Problemas na hora de compor

    Autor Mensagem
    sofia15musical
    Membro Novato
    # nov/15


    Criei algumas melodias no violão e gravei tudo no pc, o problema é pra colocar a letra... já fiz alguas composições, mas nenhuma presta pra colocar nessas melodias... alguém pode me ajudar??

    Tipo: às vezes estou aprendendo alguma música e toco uma nota errada por exemplo... essa nota errada acaba me dando inspiração e eu vou criando uma melodia dali...
    ou então, to de bobeira fazendo alguma improvisação e sai uma música dali! Mas pra letra, eu me dificulto muito, sempre acho que a letra que eu fiz tá ruim, alguém pode me ajudar?

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ninguém além de ti mesma pode ajudar. Melodia e letra devem andar juntos, se não não rola. Só palavras no papel é o que se chama de poesia, se escrever pensando numa música, isto é, já imaginando a melodia, fica fácil.

    Aandreep
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Metrificar a letra ajuda muito também na hora de encaixar a melodia nos fonemas.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "Melodia e letra devem andar juntos,..."

    Nem tanto "mermão"..não crie regras ou armadilhas... já compus muitas canções que vieram de letras sem melodias prévias... e vice e versa também... Possuo até um macete pessoal para compor letras onde descarto a melodia.

    sofia15musical

    Possuo mais de 50 composições querida... não há regras. Existem métodos que você desenvolve para facilitar sua vida, alguns atalhos e ferramentas que você cria para se beneficiar... mas, estas ferramentas são pessoais, cada compositor desenvolve as suas.

    O que posso dizer é para não desperdiçar idéias, anotar/gravar tudo, por mais idiota que seja. Controle a ansiedade, não tenha pressa de fazer nada "bom" rapidamente e não descarte nada que aparente ser "ruim"... porque muitas vezes poderá ser lapidada depois.

    marcelosz