I Never Cry - tudo no iPad [JJJ]

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # dez/11


    E aí galera?

    Não costumo colocar minhas músicas aqui, até porque não tenho muito tempo pra ouvir as dos colegas de fórum, então acho meio "injusto".

    Nesse caso, abri essa exceção para mostrar uma música que fiz totalmente no iPad.

    Eu já usei programas de composição antes, tipo Jammer, Band in a Box. Também estou muito familiarizado com MIDI, sound font, VSTi e coisas do gênero, então foi muito intuitivo e fácil usar o Garage Band, app interessantíssimo da Apple, na sua versão para o iPad.

    Na verdade, é surpreendente o quanto se pode fazer com ele. Então, para testar, resolvi tentar recriar uma música que estou ensaiando para tocar com a banda: I Never Cry, do Alice Cooper. É uma baladinha rock, bacaninha.

    Coloco o resultado aqui. Qualquer pergunta sobre o Garage Band, fiquem à vontade (eu ainda não sei tudo, mas já deu pra ver que é a coisa mais intuitiva que eu já vi ou usei em termos de composição vapt-vupt!).

    Só pra ficar claro: eu sei que não é uma gravação profissa, óbvio. O barato é que as coisas saem fáceis e servem de base para uma criação rápida. Fiz rapidinho, sem tocar nada (só os instrumentos virtuais do programa) e cantei por cima.

    A gravação e a mixagem foi tudo no iPad. A única coisa que fiz no PCzão foi masterizar a mix e converter para mp3.

    http://www.4shared.com/audio/sxIO8IqG/I_Never_Cry.html

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    JJJ
    Nesse caso, abri essa exceção para mostrar uma música que fiz totalmente no iPad.
    boa!
    eu ando curioso pra saber o quanto se faz com esses bagulinhos novos!

    então foi muito intuitivo e fácil usar o Garage Band, app interessantíssimo da Apple, na sua versão para o iPad.
    eu nao uso mac, mas meu irmao usa direto o garageband, pelo que vi é um ótimo quebra-galho até semiprofissa.

    Fiz rapidinho, sem tocar nada (só os instrumentos virtuais do programa)
    ce tocou tudo naqueles braços de mentira na tela?
    tentei usar e nao consegui... tem que gastar mais tempo!
    =p

    o baixo até que engana. a guitarra parece meio teclado.
    a bateria, essa não convence...

    e cantei por cima.
    ele tem mic embutido?
    ce cantou direto no bichim?

    o resultado final ficou bem legal, melhor que muita produção "de verdade" que já vi por aqui (eu incluso)!

    acho que não dá pra fechar nada bom só com ipad, mas talvez fazer algumas etapas, ou pelo menos esboçar algumas coisas...

    kiki
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: kiki
    · votar


    será que não dá pra dar um up na bateria? instalar algum outro pacote?

    por mim, essa era a que mais ganharia em ser tocada na tela, em substituição dos midis...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    JJJ

    Verdade, a guitarra parece um teclado eheh , mas pra uma coisa feita totalmente digital rola de ouvir, a voz ficou bem legal !

    Eai vc recomenda o Ipad pra gravação? faz tempo q to pensando num pra poder gravar em qlq lugar, vc já gravou algum instrumento direto no Ipad?

    abs!

    JJJ
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Opa! Vamos lá...

    kiki

    ce tocou tudo naqueles braços de mentira na tela?
    Foi. Questão de acostumar só...

    o baixo até que engana. a guitarra parece meio teclado.
    a bateria, essa não convence...

    Não é guitarra, é violão. Concordo com tudo. Mesmo assim, é mais "realista" do que muitos velhos midis e sound fonts GM que eu usava há algum tempo atrás. Mas acho que alguns bons VSTi ainda são melhores que esses sons do Garage Band. O lance é a praticidade e a eficiência de um treco tão portátil!

    ce cantou direto no bichim?
    Foi assim:
    mic -> pré (mic-200) -> iRig -> iPad

    o resultado final ficou bem legal, melhor que muita produção "de verdade" que já vi por aqui (eu incluso)!
    Valeu!

    acho que não dá pra fechar nada bom só com ipad, mas talvez fazer algumas etapas, ou pelo menos esboçar algumas coisas...
    Com certeza. Para esboços rápidos não consigo ver nada melhor. E ainda é possível gravar instrumentos diretos (coisa que não fiz nessa gravação - vou tentar na próxima).

    será que não dá pra dar um up na bateria? instalar algum outro pacote?
    por mim, essa era a que mais ganharia em ser tocada na tela, em substituição dos midis...

