【FIXO】 Referência sobre compositores

Autor Mensagem
Matheus_Strad
Veterano
# jul/05
· votar


responda às suas inquietações, e a resposta automática foi a tocata e fuga

Ária na 4º corda - da Suíte nº 3 em ré - Catálogo de Bach BWV 1068 (arranjo para cordas)

Esta peça foi escrita quando Bach estava em Leipzig, é uma das peças mais populares de Bach, que concebeu esta obra para um conjunto de cordas. A música flui naturalmente, um convite à meditação.

Concertos de Brandenburgo - 1 a 6 - catálogo BWV 1046 até 1051

Bach conheceu Cristian Ludwig, Margrave de Brandenburgo, aproveitando a oportunidade, Bach solicita uma melhor colocação em Brandenburgo para a melhoria de seus proventos, nesta época ele trabalhava em Cöthem, e a forma de persuadir o Margrave, foi lhe enviando seis suítes orquestrais para mostrar sua habilidade, contudo, não surtiu efeito e ele não consegue o cargo pretendido

Concerto de Brandenburgo nº 5 em ré BWV 1050 - Afettuoso

O afettuoso foi escrito exclusivamente para três instrumentos solistas: Cravo, Violino, Flauta. Esta peça é de grande beleza pelo diálogo existente entre os instrumentos solistas. O cravo, nesta peça, faz o baixo contínuo em toda a música.

Principais Obras:

Orquestrais :
Concertos de Brandenburgo nº 1 a 6, BWV1046-51
Suíte nº 1 em dó BWV 1066
Suíte nº 2 em si menor BWV1067
Suíte nº 3 em ré BWV 1068
Suíte nº 4 em ré BWV 1069.

Coral:
Magnificat em ré BWV 243
Paixão segundo São Mateus BWV 244
Paixão segundo São João BWV 245
Oratório de Natal BWV 248

Peças para Teclado:
48 Prelúdios e Fugas CBT - BWV 846-93
Fantasia e fuga em lá menor BWV904
Concerto italianoBWV 971
Variações Goldberg BWV 988

Peças para Órgão:
Fantasia e fuga em lá menor BWV 537
Prelúdio e fuga em lá menor BWV 543
Tocata e fuga em ré menor BWV565
Tocata e fuga em mi BWV 566

Música de Câmara:
Sonatas para Flauta BWV 1013, 1020,1031 a 1034
A arte de fuga BWV 1080
Oferenda musical BWV 1079

Prelúdios corais:
O pequeno livro para órgão BWV 599 a 644

FONTE: http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/



CURIODIDADE:


O destino infeliz da esposa de Johann Sebastian Bach


Johann Sebastian Bach (1685-1770) encontrava-se em Carlsbad, Boêmia, em julho de 1720, quando sua primeira esposa Maria Barbara, faleceu deixando órfãos os quatro filhos do "Kantor", da Igreja de Santo Thomás, de Leipzig. Escrevia nessa época a primeira coleção de "O Cravo Bem Temperado", o que lhe ajudava a aliviar o sofrimento da grande perda.

Embora fosse necessidade e costume na família casar logo de novo, Bach, como prova de profundo respeito a Maria Bárbara, só se decidiu ao matrimônia em dezembro de 1721. Sua noiva, Anna Magdelena Wilcken de 20 anos, filha de um trompetista da corte e descendente de músicos, era excelente soprano e era empregada da corte de Cöthen, posição que conservou após o casamento, auferindo metade dos que seu marido recebia.

Ao assumir a família, certamente deve ter tido dificuldades, principalmente com Wilhelm Friedemann, o mais velho, possivelmnte ressentido com a madrasta. Mas Magdalena conseguiu criar um ambiente alegre e confortável e governar parcimoniosamente a numerosa família. Teve que passar pela desagradável experiência de 13 partos e ver sete vezes um filho perecer.

Johann Sebastian, para minorar suas inquietações cotidianas, criava música simples e profundamente sentida. Pouco se sabe da aparência física de Magdalena, já que o retrato dela pintado por Cristofori, perdeu-se entre os pertences do filho Carl Philipp. Mas, mulher ativa, altamente musical, foi uma autêntica companheira de Johann Sebastian que atenuava as tensões e crises profissionais criadas pelo espírito combativo do Kantor de Santo Thomás. Soube enfrentar a existência de um filho excepcional-Gottfried Heinrich - que lhe causou muitos sofrimentos, mas teve também a alegria de ter dois filhos altamente dotados: Johann Christoph Friedrich (1732) o eminente futuro "Bach de Bückeburg" e Johann Chistian ( 1735), o famoso "Bach de Londres".


