Long Way - Trilha sonora orquestral

    Autor Mensagem
    Jube
    Veterano
    # jun/14


    Olá amigos do fcc,

    Esta música fiz ano passado ou retrasado, hoje resolvi remixar e mostrar aos amigos.

    Teclado: PSR E223 com interface midi/usb xing ling
    Composição: Guitar Pro 6
    VSTis: Miroslav e EWQL
    DAW: Reaper
    Mix: Izotope Ozone

    https://soundcloud.com/jubelezo/jube-long-way

    Eu desanimei um pouco em fazer este tipo de música, faz muito tempo que não faço essas composições. Você passa 10% compondo e tocando e o restante dos 90% é trabalhar midis, acertar mixagem, resolver conflitos entre os 30 canais, além de estar sempre renovando vsts pesadíssimos de trocentos Gbs, eu gosto de transpor minhas ideias e toca-las, não ficar semanas mixando haha, espero que gostem.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Nossa, desanimar de mixar é normal.....mas se tu não fizer, não vai atingir o resultado mais próximo do ideal, como vc conseguiu com essa aí.

    Pra mim ficou animal, eu sempre imagino aqueles teatros ou cinema com som surround 3D ouvindo essas suas trilhas

    não pare de gravar cara, dá um trampo mas o nível final de produção que vc está atingindo está excelente!

    PanTa80s
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Muito legal!!Gostei principalmente dos 0:52 até os 1:40 em que a melodia dá uma mudada e entram aquelas frases super legais de bateria,não entendo nada de orquestra mas gostei bastante do seu trabalho,Parabéns e continue

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pé de chinelo
    Valeu parceiro!! Serve de incentivo para tentar mais um pouco haha. Vamos terminar uns trabalhos ai então. Mas antes preciso de um pc melhor, porque esse já não aguenta mais os vários canais ao mesmo tempo hehe.

    PanTa80s
    Obrigado pela presença amigo, aquela bateria são os timpanos crescendo do vst miroslav philharmonik.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Jube
    É complicado mesmo, eu desanimo também. Tanto é que estou parado, na verdade eu estudo e fazer um pequeno exercício e depois vou samplear. Nada muito grande exatamente pelo trabalho que dá. Mas se deixar de fazer, você enferruja.

    A tua música está muito boa, mas parece que está com bastante compressão. Você usou compressor?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Cara achei muito bacana. Achei a mixagem muito comprimida, e volumes muito altos, senti falta de dinamica, muito comum em musicas orquestrais. Mas a composição ta D+... Parabéns.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jube
    É um longo caminho.

    Concordo com as opiniões anteriores.
    E destaco que os instrumentos são bons e assim tem que usar os efeitos dos próprios instrumentos e evitar plugins externos.
    Se os instrumentos são bons não existe tanto a necessidade de usar plugins para aumentar o volume.
    O EWQL exagera no uso de reverb, já o Miroslav é mais modesto, e as vezes é difícil compatibilizar o uso de dois diferentes Vsts.
    Na verdade os instrumentos da EWQL não são tão bons quanto parecem, pois em cima do dry (original dos samplers) tem muito efeito interno já pré-aplicado.
    Já os samplers do Philarmonic são mais naturais.
    Acertar envelope o reverb entre os Vsts e usar pouco eq.
    Nas tracks usar mais eq para cortar algumas frequências principalmente dos baixos, quando ficarem com problemas.
    O Izotope Ozone é muito bom, mas mais para usar na Master Geral bem de leve, diminuindo as doses dos presets.
    Mas os presets para orquestra enganam, e tem que editar manualmente diminuindo a dose.
    E pelo que escutei acho que você reforçou as tracks individuais usando o ozone, e ficou com muito warm.
    E a parte de percussão ficou escondida.
    Como esta usando dois Vstis diferentes surge a dificuldade de acertar o reverb.
    Sempre evito usar compressão em peças de orquestra, mesmo os nativos do software.
    O volume se ganha automaticamente a medida que mais tracks vão se juntando, o volume por si só aumenta naturalmente, e não fica longe do volume que se consegue utilizando outros plugins.
    Quando ocorrer de o volume de um instrumento ficar muito baixo aí sim tem que se apelar para um plugin, mas comece por aumentar o volume dentro do próprio instrumento (mesmo acima de 0 db e desde que não cause clip não tem problemas (o nível ideal é aquele que fica um pouco abaixo da região que gera clip), e só use compressores e outros maximizadores em último caso (extremo, mas se a peça exigir mais, tem que ser revisar pois tem algo de errado), tem alguns maximizadores que não tem um comportamento tão agressivo ao áudio como os compressores, muito embora os maximizadores em certo ponto tem dentro de si uma espécie de compressores.
    As vezes é melhor aumentar o número de vozes do instrumento, o que pode resultar em mais presença (com um sutil mas natural aumento de volume), mas consome mais os recursos do computador, e quando fica com 30 tracks começa a complicar.
    Outro dia em vez de usar o Izotop Ozone completo, usei o Izotp Ozone Essentials, mais simples e obtive um resultado melhor (talvez por que o essentials seja mais novo, mas que ficou melhor ficou, vai entender?)

