a musica na grecia antiga

    Autor Mensagem
    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04


    A Música na Grécia Antiga
    Música na Grécia Antiga



    Os gregos estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. A própria palavra música nasceu na Grécia, onde "Mousikê" significava "A Arte das Musas". Percebemos a formação da arte grega na civilização cretense, a partir das ruínas de cidades como Tirinto, Micenas e Cnossos. Essa arte abrangia, ao mesmo tempo, a poesia e a dança, e todas essas expressões eram praticadas de modo integrado. Os poemas eram recitados ao som de acompanhamento musical da Lira, daí o nome "Lírica" para denominar esse gênero poético. Os instrumentos principais eram a cítara, a lira e o aulos (instrumento de sopro).
    Como os demais povos antigos, os gregos atribuíam aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
    O desenvolvimento da música paralelamente ao próprio desenvolvimento das cidades gregas, fez com que surgissem teorias filosóficas que procuravam compreender seu significado e importância. Platão considerava que a música tinha grande poder de influência sobre o homem, por isso deveria estar sob controle do Estado, (cidade), considerado como responsável por garantir o bem social
    A música grega se baseava em oito escalas diatônicas descendentes- os modos gregos e se fundamentava na ética e na matemática. Pitágoras estabeleceu proporções numéricas para cada intervalo musical.
    Seu sistema musical apoiava-se numa escala elementar de quatro sons - o Tetracorde. O canto prendia-se a uma melodia simples, a Monodia,
    Os cultos religiosos eram muito simples, nos quais utilizavam-se melodias-padrão, denominados "Nomoi". Partindo dos Nomoi, a música da Grécia evoluiu para a lírica solista, o canto conjunto e o solo instrumental. Depois, vieram as grandes tragédias inteiramente cantadas, que marcaram o apogeu da civilização helênica (do século VI ao século IV a.C.).

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    interessante isso nao é?

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Leandro Oliveira
    · votar


    A Música na Mesopotâmia
    Música na Mesopotâmia

    As primeiras civilizações surgiram na região do Oriente Médio, em especial na Mesopotâmia. Denominamos este período de "Antigüidade Oriental e pouco se sabe sobre a música dos povos que viveram entre os rios Tigre e Eufrates.
    Alguns achados arqueológicos nos deram pistas da existência da música nessa região. Existem pinturas com cenas de músicos e um documento escrito, datado de +/- 800 aC., em escrita cuneiforme: era um acompanhamento de harpa, onde se revela uma forma de escrita a duas e três vozes, com base num sistema pentatônico. Alguns relatos históricos, como textos de Heródoto fazem referências superficiais a música destes povos, considera-se que teve importante função social, no culto religioso, em momentos de guerra e mesmo em festividades.
    Percebemos através da pintura que eram vários os instrumentos usados por esses povos, já divididos entre instrumentos de sopro, corda e percussão, entre eles: flautas, tímpanos, gongo e lira. Os mais destacados eram a harpa e a cítara

    SoldierOfFear
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    uima vez, em um site muito bom sobre música antiga, eu tinha dado download de algo que seria o mais próximo dos bardos do período homérico. Interessantíssimo.

    Emerson Guita
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Legal.

    Manohai
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leandro Oliveira

    Bacana esses textos, cara!

    Leia também este trecho de um texto, que eu peguei num site da internet:

    "A palavra GUITARRA, sem especificar a que tipo de guitarra no referimos, tem a sua origem etimológica na língua Grega, 'Kythara', que os latinos transformam em 'Cithara'.
    Dentro da mitologia existem, várias lendas sobres a origem desta palavra, como:
    A palavra GUITARRA, proveio de 'CYTHERON', nome de uma montanha habitada por musas".

    Falou...

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Manohai
    e legal isso
    ................

    nothing else matters
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    entrre nesse topic que eu fiz já faz tempo

    nothing else matters
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/46005/

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Leandro Oliveira
    · votar


    nothing else matters
    puxa muita informaçao nesse topico
    parabens

    LeandroP
    Moderador
    # nov/04
    · votar


    Interessante!

    tismania
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    alguem sabe onde acho cifra pra citara?

    tismania
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    alguem sabe onde acho cifra pra citara? se alguem souber poderia fazer o favor de me informar pelo email tismania@hotmail.com,obrigada.

    Christina Amaral
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Interessante!(2)

    Christina Amaral
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    tismania
    alguem sabe onde acho cifra pra citara?

    Uau, vc toca citara ou eh para alguem?

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Christina Amaral
    nossa vc por aqui

    tismania
    vixi citara
    D+
    refaço a pergunta é pra vc?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    alguem sabe onde acho cifra pra citara?
    cifra é igual pra qualquer instrumento já que só mostra os acordes...

    Christina Amaral
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Leandro Oliveira
    nossa vc por aqui

    Sim....
    Interessante os textos...

    Camila Logrado
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Oi. Boa noite. Estou fazedno um trabalho sobre a música na Grécia antiga e gostaria de fazer um dowload de alguma para complementar, fico grata se me enviarem algum arquivo. Obrigada desde já. babbyla_1@hotmail.com

    Rafael M Santiago
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Camila, estou fazendo um trabalho similar ao seu, talvez possamos trocar informações. Meu e-mail é athoide@walla.com. Beijo

    maggie
    Veterana
    # abr/05
    · votar


    tismania
    alguem sabe onde acho cifra pra citara?


    Ken Himura
    cifra é igual pra qualquer instrumento já que só mostra os acordes...


    Mas as escalas orientais não seguem o padrão que nós conhecemos. Deve existir notação especial pra cítara, mas cifra acho que não...
    A não ser que fosse afinada no padrão Ocidental, mas daí acho que perde o brilho né?

    Black_Guardian
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tismania
    kralho vc toca citara??? eu acho mo massa o som e o instrumento em si... um dia ainda vo te uma ehehe

    agora partitura pra citra eh foda pq como a maggie disse os orientais nao tem soh tons e semitons, entao nao deve da pra escreve em sistema ocidental

    Black_Guardian
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    *citAra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a a musica na grecia antiga