Um Destino Infeliz

Após a morte do Kantor em 1750, Anna Magdalena então com 49 anos, declarou que não mais se casaria, comprensível numa mulher que durante 29 anos fora leal e devotada a um homem da estatura de Johann Sebastian Bach. Tomara essa decisão consciente de que sua condição finaceira seria muito insegura. É verdade que Bach deixara um patrimônio razoável para um músico de igreja, mas havia nove filhos que reclamavam parte dos bens e, assim, a viúva ficou com um terço dos bens. Mas antes da avaliação aficial desse patrimônio,um total de 1007 thalers, os filhos mais velhos se apossaram das partes mais úteis e Magdalena ficou com algumas promissórias de devedores, ações de uma mina, instrumentos valiosos, pratas e jóias.

Gottfried, o débil mental, ficou com um cunhado seu e permaneceram com ela quatro moças cujo sustento foi muto difícil para a viúva. Embora tivesse recebido uma pequena ajuda das autoridades de Leipzig, teve que desocupar o apartamento da escola em feveweiro de 1751. Desfez-se então de todos os objetos de algum valor a preço vil. Os filhos não ajudaram a mãe que não conseguia comunicar-se com eles, em vista das dificuldades impostas pela guerra de 1756.

Assim, a pobre Magdalena teve que subsitir graças à caridade pública e, quando morreu em 1760, aos 59 anos de idade, a viúva do Kantor de Santo Thomás, era uma "pedinte" a quem foi dado um funeral de indigente.

É com profunda tristeza que se toma conhecimento desses fatos: emociona dolorosamente a ignomínia da dependência de Anna Magdalena como "pedinte", üm destino injusto para quem que como ela, foi a grande companheira incentivadora e principal biógrafa de Johann Sebastian Bach, o "Pai da Música Universal".

Autor Aristides A. J. Makowich em 2/11/2003
FONTE: http://www.movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=2&escolha=12&codigo =1848


DICA:

Para maiores informações acesse http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/ . Lá você vai encontrar partituras de Bach, arquivos midi, explicações sobre dúvidas freqüentes de músicos iniciantes entre outros.

IngnoZac
Veterano
# jul/05
· votar


ja posso respirar agora? hehehe

ROTTA
Veterano
# set/06
· votar


Alterei o título do tópico para "Referência sobre compositores", pois como estava antes era impossível entender do que se tratava.

Abraços.

_music_4_ever_
Veterano
# set/06
· votar


Marco Alan Rotta

Ah ok! loool tava a ver que ja tinha lido isso nalgum sitio...

Matheus_Strad
Veterano
# set/06
· votar


Marco Alan Rotta:

Não lembro ao certo o que eu havia postado antes antes, pois faz muito tempo que já não posto mais aqui. De qualquer maneira se for para a melhor compreensão das pessoas, acho válida a alteração.

Abs!

Matheus_Strad
Veterano
# set/06
· votar


Aliás, no meu tempo...não me recordo de vc...os moderadores eram outros.

Prazer...

Tangerine
Veterano
# out/06
· votar


Alguém poderia falar um pouco sobre essa rivalidade entre Salieri e Mozart, se é que ela realmente existiu.

_music_4_ever_
Veterano
# out/06
· votar


Tangerine

Por acaso já ouvi falar sobre essa rivalidade na rádio e resolvi investigar um pouco.

Segundo o que li:

Se houve mesmo rivalidade entre os dois compositores, tais escaramuças não ultrapassavam as fofocas de bastidores da corte austríaca. Dois filhos de Mozart (Wolfgang Amadeus Mozart Junior e Franz Xaver Wolfgang) estudaram com Salieri em Viena, após a morte do pai. O compositor italiano foi também o primeiro a escrever uma ópera em parceria com o libretista Lorenzo Da Ponte e o aproximou de Mozart.


http://www.revistadigital.com.br/adagio.asp?NumEdicao=174&CodMateria=1 207

http://www.renatacortezsica.com.br/paginas/portugues.htm

http://www.lionslegnago.it/Legnago/salieri/e_salieri.html

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=355612

Tangerine
Veterano
# out/06
· votar


Sim, é isso mesmo. Ao que parece, não houve ódio nenhum por parte de Salieri. Quem dirá rivalidade.

O que me deixa indignada, é a imagem que fizeram do compositor em Amadeus. Assisti ao filme, acreditando ingenuamente se tratar da biografia de Mozart, e tal foi meu espanto quando vi que, em vez de contarem os fatos como eles realmente ocorreram, retrataram um Salieri invejo.

_music_4_ever_
Veterano
# out/06
· votar


Tangerine
Pelo o que eu li, imagino como deve ter sido o filme...
Tem graça que eu ainda hoje encontrei num hiper, na zona dos livros, alguns com a biografia de Mozart. Podia comprar alguns...Se eu pudesse eu comprava de Bach, mas ainda não vi nenhum aqui à venda...Principalmente um que falava sobre as cartas que este escreveu. É que ainda não se conseguiu descobrir como era a personalidade deste grande mestre.

pegado
Veterano
# out/06
· votar


Estou aprendendo muito nesse tópico :)
Sempre tive acesso à vários compositores, mas agora estou "relendo" as principais obras de cada um. Cronologicamente, estou degustando melhor os compositores barrocos, e nada mais fácil do que começar por Bach.
Matheus_Strad, você que escreve tão bem, e que demostra tão profundo conhecimento, poderia me dizer quais seriam as obras de Bach fundamentais ? Os concertos de Brandenburgo me parecem ser roteiro obrigatório. Mas peças como Ária na Corda do Sol (BWV 1068), Jesus Alegria dos Homens (BWV 147) e Ave Maria (BWV 846), podem ser encontradas em um único CD ? Você saberia me dizer alguns bons títulos de CD's, de quais bons intérpretes, para conhecer melhor as mais belas e importantes obras de Bach ?

Forte abraço !

_music_4_ever_
Veterano
# out/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


pegado
Bach é o meu compositor preferido! \o/

O melhor intérprete das Toccatas e Fugas de Bach que eu já ouvi ( e já ouvi umas quantas versões...- porque são das minhas obras preferidas) é Ton Koopman. Tem um site dele que também tem outras belas interpretações dele com a Orquestra Barroca de Amesterdão.

Ton Koopman Official Website


Se quiser eu posso-lhe mandar as Toccatas e Fugas. Eu tenho um cd com elas e com um coral, tudo de Bach. E ainda tenho mais reportório barroco (Vivaldi, outras de Bach, Telleman, Haendel, etc) é só pedir! :)

Michelle Rios França
Veterano
# jun/07
· votar


Oi gente.
Excelente tópico!!

Alguém tem alguma informação sobre Saint Preux, compositor de Divertessement? Gostaria de saber mais sobre a história dele e outras composições.

Grata,

Michelle

Michelle Rios França
Veterano
# jun/07 · Editado por: Michelle Rios França
· votar


Ah, por favor, se alguém tiver a partitura pra violino de divertissement, manda pra mim!!

Valeu!!

michellerios@bol.com.br

_music_4_ever_
Veterano
# set/07
· votar


Matheus_Strad

Johann Sebastian Bach (1685-1770)

Só mesmo por acaso, Bach morreu em 1750, mais precisamente a 28 de Julho, por volta das 20.00, em Leipzig.

Tangerine
Pelo o que eu li, imagino como deve ter sido o filme...

Sempre consegui ver o tal filme de Mozart....\o/ e é bem engraçado....

Pardal
Veterano
# out/07
· votar


_music_4_ever_

Só mesmo por acaso, Bach morreu em 1750, mais precisamente a 28 de Julho, por volta das 20.00, em Leipzig.

Na verdade, se você obnservar bem, a lista cita mais de um Bach. Isso porque nem todos foram o Bach que acrescentou à técnica dos teclados o polegar: os outros foram filhos dele.

andresan
Veterano
# jan/08
· votar


Matheus_Strad
Muito legal cara,uma boa enciclopedia de pesquisa
Continue assim

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Pardal
Na verdade, se você obnservar bem, a lista cita mais de um Bach. Isso porque nem todos foram o Bach que acrescentou à técnica dos teclados o polegar: os outros foram filhos dele

eu sei ke nem todos foram "o Bach que acrescentou à técnica dos teclados o polegar", inclusive também sei que houve um Bach romântico, neto do grande Bach...rsrs

Mas se vc reparar bem, o Matheus_Strad referia-se a J. S. Bach, só que se enganou na data de óbito.

M.Hastings
Veterano
# mai/08
· votar


Matheus_Strad

Tudo bem?
Se me permite:
eu não vi estes compositores:

Sir Edward Elgar

Gustav Holst

_music_4_ever_
Veterano
# mai/08
· votar


M.Hastings
Se me permite:
eu não vi estes compositores:

Sir Edward Elgar

Gustav Holst


Creio que Mateus_Strad não tem nenhum domínio exclusivo sobre este tópico, logo qualquer membro à partida poderá acrescentar bios de outros compositores, se esse for o seu desejo...

has4
Veterano
# mai/08
· votar


Ué... não vi o meu nome nesta listinha
.
.
.
.
(brincadeirinha, é óbvio, né, gente! rsrsrs)

Parabéns! Concordo que o tópico deveria estar no topo para não esquecermos e até pesquisarmos sobre o assunto.


