【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
kishi
Veterano
# out/10
· votar


ric_paes

Legal. De fato a diferença é surpreendente. Abraços.

ric_paes
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal, estou para comprar um jogo de cordas e gostaria de saber, pela experiência de vcs, qual é o que apresenta maior durabilidade, pois o preço dessas cordas é meio salgado pra tá comprando direto né! Abraço a todos!

kishi
Veterano
# out/10
· votar


ric_paes

Pois é, para valer mais de 100 reais o jogo de cordas deve durar, pelo menos, mais de um ano!

ric_paes
Veterano
# out/10
· votar


Pessoal, preciso de alguma opinião urgente sobre as cordas Tzigane. Gostaria de saber se alguém aqui já usou, ou conhece alguém, e se ela é durável.

kishi
Veterano
# out/10 · Editado por: kishi
· votar


ric_paes

Mas, quanto você pretende gastar nas cordas? Eu não conheço essa Tzigane. Se quiser um conselho, se for gastar mais de cem reais compre cordas conhecidas como Pirastro, Helicore e Dominant. A qualidade do som e a durabilidade dessas cordas tem notoriedade. Atualmente eu estou usando um jogo de Mauro Calixto. São boas. Extremamente confortáveis para se tocar, tem um som bonito, aveludado, rico em nuances, ótimo para fazer o vibrato. Por outro lado, tanto conforto tem um preço. O núcleo desse encordoamento é de nylon, portanto, ela perde em intensidade. Em suma, a MC tem um bom custo/benefício. Eu gostei e recomendo para quem não dá tanta importância à intensidade do som do violino. É isso. Abraço. Boa sorte.

ric_paes
Veterano
# out/10
· votar


[b][/b]kishi

o problema é q estou realmente precisando de uma corda com boa intensidade pois muitas vezes eu toco só na minha Igreja sabe, e os irmãos às vezes reclamam q não dá pra ouvir direito o som do violino e eu detesto microfone... Acho q até uns R$ 200,00 eu pago num jogo. Mencionei a Tzigane, pois no site q estou negociando ela, segundo o anunciante, é a única q ele tem em estoque de nível profissional. Tens alguma outra sugestão?

kishi
Veterano
# out/10 · Editado por: kishi
· votar


ric_paes

Cara, que igreja você toca? Eu também toco na orquestra da minha igreja. Tem, mais ou menos, 12 violinistas numa orquestra de aproximadamente 40 músicos. Só que os metais e as palhetas (principalmente o sax) encobrem o som das cordas. Somos, na verdade, mero figurantes. Rs... Você já pensou em oitavar? Oitavando o som sai mais alto! A única corda melhorzinha que usei foi a Mauro Calixto. Como tinha te dito, ela é confortável e tem um som bacana, porém, como ela tem núcleo de nylon, ela perde em intensidade. Assim, se quiser ganhar em intensidade tem que usar encordoamento com núcleo de aço, como a pirastro Chromcor e D'addário Helicore. Nunca usei elas, mas, é o que dizem. Abraços.

ric_paes
Veterano
# out/10
· votar


kishi, eu congrego na Igreja Adventista do Sétimo Dia mas toco apenas com acompanhamento de piano com um amigo meu. Ou seja, como sou solista acabei arriscando e comprei um conjunto Tzigane, pois me falaram q era de boa qualidade. Quando experimentá-las postarei meu comentário aqui. Ahh, em q Igreja vc toca?

Abraço!

kishi
Veterano
# out/10 · Editado por: kishi
· votar


ric_paes

Olá Ric! Eu congrego e toco na Congregação Cristã no Brasil. Tem uma orquestra com naipes de violino, viola, violoncelo, flauta, clarinete, sax soprano, alto, tenor e barítono, trompete, pocket, bombardino, bombardão e um órgão. Na orquestra de jovens tem aproximadamente 40 músicos e na de adulto 70 músicos. Não esquece de postar sobre as cordas. Tudo de bom!!!

fernando.oliva
Veterano
# out/10 · Editado por: fernando.oliva
· votar


kishi

A paz de deus kishi!

Eu tambem sou da Congregação crista no Brasil! Sou de São Sebastião, litoral norte de sp.
Eu estou começando no bona ainda, mais Breve eu estarei tocando na casa do Senhor! ja to na lição 57.
e aqui apartir da lição 60 ja dá para pegar no violino! Meu pai comprou o violino mais precisa afinar! e eu queria saber como afinar o instrumento, meu pai sabe afinar um pouco mais ainda ta desafinado. Voce poderia me explicar mais ou menos como se afina?

Deus te abenções!

kishi
Veterano
# out/10 · Editado por: kishi
· votar


fernando.oliva

Amém. Então Fernando, há várias formas de se afinar o violino. Vamos lá:

1 - eu afino o meu violino com um programa de computador chamado Ap tuner. Para você conseguir este programa clique aqui. Porém, o seu computador tem que ter microfone para funcionar.
Uma vez instalado o programa, abra-o e configure o afinador para violino fazendo o seguinte caminho: aba note > note preset > violin. E5 é o mi do violino, A4 é o lá, D4 é o re e G3 é o sol. Para estar afinado o ponteiro deve estar no meio.
Obs: este afinador está em 440 Hz, mas, pode ser alterado na aba
note > tunning settings.

2 - Caso não tenha um computador, ou um microfone e/ou internet, você pode comprar um diapasão para violino (clique aqui). Ele tem quatro "apitos", cada um com o som de uma corda do violino: mi, la, ré e sol. Para afinar você apita o diapasão e passa o arco na corda correspondente. O som do violino tem que estar em consonância com o do diapasão. Para saber se é preciso apertar mais as cravelhas ou os microafinadores vai colocando os dedos em escala cromática até achar o ponto de afinação. Se achar o ponto de afinação e for preciso apertar poucos tons, use o microafinador, caso contrário, use as cravelhas. Se não achar o ponto de afinação, é preciso soltar a corda.
Obs: Se esticar em demasia a corda, ela pode estourar. Portanto, muito cuidado!

3 - a última opção que conheço é com um afinador digital (clique aqui). Há vários no mercado. Inclusive, com preços acessíveis. Vale a pena pesquisar preços. A forma de afinar dos afinadores digitais é semelhante ao programa de computador afinador que te passei. O legal de um afinador digital é que alguns modelos (os que afinam pela vibração do instrumento) podem afinar o violino em lugares barulhentos. Por exemplo, no meio da orquestra quando uma corda desafina no meio da execução de uma música. Isso é de muita utilidade.

Há várias outras formas de se afinar o violino. Mas, acho que essas três são as mais fáceis e acessíveis. Há quem afine o violino com o piano, garfo e outra formas, mas, não é todo mundo que tem piano em casa. É isso. Espero ter ajudado. Fique com Deus.

kishi
Veterano
# out/10
· votar


fernando.oliva

Fernando, esqueci de uma coisa muito importante. Antes de mais nada, peça para o instrutor de violino da sua comum te ensinar afinar. Vai ser muito mais fácil de aprender se tiver alguém te ensinando por perto. E, as vezes as cravelhas pode não segurar a afinação, daí é preciso passar giz ou breu. É isso. Fique com Deus!

fernando.oliva
Veterano
# out/10
· votar


kishi

Ata blz

Deus que te abençõe!

sexta eu levo na aula de musica! e o irmão instrutor afina para mim, e deus te abençoe!

de cidade o irmão é?

fernando.oliva
Veterano
# out/10
· votar


Irmão, eu consigui afinar a corda sol, re e lá com o programa mais a corda mi :x estourou.

vende-se corda mi avulsa? agora com o dinheiro qe eu tava juntando para comprar o hinario vo terque comprar a corda. sera que é mais de R$20 ?

Deus que abençõe

kishi
Veterano
# out/10
· votar


fernando.oliva

Eu sou de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Dependendo da marca, a corda mi é baratíssima. Da Paganini é menos de três reais. É como eu disse, tem que tomar cuidado pra não apertar em demasia as cordas, se não elas estouram! Rs... Mas, é assim mesmo. Para aprender, infelizmente, tem que estourar umas cordas! Rs... Fica com Deus!

fernando.oliva
Veterano
# out/10 · Editado por: fernando.oliva
· votar


kishi

Então, hoje eu comprei a corda da paganini por R$6.00 e consigui afina pelo programa e eu vi o preço do diapasão, ta 30 reais!

E irmão ultima pergunta eu sei que estou enchendo o saco xD

aonde eu vejo a escala do violino? lá no metodo tem a escala?

Deus abençõe!

kishi
Veterano
# out/10
· votar


fernando.oliva

Pagou caro na corda, heim!? Não tá enchendo o saco não!!! Rs... Então, no método da CCB tem a escala do violino sim! Abraços!

fernando.oliva
Veterano
# out/10
· votar


kishi

Irmão, deu abençõe por tudo. quau quer coisa te pergunto ok

fernando.oliva
Veterano
# nov/10
· votar


kishi


irmão outro problema "/
Estava eu tentando tocar o hino 360(Rosa de Saron) e derepente as corda todas desafinaram de uma vez e quando eu fui ver oque era,
era um rosca que prende uma cordinha que prende o estandarte ao botão e eu fui falar com o instrutor ele falo para eu aperta essas porquinhas com um alicate e eu fiz isso até ai tudo bem mais as vezes essa porca dá uma escapadinha e desafina o violino.
vende essa porquinhas? ou temque comprar outro estandarte? ou o violino é de uma qualidade inferior dos outros? é um Eagle VE 441

Deus abençõe

kishi
Veterano
# nov/10
· votar


fernando.oliva

Então, vende sim. Se eu não me engano, o nome é rabicho. Aqui tem um rabicho a venda. Eu também tenho um Eagle VE 441. Abraços. Fica com Deus!

ric_paes
Veterano
# nov/10
· votar


Como havia prometido, posto aqui um comentário sobre o encordoamento Tzigane: A sonoridade é muito boa, recebi vários elogios de pessoas q achavam q eu estava melhor na execução do violino (huahuahauha). Com relação à durabilidade não posso dizer nada ainda, mas que o som do violino fica mais potente e agradável de se ouvir isso posso garantir!

Abraço a todos!

kishi
Veterano
# nov/10
· votar


ric_paes

E o preço. O som é mais estridente ou morno? E, o som ganhou em intensidade? Abraços.

ric_paes
Veterano
# nov/10
· votar


kishi,

a corda lá é um pouco estridente, mas a sol e a ré, que são de prata, têm um som muito agradável. A intensidade do som aumentou consideravelmente, característica notada também pelas pessoas na Igreja. Com relação ao preço, juntamente com o frete ficou mais ou menos R$ 170,00.

Abraço!

Winterstorm
Veterano
# dez/10
· votar


galera to precisando de uma ajuda aqui. tava pensando em comprar um bom arco pro meu violino, dae eu vi 2 arcos q me chamaram a atenção. qual a diferença entre o arco de paubrasil e o de fibra de carbono ? queria saber em varios angulos como material,sonoridade etc.

outro problema eh q eu to começando a achar q eu preciso trocar as cravelhas,pq elas n tao travando e segurando a afinaçao.n sei se foi o jeito q eu coloquei as cordas ou se sao elas mesmo...

agradeço desde já !

P.S.: Ah ,meu violino eh uma réplica de 66 de um stradivarius fabricado por um luthier japonês.

murillomb
Veterano
# dez/10
· votar


Pessoal, pra que serve o higrômetro no estojo do violino ?

Terabitia
Veterano
# jan/11
· votar


Eu toco violino a +/- 3 anos, e recentemente venho estudando Canon de Pachebel.

Sei que pode parecer meio impossível alguém com pouca experiência tocar essa musica, mas eu já consegui 3/4 dela.

Eu só estou com uma dificuldade na parte mais rapida dela, que exige uma técnica diferente. Por isso vim pedir alguma dica para quem já conhece essa musica e/ou sabe a tecnica usada nessa parte rapida.

E se alguém souber uma dica pra evitar "tremedeiras" em dia de apresentação em frente muitas pessoas. Também ficarei agradecida.

BlogViolinoVermelho
Veterano
# jan/11
· votar


Pessoal, pra que serve o higrômetro no estojo do violino ?

Um Higrotermómetro ou Higrômetro, é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios e...VIOLINO!



Os higrômetros são compostos, em sua maioria de substâncias com capacidade de absorver a umidade atmosférica. Entre elas estão o cabelo humano e sais de lítio. No higrômetro construído com cabelo humano, uma mecha de cabelos é colocada entre um ponto fixo e outro móvel e, segundo a humidade a que está submetida, ela varia de comprimento, arrastando o ponto móvel. Esse movimento é transmitido a um ponteiro que se desloca sobre uma escala, na qual estão os valores da umidade relativa. Já o higrômetro de sais de lítio baseia-se na variação de condutividade desses sais, os quais apresentam uma resistência variável de acordo com a água absorvida.

postado em:Blog Violino Vermelho

wribas
Veterano
# jan/11
· votar


Olá,

Tempos atrtás perguntei neste forúm sobre encordoamento para violino. Perguntei também sobre onde comprá-los. Após algumas respostas e um tempo de pesquisa optei por comprar o encordoamento Pirastro Tônica, na loja musicaljacaré.com.br.
Tudo correu bem, a entrega, os produtos intactos e tudo mais.

Coloquei as novas cordas no meu violino (romasonic) e ficou bom.
Porém esses dias a corda lá "desfiou" o revestimento de alumínio, e ficou imprópria para uso. Achei que durou muito pouco.

Preciso trocar novamento o encordoamento.

Alguém sabe me dizer se pro meu violino (romasonic - bem simples) compensa colocar cordas tão caras?

Estou em dúvida de qual jogo novo colocar: Evah, Vision Titanium, Obligato, Dominant???????

Alguém tem alguma dica?

Ken Himura qual a sua opnião???

Ken Himura
Veterano
# fev/11
· votar


wribas
Bom, eu gosto das cordas de mais qualidade, mesmo num violino não tão bom. É outra coisa, muito mais confortável de tocar.

Estou em dúvida de qual jogo novo colocar: Evah, Vision Titanium, Obligato, Dominant???????
Evah e Obligato eu não sei se soa bem em instrumento industrial, teria que testar pra ver.

A Dominant é uma boa. A Vision Titanium, no seu caso, compensa. Mas se for de Vision, era melhor pegar a comum mesmo (Vision Orchestra), é parecida com a Dominant, é mais barata que a Titanium e vai render um timbre praticamente igual. Eu uso Vision há alguns anos já, acho que desde 2008 ou 9. Costumo usar a comum orchestra e a titanium orchestra, são cordas excelentes.

Ken Himura
Veterano
# fev/11
· votar


wribas
Bom, eu gosto das cordas de mais qualidade, mesmo num violino não tão bom. É outra coisa, muito mais confortável de tocar.

Estou em dúvida de qual jogo novo colocar: Evah, Vision Titanium, Obligato, Dominant???????
Evah e Obligato eu não sei se soa bem em instrumento industrial, teria que testar pra ver.

A Dominant é uma boa. A Vision Titanium, no seu caso, compensa. Mas se for de Vision, era melhor pegar a comum mesmo (Vision Orchestra), é parecida com a Dominant, é mais barata que a Titanium e vai render um timbre praticamente igual. Eu uso Vision há alguns anos já, acho que desde 2008 ou 9. Costumo usar a comum orchestra e a titanium orchestra, são cordas excelentes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo