Diferença entre orquestra sinfonica e filarmonica

    Autor Mensagem
    lcr3
    Veterano
    # abr/05


    Olá. Não entendo nada de música, mas gosto de ouvir, é claro!
    Tenho uma dúvida:
    Qual é a diferença entre uma orquestra sinfonica e filarmonica?
    Obrigado

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    A origem da palavra orquestra está no vocabulário grego. ORKHESTRA queria dizer "lugar destinado à dança".
    No século V a.c., os espetáculos eram encenados em anfiteatros ao ar livre e "orquestra" era o espaço situado imediatamente em frente à área principal de representação, que se destinava às evoluções do coro, que cantava e dançava. Também nesta área ficavam os músicos instrumentistas.
    Séculos depois, mais propriamente no início do século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas. Como eram imitações dos dramas gregos, o espaço entre o palco e o público, destinado aos músicos instrumentistas, também ficou conhecido como "orquestra". Daí a se batizar o grupo de músicos como ORQUESTRA não demorou muito.
    Nos dias de hoje, usamos a palavra ORQUESTRA para designar um grupo de instrumentos que tocam juntos. O número de instrumentos pode variar entre um grande número (ORQUESTRA SINFÔNICA) e um grupo reduzido (ORQUESTRA DE CÂMARA).
    O que determina o número de instrumentos é a combinação orquestral pensada pelo compositor para expressar suas idéias musicais e podem ser as mais variadas possíveis.


    E a filarmônica?

    Bem, uma orquestra FILARMÔNICA, na sua origem, em nada difere de uma SINFÔNICA quanto à quantidade de instrumentistas. As duas se diferem apenas na sua natureza, pois as FILARMÔNICAS eram orquestras mantidas por grupos de admiradores, enquanto as SINFÔNICAS são orquestras mantidas pela iniciativa privada ou governamental.
    Sinceramente, hoje não se pode dizer no Brasil que haja uma orquestra filarmônica, pois todas, sem exceção, dependem do auxílio seja da iniciativa privada, seja dos governos municipal, estadual ou federal.

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    FONTE: http://www.promusica.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?User ActiveTemplate=_templatePortugues&infoid=105&sid=14&tpl=printerview

    maggie
    Veterana
    # abr/05
    · votar


    [movendo pro Música Erudita]

    Ata
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Ata
    · votar


    _o/ sobe

    belo tópico

    Uma boa e simples definição de Orquestra Sinfônica é a de que é um grupo de instrumentos (instrumentistas também, óbvio) suficientes para executar uma sinfonia.

    A Orquestra de Câmara é um selecionado de músicos, normalmente um de cada naipe de cordas e alguma percursão para apresentações de caráter mais intimista, ou para acompanhar um instrumentista solo. Um bom exemplo é quando um violonista (seja popular ou erudito) toca com uma Orquestra de Câmara. Aqui no RS, o Yamandú cansa de tocar com a Orquestra de Câmara da ULBRA.


    claro que isso eu puxei de memória, e uma memória pouco confiável, que, pode estar (e certamente está) errada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre orquestra sinfonica e filarmonica