação original vai ter variações na linha do tempo, e tem que cortar e editar as melhores partes, e ir salvando tipo loop 1 loop2 etc.
E depois conforme o caso até misturar loops e formar um novo loop.
Por exemplo um som de vento vai ter um tratamento diferente de um som de gotas numa caverna.
Mas não deixa de ser fascinante um belo trabalho.

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


post duplo

Adler3x3
Veterano
# jan/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


fabiopavan8
continuando.....

01- As Músicas
Cada música tem a haver com certa parte dos fatos que ocorrem no game, tanto para os menus do jogo como para o próprio andamento do jogo.
E no site que te indiquei tem até passagens musicais e até músicas na forma de loop, que são free (antes de fazer download leia as condições de uso de cada arquivo, e se for bom com probabilidade de usar, guarde no arquivo as condições do uso de cada loop, para não ter problema nenhum de direitos autorais, a princípio e tudo free, mas tem que ler as condições.
E até certos trechos de algumas músicas e ambiências você pode aproveitar.
Por exemplo: um trecho de 10 segundos de suspense, vai encontrar amplo material, e você pode pegar o loop cortar e editar, e quando ficar um pouco maior ou menor, modificar a bpm, e fazer encaixar direitinho.
Podendo até mudar de tom, e usar outros softwares para alterar o tom e misturas até duas músicas e mais e obter um som completamente novo.
Agora você esta trabalhando de graça, mas lá na frente se tudo der certo, pode ser que você venha atuar profissionalmente, aí tem que ser rápido, claro tem que ter qualidade, mas as vezes pelas exigências e prazo curto para fazer um projeto completo, o tempo é crucial.
Assim sabendo usar bons loops, e fazer as rápidas edições e adaptações você pode ganhar tempo.
Mesmo os grandes músicos profissionais fazem uso deste artifício, não é tudo 100% autoral, para isto existem as bibliotecas de loops.
Por isto que te recomendei o uso do Mixcraft que vem com uma extensa biblioteca de loops de muitos gigabytes.
E o mixcraft tem um plugin que faz o acerto do tom e do tempo, e em pouco tempo você adapta qualquer passagem musical.

Claro quanto mais envolve criação nota por nota, mas trabalho dá.

2- Os efeitos
a mesma coisa, o que tem de efeito (não no sentido de efeito de áudio) para games e filmes não tá no gibi.

3- Organização
Primeiro vá escutando e aquilo que gostar faça download e crie pastas com uma clara identificação.
Dá mesma forma renomeie o loops para que você entenda do que se trata, e salve também as condições de uso.
Vá ouvindo e fazendo downloads sem se importar tanto e sem ter certeza que realmente aquilo vai ser usado.
Depois você vai editando e renomeando os arquivos de loops conforme o jogo em si.
E a tecnologia atual permite que se misture músicas, você pode misturar algo seu autoral que combine com os outros loops de terceiros que você editou.
Tem muitas partes orquestrais que podem combinar com a ação do jogo.
E tem várias bibliotecas no mercado sobre os efeitos de som e música, a grande maioria é paga, mas tem muita coisa free também.
Sons e músicas muito boas e bem gravadas.
E também é uma forma de aprender como foram feitos, o que vai te ajudar na sua produção autoral.
Pesquise.
Basta acertar o tempo e o tom, não necessariamente no todo, mas em pequenas partes dá para encaixar perfeitamente.

4 Ouvindo
Uma coisa vai ser você ir fazendo e criando os loops, outra coisa vai ser ouvir o som no próprio game já instalado no seu computador.
Assim como você vai ouvir na DAW se esta soando bem, vai ter que ouvir depois no jogo.
Vai ser normal ter que fazer certos ajustes, e voltar para a DAW,

5 Repetição
Você pode também criar variações dos loops sejam da música sejam dos efeitos incidentais.
Loop1
Loop 2 etc...
E na pasta do jogo pode ficar estes aquivos, e pedir para o desenvolvedor criar um forma randômica de escolher o loop.
Desta forma o jogo não vai maçante com tudo igual a cada sessão que se abre para jogar.

6 Direitos
E isto tudo e muito mais vai dar uma trabalheira danada.
Neste caso você não vai ganhar nada, na verdade você esta investindo, mas proteja os seus direitos, exija antes da finalização uma declaração que o dono do jogo não é o dono da música e dos efeitos que você criou, que você cede gratuitamente somente para este jogo sob certas condições.
Se o cara tiver um lucro substancial no jogo, é saudável e justo que depois você ganhe algo também, o bom contrato é aquele em que todas as partes saem ganhando, não uma parte levando vantagens sobre o outro.

Mas o certo é que no projeto atual que esta ainda muito cru, tem que melhorar em muito a música e o som.
Bem por enquanto é isto.

Boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trilha Sonora - Em Busca da Justiça