【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Khronos
Veterano
# mai/07
· votar


Estava pensando uma coisa hoje.. O violino é sempre limpo a cada vez que se toca... Mas, e a crina? O.o Não seria bom tirá-la e lavar, e claro, se for lavar, com o que? Visto que um produto qualquer pode estragar a crina ou as cordas o.o
Bem..curiosidades a parte...
Até mais ver

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


Se eu passar nas provas você poderia me indicar bons professores?
É que estive lendo um tópico sobre a escola que me deixou com medo. Não gostaria de pegar um professor que chega sempre atrasado ou falta muito...

Claro, pega meu msn! kenshin_himura1 ARROBA msn PONTO com.

E sabe que toco bem? Só em sonho mesmo...
Só vai depender de você, tem que ter dedicação mesmo!!! =]


Estava pensando uma coisa hoje.. O violino é sempre limpo a cada vez que se toca... Mas, e a crina? O.o Não seria bom tirá-la e lavar, e claro, se for lavar, com o que? Visto que um produto qualquer pode estragar a crina ou as cordas o.o
Não, a crina serve pra se fuder mesmo, ela é descartável. Geralmente, de 2 em 2 ou 3 em 3 anos, troca-se a crina do arco (claro que quando a gente encontra AQUELE arco, que vai acompanhar pra sempre).

Mas meu professor me disse uma vez que se a crina tivesse meio dura, era pra desatarrachar toda a noz do arco, lavar só a crina (não lembro o sabão, acho que era com sabão de coco e uma escova de roupa bem macia) e colocar num varal pra secar. Eu nunca tentei isso.

Ajuda também só passar um tipo de breu, por isso que é legal ter dois arcos: um pra cada tipo de breu (e obra também, as vezes).

Khronos
Veterano
# mai/07
· votar


Ken Himura
É.. eu tava pensando em começar a investir aos poucos no violino.. Comprar um breu novo, um arco e etc.. Levando em conta que as cordas que vem nesses violinos n é das melhores, o breu tb n deve ser haha Acho que seria boa dar uma lavada então, caso eu venha a trocar de breu...Mas vou procurar saber sobre a limpeza e te falo depois.
E já que tocamos no assunto.. Sobre o Breu, eu já vi diversos tipos (e preços, bem altos haha) e sei que cada um serve para um tipo.. Tem o mais claro q seria mais "mole" e etc.. (ok, se falei besteira, n me bata XD) Algum que você saiba que seja razoável e n saia la mto caro? (apesar de q investir num breu bom, n seria uma má ideia..)

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


Khronos
Tem breus mais moles, mais duros, claros, escuros etc etc. Cada um tem diferentes características. Eu gosto dos escuros porque sinto mais atrito nas cordas. Mas existem breus que são bons pra temperaturas altas (como aqui no Brasil) e pra temperaturas baixas (inverno da europa) e essas coisas.

Eu nunca tive sorte com breu hehehe, toda vez que vou comprar um que eu quero, não tem. Tô usando um escuro artesanal que eu vi vendendo, pra quebrar um galho, e até que tá legal a parada.

Mas um breu legal (e não tão caro) é o Piranito, da Pirastro. Também tem o D'Addario, que é bom também.

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


Mas é legal começando a investir no arco pra depois investir no violino - com um arco bom, boas cordas e boas "peças" (queixeira, estandarte etc) dá pra disfarçar bem um violino ruim xD

Aryn
Veterano
# mai/07
· votar


Ken Himura

Obrigada novamente.

Eu vou me esforçar sim. :)

Khronos
Veterano
# mai/07
· votar


Ken Himura
Eu vou procurar dar uma olhada nos breus... ver se acho uam loja mais especializada, ou de repente, falar com um luthier sobre isso.. O.o
E quanto a investir no violino, me referia a isso mesmo.. Ir trocando as peças sobressalentes aos poucos hehe Ai quando eu fizer o meu mesmo no luthier já vou tê-las e coloco nele.. (ou compro de novo, de repente rs)
ùnicas duas coisas q me incomodam no meu violino é a queixera q n é mto confortável e o chiado maldito q dá na corda sol... XD Fico pensando se n seria acúmulo de breu nas cordas ou algo assim.. Mas..enfim... hehe
Valeu pela ajuda fih, as informações tem sido bastante úteis =]

Othon de Castro
Veterano
# mai/07
· votar


Fala pessoal, essa é a minha primeira postagem e achei bem legal esse forum.
Hoje me inscrevi na Villa Lobos para tentar entrar no curso básico. Quero aprender violino. Não tenho conhecimento algum teórico e instrumental, mas disseram que não é necessário para ingressar... então vamos ver se consigo!
Vi que o Ken Himura já estuda lá faz um tempo, certo!? Seria legal manter contato e ir trocando umas idéias. A Aryn tb vai tentar agora... maneiro.
Ainda não tenho o instrumento, passando nas provas quero pegar dicas de onde comprar aqui no Rio.
Grande abraço a todos.

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


Othon de Castro
Seja Bem-vindo!!! =]

Othon de Castro
Veterano
# mai/07
· votar


Ken Himura
Valeu!
Vi que no semestre do módulo básico da Villa Lobos não entra o instrumento ainda, certo!?
Pow... acho que em parelelo vou pegar aulas particulares então. Estou ansioso pra começar logo a estudar violino. :)
[]'s

beboy
Veterano
# mai/07
· votar


oi pessoal , sou novo aki e espero ser ajudado e tambem ajudar no que eu puder. Bom pra começar eu preciso d umas dicas sobre 2 e 3 posiçao. como todo iniciante, meus agudos são horriveis!!! será q alguem poderia me ajudar ? se alguem tiver alguma dica sobre o assunto ficaria muito grato.

valeu então e abraços a todos.

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


Vi que no semestre do módulo básico da Villa Lobos não entra o instrumento ainda, certo!?
Não, tem aula de instrumento sim, só que tá com o nome de "laboratório". É uma cagada que alguém inventou e que acharam melhor.

Quando começar a estudar, lembre-se de ter paciência (porque os resultados vão demorar bastante pra aparecer) e de tentar estudar o máximo que der todos os dias!! =]

Ken Himura
Veterano
# mai/07
· votar


beboy
Pra partir pras outras posições, você precisa dominar bem a primeira e os prolongamentos de quarto dedo.

Se este for o caso, procure métodos de posição elevadas e trocas de posição.

Enéias
Veterano
# mai/07
· votar


Boa tarde!
Alguém conhece o Luthier H.A. FIscher?
Sabem dizer se os instrumentos dele são bons, e se são caros.

Othon de Castro
Veterano
# mai/07
· votar


Ken Himura
Isso que eu achei estranho, pois perguntei na secretaria e a senhora me informou que só no segundo semestre. Mas valeu pela dica, agora já estou ligado no lance do "laboratório".
Estou querendo começar logo. Sei que é um instrumento difícil, mas estou com muita disposição para aprender. Vou fechar com um professor particular também e devo começar semana que vem.
Obrigado pela força, e qualquer outra dica é bem vinda! []'s

lucas_4876
Veterano
# mai/07
· votar


Gente eu tava querendo saber se alguém tem alguma apostila ou alguma coisa ensinando sobre violino para me mandar!!
Meu e-mail é lucassport@hotmail.com e obrigado.............

misa enfermeiro
Veterano
# mai/07
· votar


Olâ pessoal, olha só estou querendo algumas partituras p vilolino será que alguem pode arrumar pra mim?

Aryn
Veterano
# mai/07
· votar


Vi que no semestre do módulo básico da Villa Lobos não entra o instrumento ainda, certo!?
Não, tem aula de instrumento sim, só que tá com o nome de "laboratório". É uma cagada que alguém inventou e que acharam melhor.


Isso que eu achei estranho, pois perguntei na secretaria e a senhora me informou que só no segundo semestre. Mas valeu pela dica, agora já estou ligado no lance do "laboratório".

Pois é, uma amiga minha também me disse que só teria aula com o instrumento no outro semestre, mas essa amiga é da prática vocal e o Ken Himura já havia me informado que precisaria do violino no primeiro dia de aula.

