COMO PRESERVAR SEU VIOLINO -DICAS IMPORTANTES

    Autor Mensagem
    Matheus_Strad
    Veterano
    # nov/04


    DICAS NO CUIDADO E NA MANUTENÇÃO DE SEU VIOLINO
    - NUNCA faça os reparos em casa: um movimento falso pode destruir o valor de seu instrumento. Recomenda-se fortemente que todos os reparos estejam feitos por um profissional.
    - Mantenha o instrumento ausente dos radiadores. É o mais melhor mantê-lo em um ambiente úmido no inverno do que num ambiente seco que pode causar rachaduras.
    - Nunca deixe o instrumento no seu carro. O calor do verão pode realmente fazer com que o verniz borbulhe ou derreta. A colagem também se dissolve no calor, deixando o instrumento vulnerável para abrir emendas. Sem dizer que nunca se deve (jamais!) expor um instrumento ao sol brilhante.
    - Nunca deixe o instrumento nos bancos de passageiro de seu carro. Isso pode ser um convite a um ladrão.
    - Não ponha a fita adesiva, ou outro tipo de adesivo, ou etiquetas sobre seu instrumento, arco, ou estojo.
    - Afrouxe sempre o arco após tocar.
    - Use um pano de fibra natural para limpar a resina do instrumento sempre que você para de tocar no dia. Demasiada resina restante é ruim para o som, bem como para o revestimento.
    - Verifique periodicamente seu cavalete para ver se há alguma distorção. Um cavalete entortado cairá eventualmente e/ou rachará.
    - Verifique ocasionalmente todos os afinadores para certificar-se que não estão demasiadamente apertados. Se estiverem, afrouxe-os e aperte as cravelhas. É possível que os afinadores quebrem; em alguns casos a tensão pode fazer com que uma corda quebre.
    - Quando você necessita mudar um jogo inteiro das cordas, não remova todas as velhas em uma vez. Você perderá a colocação apropriada da ponte, e a falta da tensão pode fazer com que a alma caia.
    - Tenha cuidado para não bater a ponta do arco de encontro a qualquer coisa sólida (mesmo delicadamente). Esta parte do arco é muito delicada e quebra facilmente, sendo muito difícil de ser reparada.
    - Se alguma parte do arco cair, não tente consertar ou o utilizar. Leve-o para o reparo imediatamente: estes são muito caros para substituir.
    - Se você usar uma espaleira, seja certo removê-la antes de fechar o estojo sobre seu instrumento. Forçar o estojo para fechar poderá rachar o tampo superior de seu violino ou viola.
    - Sempre verifique para ver que o estojo esteja trancado inteiramente e com o zíper fechado antes de você o carregar.
    - Os violoncelos devem ser carregados dentro uma posição ereta de encontro ao corpo, não para baixo como uma mala. Em situações de multidão, ponha seu instrumento em um lugar de alcance, de modo que ninguém possa sentar, pisar, ou esbarrar nele. Os violoncelos em estojos macios são particularmente vulneráveis. Etiquete a caixa do instrumento com seus nome, endereço e número de telefone, apenas por segurança.

    A ATMOSFERA
    Os efeitos da umidade e do clima seco nos instrumentos de corda é crítica. Os artefatos de madeira com 3000 anos de idade, descobertos durante expedições arqueológicas no Egito mostram ainda reações higroscópicas, e podem absorver e expelir a água da atmosfera ao seu redor. A madeira tem uma afinidade constante com a umidade. A quantidade de água que ocupa as células de objetos de madeira constantemente varia em sua tendência de seguir a atmosfera ao seu redor. Quando o ar está seco, a madeira encolhe e está sujeitada conseqüentemente a danificar tensões internas. Quando o ar é muito úmido por períodos de tempo longos, há um perigo a deformações do molde do instrumento e de decomposição das fibras da madeira. O nível da umidade relativa que é considerada ser ideal para a preservação de objetos de madeira é 55%. Um nível de 30% da umidade relativa para qualquer espaço de tempo apreciável causará muito provavelmente rachaduras nos violinos. A atmosfera ideal para um violino é precisamente a em que o instrumento foi feito, mas é uma impossibilidade prática manter o instrumento aclimatado perfeitamente. Você pode evitar os danos principais aos instrumentos não os colocando demasiadamente perto de radiadores, ou deixando-os no interior de carros. Tente evitar mudanças extremamente repentinas na umidade e na temperatura. Tente armazenar o instrumento em um quarto onde a umidade relativa esteja entre 45-55%. Nos meses do inverno quando os condicionadores de ar e aquecedores são ligados nos edifícios o ar fica seco, e ocasionalmente o frio congela a umidade atmosférica, e a madeira começa a contrair-se. Se a barriga e a parte traseira do instrumento forem coladas demasiadamente firmes, e não puderem abrir acima nas emendas onde as placas se encontram com os reforços, rachaduras podem ocorrer. É muito mais fácil reparar uma emenda aberta do que uma rachadura corretamente. No verão a madeira começa a inchar. Este inchamento da madeira devido à absorção da umidade enfraquece a estrutura do material, fazendo com que a peça central já sensível da barriga, relativamente fina, tenha menos resistência às forças enormes causadas pelas cordas. A combinação destes estresses na barriga e na resistência da madeira, no verão, causa um cavalete mais elevado / espelho mais baixo, e o oposto no inverno. Um outro efeito infeliz da umidade do verão é entortar e torcer o braço. O espelho de ébano e o braço de maple, de densidades diferentes, incharão diferentemente quando sujeitados à umidade, e a distorção pode começar ocorrer. É mais fácil adicionar umidade aos instrumentos nos meses do inverno do que removê-la nos meses do verão.


    CAVALETE

    A função do cavalete é suportar as cordas e transmitir vibrações. Dependendo do corte e de dar forma da ponte, e da natureza de sua madeira, as variações de flexibilidade / rigidez são ajustadas e têm uma influência importante no timbre do som, e resistência do arco. O ajustamento fino do cavalete, nesta maneira, é que é a especialidade de um fabricante experiente de violinos. O cavalete é talhado de maneira de modo que a superfície que fica de frente para o estandarte seja absolutamente plana, e a superfície que fica de frente para o espelho arqueada. É fato que a superfície plana do cavalete deve estar em uma posição ereta com relação à junção da barriga. Isto é porque parece como se o cavalete se estivesse inclinando para o estandarte. Isto faz sentido estrutural e funcional, desde que a tendência gradual do cavalete entortar no sentido do espelho devido o ajustamento constante das cordas. Não se deve permitir que as cordas penetrem demasiadamente profundo na madeira no alto do cavalete, porque isto tende a prejudicar o som, e a adição de uma folha fina de proteção sob as cordas é uma idéia boa e de nenhuma maneira prejudica as cordas.,


    LIMPEZA

    É muito importante manter a superfície dos instrumentos de cordas livres de breu, da sujeira e da poeira. O breu é ligeiramente ácido e pode quando deixado por períodos longos de tempo atacar o verniz e afetá-lo adversamente. Nas situações extremas onde a resina e a sujeira constituíram uma extensão considerável pode mesmo danificar a liberdade da vibração da barriga do instrumento, como freqüentemente acontece com as cordas. Ao músico, é melhor se restringir à limpeza diária do instrumento da resina e do suor e deixar a limpeza séria a um fabricante experiente do violino. Por favor, não use “líquidos de limpeza comerciais” em seu instrumento. Contêm freqüentemente solventes e abrasivos que podem seriamente danificar o instrumento. Os exemplos mais bonitos de vernizes clássicos são aqueles que têm, a um grande tempo sido poupados de serem constantemente lustrados. É realmente uma questão de conservação.


    RACHADURAS

    Há duas maneiras principais em que ocorrem as rupturas de madeira. As rachaduras que estão paralelas aos anéis anulares, e as que são perpendiculares a eles. Estas rachaduras são causadas pelos choques, por sopros ou pela contração da madeira causada por uma falta da umidade atmosférica. As rachaduras perpendiculares são as mais raras e tendem a acontecer no processo do “seasoning” antes que o instrumento esteja feito. As rachaduras são o inimigo mais comum do músico. Quando uma rachadura dá forma ou abre é muito importante não tocar nela. Os dedos (mesmo os limpos) são cobertos por graxa e suor que podem facilmente aderir na rachadura e arruinar as possibilidades de cola e de uma ligação forte, bem como diminuir as chances da rachadura ser menos visível ou invisível após o reparo. Se uma rachadura estiver afetando seriamente a estrutura do instrumento (perto da alma, barra harmônica, ou dos buracos ff), as cordas devem ser afrouxadas imediatamente. Algumas rachaduras podem ser reparadas da parte externa, tal como rachaduras pequenas perto dos furos do ff, mas na maioria dos casos o instrumento deve ser aberto e as rachaduras corretamente serem reforçadas no interior. As rachaduras são reforçadas com os parafusos ou pequenas lascas de madeira coladas na superfície interior ao longo dos caminhos da rachadura, que são encaixadas no interior original da madeira. Vários remendos de pano e de materiais especiais de revestimento devem ser usados com cuidado grande a evitar a distorção da placa, porque quando seca a proteção encolhe completa e violentamente. Com os séculos da experiência encontraram-se maneiras que estes reforços não afetam apreciavelmente de forma adversa o som do instrumento.


    ESPELHO

    O espelho é feito tradicionalmente de ébano, embora na era barroca tenha sido feito geralmente de uma madeira mais macia folheada com ébano. Não seria surpresa ver a re-introdução desta prática nos anos por vir, em conseqüência das realidades ecológicas. O ébano é extremamente resistente ao desgaste e fica com um revestimento bonito sem lustramento. Embora a função preliminar seja fornecer uma superfície para evitar o encontro das cordas com o instrumento, tem completamente um efeito na vibração do instrumento inteiro devido a seus peso e forma. A extremidade da placa que se projeta sobre o corpo do instrumento vibra muito fortemente em sua própria ressonância e afeta conseqüentemente consideravelmente as ressonâncias do corpo principal do instrumento. É uma idéia boa anotar o tom em que o espelho vibra se você estiver preocupado com manter o som inalterado quando o espelho for trocado. A curva lateral da peça segue a curvatura do cavalete, mais ou de menos (a curva do cavalete freqüentemente é modificada ligeiramente). A cavidade longitudinal da peça é necessária para impedir a corda de zumbir. A razão para esta cavidade é a vibração das cordas, especialmente as com mais massa e espessura. Se o espelho estiver frouxo, mesmo que não caia, tire imediatamente a tensão das cordas para evitar a urdição e a distorção do braço. O braço é realmente muito frágil sem o espelho.



    CRAVELHAS

    As cravelhas mantêm as cordas esticadas da maneira certa, mas podem ao mesmo tempo ser ajustadas, por meio de sua forma cônica. A forma das cravelhas e dos furos em que cabem é ajustada por um resmador especial que faz os furos exatos à cravelha e de um raspador de cravelhas que dá a forma ao eixo da mesma. Cravelhas inapropriadas são um incômodo e devem ser ajustadas por um profissional hábil. As cravelhas e/ou os furos tornam-se gastos e distorcido com uso contínuo e os furos tornam-se mais grandes através da abrasão constante. Há três técnicas principais para o reajuste. 1) levemente re-alargando o furo da cravelha e o encaixe com uma cravelha maior. 2) quando os buracos não tiverem se tornado demasiadamente gastos, uma reforma básica na cravelha é suficiente. 3) preenchendo os buracos das cravelhas com madeira nova. Cravelhas novas e/ou buchas nos buracos serão provavelmente a melhor solução se não há bastante madeira da cravelha entre a cabeça da cravelha e o outro lado da caixa da cravelha. Cuidado deve ser tomado para evitar compostos e vários outros materiais tais como o giz, que é abrasivo. Encurtarão a vida das cravelhas e dos buracos das cravelhas com o desgaste prematuro. Demasiado grampear de extremidades da corda na caixa das cravelhas pode causar o desgaste excessivo das mesmas e dos furos. Pode também ser completamente perigoso enrolar demasiada corda nas cravelhas. Às vezes a corda adicional fica cunhada debaixo da cravelha de encontro ao assoalho da caixa das cravelhas e causa rachaduras na parte traseira da mesma.



    CAPOTACIO E PESTANA

    O capotacio impede que o rabixo escave na parte macia final da barriga, mas sua altura acima da barriga pode também mudar o ângulo das cordas sobre o cavalete. Às vezes preso somente pela metade na barriga do instrumento através da espessura da peça, às vezes em nível com o botão e em alguns casos cortados nos reforços mais baixos também. Estes são somente idiosincracias de estilos diferentes de fazer e são de nenhuma conseqüência prática real. O capotacio não deve tornar-se demasiado apertado em seu rebaixo. Pode facilmente tornar-se demasiado apertado quando a barriga encolhe com tempo, e assim não dará espaço, que causará rachaduras na barriga, perpendiculares às extremidades do capotacio. Se o capotacio se tornar demasiadamente apertado deve ser removido e encurtado por um fabricante do violino. À pestana é dada forma para manter a distância entre as cordas confortável, e para suportar as cordas em uma altura conveniente do espelho. Faz bastante diferença tocar, em termos de conforto, um instrumento em que a pestana está bem arredondada e não tiver as saliências que podem ser irritantes. É também importante que os sulcos estejam em boas formas de modo que as cordas possam deslizar facilmente sobre a pestana para que elas não provoquem zumbidos. Grafite é o lubrificante preferido para os sulcos da pestana porque é preto e parece trabalhar agradavelmente com o ébano.



    INSTALAÇÃO

    Uma das coisas que permite que um instrumento soe com eficiência e qualidade máxima é a maneira em que é ajustado. O termo “instalação” implica diversas variáveis, incluindo: A elevação, ou a distância da superfície da parte dianteira a uma continuação imaginária do nível do espelho. A elevação define o ângulo das cordas sobre o cavalete e afeta conseqüentemente a força exercida na parte dianteira do instrumento pelas cordas. A distância das cordas do espelho, influenciando a tocabilidade e a resistência. Outros aspectos da instalação incluem, a forma e a altura da sela e a porca, a distância entre cordas e a escolha das cordas. Os aspectos da instalação que têm uma influência direta e dramática no som e na tocabilidade do instrumento são: O corte do cavalete, a tensão da posição e o ajuste da alma, a altura das cordas acima do espelho e da escolha e/ou condição das cordas.



    ESTANDARTE

    O estandarte tem a única função de prender as cordas em uma determinada distância da ponte. Tem, entretanto, uma natural inerente vibração (que você pode claramente se ouvir se você o bater com as cordas) à distância do estandarte ao cavalete, a massa do estandarte e também o comprimento do rabixo, influencia e ajusta sua freqüência de vibração e muda conseqüentemente o grau a que o estandarte absorve a energia de determinadas modalidades da vibração do corpo do violino.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a COMO PRESERVAR SEU VIOLINO -DICAS IMPORTANTES