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Jabijirous
    Obrigado!! Então você me entende hehehe, usei bastante compressor nela.

    NINO_D.BOB
    Obrigado pela presença man! Essa dinâmica vem lá do tratamento dos midis que é outra coisa muito chata de fazer, nesta música eu quase não mexi, esse tratamento deixa a orquestra bem mais real, mas é preciso fazer nota a nota.

    Adler3x3
    Obrigado por ouvir mestre, recentemente eu peguei o symphobia, achei os timbres magnificos, porém, pesados demais.
    Neste som, eu não me lembro muito bem, mas eu acho que tratei com alguns compressores em algumas tracks, reverbs em outras e gravei, agora que resolvi mostrar aos colegas, eu joguei o ozone encima haha.
    Fiz um teste também, so coloquei o ozone reverb e um exciter, ficou muito bom hehe.

    Casper
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Caro Jube:

    Musicalmente não há o que contestar, linda composição.
    O que faltou mesmo é o que já foi comentado: dinâmica.
    Parabéns pelo trabalho.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Casper
    Obrigado amigo casper, vamos ver o que consigo nas proximas mixes

    Faribero
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Faribero
    · votar


    Jube

    Dá para perceber que não é uma orquestra que toca, mas a composição é ótima.

    O trabalho do Adler3x3 eu já conheço.

    Pô. Vocês dois podiam fazer um movimento cada um de um concerto para guitarra elétrica para eu tocar e gravar. Leio partitura.

    Se estiverem a fim eu toco e gravo a guitarra.
    Tentei já fazer isso eu próprio mas minha composição acho que deixou um pouco a desejar.
    É esta aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=MEfJwaH4Zd8

    Se estiverem a fim, vamos nessa.

    Se quiserem ter noção do meu nível técnico, tem estas duas:
    http://www.youtube.com/watch?v=vh3Z38N7slc

    http://www.youtube.com/watch?v=AM83b-Ri8nw&list=UUFuvZGDD3QQlJkbK1oB5q Dw

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Faribero
    Olha que estes dias estava pensando nisto.
    E vou pensar mais a respeito.
    Mas tudo depende da inspiração vir.
    Orquestra com guitarra não é tão fácil assim.
    Vou tentar, mas não sei quando, mas vou tentar.
    E se conseguir fazer algo decente te aviso.
    Eu gosto do teu estilo de tocar guitarra.
    Tem um bom equilíbrio entre os graves e agudos.
    Ideal para o tipo de som que tenho em mente.
    Na mente já tenho algo construído.
    Mas vamos aguardar a inspiração baixar, pois não sigo uma linha de pensamento linear.

    No festival do minuto de 2014 tem algumas músicas minhas lá.
    Todas as músicas tem a duração de aproximadamente um minuto.
    Festival organizado pelo Véio Casper, e no geral ficou bem legal, e bem organizado e tem até encarte.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/315280/

    Faribero
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Grande Adler3x3
    Ouvi todas as suas músicas e repito: seu trabalho é invejável.
    Ainda falta nas guitarras VSTi aquela pegada humana, mas ainda assim o resultado é bom.
    Se quiser fazer uma peça para mim ou precisar de mim para botar uma guitarra de verdade nas suas músicas, estamos aí. Tiro de ouvido e por partitura. Tocar guitarra é minha diversão, então não será nenhum incômodo colaborar.
    Meu e-mail é faribero@yahoo.com.br

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Jube
    tá parecendo musica de propaganda de desodorante depois do neymar ganhar a copa. dahora.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Faribero
    Obrigado pela presença meu caro, eu tinha um rascunho que fiz de guitarra + celos que ficou bacana, lembrou a trilha sonora do jogo Halo, quando eu amadurecer mais essa ideia, podemos pensar em uma parceria!

    INNARELLI
    Obrigado por ouvir meu caro, obrigado!

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Meu caro Jube

    Na verdade o seu som tem algumas características de trilhas sonoras de cinema e teatral.

    Digo isto por que o que me arrebatou para o mundo da música foram a trilha sonora de três filmes muito marcantes para mim. BLADE RUNNER, CARRUAGENS DE FOGO e EM ALGUM LUGAR DO PASSADO. Apesar de ouvir muitas outras coisas, estes me levavam para um universo incomum.

    Você utiliza bastante acordes maiores. É muito difícil fazer instrumental com acordes maiores. Parabéns cara! Geralmente música com acordes maiores tem a dinâmica forte.

    Meu caro. Sinceramente se eu fosse fazer um video-gibi de aventura, com bárbaros e longas viagens pelos oceanos, em navios medievais de um mundo distante eu usaria a trilha sonora de alguns sons que estão no seu soundcloud.


    Eu estou tentando fazer cinco trilhas diferentes, mas semelhantes. Escolhi um tom menor e estou utilizando o recurso dos modos gregos com intervalos bem espaçados, do tipo poucas notas e muita ambiência e dodecafonismo para ver o que vai dar.

    O tema que escolhi foi o Espaço Sideral. Já fiz três. O tempo vai me dizer como serão as outras duas e ai fecharei a série.

    Espero fazer algo maduro assim, como suas gravações.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Synth-Men
    Muito obrigado companheiro!
    Esta música em questão, foi uma das primeiras que fiz no genero, mas a dificuldade em acertar os instrumentos foi o que deixou ela parada no tempo por um longo periodo.

    Uma coisa que eu aprendi com as orquestras e que eu trouxe para meu mundo de guitarra e violão é de que menos é mais, este som nada mais é do que uma melodia staccatto trabalhada nos violinos e triades cobrindo a harmonia, estas triades ficam passeando entre os instrumentos, sendo invertidas e trocadas de cordas para metais, flautas, coro.

    Gosto da sua ideia do espaço sideral, postei em um tópico seu até fazendo uma referência ao z3ta que tem um preset perfeito para isso.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Synth-Men
    se lembra das estrelas dos filmes? harrison ford disse que tinha medo de esquecer tudo o que viu.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    INNARELLI

    Acho que ele disse isso por que havia a possibilidade dele também ser um replicante. E agora, quem saberá?

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Synth-Men
    eu nao me lembro do filme, foi o meu psiquiatra que disse a "frase".

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    INNARELLI

    Eu só estava flertando.

    led123_del321
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Jube

    Muito bom cara! To meio sem cabeça agora pra fazer qualquer análise, mas gostei do que ouvi. Tá de parabéns!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Long Way - Trilha sonora orquestral