\º/\O/\0/\o/ para Matheus_Strad e colaboradores.

Andrei89
Veterano
# jul/09
· votar


Isso tudo é perfeito...

Matheus_Strad
Veterano
# out/09
· votar


Faz muito tempo que não entrava aqui. Obrigado a todos que têm mantido este tópico vivo. Abraço a todos!

Drive30
Veterano
# fev/11
· votar


nossa excelente material, e eu que só andava pelo forum de guitarra, perdendo isso aqui.

debussy222
Veterano
# dez/11
· votar


tem alguns compositores que eu queria saber um pouco:

Arthur Lourié
Nikolai Roslavets
Charles Griffes
Leo Ornstein
Alexander Mosolov

pianoid
Veterano
# set/14
· votar


Eu acrescentaria compositores menores mas que são bons conhecidos de qualquer pianista: Czerny, o pupilo de Beethoven e disseminador de sua técnica pianística e ainda professor de Liszt; e Burgmuller e Gurlitt, outros dois bem conhecidos por suas peças menores mas deliciosas.

francamente, tiraria todos os dodecafonistas acadêmicos do século XX e também a maioria desses nacionais -- à exceção de Gomes e Villa-Lobos. Até Mignone é melhor. Põe o pianeiro Ernesto Nazareth também. Cadê o Ginastera, um dos maiores compositores da América do Sul?

Ken Himura
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
francamente, tiraria todos os dodecafonistas acadêmicos do século XX e também a maioria desses nacionais
Que isso... você não sabe o tamanho da besteira que está falando. Você pode não gostar de serialismo, mas é um dos sistemas mais prolíficos e inventivos - apesar de fortemente calcado na tradição - da música do século XX. Emancipe seus ouvidos; aprenda a ouvir as dissonâncias como elas foram pensadas - muitas das vezes, elas não são dissonantes no contexto, mas muitos têm preconceito porque não saem do tonalismo nunca.

Poucos compositores na história tiveram a expressividade lírica de Berg (de cabeça, só lembro de Mozart, Paganini, Schubert e Puccini) ou o controle formal e harmônico que Schoenberg tinha sobre suas criações, por exemplo. Até Stravinsky tem uma pequena fase serial, com muitas obras boas. Boulez é um gênio; Stockhausen, Cage e Berio visionários. Dallapiccola é bastante Berguiano em expressividade, altíssimo nível.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


amigão, acorda e cheira o café

ninguém ouve atonalismo. Da mesma forma que ninguém vai mais a uma exposição de arte ser chocado pelo Urinol de Duchamp. Tiveram alguma validade como arte-protesto no entre-guerra e foi isso. Ninguém de bom grado ouve barulho. Mesmo metaleiros ouvem acordes...

Ken Himura
Veterano
# out/14
· votar


pianoid
ninguém ouve atonalismo
Talvez seus amigos não ouçam - mas afirmar que ninguém ouve atonalismo é: ou mentira/hipérbole de alguém que não conhece a cena ou você conhece gente pra caralho. Como eu sei que é a primeira opção, apenas posso lamentar por você pelo seu preconceito e (mal) gosto musical.

Mas saiba que você consome atonalismo até em blockbusters de Hollywood e jogos de videogame.

E, pasme, sou pago para compor - e não componho nada tonal. Como assim ninguém me ouve e ainda me pagam por isso?

Ninguém de bom grado ouve barulho
Defina barulho. E eu te mostrarei músicas feitas com sua definição que renderam $$ a seus compositores.

Da mesma forma que ninguém vai mais a uma exposição de arte ser chocado pelo Urinol de Duchamp. Tiveram alguma validade como arte-protesto no entre-guerra e foi isso
Cresça e saia do pedestal do "meu gosto é superior". Você, obviamente, não tem ideia do que diz e só repete clichês que qualquer pseudo-cult de internet vocifera pelos blogs da vida aí. Ainda bem que boa parte do público e dos músicos não tem essa mesma visão limitante que você tem.

É por isso que quase ninguém respeita pianista hoje em dia. Viraram todos macacos de repetição e só conhecem repertório pianístico - e uma parte bem pequena dele. Triste.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


sempre que precisam de tensão em filmes usam garranchos atonais mesmo, tem nada melhor para terror e tensão.

de resto, curte aí seu nicho favorito se te faz bem. Sempre pensei que pseudo-cults é quem aceita passivamente qualquer produção expelida por vanguardistas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Referência sobre compositores