    Acho que não - mas tem outros sons de batera já nele.


    Pé de chinelo

    Verdade, a guitarra parece um teclado eheh , mas pra uma coisa feita totalmente digital rola de ouvir, a voz ficou bem legal !
    Valeu!

    Eai vc recomenda o Ipad pra gravação? faz tempo q to pensando num pra poder gravar em qlq lugar, vc já gravou algum instrumento direto no Ipad?
    Como eu disse, para esboços rápidos ou aquela ideia que pinta na cabeça não "sumir", não vejo nada melhor. A portabilidade é absurda! Componha onde quiser...
    Quanto aos instrumentos, dá sim. Vou fazer isso na próxima.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    JJJ

    Boa ! dps que vc gravar uma música com os intrumentos reais plugados no Ipad, posta aqui, eu queria muito ver como fica !

    Abraços!

    JJJ
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Ok.

    ---

    Outra coisa, de certa forma, interessante (pelo menos pra mim) é que, como as capacidades de edição são relativamente limitadas, não há muito espaço para maquiagens e muita armação.

    Por exemplo: ultimamente, mesmo que nem sempre precise, eu costumo passar um corretor tonal (autotune, melodyne, etc) nas faixas de voz. Nessa gravação, não houve como! hehe

    Então, meio que te força a não errar. Ou a fazer o seu melhor possível.

    Eu não tenho NADA contra as correções e edições digitais. Uso bastante até e acho que, no nível de gravação profissional, elas são fundamentais pro som ficar 100%. Mas... é bom ter uma alternativa mais "direto ao ponto" para que essas coisas techie demais não virem "muletas" para todas as ocasiões. Até porque, ao vivo, muitas delas são impossíveis.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O Ipad 2 já tem coisa mil anos luz melhor do que o Garage Band em termos de timbres, não perde para nenhum teclado mid-level que exista

    O pacote Sample Tank da IK tem timbres fabulosos, entre outras libraries de samples bem bacanas, e em synths o ipad é demolidor, tem muita opção e variedade, tanto de sequencers, samplers, sinteses variadas...

    Para música eletronica é uma realidade obrigatória ter um ipad

    Mas se engana que só tem timbre, o ipad tem de tudo, varia desde um controlador midi de DAW, ou mesmo de controle em tempo real de synth para performance, até os triviais metronomos, afinadores, simuladores de efeitos...

    Com os recursos atuais implementados, através de CoreMidi, Wist, Blue Tooth, Wireless, a troca de arquivos está cada vez mais fácil, e as possibilidades sáo gigantescas

    Fico ainda abismado, que a febre desses gadgets não tenha sido mais forte...

    Com um pequeno acessório chamado iRig Midi, transformei até o celular em um módulo Midi, o pessoal não acredita que o som está saindo de algo tão pequeno

    Parabens ao JJJ, ficou muito legal, e saiba que vai poder melhorar e muito em todos os aspectos de suas futuras produçoes

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    JJJ
    Mas acho que alguns bons VSTi ainda são melhores que esses sons do Garage Band.
    mas não dá pra por plugins?

    mic -> pré (mic-200) -> iRig -> iPad
    ah, ce tem o irig!

    aguardo uma nova gravação, usando uma guitarra e voz, mas tudo no ipad!

    Eu não tenho NADA contra as correções e edições digitais. Uso bastante até e acho que, no nível de gravação profissional, elas são fundamentais pro som ficar 100%.
    ah, eu tenho... eu tinha isso de achar que a faixa final (no cd, na época) deveria ser 100%. mas agora acho que não precisa. qual o problema de ter uma imperfeiçãozinha? eu acho até que dá um charme.
    acho que to lendo muito snoopy http://cdn.blog.benetton.com/portugal/files/2011/10/snoopy11-262x300.j pg

    Edson Caetano
    Fico ainda abismado, que a febre desses gadgets não tenha sido mais forte...

    espera mais uns anos...

    JJJ
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    tem coisa mil anos luz melhor do que o Garage Band

    Ah, sim, sem dúvida. Mas o grande lance do GB é que junta tudo numa ferramenta só. Por exemplo: eu tenho o Amplitube completo lá; muito bom, mas não tem nem de longe tudo que o GB oferece de forma integrada. Essa é a grande vantagem dele.

    Parabens ao JJJ, ficou muito legal, e saiba que vai poder melhorar e muito em todos os aspectos de suas futuras produçoes

    Valeu! Essa foi só a primeira no iPad. Na próxima já vou juntar instrumentos reais gravados nele.


    kiki

    mas não dá pra por plugins?

    Cara, acho que no GB não... mas posso estar errado.

    aguardo uma nova gravação, usando uma guitarra e voz, mas tudo no ipad!

    vai vir... Valeu!

    marinhoemery
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gostei muito da voz. Tá legal mesmo!
    E estou começando a usar de fato o GB pra fazer uns loops, trechos, etc. Tinha instalado no meu iPad há um tempo, mas agora eu acordei. Então gostaria de compartilhar com a galera aqui o que a gente poderia fazer de melhor no tablet.
    Vou fuçar mais coisas e tentar melhorar, porque ainda tá muito sofrível as minhas gravações, hehehehehe.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    JJJ
    fiquei brincando no ipad do meu irmao, consegui fazer umas musiquinhas quase completas!

    mas ele descobriu uma aplicação mais util: usar o ipad como controlador midi no GB de gente grande!
    ele conectou via alguma coisa mistica dessas sem fio que a gente nao ve o ipad dele com o macbook, e controlou os sons do GB com um teclado do ipad. muito melhor do que a tecnica antiga dele de tocar no teclado de escrever mesmo!

    Uederson
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    JJJ
    Rapa... eu axo qe musica boa não precisa de polimento pra brilhar... (heheheh... filosófico isso ae) e vc tah mostrando qe isso eh verdade mesmo.

    kiki
    qual o problema de ter uma imperfeiçãozinha? eu acho até que dá um charme.
    Isso é verdade. Eu lí outro dia qe tem mtos grandões por aí, qe tão produzindo músicas de uma forma qe elas fiqem com a sonoridade idêntica à época em qe se gravavam em k7.

    Pq um qadro pintado a mão vale mais doq uma folha A4 impressa? Música acima de tudo, é arte!

    Preciso urgentemente de um iPad!!! hehehehe

    JJJ
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    marinhoemery
    kiki
    Uederson

    Pois é... o iPad não cansa de me surpreender. Já vi muito mais coisas desde que fiz essa. Quando tiver tempo, lanço mais alguma coisa aqui no FCC (e muito melhor que essa primeira aí, com certeza).

    marinhoemery
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    E os loops? Eu to começando a achar os kits de bateria meio artificiais. Tem como baixar uns pacotes de bateria para o iPad? Pelo que sei é até facil encontrar para o GB no Mac.

    JJJ
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    marinhoemery
    O GB do iPad já vem com alguns loops de bateria, se eu não estou enganado.

    Kensei
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    Ei kiki, o que vem a ser GB? To com um ipad e vi uns apps muito legais para criar música... especificamente um sinth da korg.


    btw: vc e seu irmão devem estar adorando os lances para desenho..

    JJJ
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Kensei
    Garage Band, um app que dá pra fazer várias coisas, uma espécie de DAW, mas adaptada pro iPad.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Kensei
    Garage Band

    btw: vc e seu irmão devem estar adorando os lances para desenho..
    sabe que eu nem usei nada de desenho?
    =p

    como só mexo de vez em quando, eu acabo só nos jogos ou no garageband mesmo...
    =p

    o ipad é legal pra ver foto também, tem um tamanho bom e é pratico de navegar. um tamanho bom pra ver em grupo, tipo ate umas 4-5 pessoas.

    Kensei
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JJJ
    kiki
    Ahhh Garage Band, conheço a versão do Mac, dá para brincar mesmo.

    Kiki, eu peguei um app de desenho e na hora me lembrei daquela sua cadernetinha de "desenhos", vc iria se amarrar. Dá uma olhada, o nome é SketchBook Pro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a I Never Cry - tudo no iPad [JJJ]