Improvisação de Blues no violão

    Autor Mensagem
    Luckasborges
    Veterano
    # fev/13


    Pessoal tem 1 ano que comecei a tocar violão, gravei esse video tentando improvisar um Blues, me dê sugestões e opiniões por favor.


    Abrasso!

    Marcos Luz
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Você possui alguns vicios de digitação e seria legal corrigir isso logo no inicio do aprendizado.

    Quanto ao blues procure improvisar em bases já consolidadas, isso pra pegar o feeling da coisa toda !

    Abraços

    Luckasborges
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Luckasborges
    · votar


    Obrigado pela dica, mas o que você quis dizer com vícios de digitação?
    Abraço

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Quanto a "vícios de digitação" o nosso companheiro Luckasborges quis dizer exatamente vícios de digitação. Traduzindo: você precisa estudar um assunto chamado quadratura. Resumindo: pense por exemplo nas casas 1 2 3 4; você deve tocá-las com os dedos 1 2 3 4 da mão esquerda. Então se você tiver que tocar duas notas com distância de 1 tom deverá utilizar os dedos 1 e 3 ou 2 e 4, mas não o 1 e 2, como estás usando.

    Pelo seu vídeo, pude perceber também que tem uma influência do Stevie Ray Vaughan. Isso não é ruim, aliás, o SRV foi um excelente guitarrista. Mas a essência do Blues está em vários outros músicos, que aliás, serviram de inspiração para SRV e seu irmão Jimmie Vaughan.

    Pra soar mais blues, comece estudando as escalas penta blues e a estrutura padrão do blues de 12 compassos. Sempre lembrando de valorizar a blue note, os bends e turnarounds. Se quiser nesse link tem informações a respeito: http://guitarraemfoco.blogspot.com.br/search/label/Zona%20do%20Blues

    Um abraço.

    Luckasborges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Vlw pelas dicas rcorts, mas de uma forma geral como avaliam meu trabalho atual (muito, bom, médio, ruim, horrível) ??
    Abraço

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Olha amigo, veja bem, é como eu digo para meus alunos: tudo que você faz tentando evoluir é bom. Pois quem nada tenta e a nada se dedica não chega a lugar algum. Mas musicalmente falando, em termos de uma estrutura harmônica e melódica, esse vídeo que você gravou serve mais é para analisar como você está tocando. Numa improvisação, por mais simples, ou fritadeira geral que seja, o importante é conter alguns elementos da linguagem musical que criem uma coerência para quem consome a música, ou seja, o ouvinte. Esses elementos são uma progressão harmônica, o uso de escalas e licks característicos de cada estilo, um tema central que pode ser redesenvolvido várias vezes na música, arranjos, sem contar a parte rítmica.

    Uma dica que eu posso de dar desde agora, sem querer ser pretensioso é: inicie pela progressão de acordes (no caso de blues a típica de 12 compassos). Depois, estude as pentatônicas e inclua aos poucos a blue note (penta + blue note = penta blues). E quando puder juntar estes dois conhecimentos, aí sim sua improvisação passará a fazer mais sentido, sacou?

    Se tiver alguma dúvida que eu puder ajudar, deixe uma mensagem que depois respondo. Abraço.

    Luckasborges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mais uma vez obrigado pelas dicas e pela atenção rcorts, vou tentar seguir suas dicas.
    Abraço

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Luckasborges
    Mais uma vez obrigado pelas dicas e pela atenção rcorts, vou tentar seguir suas dicas.
    Abraço



    Por nada amigo, também sou um humilde aprendiz como você, só que um pouco mais calejado e cansado, he he!

    Se precisar de dicas pode me mandar e-mail, mesmo nick daqui no hotmail. Ficar passando dicas por aqui é mais complicado porque nem sempre eu lembro de entrar no fórum.

    Abraço.

    Luckasborges
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ok, obrigado, seu e-mail é rcorts@hotmail.com certo ??
    Vou adicionar aos contatos, usa ele no skype ou msn tbm ?

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O email e esse mesmo. Mas so uso como email mesmo. Pode mandar suas duvidas la que eu respondo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação de Blues no violão