Eu também estou doida para aprender. Vou me inscrever semana que vem. O chato é esperar até julho pelas provas e, imagino, até agosto pelas aulas...

Othon de Castro
Veterano
# mai/07
· votar


Aryn

Oi Aryn,
Eu já fiz a inscrição na Villa Lobos e como também estava muito ansioso para começar a aprender violino iniciei semana passada aulas particulares. Descobri um rapaz que foi ex-aluno da minha faculdade e agora esta vivendo da música. Ele cobra R$40,00 por uma aula de 2horas. Caso você queira o contato dele é só falar comigo, meu MSN é othondecastro@hotmail.com

Othon de Castro
Veterano
# mai/07
· votar


Oi Pessoal,

Acabo de comprar um violino Giannini de 1958 por R$400. Achei muito legal q ainda estava com o case original e nele estavam as notas fiscais do antigo dono. As cordas, o cavalete e o arco estavam bem danificados. A cor do verniz tende ao marrom. Mas como é para iniciar e não gostei muito dos chineses que vi nas lojas, acho (espero) que tenha sido uma boa escolha. :)
Agora, estou pesquisando sites no exterior para comprar estas partes mais em conta, principalmente as cordas. Será que alguem conhece algum q já tenha comprado? Tenho amigos nos EUA e na Alemanha, minha ideia é comprar pela internet daqui e eles enviarem por correio para mim.
Abraços

washinferreira
Veterano
# jun/07
· votar


alguem aí sabe quem criou as regras de arcadas para o violino?

lukawalker
Veterano
# jun/07
· votar


Oi Pessoal!

Sou novo aqui no forum. E esta é a primeira vez que posto alguma coisa. Pelas várias mensagens que li desde o início do forum, creio que existam outros membros que, assim como eu, estão iniciando no violino. Me dirijo paratodos, e especialmente para aqueles que estão começando. Apenas para dizer, por hora, que no site www.saibamusica.com.br há um curso de teoria musical básica grátis (não sou publicitário) e que tem sido muito útil para mim. Acredito que possa ser também para aqueles que estão iniciando. Este site é voltado para instrumentos de sopro mas o curso de teoria é geral.

Até mais

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


alguem aí sabe quem criou as regras de arcadas para o violino?
Que regras de arcadas?

washinferreira
Veterano
# jun/07
· votar


AQUELES SINAIS NA PARTITURA , DE TALÃO , PONTA...

Ken Himura
Veterano
# jun/07
· votar


Mas isso não é regra, é só pra indicar direção ué!

Gianluca VIolin
Veterano
# jun/07
· votar


ola sou novo no Fórum toco violino a mais de 5 anos, e vi o depoimento do Khronos em que disia que a corda Sol dele fica com um chiado, eu tinha um violino com o mesmo problema, logo eu conversei com o meu professor, e ele pediu para eu trocar o meu cavalete, e ele lixou o meu cavalete deixando o lado da corda sol um pouco mais alto que a corda antiga (lembrando, que como ja foi dito no forum, se o cavalete estiver muito alto atrapalha o som), e tambem troquei as minhas cordas, por um encordamento onde a corda sol era mais fina, (por exemplo as cordas da Giannini som cordas mais grosas que o normal e enferruja com o tempo, eu passei a usar cordas da Dominante, apesar de serem boas não enferruja tão rapido, e eu não sou publicitario haha)

Por Favor , se alguem conhece o Luthier de Porto Alegre, não sei o nome dele, mas dissem que é muito famoso, queria que por gentiliza mandase o endereço dele !! Agradeço

washinferreira
Veterano
# jun/07
· votar


ok, mas vc sabe me dizer quem criou?

camilagraham
Veterano
# jul/07
· votar


oi pessoal, gostaria de saber onde encontrar o método do mathieu crickboom de gratis.....ou partituras de jazz do john coltrane, arcade fire e outros populares...valeu

Ken Himura
Veterano
# jul/07
· votar


washinferreira
Não, foram convenções adotadas durante a evolução da escrita musical, assim como outros símbolos. E alguns outros instrumentos também usam esses sinais de direção.

washinferreira
Veterano
# jul/07
· votar


ok, obrigado, ken ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo