Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Referência sobre compositores

      Autor Mensagem
      Matheus_Strad
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      responda às suas inquietações, e a resposta automática foi a tocata e fuga

      Ária na 4º corda - da Suíte nº 3 em ré - Catálogo de Bach BWV 1068 (arranjo para cordas)

      Esta peça foi escrita quando Bach estava em Leipzig, é uma das peças mais populares de Bach, que concebeu esta obra para um conjunto de cordas. A música flui naturalmente, um convite à meditação.

      Concertos de Brandenburgo - 1 a 6 - catálogo BWV 1046 até 1051

      Bach conheceu Cristian Ludwig, Margrave de Brandenburgo, aproveitando a oportunidade, Bach solicita uma melhor colocação em Brandenburgo para a melhoria de seus proventos, nesta época ele trabalhava em Cöthem, e a forma de persuadir o Margrave, foi lhe enviando seis suítes orquestrais para mostrar sua habilidade, contudo, não surtiu efeito e ele não consegue o cargo pretendido

      Concerto de Brandenburgo nº 5 em ré BWV 1050 - Afettuoso

      O afettuoso foi escrito exclusivamente para três instrumentos solistas: Cravo, Violino, Flauta. Esta peça é de grande beleza pelo diálogo existente entre os instrumentos solistas. O cravo, nesta peça, faz o baixo contínuo em toda a música.

      Principais Obras:

      Orquestrais :
      Concertos de Brandenburgo nº 1 a 6, BWV1046-51
      Suíte nº 1 em dó BWV 1066
      Suíte nº 2 em si menor BWV1067
      Suíte nº 3 em ré BWV 1068
      Suíte nº 4 em ré BWV 1069.

      Coral:
      Magnificat em ré BWV 243
      Paixão segundo São Mateus BWV 244
      Paixão segundo São João BWV 245
      Oratório de Natal BWV 248

      Peças para Teclado:
      48 Prelúdios e Fugas CBT - BWV 846-93
      Fantasia e fuga em lá menor BWV904
      Concerto italianoBWV 971
      Variações Goldberg BWV 988

      Peças para Órgão:
      Fantasia e fuga em lá menor BWV 537
      Prelúdio e fuga em lá menor BWV 543
      Tocata e fuga em ré menor BWV565
      Tocata e fuga em mi BWV 566

      Música de Câmara:
      Sonatas para Flauta BWV 1013, 1020,1031 a 1034
      A arte de fuga BWV 1080
      Oferenda musical BWV 1079

      Prelúdios corais:
      O pequeno livro para órgão BWV 599 a 644

      FONTE: http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/



      CURIODIDADE:


      O destino infeliz da esposa de Johann Sebastian Bach


      Johann Sebastian Bach (1685-1770) encontrava-se em Carlsbad, Boêmia, em julho de 1720, quando sua primeira esposa Maria Barbara, faleceu deixando órfãos os quatro filhos do "Kantor", da Igreja de Santo Thomás, de Leipzig. Escrevia nessa época a primeira coleção de "O Cravo Bem Temperado", o que lhe ajudava a aliviar o sofrimento da grande perda.

      Embora fosse necessidade e costume na família casar logo de novo, Bach, como prova de profundo respeito a Maria Bárbara, só se decidiu ao matrimônia em dezembro de 1721. Sua noiva, Anna Magdelena Wilcken de 20 anos, filha de um trompetista da corte e descendente de músicos, era excelente soprano e era empregada da corte de Cöthen, posição que conservou após o casamento, auferindo metade dos que seu marido recebia.

      Ao assumir a família, certamente deve ter tido dificuldades, principalmente com Wilhelm Friedemann, o mais velho, possivelmnte ressentido com a madrasta. Mas Magdalena conseguiu criar um ambiente alegre e confortável e governar parcimoniosamente a numerosa família. Teve que passar pela desagradável experiência de 13 partos e ver sete vezes um filho perecer.

      Johann Sebastian, para minorar suas inquietações cotidianas, criava música simples e profundamente sentida. Pouco se sabe da aparência física de Magdalena, já que o retrato dela pintado por Cristofori, perdeu-se entre os pertences do filho Carl Philipp. Mas, mulher ativa, altamente musical, foi uma autêntica companheira de Johann Sebastian que atenuava as tensões e crises profissionais criadas pelo espírito combativo do Kantor de Santo Thomás. Soube enfrentar a existência de um filho excepcional-Gottfried Heinrich - que lhe causou muitos sofrimentos, mas teve também a alegria de ter dois filhos altamente dotados: Johann Christoph Friedrich (1732) o eminente futuro "Bach de Bückeburg" e Johann Chistian ( 1735), o famoso "Bach de Londres".


      Um Destino Infeliz

      Após a morte do Kantor em 1750, Anna Magdalena então com 49 anos, declarou que não mais se casaria, comprensível numa mulher que durante 29 anos fora leal e devotada a um homem da estatura de Johann Sebastian Bach. Tomara essa decisão consciente de que sua condição finaceira seria muito insegura. É verdade que Bach deixara um patrimônio razoável para um músico de igreja, mas havia nove filhos que reclamavam parte dos bens e, assim, a viúva ficou com um terço dos bens. Mas antes da avaliação aficial desse patrimônio,um total de 1007 thalers, os filhos mais velhos se apossaram das partes mais úteis e Magdalena ficou com algumas promissórias de devedores, ações de uma mina, instrumentos valiosos, pratas e jóias.

      Gottfried, o débil mental, ficou com um cunhado seu e permaneceram com ela quatro moças cujo sustento foi muto difícil para a viúva. Embora tivesse recebido uma pequena ajuda das autoridades de Leipzig, teve que desocupar o apartamento da escola em feveweiro de 1751. Desfez-se então de todos os objetos de algum valor a preço vil. Os filhos não ajudaram a mãe que não conseguia comunicar-se com eles, em vista das dificuldades impostas pela guerra de 1756.

      Assim, a pobre Magdalena teve que subsitir graças à caridade pública e, quando morreu em 1760, aos 59 anos de idade, a viúva do Kantor de Santo Thomás, era uma "pedinte" a quem foi dado um funeral de indigente.

      É com profunda tristeza que se toma conhecimento desses fatos: emociona dolorosamente a ignomínia da dependência de Anna Magdalena como "pedinte", üm destino injusto para quem que como ela, foi a grande companheira incentivadora e principal biógrafa de Johann Sebastian Bach, o "Pai da Música Universal".

      Autor Aristides A. J. Makowich em 2/11/2003
      FONTE: http://www.movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=2&escolha=12&codigo =1848


      DICA:

      Para maiores informações acesse http://www.sebastianbach.hpg.ig.com.br/ . Lá você vai encontrar partituras de Bach, arquivos midi, explicações sobre dúvidas freqüentes de músicos iniciantes entre outros.

      IngnoZac
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      ja posso respirar agora? hehehe

      ROTTA
      Veterano
      # set/06
      · votar


      Alterei o título do tópico para "Referência sobre compositores", pois como estava antes era impossível entender do que se tratava.

      Abraços.

      _music_4_ever_
      Veterano
      # set/06
      · votar


      Marco Alan Rotta

      Ah ok! loool tava a ver que ja tinha lido isso nalgum sitio...

      Matheus_Strad
      Veterano
      # set/06
      · votar


      Marco Alan Rotta:

      Não lembro ao certo o que eu havia postado antes antes, pois faz muito tempo que já não posto mais aqui. De qualquer maneira se for para a melhor compreensão das pessoas, acho válida a alteração.

      Abs!

      Matheus_Strad
      Veterano
      # set/06
      · votar


      Aliás, no meu tempo...não me recordo de vc...os moderadores eram outros.

      Prazer...

      Tangerine
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Alguém poderia falar um pouco sobre essa rivalidade entre Salieri e Mozart, se é que ela realmente existiu.

      _music_4_ever_
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Tangerine

      Por acaso já ouvi falar sobre essa rivalidade na rádio e resolvi investigar um pouco.

      Segundo o que li:

      Se houve mesmo rivalidade entre os dois compositores, tais escaramuças não ultrapassavam as fofocas de bastidores da corte austríaca. Dois filhos de Mozart (Wolfgang Amadeus Mozart Junior e Franz Xaver Wolfgang) estudaram com Salieri em Viena, após a morte do pai. O compositor italiano foi também o primeiro a escrever uma ópera em parceria com o libretista Lorenzo Da Ponte e o aproximou de Mozart.


      http://www.revistadigital.com.br/adagio.asp?NumEdicao=174&CodMateria=1 207

      http://www.renatacortezsica.com.br/paginas/portugues.htm

      http://www.lionslegnago.it/Legnago/salieri/e_salieri.html

      http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=355612

      Tangerine
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Sim, é isso mesmo. Ao que parece, não houve ódio nenhum por parte de Salieri. Quem dirá rivalidade.

      O que me deixa indignada, é a imagem que fizeram do compositor em Amadeus. Assisti ao filme, acreditando ingenuamente se tratar da biografia de Mozart, e tal foi meu espanto quando vi que, em vez de contarem os fatos como eles realmente ocorreram, retrataram um Salieri invejo.

      _music_4_ever_
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Tangerine
      Pelo o que eu li, imagino como deve ter sido o filme...
      Tem graça que eu ainda hoje encontrei num hiper, na zona dos livros, alguns com a biografia de Mozart. Podia comprar alguns...Se eu pudesse eu comprava de Bach, mas ainda não vi nenhum aqui à venda...Principalmente um que falava sobre as cartas que este escreveu. É que ainda não se conseguiu descobrir como era a personalidade deste grande mestre.

      pegado
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Estou aprendendo muito nesse tópico :)
      Sempre tive acesso à vários compositores, mas agora estou "relendo" as principais obras de cada um. Cronologicamente, estou degustando melhor os compositores barrocos, e nada mais fácil do que começar por Bach.
      Matheus_Strad, você que escreve tão bem, e que demostra tão profundo conhecimento, poderia me dizer quais seriam as obras de Bach fundamentais ? Os concertos de Brandenburgo me parecem ser roteiro obrigatório. Mas peças como Ária na Corda do Sol (BWV 1068), Jesus Alegria dos Homens (BWV 147) e Ave Maria (BWV 846), podem ser encontradas em um único CD ? Você saberia me dizer alguns bons títulos de CD's, de quais bons intérpretes, para conhecer melhor as mais belas e importantes obras de Bach ?

      Forte abraço !

      _music_4_ever_
      Veterano
      # out/06 · Editado por: _music_4_ever_
      · votar


      pegado
      Bach é o meu compositor preferido! \o/

      O melhor intérprete das Toccatas e Fugas de Bach que eu já ouvi ( e já ouvi umas quantas versões...- porque são das minhas obras preferidas) é Ton Koopman. Tem um site dele que também tem outras belas interpretações dele com a Orquestra Barroca de Amesterdão.

      Ton Koopman Official Website


      Se quiser eu posso-lhe mandar as Toccatas e Fugas. Eu tenho um cd com elas e com um coral, tudo de Bach. E ainda tenho mais reportório barroco (Vivaldi, outras de Bach, Telleman, Haendel, etc) é só pedir! :)

      Michelle Rios França
      Veterano
      # jun/07
      · votar


      Oi gente.
      Excelente tópico!!

      Alguém tem alguma informação sobre Saint Preux, compositor de Divertessement? Gostaria de saber mais sobre a história dele e outras composições.

      Grata,

      Michelle

      Michelle Rios França
      Veterano
      # jun/07 · Editado por: Michelle Rios França
      · votar


      Ah, por favor, se alguém tiver a partitura pra violino de divertissement, manda pra mim!!

      Valeu!!

      michellerios@bol.com.br

      _music_4_ever_
      Veterano
      # set/07
      · votar


      Matheus_Strad

      Johann Sebastian Bach (1685-1770)

      Só mesmo por acaso, Bach morreu em 1750, mais precisamente a 28 de Julho, por volta das 20.00, em Leipzig.

      Tangerine
      Pelo o que eu li, imagino como deve ter sido o filme...

      Sempre consegui ver o tal filme de Mozart....\o/ e é bem engraçado....

      Pardal
      Veterano
      # out/07
      · votar


      _music_4_ever_

      Só mesmo por acaso, Bach morreu em 1750, mais precisamente a 28 de Julho, por volta das 20.00, em Leipzig.

      Na verdade, se você obnservar bem, a lista cita mais de um Bach. Isso porque nem todos foram o Bach que acrescentou à técnica dos teclados o polegar: os outros foram filhos dele.

      andresan
      Veterano
      # jan/08
      · votar


      Matheus_Strad
      Muito legal cara,uma boa enciclopedia de pesquisa
      Continue assim

      _music_4_ever_
      Veterano
      # mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
      · votar


      Pardal
      Na verdade, se você obnservar bem, a lista cita mais de um Bach. Isso porque nem todos foram o Bach que acrescentou à técnica dos teclados o polegar: os outros foram filhos dele

      eu sei ke nem todos foram "o Bach que acrescentou à técnica dos teclados o polegar", inclusive também sei que houve um Bach romântico, neto do grande Bach...rsrs

      Mas se vc reparar bem, o Matheus_Strad referia-se a J. S. Bach, só que se enganou na data de óbito.

      M.Hastings
      Veterano
      # mai/08
      · votar


      Matheus_Strad

      Tudo bem?
      Se me permite:
      eu não vi estes compositores:

      Sir Edward Elgar

      Gustav Holst

      _music_4_ever_
      Veterano
      # mai/08
      · votar


      M.Hastings
      Se me permite:
      eu não vi estes compositores:

      Sir Edward Elgar

      Gustav Holst


      Creio que Mateus_Strad não tem nenhum domínio exclusivo sobre este tópico, logo qualquer membro à partida poderá acrescentar bios de outros compositores, se esse for o seu desejo...

      has4
      Veterano
      # mai/08
      · votar


      Ué... não vi o meu nome nesta listinha
      .
      .
      .
      .
      (brincadeirinha, é óbvio, né, gente! rsrsrs)

      Parabéns! Concordo que o tópico deveria estar no topo para não esquecermos e até pesquisarmos sobre o assunto.


      \º/\O/\0/\o/ para Matheus_Strad e colaboradores.

      Andrei89
      Veterano
      # jul/09
      · votar


      Isso tudo é perfeito...

      Matheus_Strad
      Veterano
      # out/09
      · votar


      Faz muito tempo que não entrava aqui. Obrigado a todos que têm mantido este tópico vivo. Abraço a todos!

      Drive30
      Veterano
      # fev/11
      · votar


      nossa excelente material, e eu que só andava pelo forum de guitarra, perdendo isso aqui.

      debussy222
      Veterano
      # dez/11
      · votar


      tem alguns compositores que eu queria saber um pouco:

      Arthur Lourié
      Nikolai Roslavets
      Charles Griffes
      Leo Ornstein
      Alexander Mosolov

      pianoid
      Veterano
      # set/14
      · votar


      Eu acrescentaria compositores menores mas que são bons conhecidos de qualquer pianista: Czerny, o pupilo de Beethoven e disseminador de sua técnica pianística e ainda professor de Liszt; e Burgmuller e Gurlitt, outros dois bem conhecidos por suas peças menores mas deliciosas.

      francamente, tiraria todos os dodecafonistas acadêmicos do século XX e também a maioria desses nacionais -- à exceção de Gomes e Villa-Lobos. Até Mignone é melhor. Põe o pianeiro Ernesto Nazareth também. Cadê o Ginastera, um dos maiores compositores da América do Sul?

      Ken Himura
      Veterano
      # out/14
      · votar


      pianoid
      francamente, tiraria todos os dodecafonistas acadêmicos do século XX e também a maioria desses nacionais
      Que isso... você não sabe o tamanho da besteira que está falando. Você pode não gostar de serialismo, mas é um dos sistemas mais prolíficos e inventivos - apesar de fortemente calcado na tradição - da música do século XX. Emancipe seus ouvidos; aprenda a ouvir as dissonâncias como elas foram pensadas - muitas das vezes, elas não são dissonantes no contexto, mas muitos têm preconceito porque não saem do tonalismo nunca.

      Poucos compositores na história tiveram a expressividade lírica de Berg (de cabeça, só lembro de Mozart, Paganini, Schubert e Puccini) ou o controle formal e harmônico que Schoenberg tinha sobre suas criações, por exemplo. Até Stravinsky tem uma pequena fase serial, com muitas obras boas. Boulez é um gênio; Stockhausen, Cage e Berio visionários. Dallapiccola é bastante Berguiano em expressividade, altíssimo nível.

      pianoid
      Veterano
      # out/14
      · votar


      amigão, acorda e cheira o café

      ninguém ouve atonalismo. Da mesma forma que ninguém vai mais a uma exposição de arte ser chocado pelo Urinol de Duchamp. Tiveram alguma validade como arte-protesto no entre-guerra e foi isso. Ninguém de bom grado ouve barulho. Mesmo metaleiros ouvem acordes...

      Ken Himura
      Veterano
      # out/14
      · votar


      pianoid
      ninguém ouve atonalismo
      Talvez seus amigos não ouçam - mas afirmar que ninguém ouve atonalismo é: ou mentira/hipérbole de alguém que não conhece a cena ou você conhece gente pra caralho. Como eu sei que é a primeira opção, apenas posso lamentar por você pelo seu preconceito e (mal) gosto musical.

      Mas saiba que você consome atonalismo até em blockbusters de Hollywood e jogos de videogame.

      E, pasme, sou pago para compor - e não componho nada tonal. Como assim ninguém me ouve e ainda me pagam por isso?

      Ninguém de bom grado ouve barulho
      Defina barulho. E eu te mostrarei músicas feitas com sua definição que renderam $$ a seus compositores.

      Da mesma forma que ninguém vai mais a uma exposição de arte ser chocado pelo Urinol de Duchamp. Tiveram alguma validade como arte-protesto no entre-guerra e foi isso
      Cresça e saia do pedestal do "meu gosto é superior". Você, obviamente, não tem ideia do que diz e só repete clichês que qualquer pseudo-cult de internet vocifera pelos blogs da vida aí. Ainda bem que boa parte do público e dos músicos não tem essa mesma visão limitante que você tem.

      É por isso que quase ninguém respeita pianista hoje em dia. Viraram todos macacos de repetição e só conhecem repertório pianístico - e uma parte bem pequena dele. Triste.

      pianoid
      Veterano
      # out/14
      · votar


      sempre que precisam de tensão em filmes usam garranchos atonais mesmo, tem nada melhor para terror e tensão.

      de resto, curte aí seu nicho favorito se te faz bem. Sempre pensei que pseudo-cults é quem aceita passivamente qualquer produção expelida por vanguardistas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Referência sobre compositores

      302.790 tópicos 7.837.310 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital