【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
xlakiaz
Veterano
# mar/05


Oiii pesoal acho que VIOLINO é um assunto que bastante gente no forum gostaria de informações , e é dificil de conseguir informações , vasculhei em um monte de sites e consegui algumas informações úteis , e ao passo que for encontrando mais vou postando , espero que todo mundo ajude , assim fica mais fácil para todos aprenderem , espero que o tópico torne-se definitivo, se os moderadores puderem dar uma ajudinha ... ;)

xLakiaz

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


AFINAÇÃO

Sol(G), Ré(D), Lá(A), Mí(E)

Posição do Corpo

Se o corpo não ficar na posição correta, o aluno não irá aprender com perfeição a técnica do violino e não será um bom violinista.
Posição Correta

1- Corpo reto e busto para frente. As pernas devem ficar um pouco abertas, para não se cansar. A perna direita pode ser recuada um pouco para trás. Motivo: Quando o movimento do arco for rápido, o braço direito terá maior facilidade para executar as notas. O peso do corpo fica mais apoiado na perna esquerda .
Posição do violino no corpo

2- O violino deve ser colocado em cima da clavícula esquerda e apoiado de leve no ombro direito.

3- O braço direito deve estar na mesma direção do pé direito .

4- Inclinar o violino para o lado direito. Puxar a queixeira e encostá-la no queixo, para manter o violino horizontalmente. Não levantar nem abaixar o ombro direito, deixá-lo solto. A técnica do violino é muito delicada.
Forçando-se o ombro, o movimento dos braços será impedido. Se o ombro for baixo, usar espalheira, para não forçar o queixo nem o ombro. A espalheira é para adaptar o corpo do aluno ao instrumento.
Há pesoas que não precisam usar espalheira, pois seu corpo já é adequado ao violino. A queixeira deve ser adequada a cada pessoa para o violino ficar bem seguro.
Quando segurar o violino, a posição tem que ser natural, isto é, sentir o violino como se fosse uma parte do corpo.
Observadas as posições acima explicadas e o arco tocado perpendicular em relação à corda, é mais fácil de se tocar.
Como usar a mão esquerda

5- O cotovelo direito deve ser posto no centro do corpo (tampa traseira) do violino. Para facilitar a movimentação dos dedos direitos, o pulso deve estar na mesma direção do ante-braço.

6- A juntura dos dedos direitos deve estar na altura das cordas. Os 4 dedos (indicador, médio, anular e mínimo) devem estar arredondados. Colocá-los na direção da corda para depois apertá-los.

7- O polegar deve estar apoiado de leve no braço do violino, um pouco acima da 1ª falange do mesmo. O polegar deve estar asim para que os 4 dedos restantes se apoiem com a mesma força nas cordas. Se alguém tiver o polegar maior, este sobressairá para cima do braço do violino ao se apertar a corda sol.

8- No espaço entre o polegar e o indicador poderá entrar 1 dedo. Quando as cordas forem apertadas pelos dedos, cuidado para não endurecer as falanges dos dedos, nem o cotovelo. Os dedos devem ser apertados com força sobre as cordas. Quando os dedos não estão sendo usados, deixá-lo s na posição natural, isto é arredondados . Conservar a mesma forma e força nos 4 dedos, e no braço direito.

Como pegar no arco

9- Deixar o braço direito solto, como se estivesse andando. Pegar no arco com a mão direita livre, sem modificar sua posição. Isto facilitará a movimentação do arco nas cordas.

10- Forma igual à anterior, com as duas falanges do polegar um pouco curvadas. A extremidade do polegar deve estar na extremidade do talão, deixando o polegar metade para a madeira do arco e metade para o talão. O polegar deve estar perpendicular em relação ao arco.

11 - Segurar o arco entre a 1ª e 2ª falanges do indicador e na 1ª falange do médio; deixar o dedo mínimo na forma arredondada e perto do botão do arco. O dedo anular é deixado naturalmente. O polegar deve estar no meio do dedo indicador e do médio, só que do outro lado do arco .
Conforme a pessoa, a maneira de segurar o arco e o violino, bem como de tocar, tem diferença, por isso o aluno precisa ter método e estudá-lo até o fim.

TECNICAS

Técnicas de arco:

Segurar o arco apropriadamente é muito importante para uma boa execução. A mão direita controla a pressão das crinas do arco nas cordas, o que afeta o timbre do instrumento. O violinista precisa também manter pulso relaxado. Algumas técnicas usadas ao se tocar violino

Pizzicato

Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam - de vez em quando beliscam as cordas, o que é chamado de "pizzicato" (pronuncia-se pitzi-cato). Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, mas no balé Sylvia o compositor francês Delibes escreveu um movimento inteiro em que todos os instrumentos de corda deixam de lado seus arcos para tocar a famosa Polka-Pizzicato. Quando lêem na partitura a palavra "arco", os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.

