Cello X Contrabaixo

    Autor Mensagem
    Wolfram
    Veterano
    # nov/04


    Eu to em duvida entre os dois, antes queria violino, mas como ja toco o baixo eletrico axo q prefiro um deles, sendo q eu ouvi pouquissima coisa do Contrabaixo usado em orquestra e talz...queria opinioes de musicos e musicos q usam ele...

    Leandro Gardini
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Leandro Gardini
    · votar


    Acho q vc queria dizer q ouviu pouquissimas coisas de contrabaixo SOLO(S) na orquestra...caso contrario devo lhe dizer que os contrbaixos são usados o tempo todo em escrita orquestral...
    ...bom , falando em poucas palavras , o número de contrabaixos nas orchestras modernas cresceram nesses ultimos anos , hoje vc tem quase o mesmo números de contrabaixistas e celistas (quando não o mesmo) nas orquestras , mas o fato é que existe muito mais celista do que contrabaixista , portanto , menos concorrencia e mais oportunidade...mas isso é apenas um dos diversos fatores que vc tem que considerar...leve em consideração que quartetos não tem contrabaixos mas tem cellos , existem muitos concertos e outros tipos de obras que usam cello solo , o q ja não é o mesmo para contrabaixo...e sem falar que os cellos tem um dos sons preferenciais da orquestra , mas também não soam bem (na maioria das vezes) quando fazem o baixo sem os contrabaixos na oitava inferior...
    ...enfim , tem muitas coisa pra ser levada em consideração , outros vão posta-las!!!

    visite www.pacificocean.com.br

    Wolfram
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Wolfram
    · votar


    Pra me ajudar, alguem poderia me dizer nomes de musicas e musicos que tocam contrabaixo e cello?
    QUe ai eu posso ouvir e decidir.

    Quanto a marcas, quais umas boas pra iniciantes, e o preço?
    Se eu foss pedir a um luthier qto seria mais ou menos pra eu v a diferente entre eles.

    Obrigado Leandro

    Bishop
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Leandro Gardini

    Site mto bom!

    Basshero
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Wolfram
    alguns cellistas para se ouvir:Pablo Casals,Jaqueline du pré,Pierre Fournier,Antonio Meneses,Yo-Yo Ma,etc

    contrabaixistas eu ja não conheço dentro da música erudita,agora se quiser o nome de alguns grandes contrabaixistas do jazz eu posto

    os preços de contrabaixos para estudantes devem estar mais de 2000,levando em conta que paguei 1400 em um cello para estudante

    Wolfram
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    nossa...eahuaeuuaeuhae
    é caro pra kct, ja imaginava q seria
    Baixistas de jazz eu conheco muitos :D toco baixo eletico, e sou la do forum de contrabaixo :D
    tava kerenu tocar um instrumento erudito e talz...

    Basshero
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Wolfram
    vc é de sampa???

    Wolfram
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Nops kra
    Joao Pessoa PB

    speedbit
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dá uma olhada neste site, tem algumas opções de Cello e Baixo:

    www.goldencello.com.br

    Abraço

    EduRock
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Gostaria de saber qual é a diferença entre violoncello e contra-baixo em termos de som, sei que existe um contra-baixo sem trastes e pelo que parece tem um som muito parecido com o cello. obrigado.

    Wolfram
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Muita gente cunfunde os baixos, vo resumir:
    Contrabaixo Elétrico: é o que normalmente vemos bandas usarem.
    Baixolão: É um baixo estilo um violão usado em acusticos e luais da MTV.
    Contrabaixo Fretless: um baixo elétrico sem trastes
    Contrabaixo Acústico: O famoso Rabecão, esse é o parecido com violoncello.

    A diferenca de um pro outro é q o contrabaixo tem uma caixa acustica e um braço bem maiores que as do cello, isso proporciona um som beeem mais grave, o Rabecão também foi muito usado sem arco em bandas de Jazz antigonas, ou até em Rock n'Roll Mesmo(vide Elvis)

    EduRock
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Legal.. nem sabia q tinha tantos cara,, valeu mesmo.. vou pesquisar mais sobre, to querendo comprar um cello mas nem sei se o som q eu quero é mesmo do cello ou quem sabe um Fretless..

    abraços!!!

    jonasbass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Wolfram
    Companheiro eu toco baixo acustico.
    Se queres ver nomes de grandes contrabaixistas procure pelo Gary Karr, esse é o mais famoso na area erudita.
    Vá no site do paulo gomes, luthier especializado em contrabaixo
    www.paulogomes.com.br
    Lá encontrara muitas informações.
    Com contrabaixo , vc tem a opção de tocar musica erudita, orquestra, bandas sinfonicas, quintetos de cordas.. e musica popular , trios de bossanova jazz, big bands,instrumental....
    Cello fica mais restrito a musica erudita.
    Tem Concertos pra contrabaixo(não tanto tem pra violino ou piano) , procure por Dragonetti..

    Talita Lima
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Gostaria primeiramente de dizer que tanto o cello ,quanto o contrabaixo são importantissímos para a música ,entre outros instrumentos.Porém contando com suas particularidades prefiro o cello. Na minha concepçâo, o cello tem um som com muita profundidade e ao mesmo tempo uma suavidade densa , ao contrário do que nosso caro amigo Jonas Bass diz,dá para fazer muita coisa fora do "convencional" (erudito),como MPB e até o próprio Jazz.
    Com qualquer instrumento pode-se aventurar a todo tipo de som,até sou contra a esse tipo de limitação que só atrasam o músicos ,essas regras infundadas de que "o instrumento tal " serve apenas para aquilo e vice-versa. Temos apenas que pensar na música e só. Enquanto a sua dúvida Wolfram faça o que seu coração e ouvido concordarem em conjunto ,e estudar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cello X Contrabaixo