como compor uma boa musica

    Autor Mensagem
    mayke anormal
    Veterano
    # dez/09


    ai galer tenho visto umas musicas novos bem legais por ai
    gostaria de saber de alguem como eu posso escrever uma musicas boa

    por favor sem comentariaos sobre meu nick

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    mayke anormal
    Inspiração? O.o

    Sei lá, cara, é meio complicado responder isso. Talvez saber um pouco de harmonia, escalas e teoria musical em geral te ajude um pouco. Mas composição é uma coisa mais prática que teórica, não dá pra fazer uma fórmula de como compor boas músicas.

    Prometherion
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    não existe fórmula.

    Frank Patricio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    mayke anormal

    Cara eu gosto muito de compor. mas cara nao tem como falar como eu componho, nem como que eu faço pra compor.

    Porque é uma coisa natural.

    Legal é que antes de compor a letra voce tenha um tema na sua cabeça. Imagine uma história sei la.

    E quando voce fizer a melodia. Coloque o sentimento que voce tem da sua letra na sua musica. tente passar para o publico.

    Enfim, nao tem como ajudar muito.

    Sente. Quebre a cabeça.


    Grandes Abraços, Frank Patricio.

    mayke anormal
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    valeu galera ajudou muito

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    mayke anormal: como compor uma boa musica

    O bom pra vc pode ser ruim pra mim. Então sua pergunta não tem o mínimo fundamento. Além do mais, existe algo chamado "talento nato", que não se aprende na escola.

    Abs

    animarthur
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: animarthur
    · votar


    ALTERNATIVAS PARA SE "ESBOÇAR" UMA MÚSICA:

    Olha, não querendo arranjar uma fórmula, porque, de fato, NÃO EXISTE, posso recomendar duas alternativas e talvez outras para fazer uma música (eu geralmente uso):

    Geralmente eu começo ou pela parte percussiva (bateria ou percussão para orquestra) OU pela parte melódica (tentar criar um tema...)

    1.) A primeira é você começar a imaginar o ritmo que você quer que a sua música tenha, mentalmente mesmo, não precisa do instrumento mas se tiver melhor, pode até ser uma "batucada" na mesa mesmo! Não fique tão apegado de início em imaginar, como será que vou fazer a parte da melodia? Isso sai depois, ao menos pra mim. A sua voz é o melhor instrumento para tentar tirar um tema, apenas vá cantando o que vier na cabeça e não precisa ter letra de música, vai no "nã nã nã" mesmo que serve! O que você perceber que soou legal, anote ou grave em algum lugar pra retomar depois!
    Depois vá adicionando a instrumentação, começando pelos instrumentos principais até os secundários. Pra mim funciona.

    2.) A segunda alternativa é você começar a criar um tema, que não é nada fácil como disse o pessoal lá em cima... Abaixo, tento passar uns artifícios:

    2.1) Pra ajudar, tente se inspirar em algo que você goste (uma banda, um filme, ou mesmo, uma música). Comece a criar seu tema com 2 notas, gostou do resultado? Se não, volte ao trabalho... Se gostou, passe pra 3 notas, 4 notas e assim por diante... Em geral, um tema tem entre 5 a 8 notas. (NÃO É REGRA, POIS NÃO HÁ LIMITES) Depois passe para os sons secundários que irão preencher o vazio.

    2.2) Mais prático ainda, é você tentar começar a sua música planejando um conjunto de Acordes que soa bem. Isso geralmente te ajuda a puxar um tema... Tente usar o mesmo artifício das notas: comece com 2 acordes, soou bem? Então passe pra 3 acordes e assim por diante... É uma alternativa, NÃO É REGRA.

    [3] Letras de música: Isso não posso ajudar, isso depende muito de sua experiência de vida, vivência, personalidade, do seu vocabulário adquirido ao longo da vida, seu nível cultural em geral, TUDO isso influencia... Mas em geral, é mais fácil criar a letra primeiro e depois "musicalizar" em cima disso, porque essa letra já pode te servir de inspiração.

    Veja que isso é como uma "receita de bolo" que eu estou passando apenas para tentar ajudar.
    Repetindo, não há regras de como se deve proceder quando o assunto é música...
    Vale a máxima de que "o céu é o limite" rs.

    Apenas siga esse "passo-a-passo" até se sentir seguro para achar seus próprios meios para compor, o que, de fato, é a melhor alternativa!

    NO FIM, tente compor em um dia que você estiver de bem com a vida, de nada adianta tentar fazer uma composição por fazer...

    Vale um velho ditado (um pouco modificado kkkk):

    "Mais vale um trabalho bem feito, do que um feito bem rápido sem qualidade..."

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Aproveitando, se puder, ouça uma COMPOSIÇÃO minha e se gostar, comente!

    Música no tópico abaixo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/223318/

    ---------------------------------------------------------------------- -----------

    Abraços!

    Arthur

    Lasanha
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Lasanha
    · votar


    Colega,

    A dica que lhe dou para compôr uma boa música é ser paciente. Você não precisa terminar a música em apenas um dia.

    Vai fazendo a música. Quando vc compôr um trecho legal, mas que não saiba como continuar, grave esse trecho na sua mente (ou talvez num gravador). Um dia vc vai ter uma boa idéia para completar a música ou estará compondo alguma outra coisa e vc vai perceber que essa coisa combina com aquela primeira que vc não sabia como continuar. Ai vc junta as duas coisas.

    Enfim, seja paciente. Raramente você irá conseguir compôr uma boa música de uma só vez.

    Além de ser paciente seja persistente. Cada vez que vc pegar no instrumento tente compôr alguma coisa. Tendo isso, o resto é consequência. Não existem gênios, vc pode compôr uma música tão boa quanto o cara que vc é fã, isso eu aprendi.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Não é um post que vai te ajudar, mas sim a prática constante e a análise de obras de grandes mestres. Isso se for erudita

    geni_compositora
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    acho que um bom termometro inclusive me ajudou muito..rsrrs mostrar a músicas pra outras pessoas dizendo que é de um amigo seu..rsrsr pois ai as pessoas não vão ficar constragidas de criticar... quando você receber a crítica poderá medir o nivel de aceitação de sua música
    bj boa sorte

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Esse é o tipo de assunto que eu acho que é pouco falado aqui no forum

    eu acho que até tem formula sim, mas cada um tem uma entende? o Led tem uma o Pink Floyd tem outra, o negocio é descobrir a sua formula

    henriquelhrf
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    acho que um bom termometro inclusive me ajudou muito..rsrrs mostrar a músicas pra outras pessoas dizendo que é de um amigo seu
    excelente ideia!

    P.S.: to com varias musicas d um amigo meu p t mostrar

    JackBrum
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Olha cara, o componho do seguinte modo: crio toda a melodia na minha mente, depois disso eu faço a cifra de acordo com a melodia criada e por fim eu coloco a letra, não saindo fora do ritmo da música. Se você preferir, faça uma letra sem se preocupar com a melodia que você criou mentalmente, aí sim, depois de feita a letra e a melodia, você talvez tenha que refazer a letra para que ela encaixe na melodia, pois talvez você pode criar frases longas e que não vão ser compatíveis com o tempo e o ritmo da música. E discordo do que muitos falam de que é dom a arte de compor. Qualquer pessoa, em certa situação, pode escrever uma linda letra pra expressar o que o coração, a alma, quer dizer.

    sbraz
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: sbraz
    · votar


    Não sei quanto aos outros, mas o meu processo de criação é assim:

    1º. improviso a melodia no violão na mais total liberdade, vou experimentado batidas e estilos diferentes como, soul, rock n roll, punk, pop, etc... Quando encontro uma vertente que me agrada, ja gravo a sequencia em um gravador ex. no meu PC, para não esquecer e vou ouvindo repetidamente e assim vou lapidando-a até chegar ao ponto em que eu achar que ja esta pronta para receber uma letra.

    Obs: Ajuda na processo de criação da melodia vc deixar falar por si próprio suas emoções naturais quais vc esta passando no momento, sem querer distorcer os sentimentos para torná-los moldáveis aos grupos sociais em que vc pertence, prestigia ou sonha ser parte, salvo casos em que sua música terá uma proposta totalmente comercial, sendo assim quanto mais modulado ao gosto da mídia popular, melhor ex: "REBOLATION" nesta música como tantas outras, tudo foi estratégicamente pensado e criado pela mídia para ser direcionado ao público consumidor específico, eu chamo de MARKETING JABÁ MUSIC.

    2º antes de colocar a letra na música é preciso que se faça uma reflexão sob qual o tema vc deseja abordar nela como: Amor, ódio, politica, sarcasmo, zueira, putaria etc... Escolhendo o caminho através do tema é só começar a usar a criavidade e por em prática, dai começa o põe, tira, muda, apaga, começa tudo denovo, acrecenta melodia, muda melodia... Até chegar a um consenso final; Esse processo não tem um prazo específico para ser finalizado, tudo vai depender de sua escolha, do seu objetivo, se ele foi atingido ou não.

    Obs: Muitas vezes é interessante que, ao terminar a música vc deixe-a por um ou dois dias de lado, sem ouvi-la sequer uma vez, para somente depois deste período de repouso execulta-la novamente, vc percebera que algumas idéias poderão melhorar a música, ou que a música ficou uma merda, sendo a única solução joga-la fora e começar outra, é como se vc estivesse com seus ouvidos, razões e emoções renovados.

    Mas agora, não é indicado, caso a música não tenha sido começado desde o início jundo a parceria de outra pessoa, vc chamar outra pessoa para o processo de finalização da mesma, porque ao invés de ajudar só vai te confundir a cabeça, ou mudar totalmente o feeling do seu trabalho, ou vc começa desde o início com um parceiroª, ou vai até o fim sózinho na luta pela procura da batida perfeita.

    Espero ter ajudado abraço

    rgmerighi
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Na parte da letra uso um dicionário de rimas que sempre dá uma mão: http://rimas.mmacedo.net/index.php?Escolha=2&Acao=0

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Tenho uma forma de compor, mas que ainda não estou utilizando pois canto mal e não acho vocalista. Mas é o seguinte:

    1. Tenha a ideia para a letra e comece a escreve-la.

    2. Quando a letra estiver pronta e revisada pegue um instrumento harmônico e crie a base. Escolha alguns acordes e comece cantar afim de criar a melodia, vá encaixando os acordes.

    3. Quando a base e a melodia estiverem prontas crie os complementos. Como a linha de baixo, percussão ou bateria e faça arranjos, adicione riffs e solos.

    Então é isso!

    Joe Gomes
    Membro
    # fev/16
    · votar


    fabiopavan8
    Já eu acho extremamente difícil compor com a letra como ponto de início.

    Eu faço todo o instrumental, todos os detalhes dele e só depois componho a linha vocal, fazendo a letra encaixando com a melodia pouco a pouco, assim sendo por tratar o vocal como mais um solista (com seu solo bem mais lento de se escrever). Quando termino tudo, ouço os trechos de vibe mais legal (os pontos altos da música) e coloco backings e contrapontos de voz pra incrementar e deixar mais rico.

    Mas regra pra compor é cada um que inventa a sua pra ficar mais confortável, dificilmente vai ter uma, pela mínima que seja. Letra ou instrumental primeiro? Escrever ou gravar pra lembrar? Esperar a inspiração ou arriscar compor mecanicamente? Cada um escolhe o melhor.

    Jube
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Joe Gomes
    Eu fazia igual você, até que peguei uma boa intimidade com o violão e comecei a arriscar a cantar um pouco. Depois disso, o método do fabiopavan8 ficou muito mais coerente e fácil.
    Faz a letra, senta com o violão e da um jeito de montar a harmonia, depois que a base estiver pronta, vem a maquiagem com outros instrumentos, efeitos e detalhes.

    Joe Gomes
    Membro
    # fev/16
    · votar


    Jube
    Mas é o que eu fazia antes, compunha letra primeiro e base simples (ou uma idéia na mente de como pode ser), depois complementava o instrumental, mas eu mudei pra o que faço agora, acho que fazer a letra por cima do instrumental já feito deixa mais "feito sob medida", e não permite perder o foco do instrumental em detrimento da linha vocal. Mas foi mais por causa da letra em si: quase sempre tinha que fazer gambiarra na letra (reescrever trechos, substituir palavras) para encaixar melhor, ou mesmo pra ter uma entonação mais agradável em relação ao instrumental, e acredito que é um trabalho dobrado e desnecessário se eu consigo fazer a letra por cima do instrumental. Mas é tudo questão de gosto, costume e preferência.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como compor uma boa musica