Tocando com surdina

Fixando-se um grampo de madeira sobre o cavalete do violino, reduz-se a força das vibrações que alcançam a caixa de ressonância. Isso funciona com uma surdina, ou abafador de som. Violinos em surdina soam muito distantes e delicados. Os compositores usam os termos italianos "con sordini" (com surdina) e "senza sordini" (sem surdina).

Sul ponticello
Expressão italiana que significa "na pontezinha". Em partitura para violino, indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre agudo, de arranhudura.

Col legno

O excitante começo de "Marte, o Mensageiro da Guerra", da suíte de Holst Os Planetas, apresenta as cordas soando com um curioso efeito estalado. É o que se chama col legno - "com a madeira". O arco é seguro de lado, de tal maneira que cada nota tocada a madeira do arco bata na corda.

Vibrato
Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. O dedo da mão esquerda que prende a corda oscila levemente, causando uma flutuação no tom e enriquecendo o som. O vibrato é usado sobretudo em notas longas. Alguns violinistas preferem não usá-lo quando tocam músicas muito antigas.

Corda dupla

"Corda dupla" significa tocar duas notas de uma só vez. Alguns compositores pedem acordes de três e até quatro notas, mas no violino não é possível tocar simultaneamente mais do que duas notas.

Harmônicos

São notas suaves, semelhantes às da flauta, produzidas pelo toque muito leve sobre a corda (sem pressionar a nota) e a delicada passagem do arco. São usadas com mais freqüência na música moderna.

Glissando

A palavra indica ao executante que deve escorregar o dedo sobre a corda, de uma nota a outra (o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos). Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
OBRIGADO POR TUDO!
tem uma ou outra coisa que eu naum sabia...




Tocando com surdina

Fixando-se um grampo de madeira sobre o cavalete do violino, reduz-se a força das vibrações que alcançam a caixa de ressonância. Isso funciona com uma surdina, ou abafador de som. Violinos em surdina soam muito distantes e delicados. Os compositores usam os termos italianos "con sordini" (com surdina) e "senza sordini" (sem surdina).


tenhu umas perguntinhas....
isso se COMPRA??? eh caro? quanto custa mais ou menos?

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Aewq velho blzz??

vende-se , mais não sei te informar não tenta procurar em acessorios para violinos no google.com(ja axei bastante pagina com construtores de violino)
se o pessoal quiser postar link para partituras , dicas para iniciantes , se voce ja passou ou esta passando pelas fases iniciais de aprendizado e tem alguma dica que venha a acrescentar aos nossos estudos , é bem vinda , tambem experiencia e erros que normalmente se cometem no começo dos estudos...

Recomendo para estudo de quem esta na fase de posicionamento do arco , mãos e etc , os videos de Yehudi Menuhin facilmente encontrados no Emule são 6 vídeos , apesar de ingles , são facilmente compreensíveis , tem alguns exercícios para alongamento das maos , padroes de movimentação do arco , é bastante interessante ...

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
alongamente das mãos???
nossa, essa eu naum sabia! :D

ai galera..
mas tarde postarei em algum lugar ae as minhas parituras...
( vou colocar as mais interessantes, dos meus livros de quando eu fazia aula )

xlakiaz
Veterano
# mar/05 · Editado por: xlakiaz
· votar


Construção de Violinos

Uma pagina para quem quer saber como funciona o processo de construção de um violino ilustrado com muitas fotos , vale a pena conferir.

http://www.crodilo.hpg.ig.com.br/vfabrica.htm

PERGUNTAS FREQUENTES

Para que serve o breu ao violino e como utilizá-lo corretamente?
Serve para diminuir o atrito entre a corda e a crina do arco. Na prática o som sai mais "limpo" e não precisa colocar tanta força no arco pra conseguir tirar o som. Vc deve passá-lo em toda a extensão do arco (na crina) por várias vezes (passe o dedo sobre a crina se sair um pó branco tá bom). Só não se esqueca de limpar o violino e o arco antes de guardá-los, pois o breu "corroe" o verniz.

O que é espaleira e diapasão??

Espaleira é um acessório que serve para apoiar melhor o violino no ombro e queixo, ele normalmente é afixado na parte de baixo do violino, o objetivo dela é fornecer um apoio que permita uma melhor execução de uma música, vc pode comprar uma espaleira de R$ 15 até R$100 , dependendo da qualidade, basta ir a uma loja que venda equipamentos musicais e perguntar o que é que o cara vai te mostrar como fucniona, um diapasão é um instrumento de ferro que serve para afinar o violino, ele é em formato de "U" com uma perninha, a forma de usá-lo é a seguinte, vc segura na perninha dele, bata-o em algo, então encoste a perninha dele no ouvido, ele vai emitir a nota LÁ, então vc afina a corda LÁ e o restante a partir dela .

Estou muito velho para tocar violino ?e qual marca comprar ?

Quanto à idade, é relativa , Vocês perceberão que o que determina o avanço nos estudos é o interesse e dedicação ao intrumento. Deus já nos deu a possibilidade de tocarmos, cabe a nós agradecermos a Ele, e utilizar esse presente da melhor maneira possível.
O violino Michael é um violino que possui uma relação de custo/beneficio boa , é um intrumento razoável, assim como o Eagle , vindo a seguir em qualidade e sonoridade inferior os violinos chineses industrializados , o preço varia em muitos aspectos , como materiais e madeira usadas , luthier ...dentre outros , o preço pode variar de 250,00 a 400,00 ressaltando que essa faixa de preço é para violinos onde se tem um som razoável , sendo que pode-se encontrar violino feito por luthier que podem custar alguns mil reais .

Que fator é essencial para se tocar violino?

A postura de corpo e mao são praticamente tudo pra quem quer tocar violino, pois se vc nao tiver uma boa postura nunca vai aprender a tocar afinado, nunca vai ter agilidade, forca e leveza ao mesmo tempo, que sao coisas essenciais pra se tocar violino. Tanto sentado quanto em pe.

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Ola pessoal achei uma questão que bastante gente pergunta sobre o tamanho do violino 3/4 , 4/4...

Tamanho 3/4 , 4/4...

Com o aumento do tamanho do braço, tb aumenta a distância entre os tons em milímetros. Os violinos menores são projetados para crianças de diversas idades, já q há algumas q iniciam os estudos com até dois ou três anos,ou para pessoas em geral q tenham dedos muito pequenos e finos.É bom deixar claro q se o violino não ajusta-se com perfeição à sua anatomia, tornar-se-á impossível adquirir o domínio deste instrumento , portanto sugere-se antes de comprar perguntar ao dono do instrumento se o tamanho é apropriado a voce,no violino é feita é feita a comparação de tamanho apartir da medida padrão que está no tamanho do violino.4/4(100%); 3/4(75%) é três quartos do tamanho padrão e 2/4(50%) é metade do tamanho padrão.

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
É isso aí...parabéns pela iniciativa.

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Oiii pessoal , espero que as informaçoes estejam ajudando algumas pessoas , espero que todos cooperem e ajudem o topico ....em mais algumas pesquisadas achei uma pagina contendo dicas de como segurar o violino , o arco , como ler musica (nesta sessaum apesar de resumida e simples da pra ter uma noção e entender +- como funciona uma partitura ) , tem tambem as posiçoes , Primeira posição e etc...

http://learningviolin.com/ - e-lessons

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


3ª Posição > all.

;)

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Aew Ken Himura , voce poderia dar uma explicação sobre as posiçoes , a primeira posição uma explicação geral de como funciona as posiçoes e tudo mais... , seria bastante interessante .. valewzzz...

Ken Himura
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
Hehehe sou iniciante também.

Meu professor disse que a 3ª posição serve pra você alcançar as notas mais agudas do violino e também pra mudar o timbre de algumas notas (por exemplo fazendo mí com corda solta e fazendo o mesmo mí com a corda de ré)...

Adriana Cunha
Veterano
# mar/05
· votar


Oi galera,
Sou de Floripa e estou tentando aprender violino, mas meu mestre é muito ocupado e muito caro...sou bailarina e gostaria de saber se alguém tem interesse em trocar aulas comigo!
Me dêem uma luz, vc conhecem alguém por aqui!
Brigadão
Meu email amcbailarina@yahoo.com.br

xlakiaz
Veterano
# abr/05
· votar


hauiahaihu , aew ken Himura se puder falar sobre as primeiras posiçoes essa acredito que vc ja viu neh , se puder da uma luz aew ehehh , ou alguma dica....

Adriana Cunha fico te devendo aew , mais fica em aberta sua pergunta ...

sweetvini
Veterano
# abr/05 · Editado por: sweetvini
· votar


ae xlakiaz bacana sua iniciativa hein... foi muito ultil para mim e concerteza pra outras pessoas... continue assim e muitos aproveitaram sua "generosidade" (pra nao dizer outra palavra de valor...)

