ROLIM X NHURESON

Autor Mensagem
Mirian Ferraz
Veterano
# jan/05


Olá pessoal!

Estou querendo comprar um bom violino, pois estou com um violino rasoavelmente barato, mas quero um melhor. Estou dividida, pois conheço pessoas que indicam o violino Nhureson e outras que indicam a Rolim.
Estou precisando de mais opiniões para me decidir.

Por favor me ajudem!

obs: por favor descrevam os motivos de um ser melhor ou pior que o outro.

Obrigada!

Mirian Ferraz
Veterano
# jan/05
· votar


Estou apaixonada pelo som de um violino Nhureson que vi.
E não conheço nenhum violino Rolim pessoalmente e é difícil de encontrar.


JediKnight
Veterano
# jan/05
· votar


Então eu acho q vc ja sabe a resposta né;

Mirian Ferraz
Veterano
# jan/05
· votar


Pode ser, mas mesmo assim preciso saber o motivo de algumas pessoas falarem mal dos instrumentos Nhureson...

Wilhelmj
Veterano
# jan/05 · Editado por: Wilhelmj
· votar


Estes dois violinos são horríveis.
Violino razoável custa caro.Violino bom custa caríssimo.

O melhor que você pode fazer é economizar algum dinheiro para futuramente adquirir
um violino melhor que pelo menos tenha uma boa montagem , feita por um luthier profissional.

Você provavelmente tem um violino do mesmo nível (ou quase) do Rolim e do Nhureson
então não vale a pena gastar nenhum centavo por estes dois.
Estes instrumentos são violinos do mais baixo nível que se pode encontrar,
assim como todos os violinos "de fábrica" conhecidos, como cremona, hoffner, swallow, etc

Só vale a pena comprar estes instrumentos para iniciar mesmo.
Se quiser trocar de violino fuja destes instrumentos de fabrica porque nenhum deles
representa aumento de qualidade.

Procure conselho com algum luthier que você confie ou com seu professor de violino.

Paulo R Lucio
Veterano
# jan/05
· votar


Os melhores violinos são mesmos os artesanais, mas nada impede de vc encontrar um instrumento de fábrica com qualidade razoável para estudo.
Muitas pessoas se acham os donos da verdade em questão de instrumentos, mas na maioria das vezes não entendem pata-vina...

Ken Himura
Veterano
# jan/05
· votar


Isso mesmo...junta um dinheiro e compra de luthier.

arthur_trance
Veterano
# fev/05
· votar


O Nhureson sempre é estridente s+ ou pior ainda, o sim é muito fraco. eles nunca estabeleecem um meio-termo. Se eu fosse vc não arriscaroa o Nhureson.

David Kaio
Veterano
# fev/05
· votar


Ola Mirian

Eu conheço o violino Rolim com sinceridade o violino rolim e bem melhor que o Nhureson, os dois são feitos de madeira nacional geralmente de araucaria mais conhecida como (Pinho) Eles fazem o instrumento de pinho no tampo e grevilha no fundo, não desprezando as nossas madeiras mais se vc for comprar um violino deles peça direto da fabrica e exija a madeira que vc quer peça o (tampo e o fundo de pinho) na maioria das vezes ele coloca (tampo de pinho e fundo e lateral de grevilha ela e bonita mais a sonoridade da madeira é fraca).
Vc pagara nestes violinos 500,00 e creio que é melhor vc ajuntar mais 300,00 e comprar um violino com madeira importada, vc encontra violino por 800,00 com as seguintes madeira (abeto no tampo, atiro “bordo” para fundo, laterais e braço, ébano para o espelho e acessorios nacionais que são excelente de jacaranda.)
me perdoe de te escrev er tanto mais possibilidade de ter dizer muito mais a respeito destes instrumentos.

Leandro Rigon
Veterano
# jun/05
· votar


Se vc possui um violino para iniciantes, o Violino Nhureson não é uma boa opção de melhora, ele possui a mesma qualidade de um Roma, um Cremona, Eagle e outros. Eu possuo um Roma, com o qual a apredi a tocar. Agora, recentemente, compre um hofner (alemão) estudante. O hofner não se equipara de maneira alguma a um violino feito por um luthier, mas com certeza é 5 vezes melhor que as marcas citadas.
Se possível, adquira direito um violino melhor com um luthier, mas, não sendo possível, como foi o meu caso, o hofner (alemão, não o chinês que é a mesma porcaria que os outros) é uma opção de um violino com uma qualidade melhor que o padrão nacional.
Um Hofner hoje você adquire por R$ 1.100,00, enquanto se você for encomendar o violino de um Luthier, como o Leandro Mombach, o custo será de aproximadamente U$ 3.000,00 (três mil dólares!), que com o câmbio atual, por mais que a diferença entre real e dólar esteja diminuindo, não é nem um pouco fácil pagar . . .

Ken Himura
Veterano
# jun/05
· votar


Se pesquisar bem, consegue bons violinos de luthiers por R$2.000,00 ou até menos.

cassio de souza
Veterano
# set/05
· votar


eu como spalla da unesp araraquara aconselho um rolim pra todos q m perguntamc vc naum achar vem pra araraquara e compre no Weber instrumentos e acessorios musicais

ourinhos-sp
Veterano
# abr/10
· votar


Pessoal só agora estou acessando forum de discussão de música em geral.

Olha sou um atento observador de qualidade de som, qualidade do trabalho realizado em violinos, violoncello, violas de arco e contrabaixo.

Entre essas duas marcas vou fazer aqui um breve resumo.

Nhureson

A marca tem nome no mercado, qualidade dos instrumentos fabricados é boa porém a maioria dos instrumentos são feitos em série o que ao meu ver faz com que a qualidade caia.

Os desentendidos aqui disseram: Comprem violinos feitos por luthier, pois é, vocês sabiam que o fundador da Nhureson é Luthier á 20 anos?
Acho que não, também não sabem que o Sr Luiz Sebastião Rodrigues além de Luthier também foi Maestro e que seus filhos Emerson (músico violinista formado) e Nixon (violinista e maestro formado no conservatório de Tatuí) são também os responsáveis pela qualidade dos instrumentos?

Rolim
Informações indicam que os violinos Rolim Som são hoje um dos melhores entre os nacionais.
Por aqui eu li comentários que dizem o Hofner é 5 vezes melhor que o Rolim, um tremendo exagero, ele nem chega perto da qualidade dos que aqui são fabricados.
Existem violinos na Rolim que são fabricados artesanalmente pelo Luthier Sr. Jair Rolim que tem hoje mais de 20 anos de profissionalismo.
Lógico que uma empresa como Rolim ou Nhureson não irão fabricar violinos com madeira importada e fabricação artesanal de qualquer jeito.
Esses violinos tem preço e nomes diferentes por que se tratam de produtos únicos, a Rolim por exemplo faz hoje para a Orquestra Sinfonica do Rio de Janeiro exemplares por encomenda.
Sei de violinos da Rolim que são fabricados com madeira envelhecida 30 anos que só uma loja pode vender na internet.
Um violino desses feito pelas mãos do luthier Jair Rolim com madeira envelhecida 30 anos com tampo de abeto, espelho de ébano com fundo pinheiro araucário custa em torno de R$ 6.000,00 á vista.
Eu comprei um desses pelo site na internet, participei de todas as fases da montagem, escolhi a cor com acabamento em verniz á alcool, e o vendedor está ligado diretamente com a fábrica Rolim Som.

Seu alguém precisar ele tem um site e tira qualquer dúvida a respeito, é shopping K com br.
Galera a Orquestra Sinfonica de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte só encomenda instrumentos com o Sr. Jair Rolim da Rolim Som.

Um abraço a todos.

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


Vejo que os violinos para iniciantes aqui são um dilema sem fim..
Não estou muito por dentro deste assunto de madeiras e montagens (não sou Luthier sou apenas um músico), porém quando inciei os meus estudos comecei com um cremona, depois passei para um eagle vk244 reconheço que o meu cremona não tinha o som muito agradável por ele ser um violino 3/4, já o eagle era um poquinho melhor pois era 4/4 e não sei se era por conta da madeira ter "aparência" de envelhecida.. mas o som era bem melhor que o do cremona (lembrando que o eagle era 4/4 e outro era 3/4).
Não entendo muito sobre madeiras e formas de montagens milagrosas que façam um violino ser melhor que o outro.. porém se alguém souber gostaria de saber qual é o melhor entre os mais acessíveis hoje.. eagle?(244,544,644) cremona? Rolim? Parrot? Roma? entre outros que as vezes nem ouvi falar ainda..
o Nhureson nem vou sitar aqui pois já vi que ele perdeu feio para o Rolim.. (apesar de não ser tão ruim conforme vi acima)
Hoje possuo um violino com data 1974 feito em New Orleans Lousiana.. apesar de não entender me parece ser feito por um bom Luthier e é muito bonito e bem feito.. a madeira os acessórios tudo é muito bonito e numca vi nenhum igual estéticamente e nem com o som igual..
este violino me saiu em torno de 5.000,00 na época em que comprei, como sou leigo em relação à madeiras (ainda mais se for pra dizer qual madeira foi feito o violino só de olhar) levei meu professor em SP (na época) em Luthier onde eu tinha visto esse violino.. e meu professor foi quem aprovou e disse que o violino estava barato.
Já postei em alguns tópicos que todos os violinos são "bons" e depende da forma em deixamos ele.. se alterarmos o cavalete o som será um.. se trocarmos as cordas ou tirarmos os afinadores o som será outro.. nessas pequenas mudanças você ganha uma nota aguda bonita porém perde os graves do violino ou vice e versa..
Porém de gostaria de saber tb se esses pequenos ajustes podem ajudar os iniciantes, ao invés dos mesmos comprarem outro instrumento já que todos são basicamente "iguais".
Desde já agradeço.

Abraços e boa sorte no estudos e com os violinos!

kishi
Veterano
# ago/10 · Editado por: kishi
· votar


ourinhos-sp

Seu comentário está um pouco confuso. Você começou falar de violinos de estudante e acabou falando de instrumentos artesanais. Os violinos artesanais da Rolim Som pode até ser bom. Não posso falar nada, pois, nunca toquei em um. Porém, você vai me desculpar, mas, os violinos para estudantes da Rolim e da Nhureson são, quanto à sonoridade, muito inferiores aos violinos da Eagle. Além de serem mais caros. Os violinos feito por essas marcas nacionais são muito bonitos, muito bem construído, mas, eu uso o violino para tocar e não para deixar de enfeite na estante de casa. Acredito que o fator preponderante seja a madeira, uma vez que a Rolim e a Nhureson vendem instrumentos com madeiramento nacional e a Ealge a madeira importada, com sonoridade superior. Portanto, para iniciantes, compensa mais o custo/benefício de um violino chinês da Ealge do que os violinos nacionais. Sou patriota e a favor da indústria brasileira, seja qual for o seguimento, porém, não vou comprar um produto inferior para ajudar uma empresa que não consegue se atualizar para acompanhar o mercado internacional. Os consumidores, obviamente, compram o produto que lhe trará o melhor pelo menor preço. Isso se chama capitalismo.

kishi
Veterano
# ago/10
· votar


lu1z1nvieira

Os ajustes são importantíssimos. Principalmente o ajuste na alma, colocar boas cordas e cavalete. Só trocando as cordas por uma D'adário Helicore ou uma Pirastro Chromcor e trocando o cavalete por um aubert de luxe já melhora e muito o som. Só com isso você já gasta o preço do violino em acessórios. É óbvio que estamos falando de instrumentos de fábrica chineisinhos, né! Abraços.

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


kishi

Obrigado pelo esclarecimento.. pelo oq entendi os eagles então são melhores além de ser mais acessiveis! é isso!?

Só para esclarecimento..
me resta uma dúvida:
ouvi dizer que os violinos eagles teem categorias..
ve244, vk244, vk644, vk544.. e por aí vai...
nem sei quantas existem..
mas afinal.. qual deles é melhor nessas categorias?
qual seria a ordem? e os preços variam muito?
eu estava pesquisando no mercado livre e vi um VK (ou VE não me lembro) 544..
naõ sei se esse é melhor mas pelo que vi.. dos eagles ele é o mais caro..

Abraços..

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


Observação:

Desculpem o site não era Mercado Livre

era este:

http://www.twenga.com.br/dir-Lazeres,Pianos-e-instrumentos-de-corda,Vi olino-1168

Até mais..

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


Esclarecimentos..

visitei o site da Eagle.. e observei uma coisa muito estranha..
todos os violinos tem a mesma madeira?? tampo, braço laterais etc!!??

Os que estavam lá no site Categoria "Solid Top's"
parecem ter a mesma madeira dos outros..

isso é algum equívoco do site? pois aparentemente os instrumentos são totalmente diferentes..

estranho...

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


Achei uma resposta plausível nesse site:

http://violinovermelho.wordpress.com/2009/08/03/violino-para-iniciante s/

Abraços!!

kishi
Veterano
# ago/10 · Editado por: kishi
· votar


lu1z1nvieira]

ouvi dizer que os violinos eagles teem categorias..
ve244, vk244, vk644, vk544.. e por aí vai...
nem sei quantas existem..
mas afinal.. qual deles é melhor nessas categorias?
qual seria a ordem? e os preços variam muito?


De fato os violinos da Eagle tem categoria. Mas, a hierarquia da Ealge é um tanto confusa. Eu acredito, me corrijam se estiver errado, que seja nessa ordem crescente: VE 441 (esse é igual ao meu, por enquanto), VK 244, VK 744, VK 644 e, por fim, o VK 544.

visitei o site da Eagle.. e observei uma coisa muito estranha..
todos os violinos tem a mesma madeira?? tampo, braço laterais etc!!??
Os que estavam lá no site Categoria "Solid Top's"
parecem ter a mesma madeira dos outros..


Pois é, eu acredito que a madeira seja a mesma. Por isso, na realidade, a qualidade do som dos diversos modelos de violino da Eagle muda pouca coisa. A diferença está na construção e no acabamento. O VK 544, o melhor da marca, por exemplo, se diferencia dos outros por ter o fundo inteiriço, por isso é denominado solid body (corpo sólido). Nos mais inferiores o fundo parece ser feito em duas partes. Pelas rajadas da madeira do fundo é possível notar isso. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

Eu tenho um VE 441 e estou estudando a possibilidade de pegar um VK 544. Mas, muitos dizem que é besteira, pois, o ganho de qualidade é ínfimo. Bom, espero ter ajudado. Abraços.

kishi
Veterano
# ago/10 · Editado por: kishi
· votar


lu1z1nvieira

pelo oq entendi os eagles então são melhores além de ser mais acessiveis! é isso!?

É isso mesmo. Pelo menos no meu ponto de vista. Eu, como te disse, tenho um Eagle. E não dá para comparar com um violino nacional DE FÁBRICA. As madeiras empregadas na construção não são as top, mas, são bem melhores do que o pinho nacional. Já toquei em diversos violinos dos meus colegas da orquestra (a grande maioria, 80%, tem Eagle), dentre eles da Nhureson e Rolim, e, infelizmente, o som deles não tem tanta potência quanto um Eagle. Já ouvi dizer que os violinos da Mavis também são bons. eu desconheço. Vale lembrar que violino bom mesmo são aqueles feitos por bons luthiers. Porém, os preços são salgados. Partindo dos R$ 2.000,00. Ah, e se você for milionário e estiver rasgando dinheiro, tem a opção de um stradivarius original, com valor estratosférico e com qualidade sonora à altura. Espero ter ajudado. Abraços.

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


Ok, obrigado!

Nessa sexta feira 06/08/10 fui em uma loja de instrumentos.. e toquei em 2 violinos da eagle..
o vk544 e o vk644..
e observei mesmo que o tampo do 544 ´não tem emendas..
porém o som na varia muito..
o 544 é um pouquinho mais potente nas cordas lá e mi.. e o som é um pouco mais apurado do que o vk644..
mas eu gostei mesmo do vk644 o som é legal é mais grave.. achei até bonito.. pela diferença de preço entre ele o 544.. eu ficaria com o vk644.. sem contar que o rajado da madeira dele é bem mais bonito.. (mas levemos em conta que o som varia de acordo o ajuste do cavalete.. e os valates deles não estava ajustados devidamente.. lixados.. etc).

Abraços

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


kishi

olha esse site.. é daqui de uberlandia/MG..

foi onde toquei nos violinos..
no site eles ainda não tem o 544.. pois cheou a pouco tempo na loja!
é a melhor loja daqui!!

https://www.sonicinstrumentos.com.br/produtos.php?busca=1&cat=0031&sub cat=0033

Abraços!!

kishi
Veterano
# ago/10 · Editado por: kishi
· votar


lu1z1nvieira

Eu também tô querendo trocar o meu violino por um VK 544 ou 644. O rajado da série VK dá um charme para o instrumento. Como eu disse, eu tenho um VE 441. Você chegou a tocar num VE 441? Se sim, tem muita diferença de som entre o VE 441 e o VK 544 e 644? É óbvio que os VKs são mais bonitos, mas, eu tenho dúvida sobre o som, se se eu trocar um VE 441 por um da série VK eu tenho algum ganho de qualidade no som! Ah, e a espaleira que acompanha o violino é boa?

Quanto ao site, tem preços muito bons. Pena que eu não moro aí. Aqui na minha cidade, São José do Rio Preto no interior de São Paulo, os preços são mais salgados.

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


kishi

Boa tarde.. então..

Eu acabei comprando o VK644 apesar de eu já ter um violino muito bom.. decidi comprar esse também..
Sim eu já toquei no Ve441 um amigo possui um desse modelo.. achei legal o som (não é feio melhor que muitos violinos por aí) porém os eagles vk544 e o vk644 tem uma diferença de som considerável em relação ao VE441.. até do meu outro violino vk244 (envelhecido)!!
O som do vk644 é melhor.. e a madeira dele é leve como a de um violino atersanal.. o rajado é lindo.. vou tirar uma foto dele e colocar aqui depois pra você dar uma olhada..
ele é todo rajado, o tampo traseiro tem um rajado sem igual, o braço tb tem uns rajados a voluta é toda rajada, mas já estou pensando em trocar alguns acessórios dele (não que eles sejam ruins) mas hoje comprei umas cravelhas em jacarandá (R$10,00 cada, tb rajadas) resumindo achei ele bonito e o som é legal.. paguei 640,00 à vista pois estava ansioso para comprá-lo e aquele site que te mandei com os preços dos violinos só vale comprando pela net.. e demora 7 dias..
Bom.. assim que puder colocarei um link aqui com as fotos dele pra você ver.. o violino é bom.. não vi muita dirença do som dele com o meu outro violino artesanal (feito em New Orleans 1970).

Recomendo!!
Abraços!

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


kishi

Só pra esclarecer.. eu tenho um amigo que tem um eagle vk644 tb.. e eu já tinha tocado no violino dele e não achei muito bom não.. achu que dei sorte com esse que comprei hoje.. ou então a eagle alterou alguma coisa nos novos violinos, pois o meu é bem mais rajado do que o do meu amigo e o som tem uma qualidade bem melhor.. como prometido assim que puder posto as fotos dele.

Abraços!

lu1z1nvieira
Veterano
# ago/10
· votar


kishi

Me passa seu e-mail tirei algumas fotos.

Obs: Quem quiser é só deixar o e-mail aqui que eu mando as fotos.

Até +

kishi
Veterano
# ago/10
· votar


lu1z1nvieira

Valeu pela resposta. Tô pensando em, antes de comprar um violino artesanal, passar para um violino intermediário. E, acho que será a série VK. Meu email é esse rr_kishi@yahoo.com.br.

Abraços.

Martte
Veterano
# ago/10
· votar


lu1z1nvieira
Bom dia!!!
Eu tenho um vk644 tb. Concordo com tudo que vc falou de bom sobre ele.
Agora, pro som ficar bem melhor, se vc trocar o cavalete, as cordas e a alma por outra de boa qualidade, vc sentirá a diferença.
Depois nos conte.
Felicidades!!!!
Abraço
Ps. Seu violino é diferente das imagens que aparecem dele no site da Eagle?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ROLIM X NHURESON