FUI !

xlakiaz
Veterano
# abr/05
· votar


sweetvini
Ola qui bom que voce pôde aproveitar algo que postei , realmente buscar materias a gente aprende bastante tbm ...
desculpa não colocar materias novas , ando meio apurado com a faculdade ... espero que o pessoal que entra possa ajudar tbm , o topico não é meu é de todos que amam esse instrumento ... valewzz ;)

lilian osachlo
Veterano
# abr/05 · Editado por: Moderador
· votar


Manutenção e Restauros, Venda de instrumentos, arcos artesanais e acessórios para estudantes e profissionais, Instalação e ajustes de cavaletes, almas, cravelhas e acessórios.

CUIDADOS COM SEU INSTRUMENTO, ARCO E ACESSÓRIOS

Evite que pessoas sem qualificação procedam qualquer tipo de reparo em seu instrumento ou arco. Não use cola comum, nem toque em áreas descoladas. Leve seu instrumento a um luthier de sua confiança para fazer toda a manutenção e reparos.
1. Verifique freqüente a posição do cavalete, botão, estandarte, alma, espigão e acessórios, assegurando que estejam na posição recomendada.
2. Mantenha o espelho limpo, caso apareça qualquer deformação ou desgaste leve seu instrumente ao seu luthier para uma revisão.
3. Cuide para que as cravelhas girem com fácil movimento, sem saltos ou rangidos e para que o furo de prender as cordas esteja próximo ao centro do espaço interno da caixa. Estes cuidados evitam problemas com afinação e possível rachaduras na caixa de cravelhas.
4. Ao trocar as cordas do instrumento, aja prudentemente para que a alma não caia, substituindo-as uma a um dando a afinação correta para manter a pressão no tampo. O cavalete deve ser controlado para não inclinar para o lado do espelho perdendo o contato com o tampo.
5. Substitua a crina do arco assim que esta apresentar um maior desgaste evitando o excesso de breu que pode sujar o instrumento e produzir um som desagradável. A demora na substituição da crina pode levar a vareta a se deformar.
6. Sempre que viajar, verifique onde será colocado o instrumento, se estará em ambiente climatizado e devidamente alojado. Nunca deixe seu instrumento no porta-malas do carro.
7. Limpe seu instrumento com um pano seco, limpo e macio após tocá-lo.
8. Guarde seu instrumento e arco em estojo após terminar de tocar.
9. Antes de começar a tocá-lo lave as mãos e não toque as crinas do arco.
10. Quando terminar de tocar afrouxe as crinas de seu arco.

editado: proibido compra e venda de produtos, proibido flood

xlakiaz
Veterano
# abr/05
· votar


lilian osachlo valew pelas dicas , e sempre que achar algo interessante posta pra gente aih ...

John Elf
Veterano
# abr/05
· votar


xlakiaz
Ae kra, mto bom esse tópico, parabéns... Agoar jah tenho alguma base par tentar começar a tocar...

xlakiaz
Veterano
# abr/05
· votar


Eaew , trankilidade John Elf , qualquer duvida posta aew que a gente responde , eu demoro um pouco pra responder , correria essa faculdade , mais eu respondo o que eu souber e puder ;)... valewzz ...

Thi2112
Veterano
# abr/05
· votar


Eae xlakiaz blz cara??? espero q sim...
Olha, ganhei um violino Michael ano passado e estou fazendo aula de musica, mas penas de teoria pq naum fui chamado pra prática ainda...
Meu violino veio para colocar as cordas e afiná-las...
Gostaria de saber aonde devo dcolocar o cavalete e a distancia q devo deixar de uma corda a outra...
Obrigado a atenção e abraços!!!

Eliel
Veterano
# abr/05
· votar


achei show esse fórum xLakiaz...
várias pessoas tem muitas dúvidas quanto a esse virtuosissimo instr..,
eu por exemplo comprei um 4/4 Gianinni acho que tem uns 35 anos, mandei ao luthier trocar espelho, alma, standart/ e queixeira , dúvidas... para o tipo e ano do mesmo qual a melhor corda ? e o q vc acha quanto ao instrumento ??

Waldemar Junior
Veterano
# abr/05
· votar


Olá, pessoal, gostaria de algumas dicas. Pois estou começando agora.
na verdade eu adoro musica clássica, e gosto de violino.
Não entendo nada de partitura, ( zero a esq. ! ) mais estou com determinação.
1- Quanto tempo leva + - para de aprender a ler a partitura ... ?
Toco algo de ouvido isso me traria dificuldade no aprendizado ? seria melhor encostar o violino e cair dentro no ABC.
2- Aqui no Rio alguem sabe uma escola para começar meus primeiros passos.
3 - Tenho um Violino Michael VNM44, o que acham desse violino ?

A todo muito grato.

carlos eduardo gomes
Veterano
# abr/05
· votar


Gostaria de receber dicas sobre vibrato, gostaria de melhorar meu vibrato, ... se alguém poder ajudar ficarei grato !!!

carlos eduardo gomes
Veterano
# abr/05
· votar


A questão sobre a colocação do cavalete é delicada, está só poder ser melhormente entendida se ensinada na prática, um professor da escola de música de aqui de Brasília me ensinou uma boa técnica, onde devemos ter uma marcação do local do cavalete... deve-se observar o meio das aberturas em "S" que o violinno possui, entre elas seria o local ideal para a colocação do cavalete..., em questão de estética, coloca-se uma licha neste local e passamos a as "pernas" do cavalete para que este tome a forma do local onde será colocado e fique bem encaixado..., cerio que muitos sabem que a altura do cavalete influencia no som do violino tbm, ..., em relação à parte de cima do cavalete, esta deve ser arrredondada, tanto no comprimento do cavalete quanto na sua espessura ....

carlos eduardo gomes
Veterano
# abr/05 · Editado por: carlos eduardo gomes
· votar


Sobre o pó(breu) que fica no raio, redondesa, do cavalete, ... ele ajuda à melhorar o som ou não ajuda ?

Ken Himura
Veterano
# abr/05
· votar


carlos eduardo gomes
ele estraga o verniz do violino...limpe sempre o instrumento depois de tocar.

Ken Himura
Veterano
# abr/05 · Editado por: Ken Himura
· votar


Vamos às respostas:
1- Quanto tempo leva + - para de aprender a ler a partitura ... ?
Toco algo de ouvido isso me traria dificuldade no aprendizado ? seria melhor encostar o violino e cair dentro no ABC.
2- Aqui no Rio alguem sabe uma escola para começar meus primeiros passos.
3 - Tenho um Violino Michael VNM44, o que acham desse violino ?


1 - Depende...varia de pessoa pra pessoa, mas em uns 2 dias você aprende o básico. Mas, pra violino, tocar de ouvido, nesse caso, sem teoria e técnica, é algo péssimo.

2 - Escola de Música Villa-Lobos e alguns conservatórios. Eu faço na Villa-Lobos.

3 - Não é bom nem ruim.

Catarina Silva
Veterano
# abr/05
· votar


Muito bom este post... esclareceu algumas dúvidas que tinha sobre o violino... Eu toco à pouco tempo um Hoffman... ainda não sei tocar muito bem... mas adoro o instrumento.... =)

Michelazzo
Veterano
# abr/05 · Editado por: Michelazzo
· votar


Pessoal, estou adorando o tópico sobre violino e voto mil vezes pra que seja definitivo.

Tenho algumas perguntas e gostaria também de fazer uma sugestão para o forum

Primeiro as perguntas
Toco guitarra há 12 anos mas sou um eterno frustrado de não tocar violino. Desde sempre fui apaixonado por violino mas nunca tive um de fato e agora estou disposto a me fazer uma pessoa feliz, vou comprar um e por isso gostaria de saber mais a respeito de marcas e, claro o custo beneficio, enquanto junto dinheiro pra comprar um Stradvarius (talvez na proxima vida ja tenha o suficiente)

Conheço a marca Eagle (os violões) assim como Gianini, Michael e tem um chamado Nhureson que é um pouco mais caro mas nao sei se é melhor, ja ouvi falar mal desse ultimo.

Mas sobretudo, no fundo no fundo eu preferia um violino feito por um luthier, se alguém conhecer algum, poderiam me indicar? como moro em São Paulo, acho que por aqui facilitaria as coisas para nós.

Gostaria também de saber a respeito das madeiras que são feitos os violinos, ja ouvi falar de jacarandá, imbuia e outras...

Alguém poderia me falar mais a respeito desses tópicos?

Agora eu gostaria de sugerir uma subdivisão para o tópico dos violinos. Por exemplo, um subtópico "LUTHIERIA e CONFECÇÃO" "MARCAS E MODELOS" "TEORIA" e um de "FAQ" bom, sei lá...
Digo isso porque precisei ler tudo (claro, foi um prazer) antes de fazer as minhas perguntas pra nao perguntar nada muito óbvio.

Pessoal, parabéns pelo forum, está me sendo MUITO útil, agradeço enormemente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo